Home ⠀Vendas e Atendimento Aprenda 20 maneiras de como fazer vendas pelo WhatsApp

Aprenda 20 maneiras de como fazer vendas pelo WhatsApp

Chamada para fazer o quizz

O WhatsApp é o aplicativo de comunicação preferido no Brasil. Diante disso, por que não utilizar essa ferramenta para vender? Existem pelo menos 20 formas de fazer vendas pelo WhatsApp e você precisa conhecê-las para faturar mais. 

Imagem de um bloco preto com o símbolo do WhatsApp verde na frente para simbolizar as vendas pelo WhatsApp.
Photo by Alexander Shatov on Unsplash

Toda empresa que tem como objetivo a oferta de produtos ou serviços visa a aumentar as vendas. Para isso, é necessário recorrer a diversas ferramentas de comunicação, como os aplicativos de troca de mensagens. Isso faz com que uma dúvida surja na cabeça de muitos profissionais: como fazer vendas pelo WhatsApp?

Vamos responder essa pergunta explicando a importância de usar o aplicativo com finalidades comerciais. Além disso, apresentaremos dicas práticas para que você possa começar hoje mesmo!

Por que vender pelo WhatsApp?

O WhatsApp é a ferramenta de comunicação preferida no Brasil. A pesquisa Mensageria no Brasil mostra que 76% dos brasileiros usam o aplicativo para entrar em contato com pessoas, empresas e marcas.

Isso significa que o seu público, certamente, também está no WhatsApp, de maneira que o seu negócio não pode ficar de fora. Além disso, há benefícios que justificam o seu favoritismo:

  • é fácil de usar, pois ele já faz parte da rotina de muitos de nós.
  • é rápido, em poucos segundos, você consegue enviar uma mensagem e não precisa ficar preso à aplicação enquanto aguarda uma resposta, como ocorre em chamadas telefônicas.

20 dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp

Agora que você sabe a importância de vender pelo WhatsApp, apresentamos as principais dicas para colocar em prática e aumentar as vendas.

1. Use o WhatsApp Business

O primeiro passo que você deve dar no aplicativo é instalar o WhatsApp Business. Ao contrário do que alguns pensam, não se trata de uma funcionalidade do mesmo app que as pessoas usam para fins pessoais, mas sim, outro aplicativo, voltado para as empresas.

Assim, além de usá-lo para conversar com o seu público, você também consegue inserir informações sobre o seu negócio. É possível cadastrar endereço, formas de contato e horário de atendimento.

2. Peça autorização dos seus contatos

Antes de entrar em contato com o seu público via WhatsApp, certifique- se de que todas as pessoas que fazem parte dele deram autorização prévia para que você faça isso.

Do contrário, as chances de elas acharem a sua abordagem invasiva são grandes, o que acabará sendo prejudicial para a sua marca e nada convincente para que o indivíduo compre qualquer coisa de você.

3. Organize os seus contatos

Da mesma forma que vendedores têm um pipeline de vendas, em que todos os seus prospects ficam organizados, você também deve ordenar os seus contatos no WhatsApp. Uma forma simples e eficiente de fazer isso é renomear os dados deles.

Aqueles que ainda estão em negociação, você pode inserir o termo “prospect” ao lado dos nomes. Quem já comprou de você pode ser nomeado como “cliente”.

4. Utilize listas de transmissão, em vez de grupos

Criar grupos no WhatsApp é uma prática bem comum, sobretudo, entre parentes e amigos, mas nem sempre é recomendada quando o assunto são vendas.

Claro que há exceções, por exemplo, quando diversas pessoas estão envolvidas no processo comercial dentro de uma estratégia de vendas pelo WhatsApp.

Nesse caso, criar um grupo temporário acaba sendo a saída para estabelecer uma boa comunicação. Contudo, se a sua ideia for enviar a mesma mensagem a todos os seus contatos, use uma lista de transmissão.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.

5. Crie um link direto 

Algumas empresas divulgam o número do WhatsApp para que as pessoas entrem em contato, mas essa não é uma boa prática. Afinal, elas precisarão adicionar o número à lista e procurar dentro do aplicativo para, só então, enviar a mensagem.

Como o aplicativo é uma ferramenta dinâmica, seguir os passos acima acaba sendo cansativo. Por isso, existe um caminho melhor: criar um link direto. Para isso, basta inserir o seu número no final da URL que o app disponibiliza.

6. Use seus canais para divulgar o seu WhatsApp

Depois de criar o link direto, divulgue-o nos canais online do seu negócio, a começar pelo seu site. Ele pode ter um botão convidando os visitantes a entrar em contato via WhatsApp em apenas um clique.

Aproveite para inserir esse link nas suas redes sociais. Você pode colocá-lo na bio do Instagram e também nas publicações do Facebook.

Pessoa segurado um celular com uma mão. Na tela aprece um contato conversando para fazer uma as vendas pelo WhatsApp.
Photo by Christian Wiediger on Unsplash

7. Capture o número de WhatsApp como recompensa digital

A recompensa digital é um material que você disponibiliza em troca de receber informações sobre o visitante e transformá-lo em lead. Alguns exemplos desses materiais são ebooks, infográficos, planilhas etc.

No formulário, você pode pedir que as pessoas informem seus números de WhatsApp.

Não se esqueça de colocar abaixo dele uma caixa de aceite da sua política de privacidade, e outra que permite a você entrar em contato via mensagens e colocar sua estratégia de vendas pelo WhatsApp em prática.

8. Tenha templates de mensagens

Por mais que o contato com seus leads, prospects e clientes deva ser o mais humano possível, algumas perguntas são recorrentes, como:

  • Quanto custa?
  • Como faz para comprar o seu produto ou serviço?

Por isso, tenha em mãos templates com respostas prontas para esses tipos de questionamentos. É necessário apenas personalizá-los, colocando o nome da pessoa com quem você estiver falando.

Bume talks

Isso é muito importante numa estratégia de vendas pelo WhatsApp.

9) Use o WhatsApp Web

Ao seguir os passos que listamos até aqui, é provável que a quantidade de mensagens no seu WhatsApp aumente, tornando necessário mais agilidade para respondê-las. Por isso, é recomendável o uso do WhatsApp Web.

Ao utilizar o app no computador, será mais fácil e rápido responder todos de forma mais eficiente do que pelo celular.

10. Use a função catálogo

Essa funcionalidade permite que você coloque um catálogo de produtos à disposição dos contatos no aplicativo, com direito a fotos, descrição e preço.

Logo, é uma opção muito eficiente àqueles que ofertam produtos, além dos pequenos empreendedores que ainda não têm um site para disponibilizá-los.

11. Dedique tempo para o atendimento

Alguma vez você ficou impaciente ao esperar resposta de alguém com quem conversava pelo WhatsApp? Caso a resposta seja sim, você pode imaginar que isso não seria diferente com o seu público.

Por isso, priorize o atendimento pelo WhatsApp para não deixar os contatos muito tempo esperando. Do contrário, eles poderão procurar alguém que responda mais rapidamente, como o concorrente.

12. Automatize os processos

Uma forma de automatizar o atendimento pelo app é por meio de chatbot.

Por mais que tenhamos frisado a importância do lado humano, o programa pode responder perguntas iniciais e corriqueiras para que você atenda somente se a dúvida for bem específica durante as vendas pelo WhatsApp.

13. Entenda o estágio do cliente

Antes de fazer a oferta do seu produto ou serviço, é fundamental saber em que estágio do funil o cliente ou prospect se encontra. Se ainda estiver no topo do funil, por exemplo, será preciso conversar por mais tempo até que ele chegue ao fundo do funil e se sinta preparado para comprar.

14. Invista em Marketing de Conteúdo

Ao perceber que algumas pessoas não estão no momento de compra ainda, o melhor caminho é recorrer aos artigos e materiais ricos usados na sua estratégia de Marketing de Conteúdo.

Compartilhe esses materiais para gerar valor e educá-las a fim de fazê-las entender como a sua solução efetivamente vai ajudá-las.

15. Aproveite o Status do WhatsApp

O WhatsApp tem essa função, semelhante aos Stories do Instagram, para que os seus contatos vejam o que você publica nela.

Aproveite o tempo médio de 15 segundos por Status para gravar vídeos com dicas e ofertas, de acordo com a técnica 80/20 do princípio de Pareto.

Se eles forem interessantes, seus contatos podem respondê-los, e tais conversas podem ser convertidas em vendas.

Foto: Blog Uptodown

16. Escute os problemas do cliente

O time de vendas da Rock Content costuma dizer o seguinte em relação aos clientes: “what we say is told, what they say is gold”. Ou seja, o que dizemos é simplesmente dito, mas o que o cliente diz vale ouro.

Portanto, trate de escutá-lo bem, a fim de entender quais são os seus desafios e dificuldades para mostrar como a sua oferta consegue resolvê-los.

17. Use a linguagem do seu público

Para que aconteça o rapport durante a venda, use a mesma linguagem que cada prospect ou cliente seu tiver.

Não queremos dizer que você deva imitar a forma como eles falam, mas sim, compreender o nível de conhecimento que têm sobre o seu nicho para falar de uma forma que eles entendam.

18. Use gatilhos mentais

Gatilhos mentais são técnicas usadas para convencer as pessoas a tomar uma decisão. Esse convencimento pode ocorrer, principalmente, a partir dos sentidos de escassez, urgência, reciprocidade e novidade. Assim, ao alinhar o seu produto ou serviço a algum desses gatilhos, o cliente ficará mais tentado a comprar.

19. Treine sua equipe

Caso o atendimento pelo WhatsApp seja feito por mais de uma pessoa, é preciso que todos passem por um treinamento sobre como fazer isso corretamente. Recomendamos que documente as instruções de como atender ao público no aplicativo para que todos possam sempre consultar em caso de dúvidas.

20. Faça pesquisas de satisfação

Por fim, sempre que terminar um atendimento, peça que a pessoa dê um feedback. Os que forem positivos confirmarão o que está sendo bem executado. Os negativos também ajudam, pois apontam o que ainda precisa melhorar.

Ao colocar em prática essas 20 dicas de como fazer vendas pelo WhatsApp, você conseguirá trazer mais resultados comerciais por meio do aplicativo. Eles poderão ser ainda maiores, caso você aplique técnicas comerciais mais avançadas.

Gostou do artigo? Aproveite para entender o que é solution selling.

Perguntas frequentes sobre
vendas pelo WhatsApp

Como trabalhar com vendas pelo WhatsApp?

Além de possuir a versão business do aplicativo você precisa ter uma estratégia eficiente de relacionamento digital.

Entenda mais sobre vendas pelo WhatsApp!

Como abordar um cliente por WhatsApp?

A primeira coisa para abordar um cliente pelo WhatsApp é ter o consentimento prévio para que essa comunicação aconteça. Depois disso você precisa utilizar uma linguagem amigável e respeitosa!

Aproveite para conhecer outras dicas de vendas pela WhatsApp!

O que vender pelo WhatsApp?

Você pode vender desde produtos físicos (como roupas, sapatos e alimentos) quanto produtos digitais (como mentorias, ebooks e cursos).

Entenda mais sobre as vendas pelo WhatsApp!

Chatbot

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece agora!