Home ⠀Twitter Tudo sobre o Twitter para empresas para você alavancar seus resultados na redes social

Tudo sobre o Twitter para empresas para você alavancar seus resultados na redes social

Twitter para empresas

O Twitter é uma das redes sociais mais usadas por aqui. Tanto que é o segundo da lista com a maior quantidade de usuários no mundo (perdendo apenas para os Estados Unidos). Só por aí, já dá para ter uma noção da dimensão da plataforma e das possibilidades que as empresas têm de explorar melhor o marketing.

Nesse contexto, existe o Twitter para empresas, a ferramenta com funcionalidades para que perfis comerciais tenham mais recursos para manter a presença online. Neste artigo, vamos explicar melhor do que se trata, como ele pode ser usado, mostrar cases de sucesso e listar alguns erros que você deve evitar cometer. Confira!

O que é o Twitter para empresas

O Twitter é uma plataforma criada com o objetivo de ser um microblog, ou seja, manter postagens de textos pequenos — chamados de tweets — e objetivos. Nele, é possível compartilhar diversos assuntos, desde o que você está fazendo no momento até divulgar notícias, tudo isso usando apenas 280 caracteres.

Justamente por esse formato de pequenos posts, a velocidade com que as coisas acontecem lá é maior que em outras redes, como o Instagram. Devido a isso, é natural que os perfis façam diversas publicações ao longo do dia.

No contexto dos negócios, temos o Twitter para empresas, um canal ótimo para criar uma conta para o seu negócio e, ao mesmo tempo, acompanhar os feedbacks do seu público que se encontra lá.

Nos tópicos a seguir, explicamos como um perfil pode ser criado e alguns pontos importantes que você precisa saber sobre a rede.

Identificando a sua persona

É possível que você tenha as mesmas personas nas redes sociais, assim como pode acontecer de quem acompanha seu perfil no Facebook seja diferente de quem está no Twitter. Sem contar que as propostas das plataformas são completamente diferentes.

Então, identifique quem são as personas e o tipo de conteúdo que elas preferem acompanhar no Twitter. Com isso, você já terá excelentes informações para definir o tipo de publicação que pode ser feita.

Entendendo algumas funcionalidades

Existem recursos que são excelentes aliados na hora de monitorar os assuntos do momento e aproveitar a oportunidade para fazer as suas publicações dentro do timing certo. Veja, a seguir, como isso pode ser feito.

Trending topics

É aqui que você consegue visualizar quais assuntos estão bombando dentro da rede no momento e pode aproveitar o marketing de oportunidade. Se os temas tiverem alguma relação com a sua marca, podem servir como inspiração para suas publicações. Então, tente trazê-los para o seu contexto e atrair os usuários para o seu perfil.

Você também pode tentar fazer parte dos trending topics, usando hashtags em alta para realizar alguma campanha.

Trending topics

Respostas e retweets

Você pode aproveitar as respostas e os retweets para interagir com outros usuários e ampliar o alcance da sua marca. O segundo caso funciona como o compartilhamento do Facebook ou o repost do Instagram. Só não se esqueça que os assuntos precisam ter relação com a sua marca e o que você faz.

Hashtags

Já que estamos falando desse recurso, elas servem, de fato, como uma tag para o assunto que está sendo abordado. O objetivo é permitir que seus tweets sejam encontrados com mais facilidade pelas pessoas (que também seguem as hashtags que você usa e, por isso, fazem parte do público do seu interesse).

Criando uma personalidade

É importante que você crie uma brand persona. Ou seja, a representação de uma pessoa que fala pela sua marca, assim como a Lu do Magalu. A ideia é transmitir as características e valores da sua marca, além de ser referência como linguagem e tom de voz a ser usado. 

É claro que você precisa adequar essas questões às suas personas. Contudo, por ser mais dinâmico, o Twitter permite uma linguagem mais informal e próxima da sua audiência — o que pode ajudar a aumentar a identificação com a marca.

Interagindo com o público

O ponto forte do twitter é a proximidade que as pessoas podem ter, principalmente pelo fato de ter um volume maior de publicações e permitir longas conversas. Use essa característica a seu favor e invista na interação com outras pessoas. Isso vale para o seu público, usuários que estão falando sobre a sua marca ou sobre assuntos relacionados ao seu nicho e também para contas de  famosos, influenciadores e de outras marcas. Isso dá uma visibilidade ainda maior para o seu perfil.

Identificando as tendências

Com uma pesquisa simples e rápida no Twitter, você consegue ver as menções que as pessoas estão fazendo sobre algum assunto ou marca. A partir dessas informações, fica mais fácil entender quais são as tendências de assuntos a serem abordados e também entender os interesses dos usuários, ajustando suas publicações para que elas gerem ainda mais identificação com essas pessoas.

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Os recursos do Twitter para empresas

Agora que você já está por dentro dos aspectos mais básicos sobre a rede social, vamos falar mais sobre como o Twitter para empresas funciona e os recursos que estão disponíveis.

Twitter Ads

Aqui, você pode criar as suas campanhas, que podem ser voltadas para aumentar o engajamento, ganhar mais seguidores ou aumentar a conversão. É possível segmentar o público para ter um direcionamento ainda maior e acompanhar relatórios sobre o desempenho das ações.

Como funciona o Twitter Ads

Imagem: Twitter Ads

Twitter Analytics

Esse recurso permite levantar dados sobre o desempenho do seu perfil no que diz respeito às estatísticas relacionadas ao desempenho da conta e das publicações.

Twitter Analytics

Fonte: Twitter

Painel de atividades

É nessa parte que você consegue acompanhar informações sobre o desempenho de cada tweet. Entre elas, estão a quantidade de curtidas, respostas e retweets, além do volume em que foram vistos. 

Painel de insights

Essa função ajuda a obter informações a respeito dos seus seguidores. Nela, fica mais fácil identificar o volume de crescimento no número de seguidores, os dados demográficos e os principais interesses desses usuários.

Como criar uma conta no Twitter for business

Quer saber como criar um perfil atraente para a sua empresa no Twitter para empresas? Antes de partir para a prática, tenha em mente que você precisa definir a identidade visual que será usada pela sua marca. Feito isso, já pode criar a sua conta. Veja o passo a passo a seguir.

1 – Definir o nome de usuário

É o famoso “@”. Apesar de não ser a mesma coisa que o nome do perfil, é por meio desse nome de usuário que as pessoas vão identificar e encontrar a sua empresa. Além disso, ele aparece em todos os tweets que você fizer. Então, escolha um que esteja totalmente ligado ao nome da sua empresa, desde que caiba dentro do limite de 15 caracteres. Foque em algo que ajude a identificar o seu negócio e que seja fácil de decorar.

2 – Escolher uma foto de perfil

É por meio da foto de perfil que você promove a identificação visual do seu negócio. É de suma importância que a imagem escolhida represente bem o seu negócio, como o logo. Só não se esqueça que ela deve estar dentro do formato de 400 x 400 pixels.

3 – Escolher a foto de capa

Assim como no Facebook, o Twitter for business permite escolher uma imagem de capa para o seu perfil. Tome o cuidado de garantir que ela esteja de acordo com a sua identidade visual e fique harmônica com a foto do perfil.

Na capa, você pode colocar informações sobre um novo produto ou serviço, divulgar um lançamento, transmitir informações importantes, entre outras coisas.

4 – Escrever a bio

Trata-se de uma breve descrição do seu perfil, feita em 160 caracteres. Coloque as informações mais importantes e aproveite o espaço para informar o site da sua empresa. Assim, você aumenta o tráfego e ainda aumenta as chances de conseguir ampliar as conversões.

5 – Fixar um tweet

O Twitter permite que você utilize um tweet fixado. Independentemente da data em que ele foi publicado, sempre ficará no topo, acima das atualizações. No caso de empresas, esse espaço pode ser usado para passar informações relevantes e indicar links importantes que seu público precisa conhecer, por exemplo.

Twitter Fixado

2 cursos sobre a ferramenta

1. Curso online de Twitter para empresas — Aprendum

A proposta desse curso é ensinar como desenvolver estratégias de comunicação e a produzir conteúdos para essa rede social.

2. Curso online de Twitter — Alura

Nesse curso, você verá módulos com conteúdos focados em ajudar a aumentar a visibilidade do perfil, como criar conteúdo e medir resultados, entre outras coisas.

 

4 cases de sucesso de marcas

O Twitter for business, quando bem explorado, pode tornar a estratégia das empresas bem-sucedidas e trazer bons resultados para o negócio — quer seja com ganho de seguidores e de engajamento, seja com o aumento das vendas. A seguir, vamos mostrar 4 cases de sucesso bem conhecidos de algumas marcas.

1. Itaú e Santander fazem batalha de rimas

Aqui, o assunto gira em torno de como duas marcas (mesmo concorrentes) podem interagir, criar bons diálogos e aumentar a visibilidade na rede. Isso é até comum, mas uma ação em especial chamou a atenção: uma batalha de rimas entre os bancos Santander e Itaú.

Tudo começou quando um usuário postou que ia escolher a instituição que fizesse a melhor rima. Pouco tempo depois, os bancos começaram a criar posts com essa temática, usando bastante informação e bom humor. 

Talvez o buzz tenha sido ainda maior pelo fato de serem instituições bancárias tradicionais, que sempre têm uma imagem mais sóbria. O fato é que as pessoas gostaram e a ação deu o que falar na rede.

2. Magazine Luiza na Copa

Em geral, o perfil da Magazine Luiza pode ser usado como estudo de caso de sucesso. Porém, na Copa ele se destacou ainda mais com uma campanha bem-humorada sobre zicar a seleção da Argentina no torneio.

O objetivo foi estimular os consumidores a adquirirem novas TVs para assistir à Copa. Para isso, a empresa se aproveitou de hashtags que já estavam sendo utilizadas para ganhar uma visibilidade ainda maior. 

3. Burger King

Uma ação bem marcante do Burger King foi quando apoiou a luta contra o preconceito. Na ocasião, fez um compilado de tweets que mostravam críticas em relação aos sanduíches oferecidos pela empresa e o contraste de falas recheadas de preconceito, mas que são disfarçadas de opinião.

No final das contas, a mensagem foi a de que críticas e opiniões são coisas bem diferentes de preconceito. As duas primeiras sempre serão aceitas, a última, não.

4. Netflix

A Netflix também é outra empresa que sempre pode ser usada como estudo de caso nas redes sociais. A linguagem descolada, a interação com usuários, o engajamento dos fãs e o marketing de oportunidade na hora de divulgar lançamentos são apenas algumas das características que merecem destaque. Fica até difícil escolher uma ação em especial.

Uma que vale citar é a divulgação da série Better Call Saul. O perfil da marca ironizou a prisão de José Maria Marin e sugeriu que precisaria da ajuda o advogado famoso da série Breaking Bad para tentar se livrar das acusações.

Como o agendamento de posts pode ajudar

Por ser uma plataforma tão dinâmica, com várias postagens ocorrendo ao longo do dia, é preciso ter o cuidado de não se esquecer de alguma publicação importante, principalmente em datas relevantes.

Nesse sentido, fazer o agendamento de posts é uma excelente maneira de contornar a situação e garantir que a programação será devidamente seguida. Assim, você tem mais tranquilidade e ainda torna o seu dia a dia mais prático, visto que as publicações irão ao ar na data e no horário planejado, sem que você precise estar online. Se esse trabalho foi feito em um único dia, seu tempo fica ainda mais otimizado e dedicado a outras atividades importantes.

 

5 erros que você não pode cometer na plataforma

Você já está por dentro de diversas questões ligadas ao Twitter para empresas. Então, agora, vamos falar sobre alguns erros que precisam ser evitados a todo custo, pois podem prejudicar o seu desempenho e até a imagem do seu negócio.

1. Envio de mensagens em massa

Enviar mensagens diretas em massa para os seguidores é um grande risco de “dar tiro no próprio pé”. Se esse tipo de coisa não for bem planejada, você corre o risco de ser considerado como spam.

Então, tome cuidado com a estratégia de enviar uma oferta para toda a sua base ou mesmo mensagens de boas-vindas para todos os seguidores que chegarem ao perfil. O relacionamento é mais bem-cultivado se você segue a pessoa de volta e publica conteúdos de qualidade na sua timeline.

Enquanto isso, reserve a DM para tratar de assuntos que demandam mais privacidade, como quando um cliente precisa enviar os dados pessoais para resolver problema sobre uma compra, por exemplo.

2. Perfil genérico

As configurações que falamos ali em cima são fundamentais na hora de criar a sua conta. Usar imagem de perfil e capa e produzir uma bio completa e objetiva, além de informar a localização e o endereço do site são as coisas mais básicas. Você não precisa fazer um grande investimento para usar o Twitter da empresa, mas invista, pelo menos, em imagens de qualidade e que transmitam a essência do seu negócio.

3. Não monitorar o que falam da sua empresa

Essa é uma das atividades mais básicas para quem faz um trabalho de social media. Monitorar o que andam falando sobre a marca é uma estratégia que não só ajuda a entender a percepção do seu público quanto ao seu negócio, como também é crucial na hora de identificar uma possível crise ainda no início e agir enquanto ainda é tempo.

Por outro lado, se as pessoas estão falando bem da sua empresa, você saberá quais estratégias são acertadas e podem ser mantidas (ou reforçada).

4. Atualizar o perfil com pouca frequência

Se você resolver que quer atualizar o seu canal no YouTube apenas uma vez por semana, está tudo certo. Mas, para o Twitter, uma publicação por dia já é considerado uma frequência baixa. Principalmente pela dinâmica que a rede social tem e como um tweet pode “morrer” em poucas horas.

Então, se você não quer que o seu perfil seja engolido na rede e consiga chegar até seus seguidores, a qualquer momento, tente fazer várias publicações ao longo do dia para não perder a sua audiência. Contudo, tome cuidado e evite publicar mais de uma vez dentro de uma hora. O excesso também pode cansar as pessoas.

5. Não criar uma personalidade para a marca

Quer coisa pior que uma comunicação genérica que quase parece automatizada? Se você quer alcançar seu público e criar um relacionamento mais próximo, não pode deixar de criar uma personalidade para a sua marca e fazer as publicações como se fosse realmente uma pessoa se comunicando (lembre-se da brand persona).

Tenha um dialogo mais amigável e transmita a ideia de que realmente existe um relacionamento entre você e a sua audiência.

Com estudo e planejamento, você consegue gerir uma conta no Twitter para empresas com maestria. As dicas que passamos aqui já dão um norte a respeito de quais são os primeiros passos e o que você pode fazer para gerar engajamento na rede. Contudo, existem algumas questões que só serão definidas na prática, depois de testes e analisar como o seu público reage aos conteúdos.

Gostou do artigo e quer saber como otimizar os seus resultados no Twitter for business? Então, aproveite para conhecer o Bume e entender como a ferramenta é uma grande aliada na gestão de redes sociais!

Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!