Twitter Analytics: Conheça e entenda suas métricas
Home ⠀Twitter Conheça e entenda as métricas do seu Twitter com o Twitter Analytics

Conheça e entenda as métricas do seu Twitter com o Twitter Analytics

Twitter analytics

Acompanhar o desempenho das suas publicações nas redes sociais é fundamental para entender se a sua estratégia no digital está sendo eficaz e se traz o resultado que era esperado, principalmente em relação ao comportamento dos usuários.

No caso do Twitter, os números referentes à conta podem ser acompanhados por meio do Twitter Analytics. Você já ouviu falar dessa ferramenta? Neste artigo, explicamos melhor do que se trata e como você pode aproveitá-la para acompanhar o desempenho do seu negócio.

Esse assunto é do seu interesse? Então, continue conosco para aprender um pouco mais sobre ele!

O que é e para que serve o Twitter Analytics?

O Twitter Analytics é uma ferramenta que a plataforma proporciona para que usuários com contas comerciais consigam avaliar os resultados da atividade nessa rede social. A grosso modo, podemos dizer que a proposta é bem semelhante ao que o Google Analytics fornece para quem gerencia sites.

Então, a ideia é apresentar indicadores de desempenho que são importantes para a sua estratégia e ajudam a identificar se os objetivos definidos estão sendo alcançados. Dessa forma, fica mais fácil fazer as análises necessárias e saber quando é o momento de promover mudanças e melhorias nas ações dentro da rede.

Para ter acesso à ferramenta, basta acessar o seu perfil e selecionar a parte de “Estatísticas”. Feito isso, você já chega na página do Twitter Analytics, que apresenta as informações e os indicadores relevantes a respeito da sua conta.

Twitter analyticsEntre as maiores vantagens de contar com esse recurso, podemos citar:

Com base nisso, já é possível entender a importância de usar o Analytics e todo o potencial que ele tem de aperfeiçoar os seus planos de ação dentro da rede social.

O que é total de engajamentos no Twitter?

O engajamento é uma das métricas mais importantes, independentemente da rede social que está sendo analisada. É ele que mostra como se dá a interação dos seguidores com suas publicações.

Com esse indicador, você consegue visualizar o total de vezes que um usuário fez alguma interação com um tweet, o que vale para o retweet uma resposta e até mesmo algum clique, como o de favoritos.

Como ver os engajamentos do Twitter?

Você pode acompanhar as estatísticas detalhadas por meio da página inicial do relatório da sua conta no Twitter. Nela, é possível ver um resumo que indica quais foram as publicações que tiveram os melhores desempenhos. Além disso, informa uma variedade de dados, como:

  • seguidores;
  • visitas ao perfil;
  • menções;
  • tweets;
  • impressões das publicações.

Entenda melhor como fazer um marketing eficiente no Twitter no vídeo a seguir.

Como ver as atividades do Twitter?

Existe o chamado painel de atividades. Essa é a ferramenta destinada a acompanhar melhor o desempenho das publicações e entender qual é a repercussão que os tweets têm com a sua audiência.

De modo geral, fica mais fácil identificar diversos resultados como:

  • o comparativo das atividades ligadas aos tweets e aos seguidores, além de monitorar as tendências em determinado período;
  • identificar, em tempo real, como se dá a interação do público com os tweets;
  • ver a quantidade de retweets, favoritos, seguidores, respostas e cliques da cada publicação, de forma bem detalhada;
  • identificar melhor as características do público que acompanha o seu perfil e, principalmente, interage mais com as publicações que são feitas.

Além disso, vale destacar que você também pode fazer o download do relatório que contém as informações sobre as métricas que a sua conta apresenta ao longo do tempo.

O que são as impressões do Twitter?

As impressões registradas se referem à quantidade de vezes que o público viu a sua publicação. Quando maior for esse número, melhor. Isso significa que o seu perfil tem uma grande visibilidade e está bastante exposta para os usuários na rede.

É possível visualizá-lo com facilidade no dashboard do Twitter Analytics e o gráfico pode ser configurado para mostrar determinado intervalo de tempo para que você consiga realizar as devidas análises. Assim, fica fácil comparar e analisar os resultados das estratégias que foram adotadas nos tweets.

impressões do twitter

Do que se tratam as menções?

Já as menções ocorrem quando algum usuário marca o seu perfil na rede social, ou seja, como o nome sugere, é o número de vezes que a marca é mencionada pelo público. Esse é um ótimo indicador para avaliar a interação das pessoas com a página, além de ser um sinal positivo de que o seu negócio pode ganhar uma visibilidade ainda maior.

Porém, há situações em que esse número pode não ser tão bom assim. Além de acompanhar as menções, não deixe de conferir qual é o teor desses tweets, uma vez que o recurso também pode ser utilizado para registrar alguma reclamação ou crítica. 

Sem o devido cuidado, dependendo da insatisfação registrada, a repercussão negativa pode ser grande, o que afeta consideravelmente a imagem da sua empresa no mercado. Por isso, é sempre importante monitorar o que as pessoas estão dizendo sobre a marca e solucionar essa demanda o mais rápido possível, gerenciando a crise antes mesmo de ela se tornar um problema sério.

Independentemente de quais são os conteúdos dessas menções (positivo ou negativo), vale a pena ficar sempre de olho e oferecer uma resposta para os usuários. Assim, consegue-se demonstrar mais atenção, criar um relacionamento e incentivar o engajamento do público.

Em que consiste a taxa de participação?

A taxa de participação, por sua vez, é um índice que considera o total de impressões e o engajamento que você consegue alcançar (vale para seguidores, cliques, respostas, favoritos e retweets). O cálculo é feito pela divisão do total de engajamento pela quantidade de impressões.

Como você pôde ver, o Twitter Analytics é um grande aliado da sua estratégia nessa rede social, visto que possibilita o monitoramento e as análises referentes ao desempenho dos tweets que são publicados e à forma como os usuários reagem a eles. A partir daí, fica mais fácil saber quando os objetivos não estão sendo alcançados e as ações precisam ser revisadas.

Quer aproveitar para aprender um pouco mais sobre o Twitter para empresas? Então, descubra agora mesmo como alavancar seus resultados na plataforma!

Você também pode gostar

EBOOK - Manual do TikTok para empresas! Baixe gratuitamente!