Home ⠀Twitter Trending topics Twitter Brasil: Aproveitar o momento é segredo para ter sucesso no Twitter

Trending topics Twitter Brasil: Aproveitar o momento é segredo para ter sucesso no Twitter

Trending Topics Twitter Brasil

Alguma vez você já viu ou ouviu a expressão informando que determinado assunto está nos “trending topics Twitter Brasil”? Isso ocorre quando um tema entra em evidência por algum motivo. 

Saber como aproveitar esse recurso, do ponto de vista do marketing nas redes sociais, é uma excelente maneira de reforçar a sua estratégia na plataforma. Então, se você quer dar mais visibilidade para o seu negócio no Twitter, vale a pena estudar um pouco mais sobre o assunto.

Neste artigo, explicamos o conceito e como os trending topics funcionam, como encontrar essa informação na plataforma e como aproveitar esse recurso para alavancar o marketing digital na sua empresa. Confira!

O que são e como funcionam os trending topics no Twitter Brasil?

Os trending topics — também chamados de trends ou TTs — são uma lista dos temas mais comentados no Twitter. Podemos dizer que eles são os assuntos do momento e que estão em destaque na rede social. Eles são classificados por palavras-chave, que podem vir acompanhadas de uma hashtag ou serem simplesmente um tópico. 

Sabe aquele assunto que bomba nas redes e todo mundo começa a falar sobre ele? Pode ser algum casal famoso que se separou, o BBB, ou qualquer outro tema que se torna muito explorado em determinado período? É exatamente isso.

Então, basicamente, a rede social “varre” todos os temas mais discutidos recentemente e coloca lá nos trends. Isso significa que milhares de pessoas, quiçá milhões, estão falando sobre vários assuntos. 

Se bem-aproveitado, do ponto de vista de negócios, eles podem colocar o seu perfil em evidência e atrair um número de seguidores ainda maior para a sua empresa. Daí para conseguir clientes, é um pulo. 

Aprenda mais sobre o marketing no Twitter com o vídeo a seguir.

O que faz um termo ter bastante popularidade?

Mesmo que determinado termo esteja sendo bastante discutido no Twitter, isso não significa que ele (e a hashtag relacionada) vai entrar nos trending topics twitter Brasil. Isso acontece porque as publicações precisam seguir alguns critérios básicos, que têm total relação com as diretrizes da plataforma. Entre eles, podemos citar:

  • os tweets não podem conter palavras chulas (como palavrões);
  • além de ser popular, a publicação deve alcançar uma quantidade muito grande de usuários dentro de um intervalo de tempo bem curto. Isso significa que é necessário ter um pico na popularidade, em vez de ter muitos tweets com o mesmo assunto;
  • o tema precisa ser novidade, ou seja, não pode ter aparecido nos trends em outra ocasião. Porém, existe a exceção: se for um grupo diferente de pessoas que está discutindo o assunto novamente, o termo pode ser relacionado nos TTs;
  • se poucos usuários fizerem vários comentários sobre um assunto, o termo utilizado não entrará nos trends.

Como visualizar essa informação na plataforma?

A forma de visualizar os trending topics no Twitter é um pouco diferente para quem utiliza a rede no smartphone e no desktop. A seguir, explicamos como você pode encontrar essa informação na rede.

Pelo aplicativo

Independentemente de usar Android ou iOS, o caminho para chegar aos trends é o mesmo. Para isso, você precisa abrir o aplicativo na tela principal, tocar no ícone da lupa (que fica na parte inferior). Agora, lá na parte superior, basta tocar em “Assuntos do Momento”. A lista que abrir é a de tópicos que estão sendo mais falados no momento.

Pelo desktop

Já pelo desktop, o menu fica do lado esquerdo da tela. Para acessar os trends, você deve clicar em “# Explorar” e depois em “Assuntos do Momento”. Simples, não é?

Como usar essas informações a favor da estratégia digital?

Apesar de ser um recurso que, aparentemente, é usado por usuários comuns, os trending topics Twitter Brasil também pode (e deve) ser aproveitado pelas contas comerciais. Se você aposta nessa estratégia de maneira bem-pensada, consegue colocar o perfil em evidência, já que ele também vai aparecer naquela lista.

As hashtags têm o poder de impulsionar sua conta no Twitter

Ao usar as hashtags mais comentadas, a sua conta fica em evidência. Usuários que talvez nunca teriam contato com o seu perfil vão poder vê-lo e até mesmo interagir com ele. Dependendo da amplitude do seu negócio, é possível configurar a lista para mostrar os assuntos regionais, nacionais ou mesmo globais.

Então, se você trabalha com um produto ou serviço que pode ser oferecido para todo o Brasil, pode monitorar a lista nacional, interagir com os tópicos e ter mais visibilidade dentro da rede social.

Por que os TTs são tão importantes?

Os trending topics Twitter Brasil pode ser vistos como uma espécie de guia para as maiores tendências de comportamento dos usuários da plataforma. Para a sua estratégia, isso pode significar a coleta de informações extremamente relevantes para o negócio, como os perfis dos usuários e temáticas com um ponto de vista negativo (e que precisam ser evitadas).

Então, se existe algum tema mais sensível, que pode gerar críticas, você pode identificá-lo e evitar tweets de qualquer coisa que tenha ligação com ele. É um bom termômetro para fugir de crises, especialmente quando a sua marca não tem necessidade de se posicionar sobre determinado assunto.

Você também pode ir além e impulsionar conteúdos que tenham relação com os TTs e alcançar uma visibilidade ainda maior, uma vez que vai aparecer no feed de diversos usuários. O que reforça ainda mais a importância de ter uma estratégia bem-definida na rede.

Alguns dos resultados positivos que podem ser conquistados são o aumento do alcance das publicações e do engajamento no seu perfil. Portanto, fique sempre de olho nas métricas, pois elas vão mostrar se a ação foi mesmo positiva para a conta.

Leia também:

👉 Conheça e entenda as métricas do Twitter com o Twitter analytics

👉 A nova forma de construir relatórios

👉 Entendendo o novo comportamento do consumidor no século XXI

O que fazer para aproveitar melhor esse recurso?

Você já sabe que pode utilizar os trending topics do Twitter Brasil para impulsionar o seu negócio. Porém, vale reforçar que é preciso ter uma estratégia bem-definida e saber quais ações vão mesmo ajudar. A seguir, listamos algumas dicas para que você se organize e possa dar o primeiro passo.

Veja se é possível conectar o momento ao seu negócio

Apesar de os trends serem uma ótima maneira de trazer mais visibilidade para a sua conta, é importante que o assunto tenha alguma relação com o seu negócio. Afinal, não adianta mencionar temas políticos se você tem um e-commerce de roupas femininas, não é?

Se a linguagem utilizada é mais leve e descontraída, é possível entrar em outros trending topics que não têm tanta relação assim com a sua empresa. É o caso de tweets sobre o BBB, muito utilizados. 

Voltando ao mesmo exemplo do e-commerce de roupas femininas, você pode tuitar  comentários a respeito das roupas das participantes, enaltecendo os looks. Isso pode ser feito sem que, necessariamente, seja uma propaganda dos seus produtos nesse primeiro momento.

Banner para ecommercePowered by Rock Convert

Crie uma legenda criativa

Se você quer chamar a atenção das pessoas dentro do trending topics, vai precisar apostar bastante na criatividade. Afinal, por se tratar de assuntos mais comentados, terá que “competir” espaço com vários outros tweets com a mesma temática.

Isso significa que, para se destacar, você precisa pensar em uma legenda que realmente chame a atenção das pessoas. Se o tipo de linguagem utilizado no seu perfil permitir, pode até usar o humor.

Participe dos Trending Topics do Twitter

Para aparecer nos trends, basta tuitar algum conteúdo que esteja relacionado ao tópicos, usando a palavra-chave do momento ou mesmo uma hashtag. Apesar de ser simples, vale reforçar a importância de se preocupar com a qualidade da publicação, já que ela está diretamente ligada à posição que ela vai ocupar na lista dos Assuntos do Momento.

Aproveitando bem as palavras-chave, utilizando criatividade e preocupando com a qualidade dos posts, as chances de ganhar mais comentários, curtidas, retweets e até mesmo mais seguidores se tornam ainda maiores.

E aí, caímos nas métricas da rede social, que vão apresentar números melhores, já que o alcance e o engajamento podem aumentar consideravelmente. Além disso, essas interações vão ajudar a divulgar o seu tweet ainda mais, o que é essencial para chegar ao topo da lista.

Não se esqueça de colocar a hashtag relacionada

Na hora de criar a sua publicação, você precisa ter o cuidado de criar uma relação entre ela e o conteúdo que está nos trends. Porém, mais importante ainda é utilizar a hashtag explorada em alguma parte do post. Assim, você garante uma posição nessa lista e permite que outros usuários visualizem o seu tweet.

Explorar os trending topics no Twitter Brasil é uma maneira bem eficaz de colocar o seu perfil em evidência e permitir que as suas publicações tenham um alcance ainda maior. Se você souber aproveitar os momentos, pode atrair mais seguidores e fazer o seu negócio crescer consideravelmente na rede social.

E já que estamos falando sobre o assunto, que tal aproveitar para aprender um pouco mais sobre o Twitter para Empresas? Descubra como explorar melhor esse recurso e ter resultados ainda mais satisfatórios na plataforma!

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!