Home ⠀Bume Tipos de sites: conheça as principais diferenças entre eles e entenda a importância em se criar um.

Tipos de sites: conheça as principais diferenças entre eles e entenda a importância em se criar um.

Acessar os mais variados tipos de sites ao longo do dia se tornou um hábito para a maioria das pessoas. Desde pesquisar um conteúdo específico sobre determinado tema, se informar em sites jornalísticos ou até mesmo realizar uma compra online.

Todo o tempo, os usuários navegam por diversos websites. Dessa forma, vale destacar: cada tipo de site está ligado à sua própria função.

A maneira como as pessoas utilizam a internet, atualmente, foi sendo transformada ao longo dos últimos anos. E muitas dessas ações foram inclusive viabilizadas em função da diversificação das ofertas dos sites.

Se antes as páginas da internet eram mais simples e não ofereciam muitas opções; hoje, são cada vez mais completas. Nos dias atuais, estão mais dinâmicas e com diferentes objetivos, além de possibilitar as interações com os usuários.

Este artigo contempla as principais diferenças entre os sites e as importâncias de cada um deles. Pontos centrais dos muitos tipos de sites para ajudar você a conhecer um pouco mais sobre este universo.

Quais são as características gerais de um site?

Quando se pensa na criação de um site, a escolha dos detalhes e funções precisam ser o ponto de partida. Isso se dá porque o objetivo com a sua elaboração necessita ser cumprido, gerando os resultados esperados.

Independentemente do tipo de site, para ser uma boa página na internet, alguns itens com bons índices são considerados, como:

Legibilidade

O site precisa possuir um design atraente. Confiança, atração e credibilidade passam pela questão de uma leitura agradável desde a apresentação da identidade visual aos conteúdos apresentados.

Navegabilidade

A navegação precisa ser clara, simples, objetiva e intuitiva. Facilitar com que os usuários encontrem o que necessitam rapidamente promovem engajamento e os mantém conectados no próprio site. Vale ressaltar que os conteúdos se encontrem estruturalmente em um site leve e rápido.

Interatividade

Construir uma marca no ambiente virtual e gerar um bom relacionamento depende muitas vezes do sucesso do cliente. É importante colocar informações de contato, onde o usuário estabeleça um vínculo. Ou até mesmo um lugar onde ele possa comentar, como com uma integração com as redes sociais.

Funcionalidade

É essencial que o site consiga rodar em todos os navegadores, inclusive nas versões mobile.

Para que esses quesitos sejam realizados e mantidos, é importante que os websites tenham uma manutenção adequada. Já no pontapé inicial, assim que o site esteja pronto para o lançamento, deve-se divulgá-lo junto ao público alvo. E para sua consolidação, outros fatores importantes são a criação e desenvolvimento e manutenção do conteúdo SEO.

Quais são as estruturas básicas de cada tipo de site?

Do processo de elaboração de um tipo de site até sua divulgação, há a necessidade de passar por algumas fases.

O primeiro passo é definir as informações sobre a marca que deseja vincular ao site. Assim, você estabelecerá as expectativas e objetivos com essas informações que estarão presentes na página virtual. Nesta etapa, são pesquisadas informações sobre concorrentes e público alvo, bem como definir identidade visual e design do site.

Em um segundo momento é o planejamento. Mensurar toda a pesquisa e partir para a definição das estratégias com a escolha do tipo de site. Na terceira etapa é definido a estrutura e hierarquização das informações no website. A quarta fase contempla a transição entre o protótipo e criação do layout.

Quase pronto para ser lançado, a criação chega no seu quinto momento e é parte mais técnica. Aqui podem ser criados templates, codificações, testes dos links internos, entre outros. Na etapa final, a página é lançada e a manutenção constante é essencial para seu bom funcionamento e engajamento.

Em todo o processo de elaboração, destacam-se as estruturas utilizadas nos variados tipos de sites. Além da página principal, o site pode ter blog, informações sobre a marca, produtos, como entrar em contato, entre outras. Contudo, entre as estruturas mais básicas e utilizadas estão os seguintes itens:

Sobre nós

Neste campo é inserido a história da marca para que os usuários conheçam a trajetória por trás de um nome. Pode ser utilizado em sites de empresas, e-commerce e sites profissionais.

Valores

Se você vai criar uma loja online ou oferecer algum serviço com o valor definido, os preços precisam ser destacados. Pode ser utilizado em sites e-commerce e de serviços.

Suporte

Este tópico fará sentido caso a marca demande uma atenção de suporte, que pode ser para produtos ou serviços. Para facilitar o contato do cliente, podem ser utilizadas, por exemplo: formulários para contatos; chat ou fóruns.

Fale conosco

As informações aqui são simples e objetivas e servem para vários tipos de sites. Para o usuário entrar em contato, pode ser inserido no site: formulários; endereços e mapas; e-mails e telefones de contato.

FAQ – Perguntas Frequentes

Por meio deste item, as pessoas conseguem tirar suas principais dúvidas e as mais recorrentes entre os questionamentos dos usuários. Aqui podem haver respostas sobre detalhamento de um serviço; um produto ou sobre o trabalho e funcionamento de determinada empresa.

Política de privacidade

Esta área do site é importante para informar os usuários como os dados são coletados e utilizados. A prática de coletar dados é realizada quando o site usa cookies ou o usuário preenche formulários ou uma inscrição. Mesmo mantendo os dados dos visitantes seguros, é preciso mantê-los informados.

Termos de serviço

Se você oferece algum tipo de serviço, este item é para você! É importante deixar descrito algumas informações sobre o serviço trabalhado pela empresa e as condições.

Mas, afinal, quais são os tipos de site?

Institucionais, blogs, lojas virtuais, portais…Os tipos de sites se dividem em diversas categorias. Abaixo, os mais utilizados estão detalhados com suas principais características e importâncias, abordando, inclusive, em quais ocasiões são recomendados. Escolher o tipo de site ideal para o seu negócio faz toda a diferença para o sucesso da marca.

Institucional

Quando falamos em empresas e posicionamento e fortalecimento de marca, o site institucional é o mais utilizado. Ele apresenta o negócio de forma clara e objetiva, com informações sobre a empresa, produtos, serviços, preços e formas de contato.

Ponto positivo: Considerado com um cartão de visitas e de baixo custo

Ponto negativo: Considerado pouco eficaz na captação de novos clientes

Dinâmico

O site dinâmico é mais versátil que o Institucional e ideal para empresas. Além das estruturas oferecidas pelo Institucional, o dinâmico possui um espaço destinado ao Blog. Estes sites ainda podem ser integrados a redes sociais, o que pode melhorar a posição entre os mecanismos de busca.

Ponto positivo: Com o espaço destinado ao blog há a oportunidade em se trabalhar o marketing de conteúdo e estratégias SEO

Ponto de atenção: Não seria exatamente um ponto negativo, mas a necessidade de manutenção e constante atualização é um ponto de atenção. Este site demandará mais tempo, criatividade e estratégias dos responsáveis.

AMP

Os AMP são sites otimizados para dispositivos móveis. Em geral, são sites leves e rápidos, no formato ‘stories’, com informações práticas e facilidade de compartilhamento.

Esse tipo de site faz parte de uma tendência em constante crescimento, muito devido ao aumento considerável de usuários de internet que se conectam apenas pelos seus smartphones. Esse tipo de site oferece uma ótima maneira de melhorar a presença digital do seu negócio de forma descomplicada e rápida, sem necessidade de gastos expressivos com desenvolvimento, design, hospedagem e domínio.

Blog

O Blog por ser uma página dentro de um site, como no site dinâmico, ou ser um próprio site. Nele são apresentados conteúdos importantes destinados ao público alvo da empresa. A intenção é estabelecer um vínculo com os leitores por meio de conteúdos como artigos, infográficos, e-books, entre outros. Assim como o Dinâmico, são importantes para empresas.

Loja virtual

Se você quer vender, aqui é o seu lugar! Voltados para trabalhar o e-commerce de produtos, o site loja virtual atende a lojistas e comerciantes de forma em geral. Este tipo de site deve ser rápido e principalmente seguro.

Ponto positivo: Possibilidade de expandir os negócios no ambiente online.

Ponto de atenção: necessidade de estar constantemente atualizado com relação aos produtos e valores. Além de atenção a segurança dos dados dos usuários.

One-page

Todas as informações em um só lugar! Este site oferece uma abordagem mais intuitiva em uma única página. Basta apenas rolar a página para visualizar todos os conteúdos. Usado em sites de empresas, profissionais e agências.

Ponto positivo: Facilidade ao utilizar e funciona bem em versões mobiles, já que não precisam carregar outras páginas.

Ponto negativo: Como a característica principal é ter apenas uma página, não é uma boa opção para empresas com muitos conteúdos.

Portal

Os portais apresentam conteúdos diversificados. Ideais para empresas jornalísticas são eles que apresentam as informações atualizadas a todo o momento.

Ponto positivo: Este tipo de site reúne diversos conteúdos em variados formatos, como texto, foto, vídeo, áudio.

Ponto de atenção: Manter os conteúdos sempre atualizados com as informações mais recentes demanda uma grande equipe de profissionais.

Sites otimizados para redes sociais

Sites que são otimizados completamente para redes sociais, como dinâmicos, blogs, loja virtual e portais permitem interação com os usuários. Dessa forma, o site possibilitará um maior engajamento do seu público alvo com a sua marca. E, por haver esta integração, estrategicamente, ele pode ficar melhor posicionado nos mecanismos de busca.


Se você quer criar um site para seu negócio de forma descomplicada e rápida, pode conhecer o Meu Site, ferramenta do Bume que permite que você crie seu site em formato stories em poucos minutos, direto do seu celular! Faça um teste grátis e veja como divulgar seu negócio na internet.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!