Home Gerenciar perfil Conheça 5 tipos de mensagens diretas para usar em seu perfil
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Conheça 5 tipos de mensagens diretas para usar em seu perfil

O Instagram é uma fonte de aquisição riquíssima, porque constantemente são lançados e aprimorados recursos que aproximam a sua marca dos seus seguidores. Um exemplo são as mensagens diretas que têm sido uma grande ferramenta de conversão para várias empresas e influencers.

Por isso, fizemos esse conteúdo com foco nessa ferramenta promissora. Vamos ensinar a você os tipos de mensagens diretas que você pode testar para os seus seguidores. Traremos aqui templates de mensagens para exemplificar cada tipo que abordaremos. Você vai terminar de ler esse conteúdo pronto para começar a vender muito mais pelo seu Instagram. 

Está pronto? Então vamos!

 

O que é o recurso de mensagem direta (DM)?

Esse recurso é o famigerado inbox. Também chamado de direct message, é nada mais do que aquelas mensagens que são enviadas no privado para qualquer usuário do Instagram. Elas promovem mais aproximação e são uma excelente oportunidade para comunicar-se diretamente com cada um dos seus seguidores.

Considerando que o Instagram é uma ferramenta promissora para converter clientes, esse é apenas mais um dos recursos que pode ser usado para converter pelo seu perfil, assim como o Close Friends, por exemplo.

 

Por que usar a DM?

Essa é uma forma de interagir com o seu cliente de maneira eficiente. Enquanto a média de taxa de abertura de um e-mail marketing, por exemplo, pode ser de 10%, a taxa de abertura das mensagens diretas do Instagram chegam a 98%.

Isso porque o Instagram, como dissemos em outros conteúdos é a rede social onde há mais brasileiros ativos diariamente. Isso quer dizer que as pessoas possuem as contas, as visitam e engajam diariamente. Essa popularidade é que a transforma em uma das principais redes sociais, inclusive para vender.

O que mais importa antes de adotar uma estratégia de direct messages para o Instagram é definir claramente qual é o objetivo aquela ativação. A partir disso, você vai poder trabalhar estimativas reais com os disparos. Quer entender melhor? Listamos aqui alguns objetivos de inbox do Instagram.

Comunicação

Você pode usar as mensagens diretas para apresentar a sua empresa e serviços para o seu seguidor. São mensagens que não terão o objetivo de converter em venda, especificamente, mas vão familiarizar o usuário com o sua marca e produto.

Promoção

Quando você tiver uma promoção, você pode usar esse recurso como uma forma de ativação mais direta. Isso vai permitir que seu usuário dedique mais atenção à promoção, além das passadas de olho pelas publicações do feed ou stories a respeito da campanha.

Networking

Se você é um empreendedor que promove novos negócios, disponibiliza cursos e conteúdos relevantes, pode usar os tipos de mensagens diretas para networking. Isso vai promover o seu perfil e aumentar a sua rede de influência pelo Instagram.

 

5 tipos de mensagens diretas

Agora que você entende por que, vamos listar por aqui quais são os tipos que mais recomendamos usar, para se obter uma boa performance. Antes que você se preocupe com o tempo a ser gasto para experimentar e mandar todos esses inbox para seus seguidores, aí vai a dica maior: você não precisa dispor de tempo para mandar mensagem por mensagem.

Isso porque uma ferramenta completa de automação vai enviar todas os tipos de mensagens diretas, como as que citaremos abaixo. Assim, o que você terá que fazer é configurar o disparo e acompanhar os resultados.

Então, vamos aos modelos dos tipos de mensagens diretas mais usados:

1. Dar boas-vindas

Você poderá usar esse recurso para comunicar-se com todos que seguirem a sua página. Isso vai alertar o usuário ainda mais para o seu conteúdo. Podemos citar como exemplo:

“Olá, [seguidor]. Tudo bem? Fiquei muito feliz em ver que você me seguiu. Se nos seguiu é porque é uma pessoa diferenciada, assim como todos em nossa família! Aqui você vai ter muito conteúdo sobre [o que você posta] e tenho certeza de que vai curtir muito! Aproveite que está por aqui e conheça nossos serviços pelos [link ou destaques nos stories]. Grande abraço!”

2. Anunciar promoções

Você pode usar esse recurso para anunciar as promoções. Ele é uma alternativa para ser ainda mais direto com o seu seguidor na entrega do benefício. Vejamos um exemplo:

“Oi, [seguidor] tá sabendo da promoção que tá rolando? Eu estou dando [a promoção], para todos que acessarem o [link ou feed ou stories] e [realizarem alguma ação]. Se quiser saber mais, tem um post no nosso feed que vai te dar mais detalhes. Não deixe de participar! Abraço.”

3. Lançar um produto

Quer maneira mais efetiva para anunciar o lançamento de algum produto para todos os seus seguidores? Claro que essa seria por meio das mensagens diretas. Veja como isso seria possível:

“[seguidor], você tá sabendo da novidade? Lançamos [produto] e agora você vai ter muito mais facilidade para [ação do produto]. Quer experimentar? Acessa o [link] para saber mais. Obrigada!”

4. Pedir feedback

É comum querer saber o que seus seguidores têm a falar sobre o seu produto ou até mesmo, sobre o conteúdo que você tem compartilhado. Então, você poderá usar conteúdos como.

“[seguidor], quero te ouvir. Gostaria de colaborar com alguma sugestão, crítica ou elogio sobre o [o que se quer avaliar]? Aproveite esse espaço para falar comigo!”

5. Responder menção em stories

Você já percebeu que quando alguém menciona você aparece uma notificação como uma mensagem direta? Então, essa é uma oportunidade para não parecer um spam entre tantas outras mensagens que o seguidor deve receber. Você pode padronizar também a resposta a essas menções, com algo do tipo:

“Oi, [seguidor]! Acabei de ver seu post! Eu adoraria compartilhar, posso?”

Assim, você demonstra cuidado e atenção à exposição dos seus clientes e seguidores. Além disso, é um jeito de você se comunicar com os seus seguidores respondendo, ao invés de abordando.

Infelizmente, algumas marcas têm usado o inbox para enviar conteúdo que o seguidor não está interessado. Então, a maior dica é não parecer apenas mais um. Seja mais objetivo e espontâneo. Por esse motivo, esse último tipo é um dos mais importantes para se trabalhar, porque pode transformar-se num verdadeiro diálogo, além de não parecer uma mensagem de spam. 

Por fim, podemos dizer que, apesar de termos citado tipos de mensagens diretas com exemplos, você pode testar vários outros templates. Assim, vai poder saber qual que mais se adequa ao seu público e à sua marca. Respeitar a linguagem e o posicionamento da sua marca é algo fundamental para obter sucesso em quaisquer ações direcionadas ao seus usuários.

Agora que você já conhece a importância e os tipos de mensagens diretas a enviar pelo seu Instagram, conheça a nova funcionalidade de menções do Bume, que vai ajudá-lo a programar os inboxes e ainda apresentar relatório de performance e engajamento da sua conta.

 

Você também pode gostar

2 Comentários

Geovana agosto 15, 2019 - 6:20 pm

Ameiiiiii site

Gleidistone Silva setembro 2, 2019 - 7:59 pm

Ei, Geovana.

Que bom que gostou do conteúdo.

Ficamos muito felizes em saber 😉

Um abraço!

Deixe um Comentário