Home Gerenciamento de Redes Sociais Social media: Absolutamente tudo que você precisa saber 
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Social media: Absolutamente tudo que você precisa saber 

social media

As redes sociais têm aumentado gradativamente o seu volume de usuários. Números espantosos, como os 1 bilhão de usuários ativos por mês no Instagram ou os mais de 2 bilhões de usuários do Facebook, não nos deixam mentir.

Isso nos permite afirmar que é bem provável que seus usuários estejam em uma dessas redes ou outras também muito importantes. Também podemos presumir que sua empresa precisa estar presente nestes canais com a atuação de um social media para otimizar seus resultados.

Com tudo isso, precisamos te alertar sobre a necessidade de contemplar as redes sociais em sua estratégia de marketing digital. Aliás, sem elas, é quase impossível estabelecer uma presença digital e posicionamento de mercado nos dias atuais. 

Se você não sabe por onde começar, conhecer melhor sobre o que é e como atua um social media será o primeiro e mais importante passo para que você comece com o pé direito! 

O que é um social media?

O social media é um profissional que estará responsável pelas suas ações nas redes sociais. Ele precisa conhecer bem sobre seu negócio, mercado, estar bem alinhado aos objetivos da empresa e se comunicar na mesma “língua” dos seus clientes. 

Esse profissional representa um importante papel dentro da sua estratégia de marketing digital, porque ele leva até o cliente final todos os valores da empresa. Faz isso da hora em que planeja cada conteúdo até o seu modo de interagir com clientes e resolver possíveis problemas. Por isso, é um profissional indispensável para o seu negócio.

O que um social media faz?

Esse profissional é responsável por ações fundamentais para uma estratégia de marketing como: 

  • elaborar as estratégias para as personas da sua empresa;
  • criar os conteúdos para as páginas;
  • monitorar menções e demais interações de seguidores;
  • cuidar da reputação da marca nas redes sociais;
  • interagir com o público;
  • definição de objetivo e métricas para acompanhamento dos resultados nas redes;
  • gestão de anúncios e seus resultados em cada plataforma.

Se você deixar as páginas da sua empresa nas mãos de um profissional que não tenha todo o conhecimento necessário para atuar da melhor forma, pode acabar envolvendo-se em uma crise de imagem. Por isso, ao iniciar seus trabalhos nas redes sociais, esteja pronto ou tenha alguém pronto para oferecer os melhores resultados.

Como ser um social media?

As principais características de um social media são a criatividade, o pensamento estratégico, a habilidade como o texto e com as funcionalidades das redes sociais. Além dessas, vamos mostrar nesse tópico as qualificações técnicas que você precisa desenvolver para ter sucesso na área! 

Então, se você está lendo esse conteúdo com o intuito de aprender como conduzir a sua marca nas redes sociais ou como se tornar um social media, anote tudo o que vamos falar agora. Neste tópico vamos enumerar as principais características recomendadas para um profissional se dar bem na área.

Antes, gostaríamos apenas de reforçar que não é necessário ser excelente em todos os pontos. Mas, reconhecer seus pontos fortes e procurar aperfeiçoar os demais é o primeiro passo para o sucesso!

1. Graduação 

Não há uma graduação que te ensine a ser, exclusivamente, um social media. No entanto, cursos de Comunicação Social e Administração/Marketing te ajudam a conhecer as ferramentas necessárias que vão ajudá-lo a identificar e compreender bem o comportamento do seu público. Isso é fundamental, para aquele momento em que você for definir estratégias e objetivos para as redes sociais. Lembre-se de que o social media é peça chave em um planejamento de marketing. Logo, esteja pronto!

Curso: O Segredo para Vender Mais no Instagram

2. Ser comunicativo

Neste caso, não nos entenda mal: não precisa ser uma pessoa conversada e entrosada. Quando falamos de comunicação aqui, queremos dizer alguém que saiba usar bem as palavras e acolher o seu seguidor, mesmo textualmente. O social media deve atender via chat e comentários. Para fazer da melhor forma, ser comunicativo será um diferencial.

3. Escrever bem

A linguagem nas redes sociais costuma ser coloquial ou não formal. Independente disso e da forma como você deseja falar com o seu seguidor, erros de português e pontuação são dispensados aqui. Lembre-se de que a boa comunicação escrita é fundamental para se fazer entender. Principalmente, no ambiente dos chats, onde o texto tende a não ser interpretado, exatamente, como a comunicação verbal.

4. Ser solícito

Durante o horário de atendimento e interações, seja solícito. Interaja com seus seguidores da melhor forma, receba-os com acolhimento. Se um dia você atender mal ou deixar de fazer, será muito mal interpretado e sua marca tende a ter um problema para administrar: ataque de pessoas insatisfeitas publicamente.

5. Ser dinâmico e atento

Estar atento às tendências e fazer com que a marca siga-as é um diferencial. Aquele meme importante, aquela nova tendência de imagens e conteúdo, enfim. Surfar nas ondas do momento é algo que vai te ajudar a consolidar sua marca na mente de seus seguidores. Seja dinâmico para captar e interagir com essas tendências.

6. Ser heavy-user

É importante conhecer bem as funcionalidades da rede, para usufruir ao máximo dos recursos que ela tem a te oferecer. Se você não usa ou não tem uma conta no Instagram, por exemplo, acaba perdendo a onda de filtros e stickers nos stories, por exemplo, que são interativos e que te aproximam mais do seu usuário.

7. Entender de métricas

Como estamos falando de uma estratégia bem estruturada, com planejamento, execução e acompanhamento, entender de métricas e o que elas significam é algo fundamental. Sem isso, desempenhar um bom trabalho de social media será bem mais difícil.

Conclusão

Por fim, podemos reforçar que o social media é um profissional indispensável para garantir a gestão das redes sociais de modo eficaz. Além disso, por mais que seja recomendável que você tenha uma qualificação que te ajude a construir estratégias mais sólidas e eficazes, também é possível desenvolver as habilidades necessárias com boas leituras e muita prática!

Se você sonha em se tornar um gestor de redes sociais e quer se aprimorar no assunto, assine a nossa newsletter. Ao receber nosso conteúdo, você vai aprender muito sobre as melhores estratégias de redes sociais, com dicas de profissionais da área. 

Você também pode gostar