Home ⠀Marketing digital Site para pequena empresa: 6 benefícios de se ter um!

Site para pequena empresa: 6 benefícios de se ter um!

Um site pode trazer diversos benefícios para a sua marca: facilidade para ser encontrado pelo cliente no mundo virtual, aumento das vendas, interação com os consumidores, entre outros. 

Se a sua empresa ainda não está no ambiente digital, continue lendo neste artigo. Vamos listar quais são as principais vantagens que uma página pode trazer para o seu pequeno negócio. 

Vamos lá? 

1- Encontrado no Google com mais facilidade. 

Provavelmente, você já pesquisou um produto ou serviço no Google antes de finalizar uma compra. Para ajudá-lo nesse processo, o maior buscador do mundo utiliza alguns critérios que recomendam os melhores sites para a sua dúvida naquele exato momento. Portanto, quem tem uma presença digital sai na frente da concorrência. 

Para conseguir as primeiras posições do Google é fundamental trabalhar com SEO  (Search Engine Optimization). Trata-se de estratégias que são feitas nas páginas para que o seu portal seja mais valorizado pelos olhos do Google. A boa notícia é que existem diversos conteúdos e cursos gratuitos para ajudar em sua estratégia. 

O SEO não é uma técnica exclusiva para uma grande empresa. Pelo contrário, ele pode ser utilizado por qualquer negócio. Se for bem conduzido, você pode chegar nas primeiras posições, assim como ocorre com qualquer portal. 

Um site bem produzido mais as primeiras posições do Google é a dupla perfeita para garantir diferencial competitivo e ser encontrado com mais facilidade pelos seus clientes. 

“O SEM e o SEO são criticamente importantes para negócios online. Você pode gastar cada centavo do que você tem em um site, mas isso não servirá de nada se ninguém souber que seu site está lá.” 

(Marc Ostrofsky)

2- Fidelização de clientes 

Um bom site é aquele que consegue pensar na experiência do usuário (UX). Isso significa que é necessário ter um design de qualidade e modelo responsivo. Na prática, o usuário precisa clicar poucas vezes em sua loja virtual para alcançar o objetivo.  

Quando uma empresa se preocupa com a praticidade do consumidor ela fica mais forte no mercado digital, pois o usuário gosta de dar preferências para sites práticos e que são otimizados para vários tipos de dispositivos, como tablet e aparelho móvel. 

Uma dica interessante é apostar em sites com formato de stories. O Google tem valorizado a cada dia páginas que preocupam com a experiência do usuário no celular. 

“Mobile não é o futuro, é o agora. Encontre seus clientes no ambiente de escolha deles e não no ambiente que é mais confortável para você.”

(Cyndie Shaffstall)

3- Credibilidade 

A construção de um site gera mais confiança para o cliente, pois ele consegue ver melhor como funciona o seu produto ou serviço na prática. Além disso, é possível adicionar outros elementos (imagens, textos e áudios) para trazer informações mais completas para o consumidor. 

Na internet, você também tem a oportunidade de conversar com as pessoas de uma forma mais próxima, por meio de um chat. 

“No mundo onde o atendimento ao cliente é feito pela internet, é importante lembrar que o competidor está apenas a um clique de distância.” (Doug Warner)

4- Monitoramento dos resultados 

Uma das grandes vantagens de ter um site é que o gestor consegue acompanhar todos os resultados. Ao contrário do que ocorre com uma propaganda na rádio e TV, você consegue observar o número de usuários que entraram em seu site, o tempo de permanência do leitor, quais foram as páginas que eles visitaram, entre outras. 

O Google Analytics é uma ferramenta gratuita que oferece um curso sem custos para os profissionais que desejam aprender mais detalhes sobre esse benefício. A boa notícia é que os recursos são práticos e fáceis de ser interpretados. Por lá, você tem acesso a resultados desde o início do seu site até o momento atual. 

“Marketing sem dados é como dirigir com os olhos fechados.” (Dan Zarrella)

5- Mais clientes 

A regra é clara: um portal que oferece uma experiência eficiente para o usuário tem mais chances de transformar visitas em leads e, depois em consumidores com mais agilidade.

Para alcançar esse objetivo, lembre-se de oferecer um site equilibrado e adaptado para vários dispositivos.  

“Satisfazer os clientes não é mais o suficiente: é preciso encantá-los” (Philip Kotler)

6- Funcionamento 24hs  

Quando uma página na internet está no ar, a sua empresa funciona 24 horas por dia, sem a necessidade de ter funcionários disponíveis naquele momento. Vamos imaginar que você é dona de um salão de beleza. É possível automatizar o agendamento de serviços de forma prática e eficiente, com apenas alguns clientes, por meio de um formulário.

As páginas na internet também são recomendadas para quem vende produtos online. Assim, os clientes conseguem fazer todo o processo na página. No entanto, é fundamental deixar claro que o atendimento não pode ser ignorado. Ganha mais pontos o pequeno empreendedor que está disponível para o cliente. 

“Não dá pra só repetir o que é passado. Se você só repetir você vira robô. E, se você virar robô, você compete com robôs.” (Murilo Gun)

Um site de sucesso consegue trazer uma boa experiência para o usuário e convertê-los em leads e clientes. Outro ponto positivo é que um cliente satisfeito pode compartilhar positivamente o seu negócio para amigos e parentes, trazendo mais visitantes para a sua página. 

Parece até mágica, mas não é! É importante pensar em todos os detalhes para conseguir esses benefícios. Atualmente, você encontra diversas ferramentas que podem deixar esse processo mais prático, ajudando na construção da sua autoridade na internet. 

Agora que você já conhece quais são os impactos que um site pode trazer para a sua empresa, acesse esse artigo e saiba porque utilizar um criador de sites pode otimizar seu trabalho em marketing digital. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!