Como melhorar a presença digital do seu negócio? | Blog Bume
Home ⠀Marketing digital Como melhorar a presença digital do seu negócio?

Como melhorar a presença digital do seu negócio?

Você sabe quantas oportunidades o seu negócio pode estar perdendo sem uma empresa digital? A migração para o ambiente online é fundamental para o sucesso de qualquer empresa, até mesmo para os pequenos empresários. 

Quando você tem um site ou uma rede social ativa, o seu negócio consegue atingir clientes que moram em bairros vizinhos do seu empreendimento ou até em lugares mais distantes. 

Neste texto, vamos mostrar quais são os impactos que a presença na internet pode trazer para a sua sua empresa. 

Afinal, por que é importante ter presença digital? 

Sabemos o quanto a nossa sociedade está sofrendo com grandes mudanças. Sem dúvidas, a migração de grande parte dos negócios do ambiente físico para o ambiente online é uma das alterações mais significativas.

A presença digital é um caminho sem volta. Ela não pode ser mais ignorada. Caso contrário, o seu negócio perderá tempo, dinheiro e clientes. A regra vale não só para o pequeno negócio, mas também para médias e grandes empresas. 

E os números comprovam o quanto essa mudança é ainda mais importante. 

Já em 2019, três em cada quatro brasileiros navegaram na internet, o que correspondente a 134 milhões de pessoas. Os dados são do Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br). 

Além do maior número de usuários na internet, a presença online é importante porque a empresa consegue atingir clientes em qualquer lugar do mundo e provavelmente os seus concorrentes já estão conversando com os consumidores digitais.  

Uma rápida pesquisa no Google mostra que existem diversas empresas de automobilismo, casa e decoração, eletrônicos, esporte e lazer, eletrodomésticos, moda e acessórios, perfumaria e salões de beleza. Portanto, se você não está na WEB (World Wide Web), a sua empresa já está perdendo para outros negócios. 

Mas sempre a uma luz no fim do túnel.

Um site otimizado de acordo com as regras de SEO (Search Engine Optimization) pode melhorar o seu posicionamento no Google e em outros buscadores como Baidu, Bing e Yahoo. 

Imagine que você vende roupas de praia. Quando uma pessoa pesquisa “roupas de praia” no Google, logo, é o nome da sua loja que aparece nas primeiras posições dos resultados de pesquisa. A chance da sua marca ser visualizada é maior do que o corrente que está nas posições abaixo. 

A regra é clara: quanto mais acessos no seu site, mais probabilidade o seu negócio tem de aumentar o número de vendas. 

Além do site otimizado, é necessário ter presença digital em outros canais na internet como as redes sociais, Google Meu Negócio e blogs corporativos. 

O que é ter presença digital? 

O mais interessante é que a internet tem diversos recursos para aumentar a sua presença online. Por isso, é importante conhecer cada alternativa e os impactos que elas podem trazer para o seu negócio. 

Vamos lá? 

Redes sociais 

Vamos iniciar a nossa lista falando sobre as redes sociais. Elas são essenciais para o crescimento de qualquer empresa. O relatório Digital in 2019, do site We Are Social, mostrou algumas informações interessantes sobre o comportamento do usuário nas mídias sociais. 

O nosso país está em segundo lugar entre as empresas que mais utilizam essas ferramentas digitais. O Brasil só perde para Filipinas. Em média, ficamos diariamente 3h34 acompanhando as publicações de amigos e empresas, além de comentar as fotos. 

A pesquisa ainda mostrou quais são as redes sociais mais utilizadas em nosso país: A lista em ordem decrescente tem esta classificação: Youtube, Facebook, WhatsApp, Instagram, Facebook Messenger, Twitter, LinkedIn, Pinterest, Skype e Snapchat

No entanto, não adianta publicar em todas as mídias sociais que citamos acima. Afinal, nem sempre o seu público estará em todos os lugares. Para fazer uma comunicação com eficiência, é importante conhecer o local que está os seus clientes. Isso pode ser feito por meio de uma pesquisa interna com os consumidores atuais. 

Independente de qual rede social for escolhida, você deve transmitir um conteúdo de qualidade para o seu público, tirando as dúvidas dos consumidores, além de mostrar quais são as principais tendências de mercado. 

Uma plataforma de marketing para empresas também pode ajudá-lo nessa jornada, trazendo mais eficiência, praticidade e agilidade para o seu negócio. 

Site da empresa

Já falamos brevemente da importância de um site na estratégia online da sua empresa. No entanto, é fundamental explicar outros detalhes importantes sobre essa ferramenta. Ele é muito importantes seja para o comércio eletrônico ou para as empresas que vendem serviços ou tecnologias. 

A construção de um site é indicada para escritórios de advocacia, estúdio de fotografia ou de arquitetura. Apesar de atuarem de forma presencial, uma página na internet pode ser um ótimo canal para mostrar o seu portfólio. Outro ponto positivo é que o site é encontrado até mesmo por pessoas que nunca ouviram falar da sua marca. 

Quando um usuário busca por “arquitetos em Belo Horizonte”, o robô do Google mostrará as opções que estão mais otimizadas de acordo com as suas regras. Então, novas pessoas podem conhecer o seu produto e serviço. A mesma dica vale para advogados, donos de pet shop, lojas de roupas, entre outras. 

Google Meu Negócio

O Google Meu Negócio é uma ferramenta poderosa do maior buscador do mundo. Ele mostra para as pessoas quais são as empresas que estão mais próximas da sua localidade. 

Para se destacar nessa ferramenta gratuita, você deve inserir dados completos sobre o seu negócio, incluir fotos, manter o horário de funcionamento atualizado, administrar e responder avaliações dos clientes. Dessa forma, a sua empresa garante uma presença mais completa no Google. 

Blog Corporativo

Outra ferramenta interessante no ambiente digital é o blog corporativo. Ele pode ser utilizado para melhorar a relação entre os consumidores e a empresa. Para conseguir retorno com essa ferramenta, você deve otimizar os seus conteúdos para que eles sejam encontrados pelos usuários do Google e Bing. 

Nos blogs corporativos, o seu conteúdo deve ser original e atualizado. Assim, você consegue manter a fidelização dos clientes. Além de falar sobre os seus produtos e serviços, um blog pode tirar dúvidas dos clientes com artigos, e-books e outros materiais importantes em sua jornada. 

E-mail marketing

Um dos maiores mitos do mundo moderno é afirmação que o “e-mail marketing morreu”. Esse tipo de frase não é verdade. A ferramenta está mais viva do que nunca. Na verdade, o que mudou foi a forma de escrever conteúdos para os nossos leitores. 

Em um passado não muito distante, as empresas tinham o hábito de enviar somente materiais publicitários para os clientes. O excesso incomodava e o cancelamento dos usuários era inevitável. 

No ambiente digital, a empresa que busca enviar materiais de qualidade e com informações completas sobre um determinado assunto ganha a atenção do usuário. Portanto, antes de enviar um e-mail, verifique o impacto que a mensagem pode trazer para a vida de uma pessoa. Assim, terá a certeza que está no caminho certo. 

Em um primeiro momento, o número de ferramentas disponíveis no meio digital pode parecer confuso. Aos poucos, perceberá que elas são mais simples do que parece. O lado positivo é que existem diversos canais de comunicação e cursos gratuitos para acelerar o seu aprendizado. 

Quais são as melhores ferramentas de marketing digital? 

Agora que você já sabe o quanto a presença digital é importante, vamos conhecer as ferramentas mais adequadas para potencializar os seus resultados? 

Bume 

Se você pretende aumentar o número de seguidores, engajamento e vendas do seu pequeno negócio, a Bume é uma das melhores alternativas do mercado. Essa ferramenta permite fazer agendamento de publicações e até preparar algumas respostas automáticas. 

É uma ótima opção, especialmente para os empresários que não têm tempo e  precisam atender clientes, conversar com fornecedores e cuidar do marketing digital. A ferramenta é prática e indicada até para as pessoas que não tem muita familiaridade com a internet. 

Canva

Outra ferramenta interessante é o Canva. Ele ajuda o pequeno empreendedor a criar lindos designs para as suas redes sociais. Além disso, ele tem templates prontos para logos, cartões de visita, panfletos e papel timbrado. 

Mailchimp 

Vamos finalizar a nossa lista falando sobre o Mailchimp. Ele auxilia a sua organização nas campanhas de e-mail marketing. Com o apoio dessa ferramenta, você pode enviar uma mensagem para várias pessoas com poucos cliques. 

Portanto, conheça os recursos e benefícios de cada ferramenta e potencialize a divulgação do seu negócio. 

Qual é a melhor ferramenta de marketing digital? 

No mercado do marketing digital, existem diversas opções de ferramentas. No entanto, para iniciar a sua presença online, você pode começar os trabalhos com o Bume. Ele tem várias soluções completas para o seu negócio. 

A migração para um ambiente online pode ser feita com mais eficiência com o apoio de um site otimizado, uma vez que ele melhora o posicionamento nos sites de buscas, aumenta as vendas, traz mais clientes e é um excelente custo-benefício. 

É importante deixar claro que as redes sociais e outras ferramentas completam a estratégia. Portanto, cuide de cada detalhe com cuidado para garantir um diferencial competitivo também na internet. 

Agora que você já sabe o impacto da presença digital em seu negócio, faça um teste gratuito no Bume e descubra como essa ferramenta pode melhorar a sua rotina. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!