Home ⠀Marketing digital Plano de marketing: como fazer um de forma simples

Plano de marketing: como fazer um de forma simples

Se você chegou até este artigo, temos uma boa notícia: as suas estratégias têm mais chances de ter resultados positivos pelos próximos meses. O plano de marketing digital ajuda a entender o seu cenário na internet, como os concorrentes desenvolvem as ações e quais são os melhores meios para superar a concorrência. 

Quando você tem todos esses dados em um único lugar, a sua equipe sabe o que fazer para alcançar os resultados desejados pelo negócio. 

O plano de marketing não é essencial somente para grandes empresas. Qualquer modelo de negócio deve implementá-lo, seja para aumentar as vendas, fidelizar os clientes ou melhorar a reputação na internet. 

Quer potencializar os seus resultados no ambiente digital? Então, continue lendo este texto e tire todas as suas dúvidas. 

O que é plano de marketing digital? 

Uma estratégia de marketing digital não pode ser feita de qualquer forma. Caso contrário, você perderá tempo, dinheiro e cliente. Se você quer ter sucesso no ambiente online, é fundamental construir um plano de marketing. 

Imagine que Paula é dona de uma salão de beleza e resolveu migrar as estratégias de marketing para o mundo virtual. Para ter sucesso na internet, ela precisa reunir diversas informações em um único lugar, como: objetivos, concorrentes, estratégias, público-labo e persona, ferramentas, entre outros detalhes. 

É no plano de marketing que Paula deve incluir essas informações. Já imaginou o quanto seria complicado ter os dados distribuídos em várias pastas do computador ou em papéis? Provavelmente, a empreendedora teria mais dificuldades de encontrar o que ela precisa naquele determinado momento

No documento, deve-se concentrar os planos de ações que serão praticados pelos próximos meses. Portanto, não há necessidade de incluir metas de ROI (Retorno sobre o investimento). 

Se você gosta de escrever, o mais indicado é economizar nas palavras quando for produzir o plano. Ele precisa ser direto e objetivo. É uma ferramenta que foi desenvolvida para otimizar o tempo das pessoas. 

Por que o plano de marketing digital é importante? 

Além de economizar tempo, existem diversos motivos pelos quais o plano de marketing não pode ser ignorado em seu negócio. Ele não traz benefícios somente para a dona do salão de beleza, mas também para todos os empreendedores que desejam implementar essa ferramenta na empresa. 

  • Define metas e objetivos possíveis de alcançar em um determinado período; 
  • Estabelece quais são as estratégias mais indicadas para atingir as metas; 
  • Identifica o cenário atual da empresa em relação aos seus concorrentes; 
  • Constrói estratégias mais assertivas para o seu público-avo; 
  • Conhece qual é a quantidade de visitantes e leads que precisa atingir naquele momento;
  • Possui uma visão 360º de todas as ações, relatórios e avaliações de performance. 

Não há outra saída. O planejamento é fundamental para qualquer negócio, especialmente em um mercado que envolve muitas estratégias e conceitos diferentes. Uma ação mal executada pode sair caro e até prejudicar a reputação do seu negócio. 

Ao desenvolver um plano de marketing, você tem mais confiança para implementar as estratégias. 

Como construir um plano de marketing digital? 

A partir de agora, vamos fornecer diversas dicas para que você aprenda como desenvolver um plano de marketing digital em sua empresa. 

Vamos lá? 

Faça uma pesquisa completa 

Em um passado não muito distante, as estratégias de marketing eram definidas com base no “achismo”. Isso já não é mais possível. É importante entender o cenário atual da sua empresa e como os correntes estão atuando no marketing digital. 

Uma dica interessante é investigar mais informações sobre o seu público-alvo. Assim, você consegue criar uma estratégia mais completa. Para fazer essa análise, você pode usar ferramentas, como: Ubersuggest, SpyFu, QuickSprout, SEMrush, SimilarWeb, entre outros. 

Em um primeiro momento, essa pesquisa pode parecer complicada e cansativa. Ao poucos, entenderá o quanto ela é importante. 

Estabeleça os objetivos 

Agora que você já tem um vasto material em mãos, é hora de definir os objetivos das suas estratégias. O mais indicado é escolher um objetivo geral e um específico para cada campanha. Na prática, funciona da seguinte forma: objetivo geral (ganhar mais leads), objetivo específico: fidelização de consumidores. 

Existem vários tipos de objetivo no marketing: aumentar as vendas, fidelizar clientes, melhorar a visibilidade da marca, produtos ou serviços, fortalecer a marca, educar a audiência, construir boas relações e engajar os colaboradores da empresa. 

Para ajudá-lo na conquista dos objetivos, você pode automatizar algumas ações. Se pretende, por exemplo, educar a sua audiência nas redes sociais, conte com o apoio de ferramentas que têm recursos de agendamento. 

Crie um calendário editorial 

A produção de conteúdo não pode ficar de fora do plano de marketing digital. É por meio da comunicação que uma marca cria laços com a sua audiência. Então, você precisa definir qual será a linguagem utilizada, as pautas para cada canal e como será a interação com os leitores e seguidores. 

Defina as metas 

A definição de metas também é um item que não pode ser ignorado em uma estratégia de marketing digital. Para ajudá-lo nesse processo, você pode contar com o apoio do acrônimo Smart, que significa metas específicas, mensuráveis, alcançáveis, realistas e no tempo certo. 

Conheça a sua audiência 

Nunca é demais lembrar o quanto o conhecimento do público-alvo é importante para um plano de marketing digital. Você precisa conhecer quem são as pessoas atingidas com a sua publicidade. 

No ambiente digital, esse conceito evoluiu para a persona. Ao invés de conhecer somente características gerais sobre a sua audiência, você entende quais são os seus desafios, problemas, objetivos e sonhos. É construído um personagem fictício do consumidor ideal para o seu negócio. 

A construção da persona ajuda a entender o tipo de conteúdo que ela precisa em um determinado momento, o tom e estilo de linguagem, estratégias mais adequadas para a sua audiência e como elas buscam informações de qualidade. 

Identifique a etapa do consumidor 

Você também precisa conhecer em qual etapa da jornada está um determinado cliente. Ou seja: quais são as dores que ele está querendo solucionar? Em qual canal de comunicação ele descobriu a sua empresa? Como ele avalia a experiência com o seu negócio? 

Dessa forma, você consegue entender quais são os pontos fortes e fracos da sua marca e constrói uma experiência incrível para o usuário. Uma pesquisa interna, o comportamento nas redes sociais e as interações com a sua marca podem ajudá-lo a entender melhor a etapa de cada consumidor.

Defina as melhores estratégias 

Um dos maiores desafios do marketing digital é escolher quais serão as estratégias do seu plano. Nem sempre a opção que deu certo para uma empresa (x) será mais indicada para o seu negócio. O mais importante é sempre testar para escolher a melhor alternativa. 

Você pode optar por automação de marketing, blog, e-mail marketing, inbound marketing, marketing de conteúdo, marketing de afiliados, marketing para as redes sociais, publicidade, SEO e SEM. 

Monitore os resultados 

Vamos finalizar as nossas dicas falando sobre o monitoramento de resultados. Você precisa estabelecer como as estratégias serão acompanhadas. O Google Analytics é uma das melhores ferramentas para medir os resultados da sua marca no ambiente online. Ele mede o impacto de ações de blogs e sites. 

O lado positivo é que o próprio Google desenvolveu um curso com dicas básicas e avançadas sobre a ferramenta. O material é gratuito. É uma oportunidade incrível para aprender mais sobre dados. 

Para medir os resultados nas redes sociais, você pode utilizar a ferramenta da Bume. Ela apresenta relatórios completos das suas campanhas. Assim, você consegue entender quais foram os tipos de publicações que deram mais resultados e quais são os materiais que precisam ser revisados pelo seu time. 

Para um plano de marketing dar resultado, você precisa estabelecer um cronograma e definir quem será o responsável por cada tarefa. Se tiver dificuldades, pode terceirizar algumas etapas com a contratação de freelancers ou agências de marketing digital. 

Após descobrir quais são as principais informações sobre plano de marketing digital, acesse esse artigo e aprenda porque você deve utilizar um criador de sites em suas estratégias digitais. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!