Home ⠀Marketing digital O que é uma landing page? Confira características desse tipo de página.

O que é uma landing page? Confira características desse tipo de página.

Uma landing page, mais conhecida como página de captura, é uma estratégia muito utilizada no marketing digital. Seu principal objetivo é aumentar a conversão de visitantes em clientes, oportunidades ou Leads. A página de uma landing page é clara e objetiva, com informações apenas atreladas ao objetivo principal dela.

Em geral, no marketing de conteúdo, atrair visitantes para um site ou blog é o início de um processo mais longo de relação entre sua marca e aquele visitante, que pode, eventualmente, se tornar um cliente. Quanto mais diversificado, informativo e rico forem os conteúdos presentes no site, melhor será o primeiro contato do visitante.

Neste artigo, aprenda o que é uma landing page e veja algumas estratégias de como ela funciona.

O que é uma landing page e como ela funciona.

Uma das principais atuações de uma landing page é conseguir reunir os dados dos visitantes ao oferecer algum valor agregado. Por exemplo, quando um usuário preenche um formulário com seus dados para acessar um e-book, o site está utilizando uma landing page. Dessa forma, a landing page consegue trazer muitos benefícios para o marketing digital da empresa, alinhados aos objetivos da marca.

Com os dados principais dos visitantes, como nome e e-mail, várias ações podem ser realizadas. Vale destacar a construção de um bom relacionamento entre empresa/marca e as pessoas. Além de ser a possibilidade de informar a equipe de vendas sobre o perfil e desejo dos usuários.

Para as estratégias de marketing digital, a landing page também auxilia na construção das personas do negócio (segmentar contatos), definição dos leads (Lead Scoring) e redução de custos de aquisição de clientes, sendo uma página extremamente útil para diversas finalidades.

Então, quais são os tipos de landing page?

Após gerar uma atenção e interesse aos visitantes, as estratégias de marketing vão provocar o desejo e a ação. Isso vai fazer com que os usuários cheguem ao objetivo final. Dependendo de cada objetivo, podem ser utilizados diferentes tipos de landing page. Confira alguns exemplos:

Página de captura de contatos.

Este é um dos tipos de landing page mais conhecidos. Por meio de um formulário, o visitante preenche seus dados pessoais para obter algum conteúdo extra. Esses conteúdos são de acesso exclusivo para quem faz o cadastro. Podem ser: e-books, inscrição em webnários, infográficos, pesquisas, entre outros.

Com esses dados, então, você pode criar um relacionamento com esse visitante e, eventualmente, convertê-los em clientes.

Página de confirmação pendente

Este recurso é utilizado quando é necessário que a pessoa confirme e conclua seu cadastro. Normalmente, é utilizado quando alguém acessa um site e deseja obter algum conteúdo ou serviço, realizando um cadastro prévio. Um e-mail é direcionado a esse usuário para que seu contato seja confirmado.

Página de vendas

A página de vendas utiliza um recurso poderoso para impulsionar a ação da compra de produtos ou serviços: o convencimento. Realizada em modelo de oferta, a página deve abordar: benefícios, dúvidas e como aquele produto ou serviço revolve os problemas.

As estratégias que colaboram com o convencimento do usuário são comentários de consumidores e um detalhamento com perguntas e respostas. Após convencer o lead, a página deve direcioná-lo para sua página de pagamento.

Página de agradecimento

Esta é a página final, no momento em que se finaliza uma conversão. Pode ser utilizada após uma compra, um download de algum conteúdo, como e-book, inscrição ou formulário. Serve para estreitar o relacionamento com o usuário.

Então, qual a função de uma landing page?

Uma landing page nada mais é do que uma página de entrada ou destino dentro de um site. Elas têm a função de direcionar os usuários em seu processo de conhecimento sobre produtos e serviços até chegarem à compra. Durante esse processo, os dados dos usuários podem ser colhidos a fim de convertê-los em leads e clientes, promovendo engajamento e fidelizando.

Qual a estrutura de uma landing page de sucesso?

Agora você vai conhecer os principais elementos que fazem parte da estrutura de uma landing page de sucesso.

Títulos

Os títulos devem ser simples e objetivos. A pessoa que interagir com esta página deve captar a mensagem facilmente para ter a certeza que, de fato, é o que despertou o seu interesse. E também deve estar claro qual o benefício (conteúdo) que o visitante terá acesso. Dessa forma, não haverá espaço para decepções ou enganos, pelo contrário, o ajudará no processo de relacionamento com a marca.

Cores

As cores, principalmente no marketing, têm significados importantes. Trabalhadas neste contexto da página ajudam no processo de identificação dos conteúdos. Elas também podem se relacionar com a identidade visual da empresa e no processo de identificação e entendimento das mensagens.

Descrição

Uma das partes da estrutura da landing page é a descrição. Nela, a mensagem deve ser sucinta para facilitar o entendimento do visitante. Também costumam ser utilizadas frases curtas, com as principais caraterísticas da oferta. Podem conter números e vídeos explicativos e apesentar palavras em negrito para facilitar a identificação das partes em destaque.

Formulário

Aqui é onde a conversão começa a acontecer em uma das partes mais importantes da estrutura da página: o formulário. Presentes nas páginas de captura, os formulários devem ser claros e colher dados dos usuários mais importantes naquele momento. Em geral, são poucas perguntas para não tomar muito tempo das pessoas. Os dados mais recorrentes presentes no formulário são nome, e-mail e telefone.

CTA’s

As “call to action”, do inglês: chamada para ação, são como convites para que os visitantes tomem alguma ação, como acessar outro site, baixar um material ou entrar em contato com você. Para cada objetivo, os CTAs são essenciais em uma landing page.

Requisitos para o sucesso de uma landing page.

É importante destacar também os requisitos que a página precisa ter para ser um sucesso de conversão. Para ter sucesso na sua estratégia, você pode prestar atenção especial em alguns detalhes, como:

  • Realizar testes: assim você, com o tempo, aprende o que funciona e o que não funciona para seu público.
  • Trabalhar técnicas SEO, definindo palavras-chave.
  • Aplicar formulários inteligentes.
  • Otimizar a página para dispositivos móveis: grande parte dos usuários acessam internet somente pelo celular. Sua página deve estar otimizada para oferecer uma melhor experiência.
  • Ter um layout simples e atrativo.

Viu quais são os muitos benefícios que uma landing page pode trazer para o seu negócio? Agora que você já sabe um pouco mais do que é landing page, acesse o artigo e veja como fazer uma landing page de sucesso.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!