Home ⠀Twitter Twitter Analytics: o que é e como usar os dados para melhorar seu perfil.

Twitter Analytics: o que é e como usar os dados para melhorar seu perfil.

Imagine que você vai fazer uma viagem de carro. Pegar estradas que nunca viu e viajar por um caminho que você obviamente não sabe de cor. Você sairia sem um GPS ou alguma ferramenta para se guiar? Provavelmente não, não é? 

Quando começamos uma estratégia de marketing digital é como ir fazer uma viagem de carro, e o nosso “GPS” são os nossos dados. Todos os dados que temos acesso servem para nos ajudar a tomar melhores decisões na hora de construir uma estratégia bem sucedida. 

E por isso, hoje nós vamos falar sobre uma ferramenta que se chama Twitter Analytics. Uma ferramenta que o Twitter disponibiliza para você analisar dados dentro da plataforma e criar uma estratégia cada vez mais alinhada com os seus objetivos e com o seu público. Vamos lá? 

O que é o Twitter Analytics?

Twitter Analytics é uma ferramenta gratuita que o Twitter disponibiliza e que serve para fazer a análise de dados importantes para você dentro da plataforma. Quando começamos a produzir conteúdo nas redes sociais, tão importante quanto a qualidade do que produzimos é a análise de como aquele conteúdo performa online. 

Portanto, se a sua estratégia de marketing digital envolve o Twitter, uma das maneiras de analisar se as ações que você fez tem funcionado, é utilizando o Twitter Analytics. 

O que o Twitter Analytics mede?

O Twitter Analytics mede basicamente três pontos:

  1. A atividade e o engajamento do usuário;
  2. Os interesses, localização e demografia dos seus seguidores;
  3. A performance dos seus posts;

Porém, o Twitter Analytics tem uma variedade imensa de métricas que você pode analisar individualmente baseada na sua estratégia. Algumas delas são: 

  • Tweets: número de vezes que você Tweetou.
  • Impressões do Tweet: número de vezes que as pessoas veem seu Tweet na timeline delas, nos resultados da busca ou no seu perfil.
  • Visitas ao perfil: o número de vezes que as pessoas acessaram seu perfil.
  • Menções: o número de vezes que o seu “@” foi mencionado em Tweets
  • Novos seguidores: o número de seguidores que você ganhou
  • Tweet em destaque: o Tweet que recebeu o número mais alto de impressões

Reparou que grande parte das métricas estão focadas no usuário? Pois é! Por isso, antes de começar a produzir conteúdo para essa rede, é necessário identificar a sua persona do Twitter. E detalhe, a sua persona de outras redes sociais pode não ser a mesma do Twitter. Então é necessário fazer esse mapeamento antes de começar a produzir o conteúdo de fato. Se não, você corre o risco de gastar tempo produzindo uma coisa que ninguém está interessado em ver. 

Agora que já estabelecemos o que é o Twitter Analytics e como ele funciona, vamos elencar os principais benefícios para você utilizar essa ferramenta. Vamos lá?

Conhecer que tipo de conteúdo o seu público gosta

No Twitter Analytics você tem acesso a muitos dados do seu público. Qual tweet eles gostaram mais, qual anúncio performou melhor, qual vídeo teve o maior número de visualizações, qual tweet teve a maior quantidade de retweets, e assim sucessivamente. 

Saber esses dados sobre o seu público ajuda a saber que tipo de conteúdo eles gostam mais, e assim começar a produzir cada vez mais conteúdos alinhados com o gosto deles.

Vamos a um exemplo. Vamos supor que o seu conteúdo de maior sucesso seja por exemplo infográficos. Você viu analisando as suas métricas que toda vez que você posta um conteúdo no formato de infográfico você tem um engajamento alto. Logo, você sabe que quando precisar de um engajamento alto em um post específico, talvez fazê-lo no formato de infográfico te ajude a conseguir isso mais facilmente. 

Conhecer como o seu público se comporta

Com o Twitter Analytics você tem acesso a muitos dados. Incluindo dados geográficos, comportamentais e demográficos. Com esses dados em mãos você consegue otimizar a sua produção de conteúdo para que ela seja cada vez mais direcionada aos interesses da sua persona. 

Se você sabe por exemplo que o Twitter é uma rede social de consumo rápido e que dificilmente pessoas irão parar para ler/assistir coisas grandes, não invista em propostas assim! Antes de produzir seu conteúdo lembre-se de adequá-lo tanto ao público quanto a plataforma escolhida. 

Analisar a performance dos seus anúncios 

Se você veicula anúncios no Twitter, por meio do Twitter Analytics você consegue avaliar a performance dos seus anúncios, verificar se estão indo bem ou mal e o que você pode fazer para melhorá-los.

Além disso o Twitter Analytics disponibiliza um local chamado Painel de Campanhas, o qual mostra todos os resultados que você precisa para otimizar a sua campanha de Ads, como:

  • Impressões – Quantas vezes seus anúncios foram vistos por usuários do Twitter.
  • Resultados – São as ações vinculadas diretamente aos seus objetivos de campanha. Por exemplo, se sua meta for cliques no website, os resultados monitorados serão cliques no link.
  • Taxa de engajamento – O número de impressões de seus anúncios dividido pelo número de resultados.
  • Custo por resultado (CPR) – Quanto você paga, em média, por cada ação relevante que as pessoas realizam nos seus anúncios.

Você consegue fazer anúncios mesmo que não tenha muito tempo ou conhecimento para criá-los com o Quick Promote:

Antes de te falar sobre esse benefício super interessante, vou te explicar como funciona anunciar no Twitter. O Twitter oferece três opções para fazer anúncios. São elas:

Campanhas baseadas em objetivos:

Essa opção foi feita para pessoas que têm metas de publicidade específicas, como reconhecimento da marca, visualizações de vídeos, entre outros. Cada um dos objetivos de campanha permite segmentar públicos personalizáveis no Twitter, e você sempre poderá controlar as datas de exibição e o orçamento total da sua campanha. 

Modo de promoção do Twitter:

Essa opção foi feita para pessoas que não têm muito tempo mas que ainda assim desejam estender o alcance de seus Tweets por uma taxa mensal fixa. O Modo de Promoção do Twitter automatiza os esforços de marketing de marca por uma taxa mensal fixa, e você poderá escolher entre a segmentação de uma região geográfica ou um interesse específico. Assim, os Tweets são promovidos automaticamente sem precisar interagir ou configurar campanhas no Gerenciador de Anúncios.

Quick Promote:

O Quick Promote foi feito para pessoas que desejam escolher rapidamente os Tweets que gostariam de promover. Usando essa ferramenta, o seu Tweet é promovido automaticamente para a área geográfica em que sua conta do Twitter Ads está configurada.

Além disso, o Quick Promote é uma boa maneira de ver se o Tweet que você quer promover chama a atenção dos usuários antes de criar uma campanha baseada em objetivos. 

Você pode exportar os dados no formato CSV.

Quando você tem acesso aos dados do Twitter Analytics, pode querer colocá-los em um só lugar para melhorar a visualização ou até mesmo fazer um relatório. Nesse caso basta exportar os dados em formato CSV.

Assim você consegue abrir esses dados ou no Excel ou no Google Sheets e estudar com profundidade os dados que você desejar.

Como aumentar meu engajamento usando o Twitter Analytics?

A principal maneira de usar o Twitter Analytics para aumentar seu engajamento é analisar os dados de maneira inteligente. Se o Twitter Analytics vai te informar essa quantidade de dados sobre as suas ações, use-os da melhor maneira possível! 

Se o melhor tweet é sempre um formato “x”, trabalhe mais esse formato! Se vídeos performam bem no tráfego orgânico, que tal tentar fazer um anúncio com eles? 

Se em um horário específico do dia os tweets tem um engajamento maior, que tal testar tweetar sempre naquele mesmo horário?

Se ação “y” sempre dá resultado, que tal promovê-la para quem sabe atingir os Trending Topics? Tudo depende do que você quer alcançar e quais são os objetivos da sua estratégia!

Além disso, o Twitter Analytics fornece a informação dos “ Top 10 interesses dos seus seguidores”, o que te ajuda a descobrir quais temas eles mais gostam e possibilita que você trabalhe-os em diferentes formatos. 

Conclusão

Como vimos, o Twitter Analytics é uma ferramenta quase obrigatória para quem tem uma estratégia de marketing digital que envolve a plataforma. Ter dados tão relevantes e com tanta precisão é importantíssimo para desenvolver uma estratégia que de fato funcione. 

Tendo em mãos os dados necessários você consegue avaliar o que vem dando certo e o que vale a pena ou retirar da estratégia, ou traçar um plano para melhorar. 

Lembre-se que o que são métricas de vaidade para algumas empresas podem não ser para a sua! Então tenha cuidado na hora de analisar as métricas para ter certeza que está escolhendo as que de fato vão fazer diferença na sua estratégia de marketing digital.

Gostou de conhecer tudo sobre o Twitter Analytics? Agora você já pode criar a sua conta e começar a usar para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. E se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, não esqueça de conferir esse artigo do nosso site: Tudo sobre o Twitter para empresas para você alavancar seus resultados nas redes sociais.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!