Home Gerenciamento de Redes SociaisInstagram O Instagram pretende lançar monetização do IGTV para criadores
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

O Instagram pretende lançar monetização do IGTV para criadores

print da tela de Monetização do IGTV

A possibilidade de monetização do IGTV está mais próxima.

A notícia foi descoberta e divulgada pela especialista em Engenharia Reversa, Jane Manchun Wong. Segundo ela, o trabalho para implementar anúncios já está sendo feita pela plataforma com o objetivo de permitir aos influenciadores obterem ganhos financeiros.

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou a informação. Após a publicação de Wong, em 7 de janeiro de 2020, o gestor se pronunciou: 

“Não é segredo que estamos explorando isso. Primeiro, nos concentramos em garantir que o produto seja relevante — caso contrário, haveria pouco para monetizar em primeiro lugar. O IGTV ainda está no começo, mas está crescendo e, portanto, estamos explorando outras maneiras de torná-lo sustentável para os criadores”.

O que isso significa para marcas e instagrammers? Vamos explicar melhor neste artigo.

A monetização do IGTV

O IGTV foi lançado há quase dois anos com o objetivo de competir com o YouTube. Desde então, marcas e influenciadores cobram uma forma de monetizar por meio da plataforma. Desde abril de 2019, já existiam rumores de que a alternativa estava sendo considerada.

Em fevereiro de 2020, chegou a confirmação. Na tela divulgada, foi mostrada uma mensagem que afirma que, assim que é iniciada a monetização pelo IGTV, o usuário aceita participar das políticas do Programa de Parceiros do Instagram.

Portanto, serão cobrados alguns detalhes para se tornar elegível. Ainda não sabe quais serão esses requisitos. De toda forma, as expectativas são positivas, especialmente porque a falta de monetização com o IGTV é apontada como uma das razões para o recurso não ser tão usado quanto esperado.

Conheça outras novidades sobre o Instagram:

👉 Atualizações Instagram 2020

👉 Instagram testa reações com emojis nas mensagens diretas

👉 Sugestões de unfollow no Instagram, descubra essa novidade

IGTV x YouTube: um breve comparativo

A principal rede social de vídeos ainda é o YouTube. Com mais de 1,8 bilhão de usuários ativos no mundo, a plataforma ganhou mais de 15 bilhões de dólares só com anúncios em 2019.

Por sua vez, o Instagram mais de 1 bilhão de usuários. Com o recurso Melhores Amigos do Instagram, lançado em 2019, e o IGTV, a tendência é aumentar a utilização e consolidar ainda mais a rede social.

O recurso IGTV foi lançado justamente para competir com o YouTube. No entanto, a falta de monetização impediu a criação de vantagem competitiva. Desse modo, a ferramenta ficou fraca e não alcançou popularidade.

Com o Programa de Parceiros do Instagram e a possibilidade de monetizar pelo IGTV, a expectativa é fazer frente ao YouTube e ao TikTok, a rede social que vem crescendo e que também tem nos vídeos sua principal ferramenta.

Outro detalhe são as assinaturas. O YouTube já oferece esse recurso com a versão Premium. Nesse caso, o acesso é feito sem anúncios. Ainda é possível fazer download dos vídeos e tocar em segundo plano.

Ainda é impossível saber quais serão os detalhes do IGTV. Por isso, é inviável fazer uma comparação mais acertada com o YouTube. Ainda assim, o que se espera são recursos similares ao do YouTube, ainda que eles surjam aos poucos.

Agora ficou claro o que é a monetização do IGTV e que a mudança deve ser implementada em 2020 ainda. Afinal, essa já é a intenção há algum tempo. Então, aproveite para aprender mais sobre essa funcionalidade que é uma promessa para esse ano. 

Achou interessante saber mais sobre a monetização do IGTV e quer se atualizar sempre? Assine nossa newsletter e receba as notificações!

Você também pode gostar