Home Marketing e Vendas Melhores Amigos para perfis empresariais: o passo a passo de como usar
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Melhores Amigos para perfis empresariais: o passo a passo de como usar

O Melhores Amigos do Instagram tem sido uma excelente estratégia para criadores de conteúdo na internet. Mas empresas também podem utilizar a funcionalidade para agregar valor e estreitar o relacionamento com clientes. 

Neste artigo abordaremos estratégias fundamentais para que você consiga aplicar a sua estratégia de Close Friends para Empresas.

A ideia é demonstrar um passo-a-passo para quem não sabe ainda como começar. Assim, você estará apto para começar a tão falada estratégia de Close Friends.

 

Passo 1 – definir o objetivo: 

Antes de qualquer coisa, é preciso que você defina o seu objetivo de usar o Melhores Amigos: deseja melhorar o relacionamento, ser institucional ou aumentar as vendas? Isso vai ser definitivo para que você determine o que vai ser útil para o momento: conteúdo sobre promoções, relacionamento ou clubes de benefícios, por exemplo.

Somente com um objetivo bem definido é que será possível você conseguir selecionar as pessoas certas para a lista de Melhores Amigos e produzir conteúdo bem direcionado para conseguir obter os resultados mais esperados.

 

Passo 2 – escolher os integrantes

Ao contrário do Melhores Amigos pago, para empresas é preciso definir qual será o critério para selecionar os seguidores para o seu Close Friends. Você poderá escolher por ticket médio, influenciadores, embaixadores da marca, aqueles que engajam mais, enfim. Defina um critério e mostre aos seus seguidores que eles são especiais. 

É importante reforçar que o motivo de seleção deve estar ligado aos seu objetivo. Isso é fundamental para que as metas estabelecidas sejam alcançadas. Caso você defina como “vender mais”, o seu objetivo, talvez integrantes que comprem com frequência ou que têm um engajamento maior com a sua marca sejam melhores do que optar por ticket médio, por exemplo.

 

Passo 3 – definir o calendário editorial

Evite seguir receitas de bolo. O calendário editorial para seu público é particular e você precisa levar em consideração os hábitos de consumo, o tipo de produto e conteúdo oferecido e até mesmo o objetivo, entre outras particularidades. 

Por isso, depois que você tem o objetivo e o critério estabelecidos para começar, é preciso definir um calendário editorial exclusivo para o Melhores Amigos. Para isso, você precisa:

  • conhecer bem os hábitos do seu público nas redes sociais, para achar a melhor frequência e os melhores horários;
  • saber o que eles querem ver nas redes para acertar no conteúdo;
  • ter controle das publicações e não se perder no que publica nas redes;
  • manter uma boa frequência de conteúdos;
  • Você também precisa definir o que será publicado, como:
  • bastidores da empresa;
  • dicas com especialistas;
  • tirar dúvidas com os colaboradores especialistas, entre outros.

Aproveite para usar e abusar dos recursos de interação, como stickers de pergunta ou enquete. 

Por meio desse calendário, você terá mais controle das datas de publicação e prazos para produção de conteúdo, além do controle de pautas e temas. 

 

Passo 4 – comunique e lance o Close Friends

Monte uma estratégia de comunicação que garanta que os seguidores que não fazem parte da lista não sintam que estão sendo desprivilegiados. Para isso, seja transparente ao expor os requisitos para fazerem parte. Além disso, faça uma gestão rígida da lista, para não acontecer de pessoas permanecerem na lista mesmo após não se encaixarem mais nos quesitos. Principalmente, quando esses critérios não forem permanentes, é importante ter uma boa gestão ou contar com uma ferramenta própria para isso.

 

Passo 5 – seja constante

Pode parecer mentira, mas acredite: algumas empresas ignoram todo o planejamento feito e perdem o ritmo das publicações. Cuidado: se sua empresa fizer isso, pode frustrar muito os seus clientes. Principalmente se o critério de seleção de usuários está ligado a algum investimento. Além de decepcioná-los, você corre o risco de enfrentar uma crise de imagem no Instagram.

Então, respeite a constância das publicações, com conteúdo útil, relevante e que seja interessante para o seu público. Também não vale manter com publicações inúteis ou não exclusivas. Basta fazer o calendário de maneira correta, pensando na consistência e seguir.

 

Passo 6 – faça a gestão

É muito complicado você colocar critérios para as pessoas chegarem e permanerecem na sua lista de Melhores Amigos e não fazer a correta gestão dessa lista. Colocar ou manter pessoas que não estão nos critérios ou deixar de adicionar quem está, pode ter o mesmo fim que a displicência com a consistência de conteúdo.

Por isso, contar com ferramentas de gestão pode ser o primeiro passo para você se livrar da dor de cabeça da gestão burocrática do negócio e passar a se preocupar apenas com a execução da estratégia. O envio de cobranças e a adição de pessoas na sua lista é algo que já pode ser controlado por ferramentas de gestão de Melhores Amigos.

O que achou das estratégias que listamos. Você já utiliza alguma delas em seu negócio?

Aproveite para acessar o curso completo de Close Friends oferecido pelo Bume. 

 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário