melhor horário para publicar nas redes sociais? Te mostramos
Home ⠀Marketing digital Sem segredos! Te contamos qual o melhor horário para publicar nas redes sociais

Sem segredos! Te contamos qual o melhor horário para publicar nas redes sociais

Melhor horário para publicar nas redes sociais

Quando você define seu calendário de postagens de social media, precisa considerar o melhor horário para publicar nas redes sociais. O motivo para essa recomendação é muito simples: essa é a melhor forma de ter um bom alcance e atingir resultados mais significativos.

A depender do segmento de atuação e do canal utilizado, os melhores horários e dias da semana mudam. No entanto, existem padrões que podem ser seguidos para testar os resultados no seu negócio.

São eles que vamos mostrar neste post. Que tal saber mais e entender por que sua empresa precisa atentar a eles?

A importância de definir o melhor horário para publicar nas redes sociais

Em todo o mundo, as redes sociais têm mais de 2,3 bilhões de usuários. Esse grande número de pessoas é positivo, porque favorece o contato das empresas e dos influenciadores com potenciais interessados em seus conteúdos, produtos e serviços.

Por outro lado, esse número amplo de usuários dificulta a busca por aqueles consumidores certos, ou seja, que têm mais chance de consumidor os itens. É aqui que entra a necessidade de definir o melhor horário para publicar nas redes sociais.

A depender do seu público nos diferentes canais, há uma propensão maior dos seguidores acessarem seus perfis em determinados momentos do dia. Esses períodos têm maior potencial de alcance.

Em outras palavras, se há mais seguidores acessando a internet na quinta-feira, às 19h, esse é o momento em que você tem mais chance de receber interações. Quanto mais engajamento tiver, maior é o potencial de atrair clientes e fechar negócios.

Entendeu como o processo funciona? É por isso que, ao publicar os posts nos horários ideais, o crescimento do tráfego chega a ser de 39%. Assim, você aumenta o reconhecimento dos clientes e sua reputação.

O melhor horário para publicar nas redes sociais

Os diferentes canais têm particularidades e públicos diversos. Desse modo, os melhores horários de postagem são variados. A seguir, vamos apresentar a média global nas 5 principais mídias sociais do Brasil. Confira!

Facebook

O Facebook é a rede social mais usada no Brasil, com 97,5% das menções feitas na pesquisa Social Media Trends 2019. Na maior parte das vezes, é usado em casa e no trabalho, tanto em dias úteis quanto nos finais  de semana. O tempo médio de acesso dos brasileiros é de 1h28min.

No mundo, o maior percentual de usuários é composto por mulheres (77%), que moram nas áreas urbanas (71%) e com educação universitária (74%). Devido a essas características, o melhor horário para postar nessa rede social é às 13h, se você tiver a intenção de alcançar um número maior de compartilhamentos.

Se seu objetivo for conquistar um grande número de cliques, o melhor é publicar depois das 15h. Se quiser ficar fora esses horários, você também pode ter bons resultados. Como a concorrência é menor, seu post pode atrair seguidores mais fiéis.

Aproveite para explorar o que há de melhor no marketing para Facebook no vídeo a seguir.

Instagram

O foco é o uso em dispositivos móveis. A maior parte dos usuários tem entre 18 e 29 anos. Com isso, está em segundo lugar no Brasil, com 92,5% dos acessos. No mundo, o acesso diário válido para 57% das pessoas e 35% visitam o app várias vezes ao dia.

Para ter uma ideia, os brasileiros passam, em média, 1h32min conectados a essa rede social. Praticamente todo esse tempo é válido para acesso por dispositivos móveis. Por esse motivo, não existe um horário específico a ser postado.

A exceção é de segunda a quinta, das 15h às 16h. Esses são horários com menor número de usuários conectados. Além disso, o algoritmo do Instagram reorganiza os feeds por atualidade, relacionamento anterior com a marca e probabilidade do usuário se interessar pelo conteúdo.

Uma dica é agendar as postagens para depois do horário de trabalho. O motivo? As maiores empresas do mundo postam a maior parte do seu conteúdo durante o dia. Após às 18h, existe uma queda. Com isso, pode ser uma boa oportunidade para garantir engajamento.

Powered by Rock Convert

Ainda existe o período das 6h às 12h. Esse momento é recomendado, porque é o período em que os usuários analisam seus feeds. Ao mesmo tempo, a frequência de publicação é baixa.

Twitter

As características diferentes do Twitter fazem com que exista um horário melhor de publicação nas redes sociais — apesar dessa afirmação parecer estranha. O microblog é usado em casa e no trabalho, especialmente por pessoas entre 18 e 49 anos. A utilização principal é para acompanhar notícias.

Como os tweets têm vida curta, o horário mais indicado de postagem é entre as 12h e as 15h, de segunda a sexta. Outro momento recomendado é das 17h às 18h, nas quartas-feiras. É importante destacar que os negócios B2B têm 14% mais engajamento em dias úteis. Por sua vez, as empresas B2C têm resultado melhor nos finais de semana.

Analisando retweets e taxas de cliques, os índices mais altos são registrados entre as 12h e as 18h. O horário com maior número de retweets é às 17h.

Aproveite para aprender mais sobre o marketing no Twitter no vídeo a seguir!

LinkedIn

O LinkedIn tem mais de 500 milhões de usuários no mundo. Com o foco no profissional, a rede social tem a maior parte dos acessos feita por smartphones.

A faixa etária predominante é dos 30 aos 64 anos. Pode ser uma boa fonte de geração de leads de qualidade para negócios B2B.

Por todas essas características, o melhor horário para publicar nessa rede social é das 9h às 18h, em dias úteis. Isso porque boa parte dos usuários deixa de acessar o LinkedIn quando sai do trabalho.

O horário ideal ainda é das 10h às 11h na terça-feira. Esse é o momento em que é possível gerar maior engajamento, com cliques e compartilhamentos.

YouTube

O foco em vídeos faz o YouTube ser tanto um canal de entretenimento quando uma forma de ver palestras, notícias, informações gerais etc. Por isso, o melhor momento de publicação é das 12h às 16h, se for durante a semana.

Nesses casos, a visualização ocorre mais no período da noite. Em relação aos dias da semana, os melhores dias para conteúdos novos são quintas e sextas. Entre as 9h e as 11h da manhã aos sábados e domingos também é viável, já que muitos usuários assistem aos novos vídeos no final de semana.

Agora ficou mais fácil saber quando é o melhor horário para publicar nas redes sociais, certo? Para todas essas mídias, é preciso contar com uma ferramenta de agendamento para evitar a perda desses bons momentos. É aqui que entra o Bume.

A ferramenta de gestão completa de redes sociais oferece o recurso de agendamento e do melhor horário para postagem. Isso porque coleta os dados e os fornece para você. Assim, você aproveita os períodos.

Lembre-se de que o melhor horário para publicar nas redes sociais varia, inclusive de acordo com a sua empresa. Por isso, ter esses insights estratégicos é fundamental.

E você, achou interessante esse assunto e quer alcançar melhores resultados? Conheça a função de agendamento do Bume e alcance o sucesso!

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!