Marketing local: entenda como colocar em prática
Home ⠀Marketing digital Se você tem um espaço físico, precisa investir em uma estratégia de marketing local

Se você tem um espaço físico, precisa investir em uma estratégia de marketing local

Marketing local

Nós falamos muito de estar na internet para atrair pessoas e vender para o Brasil inteiro. No entanto, uma estratégia tão importante quanto essa é o marketing local. Aqui, você também vai usar os meios online para alcançar bons resultados. A diferença é que vai agir na região em que se encontra.

Como fazer isso? Essa afirmação pode parecer estranha, mas é passível de ser colocada em prática de diferentes maneiras. Basta ter criatividade e usar as estratégias a seu favor.

Quer saber mais? É só continuar lendo e ver como as nossas dicas vão alavancar os resultados da sua empresa a partir de ações locais de marketing. Assim, você vai se diferenciar da concorrência e arrasar.

O que é o marketing local?

Para começar, você precisa entender que o marketing local consiste em um conjunto de práticas que promovem a sua empresa a partir da segmentação geográfica. Isso significa que os recursos do marketing digital serão usados, mas com o objetivo de atingir as pessoas que estão ao seu redor.

Devido a essa característica, é uma estratégia bastante indicada para lojas físicas. Podem ser pequenos negócios, unidades franqueadas ou até mesmo filiais de companhias grandes. A diferença dessas últimas alternativas é que elas precisam seguir as regras da organização.

Enquanto isso, a pequena empresa tem liberdade para fazer o que quiser e tem mais chance de se destacar por causa disso. Algumas ações, inclusive, chegaram a ganhar destaque nacional pelas descrições engraçadas dos produtos ou dos serviços.

Apesar de não ser voltado para a venda, a página do Facebook da Prefeitura de Curitiba foi um exemplo de sucesso em marketing local ainda em 2014. Na época, o perfil ficou conhecido por criar postagens com bom humor, criatividade e um toque de nerd.

Atualmente, a página adota uma comunicação mais séria. No entanto, alguns bons exemplo de publicações entre 2014 e 2015 foram os que apresentamos a seguir:

Para quem não sabe, Curitiba é conhecida por estar sempre cinzenta. Por isso, as brincadeiras constantes com o clima, já que o céu está sempre fechado e é difícil pegar um dia totalmente ensolarado. Essa foi uma das “pegadas” para garantir boas postagens locais em marketing.

Atualmente, um exemplo semelhante é o Instagram da Prefeitura de Florianópolis. Com tiradas e posts “fofíneos”, o sucesso é garantido na cidade e na região. Veja alguns exemplos.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Florianópolis (@prefflorianopolis) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Florianópolis (@prefflorianopolis) em

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Prefeitura de Florianópolis (@prefflorianopolis) em

Ixtepô é um termo usado pelos manezinhos da ilha (naturais de Florianópolis) para chamar uma pessoa.

Como essa estratégia ajuda empresas locais a ter sucesso?

Assim como o marketing tradicional, o local tem o objetivo de alavancar as vendas, mesmo que de forma indireta. No entanto, o diferencial dessa estratégia é colocar o atendimento presencial como um diferencial.

Afinal, para cidades menores, é uma forma de se destacar e atrair mais pessoas ao postar produtos e serviços oferecidos. Nos de médio e grande porte, uma maneira de mostrar que sua empresa está em determinado endereço e as pessoas não precisam gastar tempo com o trânsito.

Mais do que isso, muitas pessoas optam por fazerem suas compras no comércio do bairro ou da cidade, justamente para valorizar os lojistas menores. Qualquer que seja a alternativa, o marketing digital local se torna eficiente porque foca o consumidor final, aquele que está perto do seu estabelecimento e pode comprar seus produtos ou serviços quando quiser.

Por isso, são considerados hábitos de consumo, questões econômicas, costumes e cultura da região. O resultado é um trabalho muito mais direcionado, que traz resultados claros.

Por exemplo, imagine que você está na rua X e tem uma loja de presentes. A 200 metros, há um estabelecimento do mesmo gênero. O que fará o consumidor optar pelo seu?

Basicamente, os diferenciais que sua empresa apresentar. É aqui que entra o marketing local. Você indica o que sua loja oferece, as promoções e outros aspectos relevantes e tem mais chance de chamar a atenção.

MR - 2 | Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a práticaPowered by Rock Convert

Quais canais trazem melhores resultados?

Ser eficiente com as estratégias de marketing local depende do uso de meios adequados para a comunicação. Afinal, de nada adianta você criar um perfil em uma rede social, por exemplo, se os seus potenciais clientes estão em outro lugar.

É preciso acertar o alvo para receber o retorno esperado. Então, quais canais trazem melhores resultados? Veja algumas alternativas.

Google Meu Negócio

Investir nessa ferramenta é a maneira mais fácil de obter resultados locais sem investir dinheiro. Tudo isso porque o Google Meu Negócio é voltado justamente para reforçar o marketing regional.

O processo é simples: basta inserir a sua empresa e suas características em um perfil específico criado na página do Google My Business. A partir disso, o consumidor tem acesso a:

  • endereço;
  • telefone;
  • site;
  • localização no mapa;
  • distância do local em que está;
  • produtos e serviços oferecidos;
  • imagens;
  • avaliações de consumidores.

Assim, quando ele pesquisar pelas palavras-chave cadastradas no seu perfil, vai se deparar com a sua empresa e as informações. Por exemplo, imagine que você busque por canecas personalizadas em Moema. 

Além dos anúncios, o Google apresentará o mapa com várias opções de lugares. Ali, estão todos os perfis cadastrados no Google Meu Negócio. Assim mesmo, em destaque. Quer coisa melhor para chamar a atenção de um consumidor?

Perceba também que a pessoa que pesquisa por um local e palavra-chave já tem intenção de comprar. Novamente, está aí a oportunidade de você vender.

Google Ads

Crie anúncios segmentados para atrair o público da sua região por meio do Google Ads. Essa estratégia deve estar relacionada às outras já citadas, que são orgânicas. Desse modo, você consegue resultados em curto prazo — devido às campanhas — e consistentes ao mesmo tempo.

Aqui, também são usadas palavras-chave que favorecem o aparecimento dos seus perfis nas redes sociais e do seu site nos primeiros lugares da página de resultados do Google. Assim, você tem uma atuação mais acertada.

Instagram

Voltado para imagens, o Instagram é uma rede social excelente para vender produtos. Mais do que fazer postagens e divulgar os itens vendidos, você tem a oportunidade de interagir com os potenciais clientes, fortalecer a sua marca e fechar negócios pelo Instagram Shopping.

Ainda é possível usar as hashtags para fazer uma espécie de segmentação. Você atrai as pessoas específicas e ainda consegue mensurar os esforços pelos relatórios gerados, especialmente se usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais.

10 dicas para tirar boas fotos de produtos para redes sociaisPowered by Rock Convert

Por que atrair pessoas da sua região?

Basicamente, as redes sociais e o seu site são como vitrines virtuais. Eles servem para apresentar as informações básicas para os clientes. A partir disso, eles fazem a escolha de qual estabelecimento comprar.

Portanto, essas ferramentas fortalecem a estratégia de marketing local. Afinal, é importante lembrar de que muitos consumidores optam por pesquisar na internet antes de comprar na loja física. Para ter uma ideia, uma pesquisa de 2019 apontou que 97% dos usuários adotam essa prática.

O mesmo levantamento ainda mostrou que 64% dos consumidores querem que as lojas tenham informações atualizadas em todos os canais e 62% preferem receber sugestões de ofertas assim que abrem o site ou as redes sociais. Portanto, fica claro que essa é uma grande oportunidade para causar uma boa impressão, certo?

via GIPHY

Como aplicar o marketing local para sua empresa?

Chegamos à parte prática. Mais do que saber a importância da estratégia local de marketing, é necessário saber aplicá-la no seu negócio. Por isso, apresentamos algumas dicas abaixo.

Tenha uma conta no Google Meu Negócio

Abrir um perfil nessa ferramenta é uma forma de fazer uma espécie de anúncio gratuito, já que o Google Meu Negócio funciona de maneira diferente. Por isso, sua empresa aparece, mesmo que o site ou as redes sociais estejam mal ranqueadas na SERP.

Publique com frequência nas redes sociais

Ter perfis movimentados é fundamental para o engajamento e os bons resultados. O ideal é organizar um calendário editorial para definir as publicações das próximas semanas e já deixar tudo agendado.

Você ainda pode simplificar o trabalho com uma plataforma de gestão de redes sociais, como o Bume. Assim, você publica ou agenda a data no Instagram, no Google Meu Negócio, no LinkedIn e no Twitter de uma só vez.

De quebra, ainda descobre o melhor horário para publicar, conforme os períodos com maior presença dos consumidores nas redes sociais. Dessa maneira, a chance de aumentar a interação é maior.

Calendário para redes sociaisPowered by Rock Convert

Use palavras-chave e hashtags para alavancar resultados

Contar com esses recursos é uma forma de direcionar as suas ações para o público certo. Como as estratégias são implementadas na internet, mas o marketing é local, torna-se necessário deixar claro para quem você direciona suas campanhas e postagens. Caso contrário, pode atrair pessoas de outras cidades, por exemplo.

Por isso, estude os comportamentos, as preferências e os hábitos das pessoas que pretende atingir. Também conte com os relatórios do Instagram para ter mais informações sobre seus seguidores e saber o que pode trazer mais resultados.

Com essas dicas, você poderá fazer muito mais com as ações do marketing local e ainda aumentar o total de vendas do seu negócio. Então, que tal aproveitar essa oportunidade para aumentar a quantidade de visitas no seu estabelecimento físico?

Se é isso que deseja, saiba mais sobre o Bume e entenda como essa ferramenta de gestão de rede social leva sua empresa a atingir melhores resultados!

Bume: Absolutamente tudo sobre a ferramentaPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!