Já parou para se perguntar qual é o grande segredo de startups e pequenas empresas que se tornam grandes, escaláveis e sustentáveis? Podemos não conhecer todos os detalhes, mas, certamente, sabemos qual é o primeiro passo para o sucesso e viemos aqui compartilhar: é o bom relacionamento com o cliente.
Isso quer dizer trabalhar o atendimento de forma mais humanizada e prática, direcionando o cliente, seja para comprar ou para tirar dúvidas. E é possível fazer isso sem que isso demande uma enorme equipe de atendimento. Basta contar com a otimização, que significa fazer mais com menos. Esse tipo de otimização mantém e evolui a qualidade do seu atendimento, sem pesar no seu bolso.
Se você se interessou até aqui, continue a leitura até o final e saiba mais sobre o marketing de mensagens.
- O que é Marketing de Mensagens?
- Como montar a estratégia?
- Como o marketing de mensagem impacta no relacionamento com o cliente na era digital
- Entenda os pilares fortes do relacionamento com o cliente
- 3 Dicas para um bom relacionamento com o cliente na Internet
- Principais canais para o marketing de mensagens
- Marketing de Mensagens por meio das DMs do Instagram
O que é Marketing de Mensagens?
O marketing de mensagens é a estratégia que engloba a comunicação por meio de aplicativos de mensagem. Atualmente já faz parte da nossa rotina utilizar aplicativos como o Messenger do Facebook, o WhatsApp, o Direct do Instagram ou Telegram, para nos comunicar com pessoas e empresas.
Essas plataformas facilitam o nosso acesso às informações mais básicas que precisamos, além de baratear esse custo de ligações e economizar o nosso tempo. Por esse motivo, já podemos considerar esse recurso como uma alternativa melhor para garantir atendimento e comunicação com os clientes e seguidores.
Leituras recomendadas
👉 10 dicas para enviar mensagem direta no Instagram que converte
Como montar a estratégia?
É preciso definir os seus objetivos com as mensagens. Dessa forma, você vai conseguir designar os recursos para o desenvolvimento ou contratação de plataformas, bem como os esforços para efetivar a ação. Além disso, com uma estratégia bem definida, será possível identificar o modo de abordar o seguidor, o momento e a frequência desta abordagem, por exemplo.
Outra questão importante é alinhar a comunicação do chat com a da empresa: as informações, linguagem, modo de falar e o que falar. Tudo isso precisa manter a consistência da imagem da empresa.
Depois, acompanhar cotidianamente os resultados dessa estratégia. Observe se as pessoas estão abrindo, visualizando e, dependendo da situação, se há conversão, se houve interação, entre outras métricas que podem ser importantes para o seu negócio.