Home Gerenciamento de Redes Sociais 5 dicas para você colocar em prática sua estratégia de Marketing de Influência agora mesmo
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

5 dicas para você colocar em prática sua estratégia de Marketing de Influência agora mesmo

Marketing de Influência

Você sabia que o Brasil é o segundo país no ranking daqueles que passam mais tempo conectado em redes sociais? Na média, cada habitante fica 225 minutos por dia em alguma dessas mídias. Para aproveitar essa oportunidade a seu favor, sua empresa precisa trabalhar o marketing de influência.

A ideia é usar alguma referência para divulgar seus produtos ou serviços e, assim, conseguir mais clientes. Mais que uma aposta, esse conceito já se concretizou e trouxe bons resultados para diferentes marcas.

Um dos motivos é que 92% dos consumidores acreditam mais em recomendações de produtos do que em publicações feitas por marcas. Além disso, esse tipo de conteúdo oferece 11 vezes mais retorno, quando comparado a campanhas tradicionais. Então, que tal saber mais sobre essa estratégia?

O que é o marketing de influência?

Essa é uma estratégia em que sua marca se comunica com o público a partir de um influenciador, ou seja, uma pessoa conhecida no mercado e que tem centenas, milhares ou até milhões de seguidores. Com a recomendação, há mais chance de consumo do produto ou serviço devido ao engajamento e à confiança.

Por suas características, o influencer marketing — como também é chamado — conversa diretamente com o consumidor e considera seus interesses, preferências e hobbies. Desse modo, é estabelecida uma ponte que gera valor para a marca e contribui para a retenção e a fidelização de clientes.

Leituras recomendadas

👉 Digital Influencer: O Guia Para o Sucesso Na Internet

👉 Como saber se um Influenciador digital é bom para sua marca?

👉 Gestão de redes sociais: Saiba como criar uma estratégia de resultados

Qual é sua importância para a estratégia?

O grande objetivo do marketing de influência é transmitir informações e auxiliar o cliente a tomar sua decisão de compra. Para isso, é utilizada uma voz reconhecida e confiável, que esteja alinhada aos valores, à missão e à visão da sua marca.

Ao colocar essa estratégia em prática, vários benefícios são conquistados. Entre os principais estão:

  • acessibilidade, já que você pode encontrar influenciadores de diferentes portes e nichos, e fazer uma negociação favorável;
  • obtenção de leads qualificados, com maior ROI da campanha;
  • aumento do crescimento e da rentabilidade, quando comparado a outros canais;
  • elevação da confiança, com maior sensação de proximidade.

Como usar o marketing de influência? Veja 5 dicas

Aplicar o influencer marketing na sua estratégia é uma decisão acertada, desde que você adote boas práticas. Várias dicas podem ser seguidas para alcançar o objetivo esperado. Quais são as principais? Listamos a seguir.

1. Escolha um influenciador da maneira certa

Definir o influencer é uma das etapas mais importantes, porque sua empresa precisa estar alinhada a pessoas que tenham os mesmos valores. Por isso, o primeiro fator é considerar o que sua empresa pretende atingir e quais são as pessoas que atuam no seu nicho.

Use ferramentas para encontrar quem é mais relevante e faça pesquisas para saber quais são as referências do público-alvo. Confira, ainda, a linguagem utilizada pelo influencer e veja se coincide com a da sua marca.

2. Defina seus objetivos

Determine qual é o objetivo da sua campanha do marketing de influência. Veja se o propósito é divulgar um produto, fortalecer a marca, gerar leads etc. A partir disso, pense como o influencer será capaz de auxiliar e qual será a parceria ideal, já que esses profissionais monetizam seu trabalho de diferentes maneiras.

3. Cruze campanhas e canais para ter melhores resultados

É possível contar com mais de um influenciador ou até usar diferentes canais para ampliar o alcance da estratégia. Qualquer que seja sua escolha, garanta o diálogo entre as ações. A proposta é garantir que tudo fique realmente alinhado.

4. Planeje suas ações com os influenciadores

Tendo um ou mais influencers, vale a pena contar com eles para determinar como a estratégia será aplicada. Antes disso, formalize a ação e alinhe expectativas. Depois, coloque a criatividade à prova. Busque inovar e lembre-se de que as pessoas gostam mais de mensagens verdadeiras e reais.

5. Gerencie as postagens

Divulgar os conteúdos com os influenciadores requer mensuração dos resultados. Veja se os números esperados estão sendo alcançados, se é preciso fazer alguma mudança, se algum influencer trouxe mais retorno do que outro etc.

Junto a isso, gerencie as postagens a partir do uso de diferentes recursos, como Stories, Close Friends do Instagram, links e mais. Desse modo, fica mais fácil atingir as expectativas e um bom ROI. Para essa finalidade, use uma ferramenta específica, como o Bume.

Seguindo todas essas dicas, ficará mais fácil colocar em prática o marketing de influência na sua empresa e ter resultados reais. Conte com os recursos disponíveis e veja seu ROI alavancar.

Gostou dessas sugestões e quer ver outras dicas para melhorar seus resultados nas mídias sociais? Assista nossa série de webinar que fala sobre como ter um Instagram profissional com especialistas e entenda melhor como usar o Close Friends do Instagram.

Instagram com especialistasPowered by Rock Convert

Você também pode gostar