Home Gerenciamento de Redes SociaisLinkedin Você realmente está usando o Linkedin para empresas da maneira certa?
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Você realmente está usando o Linkedin para empresas da maneira certa?

Linkedin para empresas

Manter presença nas redes sociais atualmente é uma estratégia indispensável para empresas que querem se tornar reconhecidas e aumentar seu alcance, chegando a um público cada vez maior e com certeza, o LinkedIn para empresas não pode ficar de fora dessa estratégia 

Além de apostar nas mais badaladas — como Facebook e Instagram —, é importante também criar um perfil no LinkedIn, o que aumenta as chances de se destacar ainda mais e fechar mais negócios. Sem contar que essa rede é totalmente voltada para o aspecto profissional, o que significa que você também poderá se relacionar com outras empresas, fornecedores e investidores, por exemplo.

Você sabia que é possível contar com o LinkedIn para empresas? Com ele, você tem um perfil empresarial, semelhante ao que acontece com as fan pages no Facebook. Neste material, vamos explicar melhor como ele funciona e ajudar você a utilizá-lo da maneira correta. Vamos lá?

O que é e como funciona uma Company Page

Também chamada de LinkedIn Page, a Company Page é uma página institucional do seu negócio, na qual você pode expor informações sobre a empresa, expor produtos e serviços e fazer publicações de cunho informativo. A ideia é conseguir mais seguidores, clientes em potencial e até bons parceiros de negócio.

Devido a isso, como ela ajuda a destacar os diferenciais da sua empresa, também pode se tornar uma excelente ferramenta comercial. Isso ajuda bastante na hora de criar uma imagem positiva e expandir o alcance da sua marca, tornando o seu público ainda mais próximo.

Vale ressaltar que você pode (e deve) colocar em prática algumas estratégias de marketing de conteúdo — principalmente o SEO —, a fim de conquistar um alcance ainda maior das publicações e informações que você insere na página.

Linkedin para empresas

Exemplo de Company Page

O que é a Showcase Page no LinkedIn?

Se você tem mais de uma persona em seu negócio, é provável que tenha conteúdos e produtos que interessam a uma, mas que são totalmente dispensáveis para a outra. Então, como segmentar as publicações, de forma que eles cheguem até as pessoas certas?

É aí que entra a Showcase Page. Ela é uma espécie de extensão da Company Page e permite que você faça a segmentação adequada e entregue os conteúdos adequados para cada tipo de público. Assim, você consegue promover posts específicos para essas pessoas, sem ter que fazer com que elas acompanhe todos os outros posts do seu negócio.

Normalmente elas aparecem no canto direito, abaixo do box de informações principais da página.

Showcase page

Reprodução: Company Page Rock Content

Assim, quando as pessoas resolvem acompanhar essa página de vitrine específica para um segmento de produtos ou serviços, recebe os conteúdos que busca — o que ajuda a gerar valor para a sua persona. Isso é essencial para conseguir aumentar o alcance das publicações e a visualização dessas publicações.

Showcase page

Reprodução: Comunidade Rock Content

No exemplo acima você pode conferir a página de comunidade de freelancers da Rock Content que é destinada a captar redatores para trabalharem na empresa prestando seus serviços de escrita que é diferente da página principal que tem por objetivo apresentar a empresa e captar potenciais clientes. Observe ainda que não existem pessoas que trabalham em uma Showcase page, mas existem uma lista de seguidores que é apresentada.

Como usar as páginas para negócios

O LinkedIn para empresas permite que você publique textos, imagens e vídeos a respeito da sua empresa, dos produtos e conteúdos relevantes para os seus seguidores — o que vai ajudar a atrair um número de clientes em potencial ainda maior.

Para otimizar essa rotina, vale muito a pena contar com a ajuda de uma ferramenta que permite fazer o agendamento das publicações. Assim, você não perde tanto tempo com a rede social e pode se dedicar a demandas mais importantes, como se relacionar com o seu público, atender clientes e realizar vendas.

Programar postsPowered by Rock Convert

Como criar uma página empresarial no LinkedIn

Agora que você já conhece melhor a Company Page e a Showcase Page, vamos mostrar qual é o passo a passo para criá-las. Antes de tudo, é necessário que você tenha um perfil pessoal, para só então criar a sua página.

Verificar os nomes disponíveis

Na hora de começar a criar a página, faça uma pesquisa para avaliar se existe outra empresa com o mesmo nome que o da sua. Isso é essencial para evitar confusões e até mesmo confundir o público-alvo. Se estiver tudo certo, siga para o próximo passo.

Criar a página

Para criar a sua Company Page, basta clicar em “Soluções” (que fica no canto superior direito) e depois em “Crie uma Company Page” (no final da aba aberta). Na próxima tela, você terá que escolher o tipo de página que quer criar, o que pode ser pequenas e médias empresas, Showcase Page ou Instituição de Ensino.

Linkedin para empresas

Completar os dados

É de suma importância que você preencha todos os dados solicitados na página de cadastro. Quando mais informações você fornecer, melhor fica para o seu público encontrar o seu perfil e ter tudo o que precisa saber logo de início.

É importante que você planeje bem a URL que vai adotar para a sua página. Além de ajudar a identificar o seu negócio, principalmente na hora de compartilhar o link com outras pessoas, um bom trabalho de SEO vai ajudar a localizar nas buscas na internet. É recomendável que ela seja clara, indique do que se trata o seu negócio, não tenha siglas e não seja confusa de identificar. 

Ainda nessa parte, você precisa inserir o slogan do seu negócio, o logo e uma imagem de capa. Isso faz parte da identidade visual da sua empresa e precisa “conversar” com as cores e imagens usadas no site e em todas as outras redes sociais. Essa parte é importante para criar uma identificação e permitir que o público já saiba que se trata da sua empresa já na primeira olhada.

Não deixe de marcar a seção para declarar que o seu perfil é o representante oficial da empresa.

Linkedin para empresas

Criar a descrição da página

Essa é uma das partes mais importantes, pois é ela que vai dar os maiores detalhes a respeito do seu negócio. Ao preencher todos os campos com bastante clareza e objetividade, você permite que os usuários encontrem as informações com rapidez e saibam o que esperar da sua página.

É fundamental que você inclua a visão, a missão e os valores da sua empresa, além de mostrar os objetivos do negócio com o LinkedIn. Isso também ajuda a melhorar o alcance da sua Company Page. Entre as informações que devem ser disponibilizadas, estão:

  • ano de criação da empresa;
  • porte do negócio;
  • segmento de atuação;
  • endereço;
  • site.

Definir os administradores

É possível selecionar até 10 perfis para serem os administradores da sua conta no LinkedIn para empresas. Só tome o cuidado de escolher pessoas que realmente vão ajudar você a gerir o perfil e que tenham conhecimento sobre o seu negócio.

Como criar uma Showcase Page

A criação da Showcase Page ocorre de maneira muito semelhante da página principal. Novamente, você clica em “Soluções” e depois em “Crie uma Company Page”. Porém, depois desses passos, você deve clicar em Showcase Page. Lembrando que, para isso, você precisa ser o administrador da Company Page.

Feito isso, será necessário inserir um nome para a seção, selecionar os administradores, escolher uma imagem de capa, criar uma descrição e inserir uma URL que redireciona o público para a página onde os produtos e serviços em questão são oferecidos.

Feito isso, basta criar os conteúdos que são do interesse de determinado grupo e segmentar a postagem para o público-alvo dos produtos em questão entre os seus seguidores.

Você pode se interessar por:

👉 Linkedin lança nova seção “em destaque” sobre perfis e valoriza as principais realizações dos profissionais

👉 Elevate e company pages: a fusão do linkedin que promete melhorar a reputação das marcas na rede social

Vantagens de criar e manter presença no LinkedIn

Você ainda não se convenceu que o LinkedIn para empresas é um grande aliado dos seus negócios? A seguir, listamos algumas vantagens que apostar em uma Company Page pode trazer para você.

Disponibilização de ferramentas úteis

O LinkedIn oferece ferramentas essenciais para posicionar a sua empresa na rede de maneira ainda mais estratégia e com bastante economia. Assim, fica bem mais fácil encontrar pessoas que que têm perfis alinhados aos objetivos do seu negócio. 

Então, um ponto positivo já é a possibilidade de encontrar profissionais adequados e tornar o seu processo de recrutamento e seleção ainda mais eficiente, uma vez que fica mais fácil encontrar colaboradores que tenham identificação com a sua marca.

Linkedin para empresas

Possibilidade de melhorar a sua estratégia

Ter um perfil para empresas no LinkedIn ajuda a aumentar os seus conhecimentos sobre quem são os seus clientes, traçando perfis ainda mais completos sobre eles. A partir daí, fica mais fácil criar os conteúdos certos e otimizar a sua estratégia de prospecção. 

Isso também vale para os parceiros de negócio, já que você fica mais perto deles e pode aperfeiçoar o contato e as relações comerciais. Assim, o seu networking fica ainda mais forte.

Transmite uma imagem mais profissional

Criar e manter páginas para a sua empresa transmite uma imagem mais profissional para o seu público. Lá, ele consegue obter todas as informações necessárias sobre o seu negócio, acompanhar conteúdos relevantes, entrar em contato e solicitar alguma ajuda e, mais importante, saber o que os outros clientes têm falado sobre o seu negócio. 

De certa forma, isso transmite uma segurança ainda maior para que essas pessoas se tornem clientes, sejam fidelizadas e ainda se tornem embaixadores da sua marca nas redes sociais — tudo isso com bastante planejamento e estratégias bem-estruturadas, é claro.

Ajuda a criar autoridade

Ao criar e alimentar a sua Company Page com conteúdos autênticos e relevantes, você consegue construir autoridade ao longo do tempo, principalmente quando dedica certo tempo para interagir com seus seguidores e clientes em potencial, esclarecendo dúvidas e auxiliando na solução de problemas.

Com autoridade, a sua empresa se torna referência e consegue alcançar resultados cada vez melhores no digital. A plataforma ainda conta com a seleção mundial das melhores páginas empresariais que publicam conteúdo com frequência e engaja seus seguidores. Uma ação que contribui (e muito) para o aumento de autoridade da página. 

No ano passado, tivemos uma empresa brasileira no ranking das 10 melhores páginas de 2019.

Permite adotar uma cultura de aprendizado

Outra grande vantagem de estar presente no LinkedIn para empresas é a possibilidade de acompanhar o trabalho de outras marcas que atuam no mesmo ramo que o seu negócio. Isso vale para profissionais reconhecidos, páginas que já se tornaram autoridade e até mesmo influenciadores.

Ao seguir esse tipo de perfil, você pode identificar quais são as melhores práticas adotadas pelo mercado e avaliar como elas podem ser adaptadas à realidade do seu negócio. Dessa forma, você pode ficar em um aprendizado constante, o que ajuda a melhorar seus processos, produtos e serviços e o relacionamento com a sua audiência, por exemplo.

Oferece uma base com milhões de usuários ativos

A plataforma já conta com mais de 660 milhões de usuários espalhados por mais 200 países, o que significa que o seu negócio pode ter um grande alcance (até mesmo global). Contudo, a média de tempo gasto na rede é de cerca de 6 minutos. Isso só reforça a necessidade de produzir conteúdos de valor, que tenham engajamento e fiquem disponíveis para diversos usuários.

O acompanhamento de métricas

Assim como um perfil comercial nas outras redes sociais permitem acompanhar métricas, o LinkedIn para empresas oferece um dashboard no qual você pode monitorar indicadores importantes para o seu negócio.

Por meio das métricas, você consegue identificar o tipo de conteúdo que gera mais engajamento, qual é a quantidade de visualizações e cliques e, a partir dessas informações, tomar decisões importantes para o seu posicionamento na rede.

Como esse recurso ajuda a identificar quais estratégias dão mais resultados com os seus seguidores, fica mais fácil saber quais delas podem ser mantidas nas próximas publicações e quais devem ser revisadas. 

Confira, nos próximos tópicos, algumas métricas importantes que você deve acompanhar.

Perfil de visitantes

Aqui, você consegue obter dados importantes a respeito dos visitantes da sua página. Para acessar essa métrica, você deve ir até a aba “Análise” e visualizar as informações separadas por dados demográficos (país, região, entre outros) e por tráfego (visitantes únicos e visualizações).

Número de cliques

Essa métrica é bem relacionada ao engajamento da sua página e permite avaliar quantas vezes os usuários da rede clicaram em algum conteúdo compartilhado, no nome da empresa ou mesmo no logo, por exemplo.

Engajamento

Já que estamos falando em engajamento, essa é uma métrica que não pode ficar de fora. O LinkedIn para empresas permite identificar os níveis de interação dos usuários com a sua página e com as publicações feitas nos últimos 30 dias. Assim, você pode avaliar o número de comentários, curtidas, compartilhamentos, impressões e novos seguidores.

Candidaturas em vagas

Se você publicou alguma vaga no Linkedin para empresas, também pode acompanhar os números relacionados a ela na rede. Assim, você consegue ver quantos profissionais se disponibilizaram e obter informações a respeito deles.

Dicas para se dar bem com o LinkedIn para empresas

Certamente, você já percebeu o potencial que o LinkedIn para empresas tem para o seu negócio. Porém, para que você consiga alcançar resultados ainda mais satisfatórios na rede, é preciso investir em planejamento — que vai guiar a suas ações e tornar o seu trabalho bem mais estruturado.

Entre as dicas mais importantes que podemos oferecer, estão:

  • utilize as imagens do tamanho ideal para a rede e para a seção onde vai colocá-las. Caso contrário, pode ficar desconfigurada no perfil ou mesmo parece que está com uma qualidade inferior;
  • pesquise e utilize as palavras-chave que estão ligadas ao seu negócio e vão ajudar outras pessoas a encontrá-lo na rede;
  • crie conteúdo original e que realmente agregue valor para o seu público. Isso o torna mais engajado com o seu perfil (essa dica vale para todas as redes);
  • solicite recomendações sobre o seu negócio para os clientes e colaboradores (se você tiver);
  • mantenha o perfil bem ativo nos grupos de discussão, pois isso ajuda a aumentar a visibilidade da sua empresa e a atrair um público maior.

Atualizações e tendências para 2020

As atualizações mais recentes do LinkedIn foram voltadas para permitir reações nas publicações e a criação de páginas de eventos (semelhante à funcionalidade que já existe no Facebook e que tem como foco melhorar a organização de reuniões).

Para 2020, podemos esperar a possibilidade de realizar ações em massa na caixa de mensagens. Dessa forma, se você quiser limpar a sua caixa de entrada, por exemplo, não precisa mais apagar as mensagens uma a uma. 

Além disso, já existem testes realizados para a implementação do recurso de stories, o que vai deixar a plataforma ainda mais completa e com mais possibilidades de entregar conteúdos para os seguidores. 

Também não podemos deixar de citar a fusão entre Company Pages e Elevate. A ideia é ajudar a otimizar a gestão dos conteúdos na rede e engajar ainda mais os seguidores do perfil empresarial, levando a resultados mais satisfatórios.

Em 2020, as páginas empresariais no LinkedIn também poderão realizar transmissões ao vivo e contarão com uma nova função que permite convidar suas conexões pessoais para seguirem alguma página comercial que você gerencia.

Com tanta novidade e a existência de novos recursos, o LinkedIn tem se tornado uma plataforma cada vez melhor para manter uma Company Page e investir ainda mais na estratégia digital do seu negócio.

Como você pôde ver, o LinkedIn para empresas é um excelente aliado dos seus negócios e permite que você aproxime o relacionamento com clientes, fornecedores, parceiros de negócios e até mesmo possíveis investidores. Com a Company Page, você pode contar com vários recursos que vão deixar a sua estratégia ainda mais completa.

Gostou deste artigo e quer saber como otimizar o seu trabalho nessa rede social? Então, aproveite para fazer um teste grátis do Bume e entender como ele facilita a sua rotina!

Teste grátis BumePowered by Rock Convert

Você também pode gostar