É bem provável que você ouça música no trabalho. Uma pesquisa, inclusive, provou que 78% dos colaboradores que adotam esse hábito são mais eficientes nas tarefas executadas. Pensando nisso, o LinkedIn lançou a lista de reprodução no Spotify.
Basicamente, a rede social lançou as playlists com o objetivo de auxiliar o desenvolvimento profissional em diversas áreas. Algumas opções, em tradução livre, são:
- novo emprego, recomeço: é voltado para pessoas que acabaram de encontrar a vaga esperada e estão empolgadas. Por isso, desejam celebrar;
- mulheres no trabalho: é indicado para quem pretende ser inspirado por personalidades femininas e querem executar o que é necessário;
- nunca desista: serve para situações em que seu perfil foi rejeitado, mas você deseja perceber que as falhas são um passo à frente. Por isso, espera que coisas melhores aconteçam;
- refinamento e foco: indicado para quem atualizou seu perfil e está em busca por uma vaga. Também vale para aqueles usuários que seguem diferentes companhias ou empresas que se encaixam em seu perfil;
- oportunidade bate à porta: é ideal para quem procura novas ofertas de vagas e está pensando se participar do processo seletivo é uma boa ideia;
- tempo de entrevista: é para aqueles períodos em que você participa de vários processos seletivos em diferentes companhias e está em busca de mudanças na carreira.
Dentro de cada uma das categorias, estão músicas conhecidas como “Walking on a dream”, de Empire of the Sun; “Delicate”, da Taylor Swift; e “Rollercoaster”, do Jonas Brothers. O propósito é ajudar as pessoas a atingirem seus objetivos profissionais e destaca que tudo começa com a trilha sonora.
Críticas
Apesar da notícia ter sido encarada como positiva e de muitos terem gostado da novidade, ela também enfrenta críticas. Algumas pessoas dizem que essa é mais uma forma de coletar e minerar dados de usuários.
Caso isso seja verdade, o LinkedIn está indo contra as leis de alguns países, como a General Data Protection Regulation (GDPR), que vale para a União Europeia, e a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que entra em vigor no Brasil em agosto de 2020.
Veja outras novidades sobre o LinkedIn:
👉 LinkedIn Stories será lançado em breve!
👉 LinkedIn lança nova seção “em destaque” e valoriza principais realizações profissionais
👉 Você realmente está usando o LinkedIn para empresas de maneira certa?
Forma de uso
Para utilizar a lista de reprodução do LinkedIn no Spotify, você deve clicar em qualquer uma das playlists e verá as faixas selecionadas pela equipe da rede social que estão alinhadas com esse sentimento.
O recurso já era solicitado há algum tempo pelos usuários. Para acessar, basta clicar neste link do Spotify. Então, selecione a playlist que deseja ouvir e curta o som!
Apesar de ser uma funcionalidade simples e que não traz benefícios diretos para as marcas, está sendo muito bem recebida. Afinal, quem é que não gosta de ouvir uma playlist condizente com o seu ânimo?