LinkedIn Analytics: aprenda e explore essas 13 métricas importantes
Home ⠀Linkedin Descubra a mina de ouro que o Linkedin analytics te fornece e se torne o mestre dos dados

Descubra a mina de ouro que o Linkedin analytics te fornece e se torne o mestre dos dados

Linkedin Analytics

Acompanhar o desempenho da conta nas redes sociais é essencial para entender quais estratégias estão funcionando e quais precisam ser revisadas e melhoradas. Esse é um processo fundamental para obter bons resultados e alcançar os objetivos. Nesse contexto, temos o LinkedIn Analytics.

Você já parou para monitorar as métricas da sua company page na plataforma? Neste artigo, vamos explicar melhor o conceito, a importância dessa ferramenta e quais informações podem ser acompanhadas no relatório.

Quer saber mais sobre o assunto e explorar o LinkedIn para empresas da melhor forma possível? Então, continue conosco e saiba mais a seguir!

O que é o LinkedIn Analytics?

Podemos definir o LinkedIn Analytics como uma série de métricas disponibilizadas pela plataforma que ajudam a visualizar o desempenho da página e das publicações da sua empresa na rede social.

Assim como acontece nos perfis de outras mídias sociais, o analytics proporciona métricas relacionadas ao comportamento dos seus seguidores, o engajamento do público e muitos números sobre ações como comentários, compartilhamentos e cliques.

Todas as ações executadas na página, como publicações e anúncios, e informações sobre os usuários que visitam o perfil são apresentadas por meio dessas métricas. A partir daí, fica mais fácil ter um entendimento a respeito do seu público-alvo e o que eles mais gostam de acompanhar.

Relatório de redes sociaisPowered by Rock Convert

Por que ele é tão importante para as empresas?

É por meio do LinkedIn Analytics, e as métricas que ele apresenta, que você consegue entender melhor o comportamento dos seus seguidores e do seu público-alvo em relação aos conteúdos que são publicados.

Assim, identifica-se quais temas e qual tipo de abordagem gera mais impacto e contribui para aumentar o engajamento na página. Isso contribui para que você encontre o melhor caminho para consolidar a imagem e a autoridade da sua empresa no digital.

Além disso, falando sobre resultados tangíveis, essas informações podem ser usadas para aprimorar o seu resultado em vendas. Isso é feito por meio de um trabalho consistente na página, que ajuda a trabalhar o seu funil de vendas e converter usuários em leads quentes.

Você pode se interessar:

👉 Veja o passo a passo para gerar lead no Linkedin neste guia completo

👉 Saiba como fazer uma company page de sucesso no Linkedin

👉 Você realmente está utilizando o Linkedin para empresas de maneira certa?

Quais métricas estão presentes no relatório?

O administrador da company page pode acessar o dashboard que mostra as principais métricas que a página alcançou em determinado período. Isso significa que você poderá visualizar informações como impressões de publicações, cliques e visitantes no painel.

A seguir, vamos explicar melhor como elas funcionam e como os gráficos podem ser interpretados.

Ganhos de seguidores

Nesse caso, você consegue avaliar o aumento na sua base de seguidores por período. O relatório mostra, como padrão, os últimos 30 dias. Contudo, você pode personalizar de acordo com a sua necessidade, com intervalos que vão desde uma semana até um ano.

Por meio dele, você consegue entender qual foi o tráfego orgânico e também o tráfego pago. Isso dá uma excelente ideia do retorno que conteúdos patrocinados e anúncios pagos estão dando para a conta.

seguidores no Linkedin

Dados sobre o público

Como o nome sugere, essa seção aponta informações mais detalhadas a respeito dos usuários que visualizam a sua página empresarial. Ela fornece um filtro para que você pesquise esses visitantes de acordo com:

  • localização;
  • função profissional;
  • indústria;
  • tamanho da empresa;
  • antiguidade.

Isso dá uma excelente ideia de quem são as pessoas que estão consultando o trabalho que você realiza. Esses dados demográficos são muito importantes para que você consiga insights importantes na hora de planejar o marketing para a sua empresa na rede.

Entenda mais como você pode explorar o marketing nas redes sociais no vídeo a seguir:

Assim, você consegue elaborar uma estratégia para criar conteúdos que realmente ajude a chegar até as pessoas certas.

Porém, os dados também são de grande valia para quem está buscando profissionais para preencher uma vaga em aberto, o que ajuda a avaliar se você está encontrando as pessoas certas ou se é necessário ajustar os filtros e aprimorar as informações disponíveis na sua página.

Tráfego

Esse painel permite visualizar a informação de tráfego de acordo com o dispositivo utilizado, ou seja, mobile (linha azul) ou desktop (linha laranja). Porém, também é possível combinar o desempenho das duas variáveis, além de contar com três filtros:

  • métrica, que permite avaliar dados de visitantes únicos (tamanho da sua audiência) e pageviews (se o conteúdo postado está sendo eficaz);
  • página, que disponibiliza dados das páginas que o perfil da sua marca gerencia;
  • intervalo de tempo, que permite separar os dados de datas e horários definidos.

Todavia, vale registrar que as informações são mais precisas apenas se você avaliá-las até as últimas 24 horas que antecederam o último dia inteiro, ou seja, algo equivalente a, no máximo, três dias.

Você pode analisar as visualizações de página (pageviews) quando pretende identificar a efetividade dos posts que publica. Se é o caso de um conteúdo patrocinado que é pago com base no CPM, esse dado é fundamental.

Por meio dele que você avalia se a campanha teve um grande número de visualizações e, com base nos resultados alcançados, se foi possível obter um bom ROI (Retorno sobre Investimento).

Os visitantes únicos contribuem para identificar qual é o tamanho do seu público, ou seja, a quantidade de pessoas diferentes que têm visitado a sua company page em um intervalo de tempo. Esse número ajuda a identificar se o perfil é bem-sucedido e se a sua estratégia de SEO tem dado um bom retorno.

visitantes do LinkedIn

Seguidores

Essa métrica é bem simples: é por meio dela que se encontra o dado sobre a quantidade de usuários que seguem o perfil da sua empresa. Você pode selecionar o período que deseja analisar e acompanhar, com detalhes, o crescimento que a página vem alcançando. Por padrão, os dados mostram os últimos 30 dias.

Atualizações

As atualizações do LinkedIn Analytics proporciona dados sobre os conteúdos que você publica, como comentários, curtidas e compartilhamentos. Com eles, fica mais fácil entender a eficácia das publicações.

As informações, apesar de estarem centralizadas, podem ser analisadas separadamente e com uma visualização que deixa entender o resultado dos últimos 30 dias, com números absolutos e percentuais.

print da tela de analises de atualizações

Destaques da atualização

Essa informação ajuda a estudar qual é o grau de interação dos usuários com os conteúdos criados dentro do site. Isso vale para mensurar qualquer tipo separadamente (fotos, artigos e vídeos) ou a combinação de todos eles.

Com base nisso, fica mais fácil identificar as reações recebidas na página, como as curtidas, os comentários e os compartilhamentos. Dessa forma, o conteúdo publicado pode ter o desempenho avaliado com precisão.

Visitantes 

Você consegue visualizar essa informação no dashboard disponibilizado no LinkedIn Analytics. Porém, nessa seção, as informações são mais detalhadas e permitem acompanhar a visão geral de visitantes únicos, quantidade de cliques no botão e visualizações de página nos últimos 30 dias.

Aqui, é possível acompanhar os dados tanto em números absolutos quanto em percentual, sendo que, nesse último, você pode visualizar se esse indicador diminuiu ou aumentou no intervalo de tempo analisado, comparado ao anterior.

Você pode aproveitar essas informações para ter uma visão mais estratégica dos resultados. Nesse caso, além de apresentar crescimento nos números (de cliques no botão, visitantes únicos e visualizações de página, é importante que esse aumento seja consistente e constante.

Isso permite, por exemplo, avaliar se a diminuição é sazonal e está relacionada a algum motivo ou se ela é constante. Esse é o caso de acender um alerta e buscar entender o que pode ser feito para retomar o crescimento — o que pode ter relação com uma queda na qualidade ou na frequência de postagem dos conteúdos, por exemplo.

visitantes do Linkedin

Empresas para acompanhar

O analytics também permite fazer um benchmarking. Essa métrica é utilizada para fazer um comparativo entre o perfil da sua empresa e outras company pages que atuam no mesmo nicho que o seu. A partir daí, várias informações podem ser analisadas, como:

  • novos seguidores;
  • total de seguidores;
  • engajamento;
  • taxa de engajamento;
  • número de atualizações;

Comparar os números ligados ao engajamento é muito importante, já que ela está bem ligada ao desempenho que a página consegue com os usuários. Nesse caso, você pode analisar dados pagos ou orgânicos, escolher o período de análise e dividir por categorias:

  • likes;
  • compartilhamentos;
  • cliques;
  • impressões;
  • impressões únicas;
  • porcentagem de engajamento.

Impressões

Os números ligados às impressões dizem respeito à quantidade de vezes que sua postagem foi visualizada. O dado é genérico, já que não separa por usuário, ou seja, se uma pessoa se deparar com a mesma a publicação mais de uma vez pelo feed, a quantidade de vezes é registrada igualmente como impressões.

Isso muda quando falamos de impressões únicas. Nesse caso, o número será menor, uma vez que não importa a quantidade de vezes que a publicação é vista no feed, mas sim quantos usuários a visualizaram.

Ao buscar as informações adicionais sobre as impressões, é possível fazer uma análise ainda mais detalhadas. Nos tópicos a seguir, mostramos os dados que podem ser avaliados e como isso pode ser feito.

Melhor momento para postar

Aqui, é possível descobrir em quais dias as publicações lançadas na página são visualizadas com uma frequência maior. O dado é muito valioso, uma vez que pode ser usado para que você alinhe o seu calendário editorial para fazer os posts com base nos períodos que têm mais chances de alcançar o seu público, aumentando a possibilidade de que ele seja visualizado.

Quais postagens podem ser patrocinadas

Quando você avalia os posts orgânicos, fica fácil entender quais deles têm maior repercussão com a audiência da sua página. Com base nisso, você tem um direcionamento a respeito de quais conteúdos podem ser patrocinados e que vão contribuir para aumentar a quantidade de seguidores.

Tendências de longo prazo

Nesse caso, você pode identificar as impressões de um período maior. A partir daí, realiza-se uma análise a respeito do desempenho e a trajetória da sua estratégia de marketing no LinkedIn.

Se for identificada uma forte tendência de diminuição das impressões, pode ser um sintoma de que os conteúdos publicados não estão sendo atraentes para os seus seguidores. Consequentemente, a plataforma faz com que o alcance seja menor. Isso prejudica a construção de autoridade digital para a sua marca.

Por outro lado, um dado excelente de impressões também não quer dizer que os posts são impecáveis, apesar de o indicador ser bem favorável e mostrar que, de modo geral, a audiência gosta do conteúdo que a sua página publica.

Quer saber se as publicações têm repercutido com a sua base de seguidores? Existem duas métricas que vão ajudar a entender melhor o desempenho delas.

Taxa de cliques (CTR)

Saber quantos cliques os anúncios e os conteúdos estão recebendo é importante. Contudo, se você quer ter uma informação real, é necessário visualizar qual é a taxa de cliques, que consiste em:

Número total de cliques recebidos na publicação / número total de impressões

Em outras palavras, diz respeito à porcentagem de usuários que visualizam o post e clicam nele para obter mais informações.

Avaliar essa métrica é importante para identificar a eficácia da publicação ou do anúncio no sentido de deixar os seus seguidores dispostos a fazer uma ação. Então, uma taxa alta é sinônimo de que as pessoas estão clicando no post para acessar o seu blog ou site.

Além disso, esse monitoramento permite que você tenha conhecimento a respeito do desempenho e, caso ele esteja abaixo do esperado, é sinal de que você precisa entender as causas e elaborar um plano de ação para mudar o cenário.

Taxa de engajamento

Basicamente, a taxa de engajamento mostra se os usuários têm interesse no que você está publicando. Em outras palavras, ela mostra qual é a relevância e a qualidade dos conteúdos que são postados na página.

Só por aí, você já deve entender que quanto maior for esse indicador, melhor. Isso quer dizer que o público acha o seu conteúdo atrativo. Com isso, você pode saber, com precisão, o tipo de post que tem melhor resultado com os seguidores e, em sequência, recalibrar a sua estratégia para que as publicações sejam mais coerentes com o que a sua audiência gosta de acompanhar.

Como usar esses dados a favor da estratégia?

Já sabemos que monitorar os dados é essencial para entender melhor qual é o comportamento dos usuários e o desempenho da sua página na rede social. Porém, o LinkedIn Analytics pode contribuir diretamente para a sua estratégia. A seguir, mostramos alguns pontos acerca disso.

Obter mais detalhes sobre o público da página

Conhecer melhor os visitantes, sejam seguidores ou novos perfis, é essencial para fazer uma análise mais detalhada de quem são as pessoas que conferem o seu trabalho e encontrar meios de se aproximar delas.

Com base em dados como localização, função e nicho de atuação, você consegue levantar um perfil geral de quem são os usuários que têm mais interesse nos seus conteúdos. A partir daí, toda a sua estratégia de marketing pode ser realinhada para se comunicar com esses profissionais.

Conquistar o crescimento do número de visitantes únicos

Ter uma base consolidada é excelente para o desempenho da sua company page. Porém, ainda mais relevante do que isso, é conquistar visitantes únicos. Além de eles indicarem que as estratégias que você adota para atração estão sendo eficazes, mostram que existem grandes possibilidades de conseguir aumentar o número de seguidores.

Um visitante é considerado único quando acessa a rede de um novo IP. Sendo assim, não considera os acessos repetidos de pessoas que já conhecem e acessaram a sua página anteriormente.

Quando esse dado é acompanhado, fica mais fácil saber, portanto, quantas pessoas novas têm sido alcançadas em determinado intervalo de tempo e monitorar o tamanho da sua audiência.

Porém, vale ressaltar que nem sempre analisar os números de maneira literal dá um indicativo do seu desempenho. Isso quer dizer que um número pequeno de visitantes nem sempre é algo ruim. Se o engajamento for alto, isso pode ser sinônimo de que você tem performado bem, mas dentro de um nicho específico do mercado.

Conferir o engajamento das atualizações

Não deixe de verificar as atualizações dentro das métricas de engajamento. Aqui, você pode analisar a taxa ao clicar no título das publicações, o que permite obter informações a respeito dos comentários do conteúdo e ter acesso a eles.

Para você entender melhor o que funciona e o que tem dado errado, não deixe de verificar questões importantes como:

  • comparar os conteúdos;
  • ler os comentários;
  • confira quais são os dados apresentados pelas impressões;
  • número de cliques;
  • CTR;
  • ações;
  • visualizações de vídeo.

Aproveite a análise para evitar os erros e aprimorar as estratégias que estão trazendo bons resultados para a página.

Comparar o ganho de seguidores em relação aos conteúdos patrocinados

O investimento em conteúdos patrocinados precisa ser justificado e isso pode ser feito por meio da análise de ganhos de seguidores em determinado período. Portanto, avalie esse indicador e veja se o crescimento da linha do tráfego pago é significativo e se compensa o gasto.

É aí que se consegue identificar o verdadeiro retorno das estratégias adotadas e, principalmente, se elas precisam de melhorias em alguns pontos. Caso contrário, o ROI alcançado não será satisfatório.

Para isso, você pode utilizar outras informações do LinkedIn Analytics e cruzar as análises. Uma delas é o perfil demográfico. Com base nas informações do seu público, você consegue ajustar as informações e direcionar os conteúdos para usuários que têm potencial de se tornarem seguidores.

O LinkedIn Analytics é uma excelente ferramenta de suporte para a gestão do seu perfil empresarial na rede. É por meio dele que se consegue insights valiosos para o seu planejamento, além de analisar o desempenho e verificar o que precisa ser alterado. Dessa forma, você consegue analisar todo o ciclo da estratégia adotada — o que ajuda a rever o plano com base na performance e adotar um ciclo de melhoria contínua.

Gostou do artigo e quer avaliar se a sua estratégia está adequada? Então, confira se você está usando o LinkedIn para empresas da maneira certa!

Template para LinkedIn e Google Meu NegócioPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!