Home ⠀Instagram O que poucas pessoas sabem sobre link no Instagram

O que poucas pessoas sabem sobre link no Instagram

Você já parou na possibilidade de colocar link no Instagram? Esse recurso pode ser um grande aliado da sua estratégia digital, uma vez que ajuda a redirecionar o público para o seu site, blog ou qualquer outra página relevante — como o link direto para conversa no WhatsApp.

Elaboramos este artigo para explicar melhor de que forma você pode colocar as URLs no seu perfil. Esse assunto é do seu interesse? Então, continue a leitura e amplie os seus conhecimentos sobre ele agora mesmo!

Como colocar link em publicação no Instagram?

Para colocar links nas publicações, você deve ter uma conta comercial, que vai permitir usar o Instagram Shopping e configurar uma loja no Facebook com os produtos oferecidos. Dessa forma, suas publicações ficam com a foto, legenda (que pode ser com a descrição dos itens), o preço e um link que redireciona para a sua loja virtual.

Para isso, basta que os seguidores toquem na tela e as bolinhas indicam do que se trata a mercadoria em questão e oferecem o link clicável para ir direto para o site, já na página do produto — tornando o processo bem mais fácil, prático e ágil.

Native Union

Contudo, para que a conta seja aprovada, é necessário:

  • vender produtos físicos que estejam em acordo com as políticas;
  • ter uma conta comercial;
  • integrar o perfil ao catálogo do Facebook (o que pode ser feito no Gerenciador de negócios).

Mesmo com os critérios atendidos, a sua conta passará por uma análise do Instagram antes que o recurso seja liberado. O processo pode demorar alguns dias e você recebe uma notificação da plataforma informando sobre a possibilidade de marcar as suas mercadorias.

Leitura recomendada:

👉 O guia mais completo sobre vendas online que você vai ver

👉 Descubra os maiores segredos para você ganhar dinheiro no Instagram

👉 As dicas que você esperava sobre venda nas redes sociais finalmente chegou

Na prática

Já com a conta liberada para fazer a marcação dos produtos, basta ir até as configurações, clicar no menu “Compras” e em seguida em “Continuar”. Depois disso, você deve escolher um catálogo para integrar ao seu perfil. Posteriormente, clique em “Concluir”.

Na hora de fazer as publicações, comece fazendo uma publicação comum, com a foto dos produtos, os filtros (se desejar) e criando a legenda. Depois, toque em cada item que deseja marcar, digite a descrição e selecione o nome correspondente que vai abrir na caixa de pesquisa. Feito isso, basta clicar em “Concluir”. Agora, é só compartilhar normalmente.

Como colocar um link na biografia do Instagram?

Para colocar link na bio, basta acessar a sua conta e ir em “Editar Perfil”. Logo abaixo do nome de usuário, está a seção “Site”. É só colocar o link que deseja e tocar em “Concluir”. A informação fica disponível no seu perfil, logo abaixo da descrição da biografia. Contudo, vale frisar que esse recurso não permite a inclusão de mais de uma URL de uma só vez. 

Por isso, é interessante que você otimize esse link e apresente outros materiais como redes sociais, blog ou outro canal que você achar relevante. Hoje existem algumas plataformas que te auxiliam nisso, como o Bume, que permite que coloque vários links em apenas um.

Como colocar o link em um vídeo no Instagram?

Você pode colocar link nos stories do Instagram e direcionar os seguidores para alguma página. Para isso, basta seguir o passo a passo:

  • criar o story normalmente;
  • tocar no ícone de corrente que fica disponível na parte superior;
  • colar a URL do site para o qual deseja fazer o redirecionamento;
  • tocar em “Salvar”.
Resultado de imagem para link nos stories
Reprodução: Tecnoblog

Feito isso, o link já estará adicionado e basta seguir com o procedimento normal para os stories, o que inclui as edições, filtros, legendas, entre outras coisas. Depois de publicado, o vídeo exibirá aquele recurso de “arraste para cima”, guiando os usuários para uma nova tela.

Contudo, vale ressaltar que essa funcionalidade só está disponível para contas com mais de 10 mil seguidores e verificadas (figuras públicas, celebridades, marcas).

Se você não se encaixa em um dos casos, poderá aproveitar a bio e o IGTV, por exemplo, para indicar os links importantes. Se quer aprender mais sobre as melhores estratégias para alavancar seus stories, precisa ver o vídeo abaixo.

Como colocar link no IGTV?

É possível colocar links clicáveis na descrição dos vídeos que publicar no IGTV. Nesse caso, basta acessar o canal, selecionar o vídeo que deseja publicar, clicar nos três pontinhos que aparece na parte inferior, selecionar a opção “Editar”, inserir o link que deseja divulgar e concluir.

Como colocar dois links no Instagram?

A plataforma ainda não permite colocar dois links de uma só vez. Se você quer divulgar mais de um link no Instagram, precisa adotar uma solução que permite agregar todas as suas URLs em uma página só. 

Então, é esse link que você deve colocar na bio. Dessa forma, quando os usuários clicarem nele, serão redirecionados para outra página com todos os seus links, o que inclui site, blog, landing page e redirecionamento para conversa em WhatsApp, por exemplo.

Caminho para construção de landing pages que convertemPowered by Rock Convert

Como adicionar um botão de ação no Instagram?

O botão de ação é disponibilizado para perfis comerciais. Contudo, para utilizá-lo, é necessário que você tenha conta em algum aplicativo parceiro da plataforma. Nesse caso, é possível permitir que os usuários cliquem para:

  • agendar (um compromisso, avaliação, consulta);
  • iniciar pedido (que pode ser usado por restaurantes, lanchonetes e pizzarias, por exemplo);
  • reservar (que pode ser a reserva de horários com um profissional ou de mesas em um restaurante, por exemplo);
  • obter ingressos (no caso da realização de eventos).

Na prática

Você deve acessar o seu perfil (que precisa ser comercial) e ir para a seção de edição. Nas informações comerciais, você deve ir em “Opções de contato”. Depois disso, clique em “Adicionar um botão de ação” e escolha qual opção pretende adicionar. 

O próximo passo consiste em selecionar a solução de terceiros que você pretende colocar para redirecionar os seguidores. Posteriormente, cole o link da página (ou conta) que você utiliza nesse aplicativo — é por meio dele que os usuários conseguirão executar a ação.

Por fim, toque em “Enviar”. O botão já estará ativo na sua conta.

Apesar de não ser tão simples quanto apenas copiar e colar, é possível incluir link no Instagram de diversas formas possíveis, como você pôde ver. Agora que você já sabe melhor como funciona, pode apostar nessa solução para fornecer mais possibilidades aos seus seguidores, tornando as ações mais práticas, ao mesmo tempo em que consegue aumentar o tráfego no seu site ou blog.

Por meio do Bume Pages, você consegue agregar todos os seus links em apenas um local, facilitando a sua estratégia. Quer saber mais sobre essa solução? Então, faça um teste gratuito e confira!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!