Lançamento digital: Veja como criar uma estratégia MATADORA
Home ⠀Close Friends Crie uma estratégia de lançamento matadora com esse artigo

Crie uma estratégia de lançamento matadora com esse artigo

Lançamento digital

Certamente você já sabe da importância que o marketing tem para os negócios e como ele contribui para aumentar as vendas em um lançamento digital. Contudo, se você não diversifica as suas estratégias, o público fica acostumado ao tipo de comunicação, promoções e divulgações realizadas, fazendo com que o interesse sobre os seus produtos e serviços se mantenha ou mesmo diminua.

É aí que os resultados começam a ficar estagnados ou em baixa. Para evitar que esse tipo de situação ocorra, é importante que você invista em inovação e em novas estratégias que vão chamar a atenção do seu público e até mesmo atrair mais interessados em seu trabalho.

Acompanhe a leitura desse artigo que você com certeza vai entender absolutamente tudo sobre o assunto!

O que é um lançamento digital?

O lançamento digital trata-se de um método focado em lançar produtos e ofertas no digital de forma diferenciada e com bastante eficácia. Para isso, usa-se mapas mentais, funil de vendas, criação de páginas, geração de leads e gatilhos mentais, por exemplo.

Aprenda mais sobre o lançamento digital e como essa fórmula pode ajudar você a trazer novidades, cativar o público e alavancar o seu faturamento.

6 tipos de lançamento digital

Há diversas formas de fazer um lançamento digital. Nos tópicos a seguir, explicamos os principais deles. 

1. Lançamento interno

Nesse caso, você planeja um lançamento digital para a base de contatos que já tem. Devido ao fato de as pessoas já conhecerem os seus produtos e serviços, as chances de conseguir aumentar as vendas são bem maiores. 

Aqui, o nível de esforço é alto e demanda investimento em diversas mídias, como publicações pagas e a edição de vídeos com informações a respeito do lançamento. Nesse caso, o recurso é uma excelente maneira de fazer seus leads compartilharem o conteúdo com outras pessoas — que podem ser clientes em potencial.

2. Lançamento externo

Geralmente, ele ocorre depois que você já fez o lançamento interno. Então, é importante que ambos estejam bem alinhados e transmitam a imagem que você deseja passar para o público. 

Aqui, o faturamento pode ser bem mais alto, mas você tem que ter em mente que o investimento necessário também é maior para alcançar públicos diferentes do que você já tem como clientes (aqueles do lançamento interno). Ele também é uma excelente estratégia para formar uma lista de novos contatos (leads) e construir parcerias.

3. Lançamento semente

O lançamento semente é uma ótima alternativa para profissionais e empresas que ainda não têm experiência com esse tipo de atividade ou que ainda não contam com o produto pronto, mas querem despertar a atenção e a curiosidade das pessoas — o gatilho mental de antecipação.

Além disso, ele pode ser usado para reunir pessoas que têm interesse em determinado tema e identificar quais são as principais dores e expectativas elas têm. A partir daí, você reúne informações importantes para criar uma solução que atenda esses possíveis clientes e os deixem satisfeitos.

4. Lançamento relâmpago

Como o nome dá a entender, aqui, a oferta é lançada de maneira rápida e dura pouco tempo — em geral, até 7 dias. Se você já tem uma base de clientes e uma lista de leads, pode alimentá-los com informações prévias a respeito de qual é o produto e o que ele pode oferecer.

É importante que você ofereça algum benefício que mostre a vantagem de aproveitar o lançamento digital. Dessa forma, você aumenta as chances de que as pessoas acabem comprando por impulso, aumentando o seu faturamento. Portanto, ofereça brindes ou descontos em outras aquisições, por exemplo.

5. Lançamento de afiliado

Nesse caso, em vez de oferecer seu produto ou serviço, você faz o lançamento de algum parceiro, o que é a essência do marketing de afiliados. Assim como no lançamento relâmpago, ele fica disponível por um período limitado.

Aqui, você pode oferecer bônus exclusivos ou outros produtos no pacote de lançamento, atraindo ainda mais a atenção da sua base de contatos.

6. Lançamento perpétuo

Se um lançamento interno fez bastante sucesso com a sua base de clientes, você pode torná-lo perpétuo. Dessa forma, sempre que novas pessoas passarem a integrar a sua base de contatos, você faz um novo lançamento digital.

Isso gera uma grande economia de investimentos, visto que você reaproveita um produto ou serviço já existente, e ainda tem a vantagem de poder automatizar o lançamento, de forma que ele seja oferecido sempre que uma nova pessoa entrar para a sua base.

Tendências de lançamento digital

Nos próximos tópicos, vamos explicar sobre as tendências de lançamento digital e como elas funcionam.

Lançamento meteórico

A ideia do lançamento meteórico é adotar estratégias de marketing que vão estimular as pessoas a comprarem enquanto a oportunidade ainda está disponível. É algo semelhante ao que acontece com a black friday: o público espera ansiosamente o dia do evento para aproveitar possíveis promoções, que ocorrem por um período limitado.

Contudo, diferente da black friday, o lançamento digital pode ser feito a qualquer momento e não precisa de uma data específica para ocorrer. Além disso, você não precisa ter um ponto de venda físico para disponibilizar as suas soluções — e isso vai totalmente ao encontro de promover e vender no ambiente digital.

Lançamento no Whatsapp

Aqui, você pode promover a sua solução diretamente no WhatsApp. Nesse caso, cria-se um grupo com as pessoas interessadas pelo produto, possibilitando o esclarecimento de dúvidas e enviando informações a respeito do lançamento aos poucos, despertando o interesse e a curiosidade dessas pessoas. Só é preciso ter o cuidado de não enviar spam ou deixar o grupo poluído com excesso de informações e conversas. 

Nesse caso, você começa a soltar informações aos poucos, determina uma data e hora na qual o produto será anunciado e o lançamento digital feito. Enquanto isso, você pode criar vídeos, como uma espécie de teaser, mostrando o que as pessoas podem esperar do seu produto.

Na data e hora que foi programada para o lançamento ocorrer, você disponibiliza o link para que as pessoas façam a adesão e indica que ele estará disponível até tal horário (no mesmo dia). Esse é o gatilho da urgência, que faz com que os clientes aproveitem as ofertas com medo de elas acabarem, ficando sem o produto em questão.

No dia posterior, você pode enviar uma outra promoção para as pessoas que não participaram desse lançamento, ampliando o seu faturamento com um tipo de produto diferente do lançamento. Assim, ao mesmo tempo em que amplia as vendas, você não transmite a sensação de que alguns leads foram excluídos da sua estratégia.

Depois que de tudo isso, é o momento de enviar uma mensagem em agradecimento aos participantes e encerrar o grupo.

Lançamento no Telegram

O lançamento no Telegram é semelhante ao que acontece no WhatsApp. Contudo, você pode aproveitar outros recursos que a plataforma oferece, como a criação de um canal — que funciona como uma lista de transmissão —, o qual é utilizado para enviar informações para a sua base de leads. 

Além disso, os grupos do Telegram suportam uma quantidade de membros, que pode chegar a 200 mil pessoas (contra apenas 256 da plataforma concorrente). Então, se a sua ideia é atrair um grande número de leads para ampliar o faturamento, essa alternativa pode ser a melhor solução para o seu objetivo.

Como funciona um lançamento digital na prática

A Fórmula de Lançamento foi criada nos Estados Unidos por Jeff Walker. Aqui no Brasil, foi o Érico Rocha que a adaptou para o nosso cenário e a tornou famosa entre aqueles que querem lançar produtos e serviços no digital.

Para colocá-la em prática, divide-se toda a estratégia em 3 fases, que foca em estabelecer um bom relacionamento com o seu público e entregar conteúdos de valor para essas pessoas. 

Agora que você já sabe quais tipos de lançamentos existem, vamos mostrar quais são essas etapas para implementar a Fórmula do Lançamento na prática. Confira os tópicos a seguir.

Relacionamento

Toda a sua estratégia deve girar em torno do seu público. Por isso, primeiramente é necessário estudar bem o mercado, a sua audiência e criar as suas personas. A partir daí, fica mais fácil entender quais conteúdos são, de fato, de valor e como ele beneficia essas pessoas — afinal, para que elas queiram investir, é preciso que você ofereça algo que seja realmente relevante para as necessidades e objetivos.

Você pode usar diversos canais para construir a sua autoridade e se relacionar com o público mais de perto. Isso inclui redes sociais, sites, blogs e mídia tradicional. É importante focar em criar valor para a sua marca, ganhar autoridade e criar uma relação sólida com o seu público.

Lançamento

Você só parte para a fase de lançamento depois que criou e estabeleceu um relacionamento sólido com o seu público. Essa estratégia pode durar meses ou até mesmo anos, mas é importante que essa relação já esteja consolidada. Quando você se certificar que isso ocorreu, é o momento de ir para a prática.

Se você usa o método da Fórmula de Lançamento, sabe que as suas ofertas devem ser disponibilizadas por um tempo limitado, certo? Então, durante o planejamento, é importante estabelecer qual será esse período e divulgá-lo para a sua audiência.

Para que você tenha uma estratégia bem-sucedida, é fundamental que tenha um bom relacionamento com o seu público, mas você também deve ressaltar o valor do seu produto para essas pessoas. Além disso, a definição do período vendas é importante para transmitir a ideia de que a oferta é limitada e corre o risco de ficar sem — esse é o gatilho mental da escassez, fundamental para que o seu planejamento dê certo e seja possível aumentar o faturamento consideravelmente.

Entrega

Com um relacionamento sólido construído e o planejamento do lançamento digital, você já sabe que a sua audiência espera pelo produto que foi prometido. Lembrando de ser algo que agregue valor para as pessoas que apostaram e adquiriram a solução oferecida por você. Essa parte é fundamental para que você conserve a sua autoridade e estabeleça o nome da sua marca no mercado, aumentando a autoridade.

Entretanto, vale destacar que o trabalho não se encerra no momento em que as vendas foram concluídas. Pelo contrário, deixar de manter contato com o seu público é  um grande erro que pode comprometer todo o trabalho inicial de construção de relacionamento com essas pessoas.

Portanto, parte do trabalho envolvido no lançamento digital envolve adotar ações de pós-vendas, independentemente o ramo em que você atua e os tipos de produtos que foram disponibilizados.

Sendo assim, busque maneiras de continuar cultivando a relação com os seus clientes depois da compra. Além de transmitir mais segurança e confiabilidade, as pessoas que tiverem um alto grau de satisfação podem ser fidelizadas e ainda se tornarem promotoras da sua marca e seus produtos. 

Conclusão

Como você pôde ver, fazer um lançamento digital é uma tarefa que demanda muito planejamento e pode até levar mais tempo para ser concretizada, principalmente quando falamos da construção de um relacionamento com a sua audiência.

Devido a isso, é importante ter em mente que não basta apenas usar os meios de comunicação para divulgar as suas ofertas. A estratégia deve começar lá na pesquisa das necessidades e dos desejos do seu público e a avaliação de como o seu produto pode ajudar a supri-los. É nesse momento que você avalia a possibilidade de fazer melhorias, para que a sua oferta agregue mais valor para os clientes.

Além disso, a parte de estabelecer uma relação com a audiência e construir autoridade no assunto é essencial para que você consiga convencer as pessoas de que o seu produto é capaz de sanar as dores apresentadas por elas.

Só então, depois de todo esse trabalho é que você faz, de fato, o lançamento, com um trabalho de divulgação bem intenso e investindo em gatilhos mentais. Lembre-se que o seu esforço não acaba por aqui, já que investir no pós-venda é parte fundamental do processo. Se você vier a lançar um novo produto futuramente, já terá uma base ativa, que conhece e confia na sua marca.

Você também pode gostar

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!