Instagram investe em IGTV e testa nova feature!
Home ⠀Instagram Instagram testa nova função de compartilhamento no IGTV

Instagram testa nova função de compartilhamento no IGTV

Compartilhamento de vídeo no IGTV

Na esteira dos lançamentos previstos para 2020, o Instagram divulgou uma nova ferramenta: a função de compartilhamento no IGTV. O objetivo é aumentar a presença no Instagram e maximizar seu conteúdo.

A notícia foi divulgada por Jane Manchun Wong, a especialista em engenharia reversa que vem publicando todas as novidades das redes sociais. Segundo ela, os testes já estão em andamento. Assim que for lançado, o recurso permitirá compartilhar streams no IGTV assim que a transmissão acabar.

Impacto nos resultados do IGTV

Com o lançamento do IGTV, em 2018, as possibilidades de criar conteúdo para o Instagram aumentaram. Apesar de ter demorado para ser utilizado em massa, os vídeos verticais de até 1 hora caíram no gosto do público.

Alguns dos motivos são a possibilidade de criar e editar o material pelo smartphone. Além disso, a facilidade e a criatividade permitidas trazem uma versão diferente dos vídeos já postados no YouTube.

Por isso, muitos produtores de conteúdo entendem que o IGTV é um “refresco” nas estratégias de marketing. Agora a dúvida surge com relação à função de compartilhamento. A pergunta é: como ela impactará os resultados obtidos?

Basicamente, a funcionalidade deve simplificar a construção da biblioteca de conteúdo do IGTV. Ao mesmo tempo, deve incentivar os usuários a usar mais a própria criação de vídeos.

O motivo é que o IGTV não alcançou o uso esperado pelo Instagram. Por isso, várias iniciativas surgiram para driblar essa dificuldade, como opções de monetização.

Com o compartilhamento, será possível explorar o crescimento dos vídeos na rede social. Essa é uma maneira de maximizar o valor do conteúdo ao salvar as transmissões e compartilhá-las. Assim, a expectativa é que os perfis consigam atrair maior número de seguidores.

Outra possibilidade é a edição do material. Como as produções ao vivo têm menos refinamento, o perfil pode baixar o vídeo, modificá-lo e, então, compartilhar de maneira mais adequada à estratégia — um alívio para as marcas.

Entenda mais como ter sucesso no IGTV no vídeo a seguir.

Uso do IGTV pelos influenciadores

As celebridades do Instagram devem aproveitar ao máximo a nova função de compartilhamento no IGTV. Pela ferramenta, os famosos atraem seguidores, aproximam-se do público-alvo e criam conteúdos variados, inclusive, que mostram seu dia a dia.

Alguns exemplos de influencers que alcançam bons resultados são:

  • Raíssa Galvão: tem o canal Ray no IGTV e compartilha informações do seu estilo, como ficou mais conhecida. Fala de roupa, maquiagem e cabelo, além de comportamento;
  • Mel Soares: criou o Relaxa aí, Fofa. O canal serve para complementar o #videolookdamel. Por isso, traz versões mais elaboradas;
  • Nata Di Paula: apresenta dicas de maquiagem, já que trabalha com isso profissionalmente. Mostra ideias criativas e ensina a criar;
  • My name is Jessamyn: mostra como o corpo acima do peso se comporta durante a prática de yoga. Jessamyn é professora e autora, e compartilha seus vídeos exclusivos na plataforma;
  • Júlio Hernandez: é um maquiador que mostra tutoriais de cabelo e maquiagem exclusivos para o IGTV;
  • Gisella Francisca: cria conteúdos para seu blog e para o YouTube, mas tem um canal no IGTV como extensão do conteúdo. Ali, traz dicas de moda e beleza diversificadas;
  • Dani Lima: usa o canal no IGTV para mostrar o empoderamento feminino, sua relação com o próprio corpo e suas experiências como mulher negra;
  • Nic Duarte: aproveita o canal O Cabide, do IGTV, para publicar vlogs diários e compartilhar seu dia a dia. Aposta em conteúdos de moda plus size, além de dicas de beleza, estilo e saúde mental;
  • Camila Coelho: lançou um programa exclusivo para o IGTV para compartilhar conteúdos diferenciados.

Em resumo, existem influencers que usam o IGTV como complemento, enquanto outros aproveitam o recurso como único canal de contato. Para todos, o objetivo é fortalecer o contato com o público e aproveitar os recursos do Instagram para aumentar sua influência e monetização. Isso é o que também promete a nova função de compartilhamento da ferramenta.

Se você gostou das dicas e quer conhecer mais novidades das redes sociais, assine a nossa newsletter. Assim, vamos atualizando as possibilidades para a sua estratégia.


Você também pode gostar

KIT DE MATERIAIS - Cronograma + templates para você transformar seu Instagram Acesse agora mesmo!