Instagram para empresas: 9 dicas que vão bombar seu perfil
Home ⠀Instagram Instagram para empresas: construindo uma estratégia no B2B

Instagram para empresas: construindo uma estratégia no B2B

Instagram para empresas

O Instagram deixou de ser uma rede social só de curtidas e comentários há muito tempo. Embora muitas pessoas ainda a usem para o entretenimento, estão ali, todos os tipos de negócios e empresas que seguem apresentando os seus produtos e serviços. Graças ao Instagram para empresas, a rede social potencializou o poder de construção das marcas e hoje, a rede social está entre as maiores ferramentas para vender.

Para se ter uma ideia, segundo dados do Omnicore Agency, o Instagram conta com uma base de 1 bilhão de usuários. Desse número, 80% das contas seguem pelo menos uma marca ou loja.

Se você souber usar a ferramenta do Instagram para empresas (e entre empresas, no caso do B2B), o alcance do seu negócio é gigantesco, muito maior do que outras práticas de marketing que possa estar usando.

Para aprender a potencializar o seu negócio, confira como usar e as principais estratégias no Instagram para empresas para o seu negócio B2B.

O que é o Instagram para empresas?

Também chamado de Instagram for Business, o Instagram para empresas é uma lógica que a rede social desenvolveu para que vendedores possam oferecer os produtos em um modelo voltado para as práticas do comércio.

Quando você opta por ter um perfil comercial, no lugar do social, a rede social libera algumas ferramentas que vão ajudar você a gerir a sua empresa e focar em práticas para direcionar o conteúdo produzido para os seus clientes no B2B. Como: criar anúncios, acesso a dados relativos a performance da marca, inserir endereços e outras informações adicionais, poder direcionar melhor os seus conteúdos publicados, linkar os seus produtos com o endereço virtual da sua loja e muito mais.

Entenda mais sobre o Instagram para empresas no video a seguir:

Instagram para empresas x Instagram para pessoas

Agora que você compreendeu o que é o Instagram para empresas, é possível que esteja se perguntando: “mas então por quê todo mundo não faz um perfil empresarial?”. A resposta é bem simples: não faz sentido.

A lógica do Instagram para empresas é que ele conte com ferramentas que vão auxiliar os empresários e também o próprio perfil.

Mas como assim “o próprio perfil?”

Se você conta com uma conta nessa rede social, você pode reparar que o número de anúncios e publicações com conteúdos que estão vendendo alguma coisa aparecem para você de maneira mais controlada. Ou seja, não surgem 10 postagens seguidas com conteúdos à venda.

Dessa forma, o Instagram deixa o feed das pessoas mais “limpo”, com publicações de entretenimento, para não afastar os usuários.

Por isso, é importante que o Instagram saiba que o seu perfil é comercial, dessa forma ele vai compreender como poderá te auxiliar e te disponibilizará ferramentas que vão ajudar a impulsionar o seu negócio.

Como e por que usar o Instagram para empresas

Nos tempos atuais, falar em marketing em redes sociais é falar de métricas. As métricas são tudo aquilo que é possível de ser mensurado e quantificado nas redes sociais e ao optar por usar o Instagram para empresas, você terá acesso a várias delas, que vão potencializar o seu negócio.

Indo muito além de curtidas, visualizações e comentários, as métricas vão te dar todo o overview do seu negócio. Bem como apresentar uma resposta se as estratégias de marketing adotadas estão realmente dando retorno.

No B2B, principalmente, as estratégias do Instagram são muito importantes, pois você tem a oportunidade de alcançar onde os seus clientes estão, encontrar potenciais leads, se tornar uma autoridade no seu meio, potencializar a imagem do seu negócio e fazer importantes parcerias .

Para compreender um pouco mais, detalhamos aqui quais métricas você deve ficar atento na ferramenta e que vão te ajudar a captar novos clientes no B2B (mas também válidas para o B2C), confira:

Alcance

O alcance é a métrica referente ao número de pessoas que viram sua publicação. O alcance pode ser orgânico ou pago.

Para o Instagram, o número de pessoas que são alcançadas pelas suas publicações de maneira orgânica – ou seja, sem ser impulsionada – é extremamente importante, pois assim ele analisa se você está produzindo conteúdos realmente interessantes e fará com que os seus conteúdos sejam sempre destaque para o seu público.

Para ter um bom alcance, faça imagens, legendas e hashtags de qualidade.

Print da tela de informações de alcance no sistema do Bume

Foto: Interações e Descobertas – Sistema Bume

Impressões

É comum haver uma confusão entre alcance e impressões, no entanto, fique tranquilo, é fácil de explicar.

Enquanto o alcance mede o número de pessoas alcançadas, as impressões são referente ao número de visualizações, ou seja, mede também quando uma mesma pessoa viu o conteúdo mais de uma vez.

Essa métrica ajuda a compreender se o seu conteúdo está interessante e as pessoas estão querendo vê-lo mais de uma vez.

Visualização do perfil

Se as impressões podem mostrar o quanto as pessoas estão interessadas no seu conteúdo, a métrica referente às visualizações do perfil mensuram o quanto as pessoas estão procurando pelo seu perfil.

Essa métrica é extremamente importante, principalmente, para você conseguir conferir se ao lançar algum conteúdo novo, as pessoas começaram a procurar mais por ele.

Print do perfil do Bume no Instagram

Cliques no site

O Instagram ainda não conta com uma ferramenta 100% funcional para vendas, ou seja, a venda não consegue ser finalizada ainda no aplicativo.

No entanto, é possível mensurar quantas pessoas você conseguiu direcionar para o seu site e depois você pode conferir por lá, quantas vendas foram finalizadas ou se houve um aumento considerável após uma determinada publicação.

Principais publicações

Não é preciso ficar gravando qual publicação rendeu mais engajamento ou maiores vendas, o próprio Instagram para empresas te ajuda, sinalizando esses conteúdos.

O que vai te ajudar na hora de produzir novas publicações. Afinal, você sabe o que dá certo.

Perfil dos seguidores

Não confunda poder ver quem está te seguindo com essa métrica. Ao optar por utilizar o Instagram para empresas, a ferramenta te dará números referentes ao comportamento dos seus seguidores, como faixa etária e hora que mais ficam online, o que vai te ajudar a compreender qual a melhor forma de publicar.

Tela de relatórios do Bume

Foto: Tela de relatórios – Sistema Bume

Como criar uma conta Instagram for Business

Após ver os principais benefícios do Instagram para empresas e como ele pode melhorar sua estratégia no B2B, é provável que você esteja ansioso para atualizar as suas informações.

Não se preocupe!

Confira a seguir, o nosso passo-a-passo de como criar uma conta no para o Instagram para empresas:

1- Facebook

Seu negócio conta com uma conta no Facebook? Se não, você precisará fazer. Isso porque quando você for fazer o uso de anúncios pagos, a criação do anúncio será feita no Facebook.

Para criar a Página, vá até Facebook e no canto superior direito, clique na imagem de uma setinha para baixo.

Na aba que abrir, procure a opção “+ Criar uma Página”.

Siga o procedimento que está lá, mas não se preocupe, é super simples e precisará apenas preencher alguns campos de informações.

2- Requisito: 100 seguidores

A rede social leva muito a sério essa coisa de Instagram para empresas, e por isso, para você transferir uma conta pessoal para uma empresarial, será preciso ter pelo menos 100 seguidores.

Para alcançar essa marca, você pode convidar seus amigos para curtir o perfil, ou então já focar em conteúdos relevantes. Se optar pela segunda opção, você poderá já trabalhar com anúncios pagos, o que vai facilitar a alcançar essa marca rapidinho.

Seguidor engajadoPowered by Rock Convert

3- Conta comercial

Pronto! Agora que você tem todos os requisitos mínimos, podemos criar a sua conta comercial no Instagram.

  1. Com o aplicativo aberto, vá até o seu perfil.
  2. No canto superior direito haverá um pequeno desenho de três riscos na horizontal, clique lá.
  3. Abriu uma nova aba, certo? Lá embaixo haverá a opção “Configurações”, clique lá.
  4. No menu de configurações, clique na opção “Conta”.
  5. Nas opções que apareceram, procure a que está escrito “Mudar para conta profissional”.
  6. Surgirão duas opções: “Criador de conteúdo” e “Empresa”. Clique na segunda opção.
  7. Na sequência, o Instagram informará algumas orientações e dicas, leia e clique em “Continuar”.
  8. Preencha os campos de informação que a própria rede social vai te solicitar e pronto! Sua conta comercial está criada!

9 dicas importantes para ter sucesso na sua estratégia

Antes de darmos as dicas que vão ajudar o seu negócio ter sucesso no Instagram para B2B, ressaltamos aqui a importância de ter um profissional da área para gerir suas redes sociais. 

O social media qualificado será a melhor pessoa para avaliar a maturidade digital do seu negócio e pode direcionar a melhor estratégia para aquele momento.

Com essa dica bônus, vamos então para as próximas:

1- Planejamento

Independente de qual estratégia você for fazer, é preciso ter planejamento. Um planejamento bem feito deve deixar bem claro:

  • Objetivos;
  • Calendário de postagens;
  • Conteúdos direcionados para a persona;
  • Orçamento disponível;
  • Responsáveis.
Calendário para redes sociaisPowered by Rock Convert

2- Conteúdos relevantes

Entenda que o Instagram para empresas é uma ferramenta poderosíssima para o seu negócio B2B, e não um brinquedo.

Antes de sair postando sem nenhuma estratégia, defina uma hierarquia de conteúdos importantes e relevantes para a sua estratégia digital, levando em consideração conteúdos de topo, meio e fundo de funil.

No Instagram, uma das ações que mais funcionam são marketing de influência. Por isso, faça uso de depoimentos de clientes e casos de sucesso que a sua empresa participou diretamente, pois assim, você estará qualificando a confiança do seu lead.

Mas lembre-se: a dica aqui é lembrar que o público está no Instagram para passar o tempo e se divertir e não comprar. Por isso, saiba que é fundamental gerar conteúdos que mesmo não sendo voltados para o entretenimento, sejam interessantes (gerar engajamento, lembra?)

Lembre-se que não é porque o conteúdo é de entretenimento que ele não pode servir para educar e também para oferecer produtos e serviços. Para garantir isso, faça o uso de uma linguagem mais leve (mas lembre-se de adequar ao tom de voz da empresa).

Ah, e por falar de marketing com conteúdos relevantes, você pode conhecer um pouco mais sobre as principais estratégias e desafios do inbound marketing para B2B bem aqui.

3- Hashtags

Muitas pessoas ainda não entendem o poder das hashtags e por isso elas são usadas de maneira errada ou esquecidas.

Na rede social do Instagram, as hashtags são usadas para organizar os conteúdos.

Imagine que você quer alcançar o público que o seu concorrente tem. Nas publicações dele, ele está colocando #ferramenta para as ferramentas que ele está oferecendo. O Instagram entende que: todas as pessoas que curtem uma publicação com #ferramenta tem interesse em ferramentas.

Dessa forma, se você também oferece produtos como ferramentas, quando você colocar a #ferramenta, ela terá grandes chances de aparecer para pessoas B2B que têm interesse nesse tipo de produto e ainda não são seus clientes.

Entendeu?

Mas lembre-se de direcionar as hashtags apenas para conteúdos referente à ela, ou a estratégia poderá ter o caminho oposto e prejudicar a sua taxa de engajamento.

Entenda mais sobre as hastags no Instagram no vídeo a seguir:

4- Interações

Já citamos lá em cima que as interações são muito importantes para ter uma boa taxa de engajamento e consequentemente alcançar mais pessoas.

No Instagram para empresas, lembre-se de criar publicações que geram interações, como: vídeos e imagens que perguntam de alguma forma ao público (assim eles vão responder nos comentários) ou postagens com promoções para marcar os amigos.

Uma dica aqui é trazer uma linguagem mais leve, afinal, mesmo que seu conteúdo seja direcionado para o meio corporativista, você ainda está falando com pessoas.

5- Stories

As histórias ou stories, são ferramentas de publicação disponível para todos os usuários do Instagram.

A prática tende a aumentar – e muito – a taxa de engajamento dos perfis, por isso, sempre invista em conteúdos temporários, mas com algum gadget de interação, seja um quizz, pergunta ou outros mais.

6- Inovação

Lembra do dado que eu te falei lá em cima? São mais de 1 bilhão de usuários no Instagram. São milhares de pessoas disputando cada conteúdo postado, cada hashtag, cada meme.

Por isso, não caia na mesmice.

É claro que é importante estar de olho no conteúdo feito pela concorrência, mas lembre-se: se apenas copiar o que estão fazendo você vai cair na mesmice. Seja inovador e faça conteúdos autênticos.

7 – Utilize sua lista de Melhores Amigos no Instagram

Uma ótima saída é criar uma lista de Melhores Amigos exclusiva para aqueles seguidores mais enagajados, pois assim você faz com ele se sintam privilegiados, aumentam a confiança e ainda pode gerar uma renda extra. Entenda como ser inovador utilizando sua lista de close friends com vídeo a seguir.

8 – Replicar

Para a felicidade muitos social medias, o Instagram conta com integração de contas de outras redes sociais, como Facebook, Twitter e Tumblr.

Não perca tempo repostando manualmente. Na hora de publicar, integre com as outras contas e otimize o seu negócio.

9 – Métrica de seguidores

Sobre a métrica de seguidores: ela é importante, mas está bem longe de ser seu objetivo.

Um número grande de seguidores pode transmitir credibilidade e até qualidade para os outros, mas não para o Instagram.

Como assim?

Se você conta com 10 mil seguidores apenas 15 interagem na sua página, a rede social vai deduzir que o seu conteúdo é muito pouco interessante.

Por isso, foque no engajamento e como eu disse lá em cima, em conteúdos de qualidade.

Um número grande de seguidores é uma métrica de vaidade.

Conclusão

O Instagram para empresas é uma ferramenta fundamental para qualquer negócio que deseja entrar no universo digital.

Segundo a própria rede social, são mais de 25 milhões de perfis comerciais em todo o mundo e isso mostra não só que você precisa estar lá para impulsionar o seu negócio, mas que você está perdendo tempo em não adotar essa estratégia.

Com a possibilidade de utilizar o Instagram Ads, essa ferramente permite que você compreenda o que o seu público quer e ainda é possível direcionar seus melhores conteúdos para seus principais leeds.

Quer saber mais sobre estratégias digitais? Assine a nossa newsletter.

Você também pode gostar

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!