Google Meu Negócio: Descubra 9 vantagens dessa ferramenta
Home ⠀Google Meu Negócio O guia definitivo sobre o Google Meu Negócio para você lucrar mais com a ferramenta

O guia definitivo sobre o Google Meu Negócio para você lucrar mais com a ferramenta

Google Meu Negócio ou Google My business

Se você quer se destacar perante a concorrência e atingir um número maior de pessoas, precisa usar o Google Meu Negócio. A ferramenta lançada em 2014 ajuda a trazer visibilidade, colocar sua empresa na primeira página de resultados (SERP) do Google e aumentar seu potencial de vendas.

Na prática, o que o Google Meu Negócio faz é posicionar sua marca no principal buscador do mundo. Como isso acontece? A resposta passa por uma série de variáveis que interferem nos resultados desse recurso.

É o que vamos explicar neste artigo. Aqui, você vai entender melhor como funciona o Google My Business, como utilizá-lo, quais insights você pode conseguir e quais vantagens são obtidas. Achou interessante? Aproveite o conteúdo e saiba mais!

Afinal, o que é o Google Meu Negócio?

O Google Meu Negócio ou Google My Business é um recurso específico para a divulgação de empresas. Por meio dele, você coloca as informações do seu negócio para elas serem apresentadas quando o usuário fizer alguma busca com a palavra-chave relacionada.

A ferramenta é gratuita. Ainda assim, é uma espécie de propaganda, que pode ser até mesmo personalizada. Sempre que o resultado aparecer em uma pesquisa, sua empresa será marcada no Google Maps.

Google Meu negócio

Histórico

O Meu Negócio foi lançado oficialmente em 2014, mas ele é uma evolução do Google Local, de 2004. Na época, essa era uma ferramenta de busca para as empresas, similar a uma lista telefônica online.

Em 2005, o Google Maps veio à tona, sem todos os recursos que tem hoje. No entanto, ele já tinha o Street View. No mesmo ano, foi acrescentado o Local Business Center, que facilitava  a inclusão da empresa no Google Local.

A partir dessas funcionalidades, o usuário encontrava os negócios em mapas interativos. Foi aí que tudo foi unificado no Maps.

Já em 2009, as informações dos locais foram reunidas no Google Place Pages. Ali, estavam inseridos dados de contato, endereço, fotos e mais informações. Um ano depois, o Hotpot apareceu para analisar as opiniões dos usuários e recomendar localidades.

Em 2011, o Google+ tentou agregar todas as informações das empresas, mas não deu certo. Por isso, surgiu o Google My Business em junho de 2014. Assim, todos os dados foram integrados em um só local.

Leitura recomendada

👉 A importância do Google Meu Negócio para os resultados da sua empresa

Como o Google Meu Negócio funciona?

O propósito da ferramenta é agregar informações das marcas e dar visibilidade dos dados aos usuários. Assim, sempre que uma busca é realizada, o algoritmo do Google identifica alguma referência comercial e apresenta os locais relacionados que estão próximos.

Por exemplo, se você pesquisar sobre lanchonete em Belo Horizonte e estiver no centro da cidade, 19 resultados vão aparecer. Se buscar por loja de roupas, o algoritmo vai alterar as informações e apresentar os itens relacionados.

A definição dos resultados depende de vários fatores. Nem sempre o cadastro mais completo ou próximo é o que vai aparecer em destaque. Os critérios que interferem são:

  • relevância: avalia a combinação entre a pesquisa do usuário e o registro do negócio. Assim, são apresentados resultados personalizados;
  • distância: é considerado o afastamento entre o usuário e a palavra-chave pesquisada. Por exemplo, se você buscar por “veterinários em São Paulo”, o algoritmo usará os dados de navegação para apresentar os resultados mais próximos. Se quiser alterar o local, precisa escrever “veterinários no Morumbi São Paulo”;
  • proeminência: analisa a popularidade do negócio, isto é, o total de comentários e avaliações, a média das notas recebidas, o tráfego no cadastro realizado e a quantidade de cliques feita. Todos esses dados constituem a reputação da sua empresa e determinam o alcance do seu registro.

Em palavras simples, o Meu Negócio do Google permite:

  • apresentar a localização da sua empresa;
  • mostrar o perfil completo, com os dados de contato;
  • oferecer um tour virtual pela loja;
  • indexar o endereço de diferentes filiais, com o horário de funcionamento de cada uma delas;
  • apresentar comentários e notas de clientes e visitantes;
  • exibir fotos da sua empresa e de produtos;
  • acrescentar links externos de perfis em redes sociais, inclusive de blogs.

Você pode saber mais sobre a ferramenta e como ela pode ser utilizado no vídeo a seguir.

Como ele ajuda sua empresa a alcançar mais pessoas e aparecer na SERP do Google?

Existem 3 maneiras de sua empresa aparecer nos resultados do Google My Business. Todas elas ajudam a aumentar a visibilidade e atingir uma audiência maior. As possibilidades são:

Por tipo de negócio

É a busca mais comum, em que a pessoa coloca o que deseja encontrar, mas sem especificar o nome da empresa, a localização ou a marca de produto desejada. Os dados apresentados dependem da localização atual do usuário.

Por negócio e lugar

Ocorre quando o usuário busca cidade ou bairro e o tipo de negócio procurado. Não existem diferenças para as pesquisas realizadas por desktop ou smartphones, porque existe um critério de indicação.

Por nome da empresa

É quando a pessoa busca pelo nome da empresa. Por exemplo, “Hering” ou “Outback”. Assim, aparecem as filiais mais próximas do local em que o usuário está.

Em qualquer um desses tipos de pesquisa, existe um consenso: sua empresa aparece na primeira página de resultados do Google. Com a exposição na SERP, seu negócio tem mais visibilidade e uma chance maior de atrair usuários.

Além disso, o My Business permite interagir com os clientes e apresentar imagens dos produtos entregues. Para ter uma ideia, dados do Google indicam que as empresas que colocam fotos têm 42% mais pedidos realizados e 35% mais cliques do que os outros negócios.

Outra possibilidade é entender o alcance da sua empresa por meio das pesquisas feitas pelos usuários. Você descobre de onde são e o que seus clientes querem, e obtém insights com os dados exibidos.

Insights Google Meu NegócioPor fim, você descobre quantas pessoas ligaram para seu negócio a partir do número cadastrado e recebe um relatório mensal com os dados mais relevantes do período. A partir dessas informações, consegue traçar estratégias mais acertadas e que surtem os resultados esperados.

Como usar o Google Meu Negócio?

Há uma série de passos para usar essa ferramenta. Nenhuma das etapas é complicada. No entanto, elas precisam ser feitas para você garantir o cadastro da sua empresa e ter mais chance de alcançar o público-alvo. Veja o que fazer!

Faça seu perfil

Acesse o site do Google Meu Negócio e faça login com o Gmail. Basta clicar no botão superior direito. O ingresso será automático e você deverá colocar o nome da sua empresa para o buscador encontrá-la. 

Login - Google Meu Negócio

Caso ela esteja indisponível, você deve incluí-la no Google. Para isso, clique no link específico e, então, coloque o nome da empresa. Pressione o botão “Próxima”. Na próxima página, escolha a categoria do seu negócio.

Nome- Google Meu Negócio

A próxima etapa é responder se deseja adicionar um local em que os clientes podem visitar. Se optar por incluir essa informação, o lugar será exibido no Google Maps e na SERP. Acrescente o endereço completo e, na tela seguinte, veja se o posicionamento está correto no mapa.

Fique atento, pois o Google envia uma especie de material para confirmar que a aquele endereço está correto.

Local - Google Meu Negócio

A próxima etapa para incluir sua empresa no Google é responder se atende clientes fora desse local. Aqui, estão incluídas entregas e visitas. Coloque as áreas de cobertura e, então, insira as informações de contato. Por último, conclua e gerencie o cadastro do seu negócio.

Personalize sua conta

Adapte os dados do negócio à sua realidade. As informações são importantes para os clientes entrarem em contato sempre que necessário. Você receberá um código de confirmação para fazer as alterações. Entre as customizações permitidas estão:

  • fotos e vídeos da empresa;
  • horário de atendimento;
  • link de site, blog e redes sociais;
  • imagem de perfil;
  • opção para fazer reservas online;
  • tour virtual;
  • descrição da marca.

Com esse trabalho, sua página estará pronta para começar a atrair clientes. A partir desse momento, sua empresa aparecerá na SERP, inclusive, em destaque — basta cumprir as diretrizes do algoritmo do Google, como já informado.

Quanto mais pessoas atrair e vendas concretizar, maior é a chance dos seus clientes deixarem comentários e avaliarem sua marca. Conforme sua pontuação no Google Meu Negócio melhora, sua empresa ganha mais visibilidade e relevância.

Bume - Google Meu Negócio

Como os clientes podem avaliar sua empresa?

Para melhorar a reputação da sua empresa no Google, é preciso que os compradores deixem comentários e avaliações positivos. Desse modo, você fortalece o marketing de relacionamento, que consiste em aproximar os compradores das marcas.

Com o objetivo de incentivar os usuários a deixarem suas opiniões, o Google permite gerar um link para enviar aos clientes. Se preferir, pode disponibilizá-lo nas suas redes sociais.

Página de compartilhamento - Google Meu negócio!

Para gerá-lo, você deve acessar fazer login no Google My Business por desktop ou dispositivos móveis. Caso esteja no computador, abra o que gostaria de gerenciar, se tiver mais de um local.

No menu à esquerda, haverá um botão de “Página inicial”. No cartão “Receba mais avaliações”, você obterá uma URL curta para compartilhamento.

Receba avaliações - Google My Business

Se estiver em dispositivos móveis, abra o app e pressione “Clientes” – “Avaliações”. No lado superior direito, haverá um botão para compartilhar. Clique sobre ele e copie a URL curta para enviar aos clientes.

Lembre-se de que você pode incentivar, mas nunca forjar avaliações. Se fizer isso e o Google descobrir, sua empresa será punida. 

Além disso, a avaliação verdadeira de clientes é um ponto a favor. Essa é uma maneira de incentivar a decisão de compra do cliente, porque são pessoas comuns que colocaram seus comentários.

O que comprova essa afirmação é o seguinte dado: apenas 36% dos brasileiros confiam nas marcas consumidas. Apesar disso, 91% entendem como crucial confiar na empresa. Ao incentivar as notas e os comentários, você tem uma chance maior de atrair clientes e fechar negócios.

Quais insights sua empresa pode ter com o Google Meu Negócio?

O My Business gera informações relevantes, que ajudam a entender seu público-alvo e a descobrir suas características para traçar estratégias acertadas. A própria plataforma gera gráficos que apresentam dados sobre quantos clientes:

  • pesquisaram sobre a empresa;
  • ligaram a partir do telefone encontrado;
  • visitaram seu site;
  • solicitaram a rota para chegar ao estabelecimento.

Além disso, você descobre como os usuários agiram depois de encontrar o seu cadastro. Os insights podem ser obtidos de forma individual ou em massa. Os dados coletados incluem buscas, visualizações e ações de pesquisas orgânicas e do Google Ads.

Para entender melhor, veja quais são as possibilidades de interação dos clientes com o cadastro e quais são os insights oferecidos. 

Busca pelo cadastro

O foco é apresentar a quantidade de clientes que encontraram sua empresa e como chegaram ao resultado. Clicar no gráfico do painel ajuda a ver o percentual de clientes que se encaixaram em cada uma dessas categorias de pesquisa:

  • direta: é feita com o nome ou o endereço do negócio;
  • de descoberta: foca um produto, uma categoria ou um serviço oferecido e que aparece no seu cadastro;
  • de marca: foi realizada uma pesquisa sobre a marca ou uma empresa relacionada;
  • total de pesquisas: inclui a quantidade de buscas diretas, de marca e de descoberta.

Você pode selecionar o período de análise de dados em semana, mês ou trimestre.

Página de pesquisa Google Meu Negócio

Reprodução: Google Meu Negócio

Consulta de pesquisa

Os dados apresentam as buscas feitas para encontrar sua marca. São mostrados termos e tendências de pesquisa, que ajudam a criar postagens melhores e anúncios direcionados. As consultas focam os termos usados na pesquisa local e no Maps. São abrangidas verificações realizadas na última semana, no mês anterior ou no trimestre.

Onde os clientes encontram sua marca

As informações mostram quantos clientes encontraram a empresa pela SERP ou pelo Maps. É apresentado o número de visualizações recebido nos seguintes serviços:

  • visualizações na pesquisa do Google, que abrange a página de resultados;
  • visualizações no Maps, que foca o mapa;
  • total de visualizações, que considera os dois meios.

Ainda é possível descobrir quantos compradores encontrar o negócio em dia ou produto específico. 

Ações dos clientes

A seção apresenta o que os clientes fizeram depois de encontrar sua empresa. Existem 4 classificações:

  • visitação do site, ou seja, o usuário visualiza a página;
  • solicitação de rotas, quando ele procura o endereço e quer saber como chegar lá;
  • ligação para você, a fim de saber quanto é feita uma chamada;
  • total de ações, que inclui todas as anteriores.

Da mesma forma, há possibilidade de descobrir quantos clientes realizaram determinada ação em um dia específico.

Página de ações de clientes - Google Meu Negócio

Solicitação de rotas

O total de trajetos solicitados pelos clientes será contabilizado aqui. A vantagem é a descoberta de detalhes, como onde os compradores estavam antes de procurar pelo seu endereço. Ainda é apresentado quantas pesquisas foram feitas por bairro ou cidade.

Chamadas

O relatório mostra quantas ligações foram feitas a partir do seu cadastro no Google Meu Negócio. É apresentado o gráfico “Total de chamadas”, que apresenta os detalhes por dia da semana ou horário do dia. Desse modo, você descobre quais são os melhores momentos para a sua empresa e quando são geradas mais oportunidades.

Fotos

A indicação nos gráficos é relativa ao número de imagens associadas ao seu cadastro e a frequência com que são visualizadas. Você verifica:

  • quantas vezes as fotos foram visualizadas;
  • quantas imagens foram enviadas para o seu registro.

É possível filtrar os dados por última semana, mês ou trimestre. Se passar o cursor sobre um dia específico do gráfico, também verá detalhes.

Outra vantagem para obter insights é a comparação feita com negócios similares existentes na região. Essa possibilidade existe quando há um número suficiente de empresas semelhantes. Desse modo, você descobre se os outros estabelecimentos apresentam resultados melhores ou se sua marca se destaca diante da concorrência.

Fotos - Google Meu Negócio

Motivos que tornam sua empresa conhecida

As opiniões dos clientes são consideradas aqui. É algo subjetivo, porque os comentários dependem das experiências dos consumidores. De todo modo, ajudam a agregar valor e a atrair clientes.

Para obter todos esses insights e atingir melhores resultados, é importante seguir algumas dicas práticas. Entre elas estão:

  • mantenha as informações da empresa atualizadas;
  • acompanhe os resultados para saber o que precisa ser melhorado e descobrir o que dá certo para o seu negócio;
  • crie campanhas para aumentar as interações e solicite aos clientes para deixarem seu feedback por comentário;
  • interaja com os usuários e responda às perguntas.

Ao fazer isso, a chance de você ganhar visibilidade e notoriedade aumenta de forma significativa. O resultado é a atração de mais clientes e o aproveitamento máximo de oportunidades.

Quais são as vantagens de usar essa ferramenta? Veja as 9 principais

As informações fornecidas até aqui ajudam a criar seu cadastro e usar o Google Meu Negócio da forma correta. No entanto, ainda fica uma dúvida: por que vale a pena usar essa ferramenta? Veja os benefícios que sua marca pode alcançar.

1. Exposição gratuita para sua empresa

O Google My Business é uma ferramenta de divulgação gratuita, quase uma propaganda vitalícia. Sua empresa aparece sempre que uma pesquisa correspondente é feita e há uma grande chance de fechar negócios. Isso porque as indicações do buscador incentivam as pessoas a adquirirem um produto ou um serviço.

2. Aumento do tráfego online e físico

Os clientes que encontrarem sua marca pelo Meu Negócio tendem a visitar seu site ou seu estabelecimento físico. Essa é uma forma de fortalecer as suas ações de marketing digital e alcançar mais notoriedade.

3. Fomento à interação com os clientes

A possibilidade de deixar comentários e notas para as empresas é um grande incentivador da interação. Os consumidores deixam suas impressões e, em troca, você tem a chance de responder, agradecendo ou tirando uma dúvida, por exemplo. Aproveite para adicionar fotos e vídeos, porque esses são critérios para o engajamento.

4. Potencialização do marketing digital

Sua estratégia de marketing é fortalecida com o perfil no Google Meu Negócio. Por meio dele, você adiciona links de redes sociais, site e blogs. Ainda vale a pena acrescentar técnicas de SEO para ampliar o alcance online e atrair mais consumidores.

Powered by Rock Convert

5. Controle da reputação

O perfil no My Business, do Google, ajuda a acompanhar a impressão dos clientes sobre sua empresa. Aproveite as notas e os comentários para responder os questionamentos com educação. Caso exista um problema, coloque-se à disposição para ajudar. Dessa forma, você consegue contornar o problema e até ter uma nova oportunidade com o comprador.

6. Aprimoramento do funil de vendas

As informações do Meu Negócio ajudam o consumidor a tomar sua decisão de compra. As 3 etapas do funil de vendas passam mais rapidamente, porque os clientes encontram informações e opiniões sobre a sua marca.

7. Gerenciamento das informações

Os dados apresentados no seu perfil precisam estar atualizados. Quando sua empresa age dessa forma, tem duas vezes mais chance de ser encarada como confiável pelos clientes. Por isso, é preciso manter todas as informações em dia.

8. Melhoria do SEO local

A presença da sua empresa nos buscadores é aperfeiçoada nas pesquisas realizadas perto da sua região. Isso é importante para negócios que têm estabelecimentos físicos.

9. Destaque na SERP

O Meu Negócio coloca sua empresa em evidência. A presença digital é fortalecida, porque a ferramenta aparece logo na primeira página, na parte superior. Com isso, há mais chances de atrair clientes.

Em resumo, o My Business é um recurso essencial para gerenciar suas informações na internet, atrair clientes e se destacar na internet. Por meio dele, você tem uma divulgação gratuita e que ultrapassa as dificuldades de SEO, que colocam sua empresa entre os primeiros resultados do buscador.

Para ser mais eficiente, é importante contar com uma ferramenta de gestão com recurso específico para o Google Meu Negócio. Assim, você organiza suas publicações e posta nos dias e horários que desejar.

Quer conhecer uma solução adequada para essa finalidade? Teste o Bume grátis por 5 dias e veja como ele ajuda no gerenciamento do Meu Negócio e de outras redes sociais.

Powered by Rock Convert
Template para LinkedIn e Google Meu NegócioPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!