Home ⠀Google Meu Negócio Google Meu Negócio: tudo que você precisa saber!

Google Meu Negócio: tudo que você precisa saber!

Se você tem um negócio, provavelmente já sabe que a melhor maneira de ser encontrado atualmente é estando presente no meio digital. Por isso eu te pergunto: se uma pessoa digitar hoje o nome do seu negócio em um buscador ele vai te encontrar facilmente? 

Se a resposta for não, então você pode estar perdendo uma excelente oportunidade de conseguir novos clientes e de aumentar a exposição da sua marca. Pensando nisso, o google criou a alguns anos o Google Meu Negócio, uma ferramenta gratuita que ajuda as pessoas a encontrarem a sua empresa mais facilmente. 

E é claro que você não poderia ficar fora dessa! E por isso, hoje nós vamos te ensinar tudo que você precisa saber sobre essa ferramenta para arrasar na estratégia de marketing digital e fazer com que cada vez mais pessoas saibam da existência e da qualidade do seu negócio. Vamos lá? 

O que é o Google Meu Negócio? 

O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita que te permite ser encontrado mais facilmente no buscador do Google e também no Google Maps. Mas como isso acontece? Quando uma empresa se cadastra, ela preenche uma ficha com várias informações relevantes. Dentre elas estão: 

  1. Nome comercial da empresa
  2. Endereço do negócio
  3. Número de telefone
  4. Horário de funcionamento
  5. Formas de pagamento
  6. Outras informações sobre o negócio

Para ser encontrado mais facilmente e ter maior relevância na hora das pesquisas, é importante preencher o máximo de informações possíveis. Assim, quando um cliente procurar pela sua empresa ele já terá acesso às informações mais importantes para ele!

Mas é só isso? Não! Para ter ainda mais chances de aparecer como um local relevante, o Google também leva em consideração o histórico do usuário, a distância com a qual ele está do seu estabelecimento, e também o quão boa a reputação da sua empresa é. Ou seja, se ela tem boas avaliações, bons comentários, e se é considerada pela maioria como uma boa empresa. 

Algumas dicas que quase ninguém te fala:

  1. Empresas validadas no Google, têm até duas vezes mais chances de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores, ou seja, potenciais clientes. 
  2.  As empresas que incluem imagens nos perfis recebem 42% mais solicitações de rota no Google Maps e 35% mais cliques para acessar o site do que as que não adicionam.

Quais são os benefícios de ter um perfil no Google Meu Negócio?

Os benefícios são inúmeros, mas hoje vamos elencar aqui seis principais benefícios para você fazer o perfil da sua empresa agora mesmo: 

  1. Você aumenta a exposição da sua empresa

Ao cadastrar a sua empresa no Google Meu Negócio, você aumenta as chances da sua empresa aparecer nos resultados de pesquisa de forma orgânica – sem precisar de anúncios. Ou seja, você pode conquistar novos clientes sem precisar fazer nenhum investimento em dinheiro! Além disso, a ferramenta permite que você adicione fotos, vídeos, promoções, o que com certeza será um diferencial na escolha dos clientes. 

  1. Você consegue interagir diretamente com o seus clientes 

Como no Google Meu Negócio as pessoas conseguem comentar dúvidas, elogios e muito mais, essa ferramenta permite que você estreite os laços com o seu público e retire dúvidas comuns. Além disso, você consegue avaliar nesses comentários, qual é a visão do público sobre a sua empresa, e dessa visão, conseguir melhorar cada vez mais os seus serviços!

Por exemplo, se você recebe muitos comentários no seu restaurante falando que o atendimento não é bom, é demorado, talvez seja a hora de contratar mais garçons por exemplo! Assim você conseguirá melhorar a experiência do seu cliente consequentemente as suas avaliações na página.

  1. Você aumenta o alcance de pessoas

Vamos combinar que atualmente o Google é o maior buscador do mundo. E pensando nisso, porque não estar presente onde a maior parte da população está? Tendo uma conta no Google Meu Negócio, você está ampliando o seu alcance e consequentemente aumentando as chances de ser encontrado por pessoas que talvez precisem – e muito dos seus serviços! 

  1. Você tem acesso a dados valiosíssimos!

Outra função super interessante do Google Meu negócio é que ele possui uma ferramenta de análise de informações que oferece várias métricas sobre a empresa. Logo você pode usufruir desses dados para descobrir coisas que o seu público deseja, coisas que ele não gosta, para melhorar seus serviços ainda mais. 

  1. Você pode criar um site comercial gratuito

Como se não bastasse essa quantidade de funções, o Google Meu Negócio ainda te permite criar um site comercial para atrair e impressionar novos clientes. Além disso, no site você pode adicionar botões de chamada, solicitação de orçamento, agendamento de serviços, mensagens, postar fotos, fazer posts e muitas outras funções que vão com certeza alavancar as suas vendas. E não vai achando que isso não faz diferença não viu? De acordo com o próprio Google 70% dos consumidores concordam que preferem negociar com empresas que têm um site. Então aproveita que é gratuito e não deixa essa oportunidade passar!

  1. O Google Meu Negócio tem etiquetas que ajudam ainda mais a sua empresa a ser encontrada mais facilmente

As etiquetas do Google Meu Negócio foram feitas para segmentar ainda mais as empresas e fazer com que elas sejam encontradas mais facilmente. Vamos a um exemplo. Suponhamos que você tenha um restaurante. Mas restaurante é um segmento muito amplo concorda? Então nas tags você pode adicionar por exemplo, que o seu restaurante é de comida mexicana! Assim, quando pessoas próximas do seu estabelecimento procurar por restaurante de comida mexicana, você vai ser a primeira opção. 

E você pode deixar as informações cada vez mais detalhadas dependendo do que você oferece! Quanto mais específica for a sua descrição, maiores as chances de que pessoas procurando por aquele serviço te achem mais facilmente.

Se quiser saber mais sobre o assunto não deixe de conferir o artigo aqui do site que tem várias informações só sobre esse assunto!

E tem como fazer o meu negócio ser achado ainda mais facilmente dentro da plataforma? 

A resposta é sim! Esses são detalhes que podem com certeza te diferenciar principalmente se você estiver em um nicho muito concorrido. Vamos ver quais são?

  1. Solicitar a propriedade do perfil de uma empresa

Uma das maneiras de melhorar ainda mais o seu rankeamento no Google, é dizendo para a plataforma que você é dono do negócio. Isso também te permitirá fazer algumas alterações nas informações e postar coisas relevantes para o seu público.

  1. Não deixe os seus dados obsoletos

Você conhece aquela empresa que já mudou de nome, de número, mudou até de endereço mas os dados dela nas redes sociais permanecem os mesmos? Pois é, não seja essa empresa! Empresas com dados obsoletos são sim identificadas pelo mecanismo do google que com certeza irão diminuir a sua posição nos resultados de pesquisa. 

Isso porque? Porque o Google busca oferecer uma boa experiência para o usuário! Se as informações que o usuário obtém são obsoletas, os links estão quebrados, o endereço não é mais correto e muito mais, com certeza o algoritmo não continuará a mostrar a sua página para outras pessoas. 

  1. Incentive a interação com a sua empresa 

Como dissemos anteriormente, quanto melhor for a reputação da sua empresa no meio digital, maiores as chances do algoritmo mostrar essa empresa para outras pessoas. Novamente porque ele deseja oferecer uma boa experiência para o usuário! E se outros usuários acham que a sua empresa gera uma boa experiência, então o algoritmo valoriza isso. Logo, incentive as avaliações! Incentive os comentários, feedbacks e lembre-se sempre de responder os usuários para melhorar ainda mais a sua reputação. 

Mas nada de ser rude nos comentários hein? Recebeu uma crítica ou um feedback negativo? Seja o mais gentil possível e já mostre que ações estão sendo feitas para resolver o problema elencado. Foque em ser a solução e não parte do problema!

Conclusão

Como vimos, o Google Meu Negócio é cheio de vantagens super interessantes para negócios no geral. Seja a sua empresa uma multinacional ou uma empresa pequena, vale a pena fazer um perfil no Google Meu Negócio para te ajudar a ser encontrado mais facilmente, se comunicar melhor com os seus clientes aumentar a exposição da sua marca e todos os outros benefícios que elencamos durante esse texto.

Além disso, o Google Meu Negócio pode ser uma ferramenta importante na hora de começar a construir a sua estratégia de marketing digital. Com os dados que ele te fornece você conseguirá visualizar melhor os seus pontos fortes e fracos e então trabalhar para oferecer um serviço cada vez melhor.

Gostou de conhecer tudo sobre o Google Meu Negócio? Agora você já pode criar o seu perfil e começar a usar para melhorar ainda mais os resultados da sua empresa. E se quiser se aprofundar ainda mais no assunto, não esqueça de conferir esse artigo do nosso site que trás informações super detalhadas de como fazer seu cadastro, benefícios da ferramenta, métricas apresentadas e muito mais! O guia definitivo sobre o Google Meu Negócio para você lucrar ainda mais com a ferramenta 

Template para LinkedIn e Google Meu NegócioPowered by Rock Convert

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!