Fleets Twitter: o novo "stories" da rede social
Home ⠀Novidades Twitter fleets: Conheça os “stories” da rede social

Twitter fleets: Conheça os “stories” da rede social

fleets twitter

Você já pensou em usar um stories para o Twitter? É isso que o novo recurso anunciado pela ferramenta oferece. O Fleet, como é chamado, permite publicar um conteúdo na timeline e ele é apagado no prazo de 24 horas.

Apesar de já ter sido lançado, o Fleets está disponível apenas para o Brasil e ainda em fase de testes. Para usar o recurso, é preciso baixar o aplicativo da rede social disponível para Android e iOS.

O lançamento oficial ocorreu no dia 4 de março de 2020. A vantagem é o fato da postagem sumir após o prazo de expiração, já que o Twitter tem por característica as mensagens mais efêmeras.

Por que o Fleet foi criado?

O objetivo do Twitter é oferecer mais uma possibilidade para os usuários, já que as mensagens do microblog são mais curtas e têm um ciclo de vida mais rápido. Diante do grande volume de tweets publicados todos os dias, a efemeridade ainda é uma característica.

No entanto, no formato tradicional, qualquer pessoa pode fazer uma busca em anos anteriores e encontrar posicionamentos duvidosos. Isso já aconteceu com vários famosos, inclusive.

Bruno Gagliasso, por exemplo, sofreu com o problema em 2018. Na época, descobriram posts racistas e homofóbicos que ele teria feito em 2009. Ele se pronunciou, pediu desculpas e afirmou que evoluiu, mas ainda assim pegou mal, especialmente para um ator com dois filhos negros adotados.

Por isso, o Fleet é um recurso bastante solicitado, como afirma o gerente do produto, Mo Al Adham. Segundo ele, o propósito foi agradar os usuários que se sentem desconfortáveis, porque os “tweets são públicos, permanentes e exibem contagens públicas de engajamento”.

Ele ainda destacou: “queremos tornar possível que você tenha conversas na plataforma de novas maneiras, com menos pressão e mais controle”. O Brasil foi escolhido para testar a ferramenta, porque o País tem um dos maiores números de usuários no mundo. Atualmente, o Twitter tem 8,28 milhões de usuários ativos.

Você pode se interessar por:

👉 Tudo sobre o Twitter para empresas: Alavanque seus resultados com a rede social

Como funciona o Fleet do Twitter?

O funcionamento é similar ao stories do Facebook e do Instagram e ao status do WhatsApp. Com o Fleet, você compartilha fotos, textos e vídeos, que somem após 24 horas. Nessas interações, é impossível curtir, retweetar ou fazer comentários públicos.

A interação dos usuários ocorre por meio de mensagem direta ou emoji. Para acessar o Fleet, é preciso ver no topo da tela do aplicativo. Caso queira criar um, basta clicar na foto de perfil. A partir disso, é possível:

  • digitar um texto e clicar em “fleet” para publicar de forma imediata;
  • tocar no ícone da câmera para tirar uma foto ou gravar um vídeo. Você ainda pode tocar na tela para escrever uma legenda e pressionar o botão “fleet” para publicar;
  • selecionar uma imagem da galeria. Basta clicar no ícone de figura, encontrar o arquivo, colocar uma legenda e pressionar o botão “fleet”;
  • escolher um gif clicando no botão correspondente e escolhendo a animação no catálogo do Giphy. Então, publique pressionando o botão “fleet”.
fleet do Twitter

Foto: TechTudo

Apesar da novidade, ela não foi bem recebida no Brasil. Muitos usuários reclamaram e até disseram que têm a intenção de deixar de usar o Twitter. Por isso, é impossível saber se o Fleet vai permanecer no Twitter.

Gostou de conhecer a nova ferramenta da rede social e quer ser notificado de todas as informações? Assine a nossa newsletter e receba os conteúdos no seu e-mail!


Você também pode gostar

EBOOK - Instagram para fotógrafos: segredos para aumentar seu engajamento Baixe gratuitamente!