Home Gerenciar perfil 16 estratégias avançadas de Instagram com especialistas
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

16 estratégias avançadas de Instagram com especialistas

Se você quer ou já usa o seu Instagram profissionalmente, e está sentindo que falta alguma coisa para dar um buzz na sua conta do Instagram? Acha que já tem feito muitas ações mas não o suficiente para atrair seguidores e aumentar o seu engajamento?

Então, você precisa ler este conteúdo: precisa ler este conteúdo. A gente entrevistou 16 gigantes profissionais do Instagram que compartilharam conosco o que eles fazem ou já fizeram para ter grandes resultados com a rede.

Aqui, nós compilamos essas 16 valiosíssimas estratégias avançadas de Instagram. E o melhor: elas foram ensinadas por 16 personalidades especialistas nessa rede que cresce cada vez mais! 

Leia até o final para saber quem são e como poderão te ajudar.

 

Dica 1 por Alexandre Bergara | @alexandrebergara  

Use os stories de uma maneira interativa 

Caso você não saiba, dos mais de 2 bilhões de usuários ativos no Instagram por mês, 800 milhões deles está ativo nos stories. Isso quer dizer que essa ferramenta é uma das mais poderosas da rede!

Você pode usar para promover mini concursos e desafios, em troca de prêmios ou repostagens pela própria ferramenta. Para que isso dê certo, cuide para que o tema escolhido para essas dinâmicas seja algo de seu interesse: ou um tema que você domina ou sobre o produto que você vende.

Isso vai impulsionar a sua visibilidade no seu Insta e no dos seguidores que participarem dos desafios!

 

Dica 2 por Brunno Galvão | @brunno

Apresente seu Day 1

Todos sabemos que é preciso ser uma autoridade no Instagram para ter sucesso entre os seguidores. Para isso, compartilhar cases, mostrar resultados de sucesso e ter a opinião de clientes e mentorados nas redes é um diferencial.

Mas, se você ainda não tem um grande case ou está começando agora a expor sua especialidade, compartilhe o seu Day 1.

Isso quer dizer, mostrar sua trajetória desde o início. Compartilhe com seus seguidores passo a passo da aplicação de seus ensinamentos. Isso vai ajudar você a comprovar-se como autoridade no assunto e vai agregar mais valor para cada seguidor.

 

Dica 3 por Bunno Tassitani | @brunnotassitani

Se inspire no início dos grandes

Faça uma engenharia reversa para ver como os profissionais que te inspiram começaram. Esse processo consiste em estudar o início desses profissionais: como eles começaram, com o que começaram e o que fizeram com que eles chegassem onde estão hoje. 

Isso vai ajudar você a descobrir táticas e estratégias de conteúdo que podem te inspirar mais profundamente e ajudar a chegar onde você deseja. Lembre-se de que você não deve fazer uma cópia, mas usar esse processo para ler as melhores práticas para o seu público e trabalhá-las com o seu conteúdo e sua identidade.

 

Dica 4 por Camilo Coutinho | @camilocoutinho

Produza vídeos

Os vídeos já tomaram conta das redes sociais faz tempo. Primeiro, o Facebook aderiu a hospedagem, para ter como compartilhar vídeos de dentro da própria rede. Já o Instagrm, já nasceu fazendo e, com o tempo,aumentou o tempo de tolerância para o feed, criou os Stories e o IGTV (que vem crescendo a cada dia).

Depois dessa, não dá para ignorar a estratégia de vídeos, não é mesmo? Seguindo as dicas de Coutinho, faça vídeos para stories, IGTV e feed. Esses vídeos precisam ter legenda para que seus seguidores consigam acompanhar mesmo quando não puderem ativar o som. Poste constantemente e monte uma estratégia que conecte todos esses conteúdos e seja coerente.

Lembre-se de usar os vídeos em uma estratégia interligada com as suas outras redes, caso tenha. Seja coerente e poste vídeos relevantes, com aquilo que seus seguidores querem ver. 

 

Dica 5 por Dani Almeida | @danialmeida

Mostre a realidade

Mostre para os seguidores a vida como ela é. Publique situações do cotidiano, “por trás das câmeras”, tentativas que não deram certo, além das que deram. O público quer sentir que há uma janela para a sua realidade e feeds harmônicos não são relevantes mais. 

Além de atrair a atenção do público, você ainda consegue passar mais credibilidade e reafirmar a sua autoridade no assunto. Faça publicações nos stories e no feed daquilo que for mais importante não, necessariamente, algo montado, programado.

 

Dica 6 por Ed Souza | @eu.ed

Seja consistente

As suas publicações precisam ser consistentes. Ou seja, esteja presente e ativo nas redes sociais, sempre com conteúdo relevante, útil e interessante para seu público. Publique sempre e apareça o máximo possível, para as pessoas confiarem em você. Explore os recursos como o IGTV, stories e feed.

Para isso, monte um plano de comunicação e siga uma periodicidade. Experimente mais para saber quais são os melhores horários e frequências para publicar. Use uma plataforma para agendamento de publicações, para te ajudar a cumprir os horários.

Para você ser lembrado nas redes, precisa ser visto, claro. Outro motivo para isso é manter a relevância da sua página e a sua página latente na memória de quem quiser aprender ou conhecer mais sobre o que você tem a dizer. 

Bem, é fundamental reforçarmos que publicar mais não significa qualidade de menos, ok?

 

Dica 7 por Jéssica Ferreira | @je.jessicaferreira

Seja estratégico

Existem várias formas de você abordar pessoas para falar sobre qualquer tema. Para escolher essa forma de abordagem, você precisa ser estratégico. Pensem em formas de chamar a atenção, ser atrativo e ter retenção de seguidores e de audiência.

Procure pensar em identidade visual, constância, conteúdo e hashtag própria, além do que já falamos sobre qualidade, relevância e utilidade de cada publicação.

Tudo isso faz parte da estratégia, de formas que você pode otimizar os acessos para a sua rede.

 

Dica 8 por João Pedro | @joaopedro

Crie uma rede

No início, certamente, não haverá brand lovers. Esses são seguidores que engajam, interagem e comentam suas redes sociais. Os brand lovers vão fazer toda a diferença para o impulsionamento de suas publicações como relevantes para o algoritmo do Instagram. Também vão ajudar para melhorar a percepção de quem acaba de chegar.

Na ausência desses seguidores, monte um grupo de amigos para se ajudarem a crescer junto. Esses amigos poderão interagir com o seu conteúdo e indicá-lo para outras pessoas.

Isso vai ajudar muito no começo e, aos poucos, cada um de vocês terá a própria rede de brand lovers!

 

Dica 9 por Juliano Leme | @juliano.leme

Cuide da sua reputação e engajamento

Dentre as estratégias avançadas de Instagram, essa é uma das mais importantes, mas que costuma passar mais despercebidas: o número de seguidores é uma métrica que não é tão relevante quanto a sua reputação e qualidade de conteúdo. Não adianta ter mais de 1 milhão de seguidores, sendo que eles não se interessam ou vêem valor no seu conteúdo. 

Se for assim, você não conseguirá ser uma referência, uma autoridade e, consequentemente, não vai conseguir vender seus produtos, conteúdo ou até mesmo para terceiros.

O que ocorre é que o grande número de seguidores sem engajamento faz do seu perfil pouco relevante, reduzindo o alcance das suas publicações. Num ciclo vicioso, isso também reduz seu engajamento. Portanto, nada de comprar seguidores! Crie uma rede saudável, valiosa e que se sustente.

 

Dica 10 por Junior Moreira | @juniormoreira_

Interaja com seus seguidores

Os seguidores entram em contato e comentam nas suas fotos esperando um retorno. Isso faz toda a diferença para quem te segue, para quem interage e também ajuda a melhorar a percepção sobre o seu produto e serviço.

Então, reserve um pouco do seu tempo para responder e curtir comentários, mensagens diretas e até mesmo, curtir publicações das pessoas no seu feed. Isso humaniza a sua página, te aproxima dos seguidores e mantém a motivação para continuarem engajando com sua página. 

 

Dica 11 por Shirleyson Kaisser | @kaisser

Incentive o compartilhamento do seu conteúdo

O Close Friends (ou Melhores Amigos) do Instagram é um recurso que permite você criar uma lista de seguidores para terem acesso a conteúdos exclusivos pelos seus stories. Você pode monetizar o Close Friends, mas também pode compartilhar a sua lista de tópicos aplicados por esse recursos e oferecer acesso em troca do compartilhamento desta lista no storie. Acreditamos que essa é uma das estratégias avançadas de Instagram que mais têm impacto a curto prazo.

Ou seja, o seu seguidor compartilha para os amigos quais são os tópicos que você vai aplicar no Close Friends, além de compartilhar o seu interesse em fazer parte da lista. Logo, você está divulgando para seus seguidores e muito mais pessoas que você tem conteúdo especializado, de qualidade e gratuito pelo Instagram.

 

Dica 12 por Liliane Ferrari | @lilianeferrari

Crie a sua identidade

É importante replicar o seu conteúdo de forma padronizada. Crie uma identidade composta por cores ou tonalidades, fonte de letra, linguagem, imagens e vinhetas. Isso ajuda as pessoas a identificarem o seu conteúdo em meio a tantos outros no feed e valorizarem o conteúdo daquela publicação.

Além disso, lembre-se de que podem haver pessoas compartilhando o seu conteúdo em outros perfis e a identidade protege mais para que você mantenha-se sendo reconhecido, mesmo que não no seu perfil.

Esse conjunto de cuidados vai deixar o seu Instagram com um ar mais sóbrio e profissional.

 

Dica 13 por Luciana Levy | @lu.levy

Encurte o seu nome de usuário

Quando você vai criar o nome do seu usuário, que seria algo como esse @exemplo, o ideal é que você escolha algum que seja curto e simples de se lembrar. Isso vai ajudar os interessados pelo seu conteúdo a memorizarem e localizarem sua página.

Além disso, é importante evitar caracteres especiais como o traço e o underline. Use, no máximo, o ponto. Pense que, em um mar de opções, podem haver alguns nomes parecidos com o seu e, quanto mais você complicar, mais difícil será.

Outro ponto importante, é deixar na biografia do Instagram e no seu nome, algo bem claro sobre o que você faz. Por exemplo no caso de Luciana: Luciana Levy | Instagram Tips. 

 

Dica 14 por Edson Makeenzy | @mackeenzy

Entregue quik wins

Considerando o volume de publicações no Instagram e a quantidade delas, você precisa impactar rapidamente, ou pode perder a adesão ao seu conteúdo. Makeenzy sugeriu que você procure entregar rápidas vitórias para o seu seguidor. Ele fala sobre o tempo médio de retenção da atenção dos usuários: 8 segundos. Então, você tem esse tempo para, segundo ele: “entreter, informar, educar ou inspirar”. 

Cada vídeo que você publicar precisa atender a um ou mais desses quatro princípios, para você segurar a sua audiência e demonstrar a qualidade do seu conteúdo. Isso torna muda a forma como os seguidores vêem a sua página.

 

Dica 15 por Paulo Faustino | @paulofaustino

Planeje

Um Instagram profissional precisa ter planejamento de conteúdo. É preciso estabelecer uma periodicidade de publicações e impulsioná-las. Deixar apenas para o alcance orgânico vai dificultar o crescimento da sua página. Aliás, segundo Faustino, é possível fazer um planejamento, inclusive, das publicações que você vai impulsionar. Não é caro e vale a pena pelos resultados.

 

Dica 16 por Rafael Diedrich | @malaviajante

Conte uma história

Os storytellings são algo que vai promover mais envolvimento com suas publicações. Use as fotos e as legendas para contar histórias. É possível fazer isso pelo Instagram pelo seu feed e também diversificar para os stories e IGTV, por exemplo. 

Mas, lembre-se de que essa pode ser uma excelente estratégia, mas cuidado para não misturar demais as estratégias no feed. Procure planejar seus conteúdos para organizar as publicações de um modo que elas fiquem coerentes e fáceis de acompanhar pelos seus seguidores. 

 

 

Conclusão

O que podemos concluir de cada uma dessas dicas é que sempre tem como aperfeiçoar nossas estratégias e tornarmos mais profissionais a cada experimento novo na rede. Claro que você não precisa aderir a todas simultaneamente ou não. Mas, agora, vocês já conhece as estratégias avançadas de Instagram que são usadas por quem conhece do negócios e pode compartilhar um pouco do sucesso com a gente.

Bem, agora não dá mais para ter desculpa, não é mesmo? Ter uma página profissional e com alto engajamento vai ser questão de tempo! 

Gostou dessas dicas? Então corre lá em nossa página para ter acesso às entrevistas e mais dicas que eles fizeram questão de compartilhar conosco!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário