Home Gerenciamento de Redes Sociais O que você precisa saber sobre empreendedorismo digital apontado neste artigo
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

O que você precisa saber sobre empreendedorismo digital apontado neste artigo

Empreendedorismo digital

O empreendedorismo digital é um termo que usamos para definir todas as ações de empreendedorismo que são feitas exclusivamente pelo meio digital. Você pode considerar um empreendimento digital uma loja virtual, um blog monetizado, a profissão de influenciador digital, entre outros.

Apesar de muito se falar sobre o assunto e como muitas pessoas estão investindo nesta carreira, você precisa saber que, para ter sucesso, precisa ter ou desenvolver algumas competências necessárias. O melhor resultado depende somente de você. Logo, o autoconhecimento é peça fundamental para você se desenvolver neste ramo.

Bem, o que podemos adiantar é que pode não ser um dinheiro tão fácil assim. Porém, neste conteúdo nós vamos te ajudar mostrando as 5 competências necessárias para ter um negócio digital de sucesso.

Saiba como ingressar no empreendedorismo digital

Antes de conhecer as competências para ter sucesso no seu empreendimento, saiba como você deve ingressar. Veja essas dicas deste tópico, para não errar!

Escolha um nicho

Isso quer dizer que você precisa escolher um nicho certo para começar. Uma área que você tem habilidade e, de preferência, que você domine e saiba como ajudar as pessoas com seu conhecimento. Seja na área da beleza, saúde, esportes ou qualquer outra. Faça uma escolha por algo que você atenderia bem.

Escolha o mercado

Conheça sobre o mercado onde você está entrando. Estude a regulamentação, a demanda, o comportamento de quem busca pelo produto e tudo a respeito. Isso vai te ajudar a ter uma visão estratégica mais efetiva de como trabalhar.

Estude sobre marketing digital

Se você vai fazer isso sozinho, entenda sobre as ferramentas que você deve usar para alcançar pessoas e para ter mais resultados. Saiba também como gerir suas redes sociais e demais canais digitais. Isso vai te ajudar muito. 

Você pode se interessar pelos seguintes artigos:

👉 Saiba tudo sobre o Bume: Uma plataforma ideal para gerenciamento de redes sociais

👉 Gerenciamento de redes sociais: 7 passos simples para você conquistar mais resultados

👉 Social Media: Absolutamente tudo que você precisa saber

Conheça as competências para o sucesso

Como dissemos, é necessário ter ou desenvolver competências que vão ajudá-lo a ter mais sucesso com o empreendedorismo digital. Agora que você entendeu como ingressar, descubra como gerar mais resultados.

1. Seja disciplinado

Quando você empreende no mercado digital, você costuma ter uma rotina bem diferente do trabalho convencional. Tem mobilidade, podendo trabalhar de onde e quando quiser. Não tem uma pessoa para gerenciar suas entregas e você acaba tendo que responder por todo bônus e ônus de seu trabalho.

Além da falta de controle de um gestor ou de uma rotina empresarial, é preciso lembrar que, se algo der errado, você vai deixar de receber. Ou seja, se você errar ou procrastinar no seu trabalho, pode ter um desfalque financeiro. Não é como ter a garantia do salário caindo na sua conta todo o mês.

Por esses motivos, é preciso que você tenha muita disciplina para cumprir as metas impostas a si mesmo, o planejamento de trabalho e a sua rotina de análise e acompanhamento, além da produção.

Por esse motivo, ter um trabalho digital requer muita disciplina e compromisso para que o seu negócio decole!

2. Seja organizado

Para que você estabeleça uma rotina que faça sentido, é preciso se organizar. Isso começa do seu espaço de trabalho, passando pela sua agenda de atividades e conciliando com sua vida pessoal.

Nada mais trágico do que uma pessoa desorganizada lidando consigo mesma para a entrega de um trabalho. Um tempo mal organizado pode provocar, inclusive, prejuízo. Por esse motivo, não podemos deixar de falar deste tópico. 

Monte uma agenda com previsão de prazo para as demandas do dia e vá acompanhando. Assim, você conseguirá aprimorar, com o tempo os outros pontos de organização que citamos.

3. Seja analítico

Saber analisar os resultados e com quais métricas se preocupar é algo fundamental. Ter habilidade com as ferramentas de análise de dados, com o excel vão te ajudar. Elabore uma rotina de análise e, a partir do que identificar, proponha planos de ação para otimizar os resultados.

A pessoa analítica consegue identificar comportamentos padrões a atuar sobre eles. Também consegue identificar desníveis de entrega, conciliar os impactos do mercado externo no negócio e ainda elaborar ações estratégicas para evitar ou conter uma crise no negócio.

Outros inúmeros benefícios são possíveis de alcançar com as análises dos dados do negócio. Então, comece já a aprender algumas coisas sobre como analisar.

Leitura recomendada:

👉 5 métricas para analisar no Instagram

4. Saiba de marketing digital

Essa competência foi citada acima como um meio de estar no empreendedorismo digital. Mas, é fundamental, para quem está nesse meio, entender sobre marketing digital. Procure estudar as técnicas básicas para a construção de uma estratégia de inbound marketing, de aquisição de clientes e de retenção, fidelização e relacionamento.

Isso envolve conhecer ferramentas, porém, entender o funcionamento e o impacto de cada mídia escolhida é imprescindível para que suas ações funcionem.

Sendo assim, o estudo de conteúdos sobre marketing digital e como usá-lo a seu favor é obrigatório!

5. Saiba planejar

Quando você é analítico, disciplinado, organizado e entende de marketing digital, certamente fará um planejamento fantástico. Planejar o negócio é algo fundamental para que você consiga ter sucesso no que você faz. Saber planear evita que você tenha surpresas desagradáveis.

Por meio dele, é possível prever obstáculos que possam surgir e já prevenir-se de surpresas desagradáveis. Também é orientador para as suas ações e como prosseguir com elas.

Logo, um planejamento completo envolve:

  • cronograma de ações de marketing;
  • previsão de quais serão as ações;
  • custos envolvidos em todas as esferas do negócio;
  • principais fornecedores entre outras atividades.

Faça um planejamento que te ajude a nortear as suas ações e atividades. Assim, seu negócio passa a ter um trilho por onde deverá passar e que está sujeito a pequenos desvios, se for necessário.

O foco do empreendedor digital é a venda online

Em uma venda online, você disponibiliza seus produtos e serviços na internet, alcançando um público maior e com custos reduzidos (já que a manutenção de um site é mais barata que manter uma loja física). Trabalhar com vendas online é um modelo bem atraente para muitas pessoas, não é por acaso que tem crescido constantemente.

Apesar do cenário promissor, existem alguns desafios no empreendedorismo digital que precisam ser superados para que você tenha um negócio bem-sucedido e vamos te mostrar alguns desafios se trabalhar com vendas online e também sugerir as melhores saídas, é claro!

Conheça os 10 principais desafios de trabalhar com vendas online

Trabalhar com empreendedorismo digital está intrinsecamente ligado a vendas online é algo que traz perspectivas muito otimistas para quem decide seguir nessa área. Contudo, é necessário saber que algumas dificuldades aparecem no caminho e que elas precisam ser devidamente tratadas. Só assim é possível alcançar bons resultados.

Pensando nisso, resolvemos criar uma lista e mostrar quais são os 10 principais desafios que podem surgir. Veja só:

  1. gerar visibilidade para o site;
  2. desenvolver boas estratégias de gestão;
  3. aumentar a interação das pessoas;
  4. diminuir os índices de abandono de carrinho;
  5. atrair o público certo para a loja;
  6. diminuir o custo de aquisição de clientes;
  7. fidelizar clientes antigos;
  8. aumentar o ticker das vendas;
  9. manter um layout agradável para o site;
  10. investir em divulgação eficaz.

4 dicas para superar essas dificuldades no empreendedorismo digital

Você conhece ou já teve que lidar com alguns desses desafios relacionados ao trabalho com vendas online? A seguir, mostramos 4 dicas que vão ajudar você a eliminar ou minimizar os efeitos dessas dificuldades em seu negócio.

1. Crie uma estratégia para geração de potenciais clientes

Você consegue alcançar pessoas que realmente vão comprar na sua loja ou faz a divulgação de forma mais genérica? Sem uma estratégia de vendas e marketing bem-estruturada, será necessário empregar mais esforços e dinheiro para chegar até o público certo.

Pense no que é mais eficaz: anunciar para uma base de 500 pessoas que não é qualificada e atrair 10 clientes ou direcionar a divulgação para 100 pessoas e conquistar 15 novos compradores?

É isso que esse trabalho permite fazer, chegar até as pessoas que têm o perfil certo para o seu negócio e aumentar o número de conversões. Porém, para que  isso se torne possível, é necessário conhecer bem o seu público — as preferências, a idade, a renda, a localização, os objetivos, os problemas e as soluções que buscam, entre outras coisas.

2. Desenvolva um plano de ação para ativar a sua base de prospects

Agora que você já tem uma base mais qualificada, com pessoas que são compradores em potenciais dos seus produtos e serviços, é preciso pensar em ações que vão ativá-los — quer seja para realizar a primeira compra, seja para conseguir fidelizá-los.

Aqui, vale estruturar um planejamento voltado para a divulgação e todos os aspectos ligados à comunicação, como o canal a ser utilizado (e-mail, SMS, redes sociais), a linguagem adequada e a frequência ideal.

É importante que se faça uma segmentação da sua base, a fim de criar perfis ainda mais precisos e que facilitem a criação de anúncios e uma comunicação personalizada (e aí, cabe lembrar que a proximidade com os clientes é fundamental para um negócio bem-sucedido). Essa segmentação pode ser por idade, interesses e localização, por exemplo.

Dm automáticoPowered by Rock Convert

3. Crie maneiras diferentes de oferecer seus produtos e serviços para a base de leads e clientes

Quando se pensa em trabalhar com vendas online é necessário pensar nas formas que podem ser utilizadas para anunciar os produtos e serviços e veja quais “conversam” melhor com a sua persona (ou seja, o seu perfil de cliente ideal). Você tem diversas opções:

  • e-mail marketing;
  • anúncios pagos na redes sociais;
  • listas de transmissão no WhatsApp;
  • Grupo no Telegram;
  • SMS.

Feito isso, é hora de pensar em como a divulgação pode chamar a atenção dessas pessoas e atraí-las para o seu negócio. Se o seu público é majoritariamente jovem e antenado nas redes sociais, por exemplo, usar memes (com moderação) é uma boa forma de se comunicar e se conectar a esses clientes em potencial.

4. Aposte no marketing digital

Se você resolveu trabalhar pela internet, não pode deixar o marketing digital de fora. Conhecer as técnicas e as estratégias mais adequadas é essencial para sobreviver e se dar bem no mercado. Portanto, estude bastante sobre o assunto, principalmente o que envolve o SEO para o site, e-mail marketing e a gestão de mídias sociais.

Desenvolver uma estratégia de eficaz para trabalhar com vendas online é fundamental para que você consiga se estabelecer e ter sucesso nesse mercado. Portanto, invista bastante tempo em planejamento e em conhecer o seu público com mais detalhes.

Instagram com especialistasPowered by Rock Convert

Conclusão

Como pudemos observar, o empreendedorismo digital não é como um parque de diversões, como muita gente diz por aí. Claro que ele tem suas vantagens, principalmente, quando falamos em rotina de trabalho e liberdade. 

No entanto, ele requer disciplina e organização, além de outras habilidades que citamos aqui, até mesmo mais do que muitos empregos convencionais.

Mas, você acha que já tem as competências que falamos ou que consegue desenvolvê-las com facilidade? Então vem dar uma olhada nos 50 produtos que você poderá vender online! Ah, aproveite e já comece escolhendo por algo que tem a ver com você e com muito planejamento!

Você também pode gostar