E-mail Marketing: como usar na sua estratégia de comunicação
Home ⠀Marketing digital Veja como e porquê você deve construir uma estratégia de e-mail marketing agora mesmo

Veja como e porquê você deve construir uma estratégia de e-mail marketing agora mesmo

email marketing

Durante muito tempo o e-mail marketing foi considerado uma forma de receber spam e propagandas invasivas das empresas.

Mesmo hoje em dia, com a internet em constante evolução, o e-mail continua sendo um dos principais canais de relacionamento empresarial e tem seu lugar garantido na estratégia de comunicação.

No entanto, novas tecnologias em softwares de automação permitiram que ele se tornasse uma das maneiras de enviar mensagens mais assertivas para cada tipo de pessoa.

Neste artigo vamos mostrar como essa estratégia pode ser usada na comunicação da sua empresa.

Qual a importância do e-mail marketing?

Antigamente, esse canal era usado apenas como um tipo de mala direta digital, enviando propagandas para todos os contatos possíveis, sem nenhum planejamento ou cronograma desenvolvido previamente.

Por isso, o e-mail marketing era considerado, pela maioria das pessoas, como uma forma de comunicação invasiva. Este cenário mudou e, hoje, os profissionais de marketing preferem utilizá-lo por ser uma comunicação mais direta e pessoal.

Com o auxílio de softwares de automação, o disparo de mensagens podem ser feitos de forma mais assertiva, segmentando sua lista de contatos e aumentando as chances de ter seu comunicado  aberto pelo usuário.

Dentro de uma estratégia de comunicação, o e-mail marketing precisa ser tratado como uma oportunidade além da abordagem comercial e promocional, porque ele pode ser a porta para o acesso à vida pessoal do consumidor.

Portanto, ter um canal que consiga essa aproximação com os possíveis clientes, é uma estratégia muito importante para sua empresa, afinal os resultados desse tipo de contato podem ser muito positivos.

Nutrindo seus contatos com informações relevantes e mensagens personalizadas no momento certo, você pode educá-los sobre o seu negócio, além de ajudá-los a percorrer o caminho do funil de vendas até a posição de compra.

Como construir um relacionamento através deste canal?

É através do e-mail marketing que sua empresa pode manter um relacionamento mais constante com os clientes, obtendo ainda mais engajamento. A seguir, listamos algumas maneiras de aproveitar essa comunicação.

Lista de interessados

Há outras vantagens em utilizar essa estratégia em sua comunicação, como o grande alcance que sua empresa consegue tendo um baixo custo para fazer isso. Isto acontece porque a maioria das pessoas, hoje, acessam suas caixas de entrada diariamente.

Quanto maior for sua lista de contatos, maior será o seu alcance, podendo criar listas específicas para cada perfil de cliente. Outra vantagem no uso do e-mail marketing é a variedade de formatos de mensagens que é possível criar, dando maior flexibilidade para sua equipe de criação.

Desta forma, você pode escolher o formato que mais se alinha com sua estratégia de comunicação, e que estarão de acordo com as mídias que sua empresa usa para divulgação.

Newsletter

Se você possui um blog, pode aproveitar esse caminho para enviar novos conteúdos publicados para sua lista de contato. Este movimento permite o início de uma interação com seus leitores.

Esta forma de contato é uma das melhores maneiras de manter sua lista de contatos ativa, fazendo com que sua marca esteja sempre presente em suas mentes. Sem contar que isto aumenta as chances de alcançar novas pessoas através do compartilhamento de informações.

Disparar newsletters com frequência também é uma maneira de manter um relacionamento com seus prospects. Elas são mensagens informativas e periódicas, semanais ou mensais, informando aos interessados sobre as novidades da sua empresa ou mesmo do mercado onde atua.

Porém, é essencial que seu conteúdo seja diferenciado e chame a atenção. Ele precisa ser relevante para seus leitores além de reforçar sua identidade.

Informações sobre eventos

O e-mail marketing também é uma excelente ferramenta para você divulgar algum evento, como uma live ou webinar. O desafio é criar o conteúdo para que fique claro a importância do comparecimento dos seus convidados.

Além de descrever todas as informações necessárias sobre a cerimônia, festival ou bate papo que você irá realizar, como data, local e horário, é importante dar destaque para o link onde o leitor possa clicar para fazer sua inscrição.

Promoções

O envio de textos promocionais também é muito usado pelas empresas, onde o cliente recebe alguma oferta personalizada. A dica aqui é que o conteúdo seja pensado para ser bem direto, com apelo visual para que desperte o interesse do cliente e ajude a clicar na promoção.

A segmentação neste tipo de e-mail marketing é fundamental, porque você precisa saber exatamente do que o seu contato está precisando para criar aquela oferta arrasadora.

Datas comemorativas

Enviar mensagens em datas comemorativas pode ser a maneira ideal para ter uma presença constante e marcante na vida das pessoas. Criar esse tipo de campanha fortalece a confiança e a credibilidade do relacionamento construindo entre empresa e cliente.

Além disso, dar as boas-vindas para aquela pessoa que aceitou receber suas mensagens, é uma cortesia que agrega muito para sua marca. Mesmo sendo uma resposta automática, o conteúdo pode ser feito de forma que a pessoa leia e sinta sua preocupação em responder seu cadastro.

Checklist de isca digitalPowered by Rock Convert

Elementos essenciais para a construção de um e-mail de sucesso

Para que suas mensagens tenham sucesso com os clientes, é preciso que a construção da estrutura comunicacional possua certos elementos importantes.

  • Assunto: Essa frase será a primeira a primeira informação que ele verá em sua caixa de entrada. Se esse item não chamar a atenção, é bem possível que o disparo nem seja aberto pelo usuário. Então, estude bem como será descrito no assunto.
  • Remetente: Evite usar nomes genéricos, como se um robô estivesse enviando a mensagem. Procure usar um remetente que tenha o nome da pessoa. Isto vai transmitir uma sensação de confiança por estar conversando com uma pessoa de verdade.
  • Corpo: O principal ponto a ser considerado é o corpo do e-mail marketing, que também deve ser muito bem-planejado. Leve em consideração a sua persona quando for criar seu texto, porque assim você pode adequar o tom da conversa ao perfil de quem vai ler a mensagem.
  • Chamada para ação: Além de ter um conteúdo atraente e relevante, é essencial que o texto leve o leitor até uma chamada para ação (CTA), que é o botão para encaminhar o usuário até outra página onde ele deve concluir uma ação.

Obs: o CTA pode ter vários objetivos, como aumentar o tráfego para seu site ou blog, conseguir seguidores para as redes sociais, sugerir um cadastro ou um download de algum conteúdo, levar o cliente a responder alguma pesquisa ou levar esse cliente até uma página de vendas. Mas o ideal é que em cada e-mail seja selecionado apenas um caminho. 

Como planejar uma estratégia adequada

O planejamento é essencial para sua estratégia de comunicação através do e-mail marketing, porque você precisa achar um equilíbrio no envio das mensagens.

Você não deve enviar com tanta frequência a ponto de irritar sua audiência, mas também não pode ser de menos e correr o risco do cliente esquecer o que você faz. A primeira coisa que você tem de pensar é manter uma regularidade de envio de mensagens. Para isso você pode adicionar um informativo sobre a periodicidade dos envios.

Saber a melhor hora do dia que seus contatos estarão disponíveis para ler suas mensagens é fundamental, porque é mais assertivo e traz maiores chances das mensagens serem abertas. Mas isso você poderá descobrir apenas realizando testes ou simplesmente perguntando sua audiência.

Ferramenta de automação 

Hoje existem muitas ferramentas que realizam o disparo de e-mails em massa. Saber qual é a melhor também faz parte do seu planejamento, afinal sua equipe vai trabalhar com ela diariamente, então precisa ser acessível, ter uma boa usabilidade e atender as necessidade do seu negócio. 

Plataformas de automação, como o leadlovers, são criadas para facilitar e profissionalizar qualquer estratégia de marketing digital, tanto para quem já possui uma, quanto para aqueles que estão começando.

Além disso, algumas ferramentas permitem a construção de páginas personalizadas sem dificuldade. O usuário não precisa ter conhecimentos em programação, nem HTML. 

Você pode criar quantas páginas for preciso: de captura, recompensas, vendas (integradas a plataformas, como Hotmart e PagSeguro), vídeos, download, webinar ao vivo, entre muitas outras. 

Powered by Rock Convert

Mensuração de resultados

Tão importante quanto buscar novas estratégias para lançar sua marca, seus produtos e seus infoprodutos, é mensurar o resultado de qualquer ação, para melhorar ou trocar a tática.

Existem ferramentas brasileiras que permitem o acesso de dados como taxa de abertura, taxa de cliques, quantidade de descadastros, etc. Optar por uma plataforma nacional permite que você tenha a segurança de encontrar o idioma português em todo o software (com alguns termos estrangeiros comumente usados na área de marketing).

Conclusão

O e-mail marketing, sem dúvida, é uma ferramenta poderosa  para você interagir com seus contatos, criando um relacionamento sólido e próximo. É preciso nutrir seus contatos com conteúdos interessantes e relevantes, para aumentar o engajamento e o faturamento da sua empresa.

O planejamento é imprescindível na hora de construir sua estratégia, porque é preciso pensar em todos os elementos que compõem a mensagem, como o assunto, o remetente e o corpo com o texto. Portanto, é preciso conhecer bem seu cliente para saber os melhores horários para o disparo e em qual frequência fazer isto.

Usando ferramentas gratuitas ou não, esse canal é uma excelente e essencial no marketing digital, que auxilia a divulgação de sua empresa e mantém sua marca visível. Se você gostou de saber como usar o e-mail marketing em sua estratégia de comunicação, compartilhe esse artigo nosso blog.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!