Home ⠀Gerenciamento de Redes Sociais Como criar posts impactantes para suas redes sociais

Como criar posts impactantes para suas redes sociais

criar posts

As redes sociais já se tornaram muito mais do que meras plataformas de socialização e relacionamento. Elas se transformaram em verdadeiras vitrines e meios de fazer negócios. Com a ascensão no uso da tecnologia por parte dos consumidores, as empresas precisam estar onde o seu público está. Com isso, surge a necessidade de implantar estratégias para criar posts impactantes, relevantes e que chamem a atenção do seu público.

De acordo com uma pesquisa, os brasileiros passam, em média, 241 minutos por dia conectados nas redes sociais. Em todo esse tempo, diversas publicações passam despercebidas por simplesmente não chamaram a atenção.

Então, o que o seu negócio tem feito para que o usuário não passe direto pelos seus posts?

Pensando nas principais dificuldades e dúvidas sobre o assunto, preparamos este post. Acompanhe e entenda a importância de investir e planejar a parte visual ao criar as suas publicações, como fazer isso e quais ferramentas utilizar.

A importância do visual nos posts das redes sociais

Uma imagem, ou vídeo, vale mais que mil palavras. A qualidade e a adequação do marketing visual nos seus posts pode ser o segredo para o sucesso ou fracasso das suas estratégias. Afinal, são os detalhes que fazem toda a diferença.

A parte visual é a primeira que chama a atenção dos seus seguidores e do seu público-alvo, mesmo que o texto de descrição ou a legenda sejam impecáveis, se a imagem, ou outro formato visual, não for adequado e de qualidade, a sua postagem dificilmente trará algum engajamento.

Quando falamos dessa parte visual, também nos referimos a animação, o template utilizado, cores que mais chamam a atenção do usuário e ao formato do conteúdo, que pode ser desde vídeos a GIFs.

Então, para criar posts que impactam, educam e engajam o seu público, esse é o primeiro aspecto que deve ser planejado.

Como criar posts para WhatsApp

O WhatsApp pode ser explorado para além de troca de mensagens. Você pode criar posts em diversos formatos, como em vídeo, foto, áudios, GIFs e documentos.

Essa estratégia, que é conhecida como WhatsApp Marketing, é uma excelente ferramenta para conseguir engajamento e ampliação da sua rede de contatos. Outro destaque é o baixo custo e a agilidade, já que o aplicativo é gratuito e permite respostas em tempo real.

A maior dificuldade que as empresas encontram em fazer posts chamativos é justamente o design e não tanto o conteúdo em si. Para criar os seus posts no WhatsApp recomendamos o uso do Canva.

Esse é um software que permite a criação de posts, desde o template até as imagens e cores utilizadas. 

Ela é indicada tanto para profissionais de design quanto para pessoas amadoras que precisam dar aquele up nas redes sociais do negócio. Você poderá utilizar tanto no computador quanto em smartphones Android e iOS

Com o Canva você pode criar imagens, desenhar em cima de fotos, acrescentar legendas e outros elementos que impactem o seu público. Os passos para criação são bem simples. Primeiro, você precisa fazer um cadastro no site.

Depois, basta selecionar o modelo de post e imagem que deseja dentro das diversas opções da biblioteca. Caso já tenha uma foto para usar, é só fazer o upload dela.

Feito isso, use a sua criatividade e pense nos objetivos do post para editar as imagens e criar filtros e o texto. Depois é só compartilhar com os seus contatos. Você terá mais de 130 opções de fontes e poderá alterar as cores de fundo, da legenda e das caixas de texto.

Vale ressaltar que esse é um software gratuito e com uma diversificada biblioteca gratuita. Porém, existem algumas imagens com marca d’água, pois fazem parte do banco de dados premium, mas custam apenas um dólar.

Como criar posts para o Facebook

O Facebook é uma rede social um tanto quanto polêmica em relação ao alcance de suas divulgações. Afinal, os algoritmos decidem o que o usuário verá ou não de acordo com as preferências, hábitos de consumo e comportamento na rede e na internet.

Esse recurso é utilizado justamente para não poluir a timeline dos usuários e somente mostrar o que realmente o interessa, caso contrário, o Facebook não seria a rede social mais utilizada no Brasil e no mundo.

Então, o que fazer para criar posts relevantes e que apareçam para os seus seguidores? A parte visual é a identidade da sua marca e das suas publicações, por isso precisa ser priorizada. Cuidado também com a legenda, pois o ideal são textos curtos, com cerca de 20 palavras para os títulos e menos de 50 para a descrição.

Existem alguns outros métodos que também interferem o seu alcance orgânico (publicações gratuitas, ou sejam aquelas que não foram pagas para impulsionamento). Uma delas é escolher o horário adequado. Busque compartilhar os seus posts em diferentes horas do dia e da semana para identificar quais são aqueles que o seu público tem maior engajamento. 

Além disso, sempre finalize com alguma chamada para ação contextualizada e não forçada, que pode ser entrar em contato ou visitar a sua página. Já a parte visual é aquela que chama a atenção primeiro e desperta a curiosidade do usuário em parar e ler.

Para criar posts perfeitos para o Facebook a nossa dica de software é o Creator Studio, que foi desenvolvido pela própria plataforma.  

Essa é uma ferramenta completa para fazer e administrar as suas publicações, incluindo a parte criativa das imagens e até mesmo programar data e horário dos posts e avaliar métricas de engajamento e alcance. Os principais recursos são:

  • biblioteca de conteúdo: reúne as informações sobre os seus posts, como data, quais foram patrocinadas e o status (postadas ou programadas);
  • agendamento de posts: aba onde você faz os agendamentos das publicações, selecionando a data e o horário desejados;
  • caixa de entrada: acesso aos comentários, mensagens e informações sobre o usuário que as enviou. Aqui, também poderá marcar como spam, excluir ou favoritar;
  • coleção de sons: funcionalidade de adicionar vídeos, efeitos sonoros e trilhas sonoras aos seus posts;
  • informações: seção para você acompanhar todas as métricas e dadas de desempenho das suas publicações, incluindo o crescimento na quantidade de seguidores, número de pessoas que descurtiram a sua página, taxa de retorno, idade e gênero do seu público, dentre outras informações.

Essa gestão da sua página é um fator decisivo para orientar os seus posts e estratégias. Por meio das métricas e informações sobre o seu público, terá um norte para decidir o que é de interesse dos usuários e o que não foi bem-aceito. O Creator Studio ainda tem a vantagens de ser gratuito e intuito.

Tamanho de imagens para redes sociaisPowered by Rock Convert

Aplicativos para criar posts no Instagram

O Instagram é uma rede social totalmente visual. Por mais que permita a criação de legendas e hashtags, o forte são as imagens e vídeos curtos, pois os textos entram em segundo lugar somente como complementação das fotos.

Os Stories também é um recurso importante, dinâmico e interativo que pode gerar muitos seguidores.

Conforme essa rede foi crescendo, novas funcionalidades e aplicativos foram surgindo para criar posts cada vez mais atrativos e engajadores. Com isso, a plataforma se transformou em uma verdadeira vitrine virtual para as empresas, independentemente se você atua com produtos ou prestação de serviços. 

Para ajudar a sua criatividade e gestão do Instagram, você já pode contar com diversos aplicativos e plataformas. Confira outros apps para criar posts, gerenciar e fazer conteúdos atrativos e de qualidade. Veja só.

Inshot

O Inshot é um aplicativo para gerenciar e criar as suas publicações em imagem e vídeo. Ele permite a adição de novos filtros e trilhas sonoras, alteração de bordas e criação de textos. Além de editar os seus vídeos, cortar partes ou publicá-los sem corte. Esse app está disponível tanto para Android quanto para iOS.

Canva

Como dito, o Canva é um aplicativo bem completo para editar e criar os seus posts. Ele pode ser utilizado em celulares Android e iOS ou no computador. Se você ainda não tem muito costume com esse tipo de ferramenta, o Canva é o ideal, pois ele é simples de utilizar e dá a você diversas opções e dicas para as suas publicações.

Crello

O Crello é um estúdio completo para criar posts em diferentes formatos, como animações e vídeos. Algumas funcionalidades e imagens são pagas, mas você tem acesso à mais de 20.000 modelos de design para utilizar e 5.000 fotos gratuitas na biblioteca.

Você pode escolher templates, vídeos curtos do banco de dados e alterar entre os 250 estilos de fonte em três diferentes idiomas. O melhor de tudo é que isso é feito em somente quatro simples etapas. Primeiro, escolha o formato do seu post.

Depois, selecionem o modelo desejado, personalize incluindo, retirando e editando qualquer elemento da imagem ou do vídeo para que ele fique do jeito que você quer. Por fim, basta baixar a sua arte ou publicar no Instagram diretamente por meio da plataforma Crello.

Criar posts para as redes sociais ficou muito mais fácil com os diversos aplicativos e plataformas gratuitos que surgiram. Esse tipo de ferramenta pode ser o segredo para publicações criativas e atrativas. Então, use a criatividade, tente sair do óbvio, somente utilize imagens e vídeos de alta qualidade e sempre tenha em mente as necessidades e preferências do seu público.

Acreditamos que não basta saber criar posts impactantes nas redes sociais. É preciso ter consistência nas publicações e seguir o calendário planejado. Nesse sentido, o agendamento de publicações pode ajudar. Saiba mais sobre ele agora mesmo!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!