Comportamento do consumidor: 4 dicas essenciais para 2020
Home ⠀Marketing digital Entendendo o novo comportamento do consumidor no século XXI

Entendendo o novo comportamento do consumidor no século XXI

Comportamento do consumidor
É muito importante conhecer o comportamento do consumidor para oferecer uma experiência única. Sabe aquela ideia da jornada de compra, de acompanhar o cliente até ele tomar sua decisão? É exatamente isso.

As compras online são incentivadas, em boa parte, por essa mudança de comportamento. Ao observar os resultados da 40ª Webshoppers, percebe-se que a alta de faturamento entre 2017 e 2018 chegou a 18%, alcançando R$ 133 bilhões.

O levantamento ainda mostrou que o Brasil é o país com maior faturamento da América Latina e que 36% da população é digital buyer. A maior fatia da receita total foi para empresas B2C — que atendem diretamente os consumidores finais — e marketplaces.

Esse cenário levou a um crescimento de 12% pelo segundo semestre consecutivo e à entrada de 18,1% de consumidores no mundo das compras online. A dica é se preocupar com a jornada de consumo para garantir um diferencial competitivo.

Como alcançar esse patamar? Existem algumas dicas que ajudam a chegar lá, considerando a expectativa dos clientes e conhecer melhor o comportamento do consumidor. Confira!

Tolerância zero

O consumidor quer se sentir satisfeito e tem baixa tolerância a problemas e erros. Se eles acontecerem, deseja que a situação seja contornada com rapidez. Além disso, qualquer tentativa de propaganda enganosa e promessas vazias é ignorada. Portanto, cuide bem das promoções e iniciativas para incentivar as compras online. Deixe tudo bem claro e transparente.

Muitas empresas utilizam as redes sociais como SAC online para acompanhar o comportamento do consumidor. O Twitter por exemplo é protagonista de diversos casos interessantes e também polêmicos.

O caso do Padre Fábio de Melo deu o que falar no ano passado. O sacerdote utilizou sua conta na mídia social para registrar sua reclamação em relação há um problema enfrentando no banco que ele utilizava e isso foi motivo suficiente para que outras instituições financeiras entrassem e fizessem dessa reclamação um verdadeira “gerra” oferecendo seus serviços.

Planejamento antecipado

O planejamento tem duas vias: a do consumidor e a da loja. No primeiro caso, o cliente busca se antecipar e listar o que deseja. Assim, evita fazer compras por impulso e pode economizar. No entanto, o e-commerce pode incentivar a aquisição de última hora.

Sua loja virtual precisa estar preparada para o aumento sazonal das vendas no final de ano. Avalie os dados dos anos anteriores e faça uma projeção para saber quais produtos devem ser mais procurados.

Powered by Rock Convert

Além disso, os produtos devem começar a ser divulgados antecipadamente para incentivar as compras. Lembre-se de que o planejamento antecipado é fundamental para atender às demandas dos clientes e evitar a perda de oportunidades por falta de mercadorias.

Auxílio do poder do Stories para comprar

O Stories do Facebook e do Instagram são dois bons recursos para destacar sua loja virtual e aumentar as compras online. Os consumidores gostam de ver conteúdos exclusivos nessa ferramenta e sentem que estão sempre atualizados.

Um dos motivos para isso é a interação possibilitada pelo Stories. Você pode postar conteúdos diversos, até promoções e lançamentos. Além disso, pode realizar enquetes e sessões de perguntas e respostas para incentivar a participação das pessoas.

Utilizar os stories para aumentar os resultados é de longe uma das melhores estratégias para melhorar os resultados a partir do entendimento do comportamento do consumidor, além de terem as maiores tazas de engajamento nessa rede social, ainda é possível facilitar o caminho do usuário até a compra através dos links que são permitidos tanto para anúncios quanto para a parte orgânica.

Você pode se interessar por:

👉 Aprenda a revolucionar em seus resultados através dos stories que vendem

👉 Como ver stories automaticamente aumenta seu engajamento?

👉 7 cases de sucesso nos stories do instagram para inspirar seu negócio

Convencimento da compra por mensagens via app

Sua loja tem um aplicativo? Enviar mensagens para o consumidor, ao estilo do iFood e outras marcas, é uma boa forma de estimular as compras de final de ano online. O ideal é usar textos condizentes com o estilo da marca, por exemplo, descolado, informal, sério etc.

Mais baratas que as mensagens tradicionais, as in-apps oferecem mais interatividade, porque o usuário é levado direto para a oferta desejada. Além disso, é uma forma de garantir a confiabilidade do texto, já que a possibilidade de phishing — uma modalidade comum de ataques virtuais por e-mail — afasta muitos consumidores.

Perceba que todas essas práticas ajudam a impulsionar as vendas online. Contudo, ainda há mais o que fazer para alcançar bons resultados — e as mídias sociais são o canal ideal para isso.

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!