Como ser um digital influencer: Aprenda 5 dicas matadoras
Home ⠀Marketing digital 5 passos essenciais que mostram como ser um digital influencer

5 passos essenciais que mostram como ser um digital influencer

como ser um digital influencer

Com as mudanças de hábito que estão acontecendo em todo o mundo, consequentes da evolução tecnológica, estão surgindo novas profissões e muitas pessoas querem saber como ser um digital influencer.

A internet tornou-se mais acessível e os smartphones já soma funções que estimulam as pessoas a estarem conectadas o tempo todo. Essas são situações que transformaram o mercado de produção, oferta e procura por qualquer produto ou serviço e de qualquer segmento.

A profissão influencer está sendo bastante cobiçada entre pessoas das mais diversas tribos. Os que já conseguiram, estão segmentando seu público com excelência e conquistando espaço no meio midiático (e ganhando muito dinheiro, também)!

Ser um digital influencer é considerado uma profissão. Não mais uma obra do acaso. Por isso, requer, sim, talento. Mas, sobretudo é preciso elaborar estratégias e contar com ferramentas especiais para conquistar um lugar ao sol e, também, sucesso financeiro.

Quer saber como ser um digital influencer? Nós preparamos esse guia definitivo para que você consiga realizar esse sonho e obter muita satisfação profissional. Leia tudo e siga as dicas!

Mas afinal, o que quer dizer ser um digital influencer?

Como o próprio nome diz, significa tornar-se um influenciador ou formador de opinião no meio digital. Esse espaço, há menos de 10 anos atrás, era ocupado por atores, cantores, jornalistas e diversas figuras da televisão, exclusivamente. Eram pessoas que apareciam publicamente, acumulavam fãs e, consequentemente, fechavam contratos publicitários milionários.

Com a democratização do acesso à informação (uso da internet e “boom” nas redes sociais como Facebok, YouTube e, posteriormente, o Instagram), as pessoas passaram a ter mais liberdade para avaliarem produtos, marcas e falarem abertamente sobre suas experiências com as empresas. Também usam o espaço para compartilharem suas vivências pessoais e cotidianas.

Em seguida, passaram a criar seus próprios blogs, canais no YouTube e páginas nas redes sociais. Assim, passaram a atrair outras pessoas.

A princípio, eram comunidades com gente que compartilhava da mesma opinião, formada por pessoas que sentiam-se representadas pelos conteúdos dessas páginas.

Pouco tempo depois, os primeiros “líderes de opiniões” passaram a falar com uma quantidade maior de pessoas que deixaram de ser apenas apoiadores. Passaram a ser fãs. Daí surgiram os primeiros digital influencers. Pessoas que usam de conteúdos humorísticos ou didáticos para aglomerar seguidores que passam a tê-los como referência na internet.

Nesse contexto, vale ressaltar que alguns influenciadores digitais possuem mais seguidores nas redes sociais e mais audiência em seus blogs e canais do YouTube, do que muitos artistas consagrados da televisão. Alguns deles, inclusive, possuem renda maior do que celebridades do meio artístico, sem nunca terem tido qualquer oportunidade televisiva ou terem participado de algum programa de TV.

Com o aumento exacerbado de usuários das redes sociais, os influenciadores passaram a não, necessariamente, apenas fecharem contratos publicitários, como antes.

Por que é importante entender como ser um digital  influencer

O Instagram é uma plataforma que acumula recordes de crescimento. De acordo com últimos dados consolidados de 2017, a rede dobrou sua expectativa, chegando a 800 milhões de seguidores.

Podemos dizer que é a rede social que mais gera engajamento com o público. Proporciona 10 vezes mais do que o Facebook e 84 vezes mais do que o Twitter. Logo, alinhar estratégias de marketing para o Instagram é o caminho mais rápido para
ser um digital influencer. É o melhor jeito de estar onde todos estão e, então, atrair o máximo de pessoas possível.

Entenda mais sobre o marketing no Instagram através do vídeo a seguir.

5 passos que vão te mostrar como ser um digital influencer?

Como já dissemos, é necessário ter talento e estratégia. O talento é algo que você vai desenvolver, à medida que analisar o resultado das suas postagens e estudar sobre o tema. Claro, que algumas pessoas já possuem o dom da comunicação e uma grande ideia. Mas se você não os tem, não desista. Basta aprimorar-se.

Mas, vamos às estratégias. Diria que elas são mais decisivas do que o talento, pois são totalmente responsáveis por aumentar seu alcance e número de seguidores. Vamos a elas:

1. Escolha o nicho

É preciso que você escolha um nicho e determine exatamente com quem se comunicará. Essa definição é primordial para que você faça o planejamento de conteúdo, linguagem e até divulgue a iniciativa do perfil com marcas que teriam interesse em sua promoção. Essa definição é necessária para que seja possível estabelecer metas e objetivo para o seu perfil. Além disso, ajuda a fazer a melhor segmentação do seu público.

2. Respeite suas habilidades

Sabemos que há muitos humoristas e profissionais da beleza e moda fazendo sucesso no Instagram. Mas não quer dizer que você precise seguir uma dessas linhas ou que elas sejam mais fáceis. O ideal é que você valorize as suas habilidades, para que seja possível produzir algo que convença aos usuários a serem seus seguidores. O importante é ter fãs engajados (mais a frente falaremos mais sobre isso). Ninguém gosta de conteúdo superficial, que imita algo ou é sem graça.

3. Produza conteúdo de qualidade

Oferecer conteúdo relevante para os seus seguidores é o básico do básico de como ser digital influencer. Isso, porque para você influenciar pessoas sobre um determinado assunto, você precisa entender sobre esse assunto, certo? Quando falamos em relevante e útil, queremos dizer que você deve postar algo que vai ensinar ou contar uma novidade relevante. Esses são conteúdos que vão mudar, de alguma forma, a vida do seguidor e que vão estimulá-lo a curtir, comentar ou marcar
pessoas.

Você pode se interessar :

👉 Digital Influencer: O Guia Para o Sucesso Na Internet

👉 Como saber se um Influenciador digital é bom para sua marca?

👉 5 dicas para você colocar em prática sua estratégia de Marketing de Influência agora mesmo

4. Crie relacionamento com as pessoas

Tão importante quanto traçar estratégias para ganhar mais seguidores, é estabelecer um bom relacionamento com os que você já tem. As pessoas gostam de serem respondidas, de ganharem curtidas e de serem notadas. Além disso, é normal que
algumas te abordem para dar um feedback sobre algum produto que você sugeriu, por exemplo. Da mesma forma que é normal que algumas pessoas se expressem negativamente.

Independente de qual for o objetivo, procure responder a todos ou, pelo menos, a uma grande parte. Quando você não interage, perde a credibilidade e até a admiração dos fãs que adquiriu com o tempo, por acharem que você não se importa
com a opinião deles.

Estabelecer um relacionamento com todos que te seguem é uma forma de enriquecer ainda mais a sua base de seguidores e aproximá-los de você.

5. Defina canais de divulgação

Divulgue o seu perfil para que pessoas possam descobrir a sua existência! Você pode fazer isso usando o próprio Insta por meio de perfis de parceiros relacionados, anúncios ou promoções, por um blog ou contas em outras redes sociais. Essa escolha dependerá do comportamento do seu público, onde eles mais consomem etc. O importante é deixar o seu perfil em locais estratégicos, para alcançar mais seguidores.

Essa divulgação também deve ser feita para que os seus parceiros reconheçam o seu trabalho. Prospecte-os, faça contatos com a imprensa, invista em marketing digital e participe de eventos da sua área.

Qual é a importância do engajamento na hora de se tornar um influenciador?

Resolvemos deixar um tópico separado para falarmos melhor sobre a importância de manter um bom engajamento e como você o conseguirá. Primeiramente, não podemos falar sobre isso, sem citarmos o novo padrão de exibição no feed do Instagram, que atende a uma série de regras: o algoritmo.

Antes, o Instagram exibia na sua timeline as postagens em ordem cronológica. Para 100% dos seus seguidores, o que você postava era exibido em tempo real. No entanto, recentemente isso mudou. Deram uma apertada no algoritmo e agora, as
regras de exibição são bem mais rígidas.

Isso significa, que suas postagens irão aparecer apenas para uma pequena parte de seguidores. Independente de quantos você tenha. Veja quais são as regras principais:

  • a proximidade da pessoa que fez a publicação (família e amigos);
  • o grau de interação do usuário com a pessoa/marca que publicou;
  • cruza com os dados do Facebook (familiares, interesses etc);
  • tempo médio que o usuário permanece online na rede.

Isso quer dizer que, de todos os aspectos avaliados pelo algoritmo do insta, o que você pode fazer para driblar o “sumiço” dos feeds é estimular o engajamento do público! Para que isso aconteça, você precisa seguir, à risca as dicas que te demos neste conteúdo e a mais importante, que está por vir: automatize o seu perfil no Instagram.

Seguidor engajadoPowered by Rock Convert

Por que não comprar seguidores?

Quando você compra seguidores, você os recebe de fato. No entanto, são pessoas que não passaram por nenhuma avaliação de afinidade pelo seu conteúdo. Então, certamente, não vão interagir e grande parte delas deixará de te seguir.

A falta de interação vai fazer o suas postagens não serem exibidas para grande parte dessas pessoas, em virtude do algoritmo.

Conclusão

Você que começou a jornada e agora entende como ser um digital influencer no Instagram, deve estar se sentindo bem mais aliviado com essas dicas, não é mesmo? Pois saiba que elas são os pilares para que você torne-se um influenciador e conquiste fornecedores para que essa profissão sonho torne-se sua realidade!

Está pronto para começar? Então, comece já a ganhar seguidores com o teste grátis da Plataforma Bume. Você precisa apenas inserir os dados básicos da sua conta (que não ficarão retidos na ferramenta) e usar por cinco dias gratuitamente!

Você também pode gostar

EBOOK - Manual do TikTok para empresas! Baixe gratuitamente!