Home ⠀Gerenciamento de Redes Sociais Quer descobrir como fazer vídeo no TikTok e ser um sucesso na rede social? Vamos te ensinar

Quer descobrir como fazer vídeo no TikTok e ser um sucesso na rede social? Vamos te ensinar

Foto de uma pessoa segurando o celular de frente mostrando como fazer vídeo no TikTok

Você já deve ter se deparado com alguns vídeos engraçados de dublagens ou usando filtros com vozes divertidas, não é mesmo? Eles viralizaram em diversas redes sociais, como o Instagram e Facebook, mas foram criados em outro: o TikTok. 

A rede social virou um fenômeno, ultrapassando o número de downloads no ranking de apps — mais de um bilhão. Para você não ficar de fora dessa febre, vamos ensinar tudo o que você precisa saber sobre ela. Vamos mostrar como fazer vídeo no TikTok e ser um sucesso. Continue a leitura!

Como surgiu o TikTok?

O TikTok foi lançado em novembro de 2017, pela empresa chinesa ByteDance. Ele é uma mistura entre dois apps: o Douyin, lançado no ano anterior pela mesma companhia e o musical.ly. O Douyin é um considerado uma versão do TikTok adaptado às restrições e censuras do governo chinês. 

Após a compra do musical.ly, no início de 2017, a ByteDance juntou a proposta dos dois aplicativos, criando o TikTok. A proposta era criar um app para compartilhar vídeos curtos, de 15 a 60 segundos, e com diversos recursos de edição, como filtros, gifs, músicas, legendas, cortes e dublagens.

Com tantas possibilidades, foram criados diversos desafios, jogos e coreografias, o que incentiva a participação dos usuários. Além disso, a presença de famosos e grandes influenciadores também aumenta o engajamento, despertando a curiosidade e a vontade de fazer da brincadeira.

Qual o segredo do sucesso? 

O sucesso se deve a três pontos: a divulgação por meio de famosos e influenciadores, a maneira de divulgar o conteúdo e a versatilidade.

O primeiro é a relação, principalmente no início, com as celebridades e influenciadores locais. Em cada ponto da terra, o TikTok se enturmava com os “grandes” locais que faziam desafios usando o aplicativo e pedido para o público utiliza-lo junto, o que foi o caso de Jimmy Fallon nos EUA. 

Com o interesse natural inicial do apresentador de talk show, aplicativo viu uma oportunidade de aumentar exponencialmente seus seguidores e, então, capitalizou na figura de Jimmy em forma de parceria paga. Em 2018, Jimmy usou o aplicativo para uma série de desafios em seu programa o que gerou uma quantia de 10,4 milhões de reações dentro de uma semana. Casos como esse se espalharam em várias partes do globo: Japão, Tailândia, Índia e, é claro, Brasil.

O segundo ponto é a  visão do TikTok de focar em conteúdo localizado. O aplicativo realiza diversos concursos e desafios locais e assim arremata tendências por meio de hashtags localizadas. Com os desafios, além de criar temas para os usuários e premiá-los assim gerando milhares de vídeos locais, faz que com a fama do aplicativo cresça exponencialmente em seguidores e, claro, reconhecimento.

O terceiro e último ponto é questão da versatilidade de uso do seu app. Cria-se o conteúdo, compartilha e também visualiza-se sem problemas, o que faz com que se torne muito atrativo aos olhos de quem acessa o TikTok pela primeira vez. 

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Como usar o TikTok?

O primeiro passo para usar o aplicativo é criar uma conta. Você pode se cadastrar utilizando seu telefone, email ou conta do Google, Facebook ou Twitter. Para isso, baixe o aplicativo e clique no botão inferior do canto direito — um que parece um boneco.

O segundo passo é editar o seu perfil. Semelhante ao Instagram, você irá criar um @, com seu nome de usuário e links para outras redes sociais. Você pode colocar uma foto ou vídeo de perfil. É possível também restringir quem pode visualizar, compartilhar e baixar o seu conteúdo.

Com o perfil criado, você pode curtir, comentar e compartilhar vídeos, seguir os seus perfis preferidos e interagir com outros usuários. Assim como no Instagram, ao clicar na tela duas vezes você curte o vídeo. No botão de “lupa”, na parte inferior da tela, você consegue pesquisar e descobrir novos videos, usuários e hashtags do momento. Um ponto interessante é que você não precisa estar logado para visualizar os vídeos na plataforma. 

Por que usar o TikTok?

Como já sabemos, a rede social se tornou febre entre usuários. Só por aí, você já pode começar a imaginar que ele tem um grande potencial de trazer mais visibilidade para a sua marca. Também não podemos deixar da possibilidade de conseguir viralizar e ter um alcance infinitamente maior.

Sendo assim, explorar melhor os recursos que a rede oferece é uma excelente maneira de se aproximar do público. Só é preciso ter o cuidado de criar conteúdos que sejam coerentes com a proposta da plataforma.

Nesse caso, você pode usar e abusar do bom humor, de memes e de desafios, por exemplo. Contudo, você deve se manter na linha da identidade visual, da linguagem e do posicionamento da sua marca. 

Caso contrário, perde-se a essência e a estratégia pode começar a perder o sentido de divulgar os negócios. Portanto, não deixe de dedicar um tempinho para planejar os conteúdos que pretende postar por lá, tá bem?

Calendário para redes sociaisPowered by Rock Convert

Como fazer vídeo no TikTok?

Quer saber como fazer vídeo no TikTok? Já adiantamos que essa tarefa não tem nenhum segredo. Com alguns passos simples, você já consegue fazer e publicar uma gravação. A gente explica a seguir.

Para começar a gravar, clique no botão do meio na parte inferior da tela, um quadrado com o símbolo de + no meio. Pelo menu lateral você escolhe a velocidade de gravação:

  • 0,3x e 0,5x: para gravar em câmera lenta;
  • 1,0x: para gravar em velocidade normal; e 
  • 2x e 3x: para gravar acelerado.

Além disso, nele você também pode alternar entre a câmera frontal e traseira do celular, adicionar filtros, incluir um temporizador e determinar a duração da gravação, de 15 ou 60 segundos.

Caso prefira, você pode adicionar um vídeo da sua galeria, clicando na miniatura ao lado do botão gravar. 

Além disso, você pode incluir transições entre as cenas, criando uma história. Outra opção é usar fotos de fundo, como uma maneira de ilustrar o caso.  

Como fazer live no TikTok?

Esse novo recurso, que permite fazer lives no TikTok, ou seja, criar suas transmissões ao vivo com o aplicativo é fácil de usar, porém não é um recurso muito visível e ainda não é conhecido por todos os usuários.

Vale lembrar que as lives ainda estão em fase de testes, ou seja, não é uma função consolidada ainda. Inclusive, está sendo liberada gradualmente para os usuários, o que faz com que muitos ainda não tenham acesso a ela.

 Mas o jeito de fazer lives (transmissões ao vivo) pelo TikTok é bem simples:

  • Abra o aplicativo e clicar em “+” na parte inferior da tela, o botão que se usa para enviar os vídeos para o app;
  • Embaixo do botão de gravação, deslize o dedo puxando até centralizar a opção  “Ao vivo” (“Live”);
  • Defina o título da sua transmissão e toque no botão “Ao vivo”.

Viu só como não tem nenhum segredo ou mistério em fazer lives? Rapidinho você pega o jeito.

Manual do TikTokPowered by Rock Convert

Como responder comentários por vídeo?

O primeiro passo para o uso desse recurso é a atualização do aplicativo, afinal, vale lembrar que as versões anteriores não tem esse recurso por ele ser um lançamento. Confira sempre se há alguma atualização disponível na Play Store (Android) ou na Apple Store (iPhone).

Mas para usar o recurso, é bem simples:

  • Acesso o vídeo que você quer responder os comentários;
  • Clique no comentário que você deseja responder;
  • Ao selecionar o comentário, aparecerá o teclado, para responder em texto normalmente e o ícone da câmera, à esquerda do teclado;
  • Clique na câmera e grave seu vídeo de resposta.

Ao terminar, você pode clicar em “Editar” para arrastar o comentário que você respondeu (ele aparecerá no seu vídeo), você pode ampliar, reduzir,  girar, enfim, fica a seu critério.

Por fim, é só clicar em “Avançar” para colocar sua legenda no vídeo que acabou de gravar e postar.

O vídeo gravado fica com o comentário que o gerou linkado a ele, ou seja, quando você clica no comentário que respondeu por vídeo é possível ver em qual vídeo esse comentário foi feito originalmente.

Reprodução: TikTok

Como ganhar dinheiro na rede social?

Se você chegou aqui porque ouviu falar que dá para ganhar dinheiro com o TikTok, você ouviu certo. É sim, possível, mas precisa de alguns passos. Veja quais são eles:

  • baixe o aplicativo e faça o cadastro com o seu e-mail;
  • ao acessar o app, clique no ícone de moeda. Ele está no canto esquerdo superior da tela. Lá, você consegue ver os rubis. Sempre que juntar 10 mil, poderá trocar por um real.

Porém, para que você consiga monetizar, é necessário ter mais de 18 anos e ter conta em banco.

Convidar seus amigos para entrar no app utilizando o seu código utilizado ou usar o deles para fazer algumas tarefas na plataforma também garantem rubis para acumular na sua conta. Entre as atividades, que podem render algum dinheiro para você, estão:

  • postar um vídeo (3000 rubis);
  • assistir 3 minutos de vídeo (2000 rubis);
  • assistir 10 minutos de vídeo (3000 rubis);
  • assistir 20 minutos de vídeo (5000 rubis).
Reprodução: TikTok

Agora que você já sabe como fazer vídeo no TikTok, já pode começar a usar a plataforma e expandir a sua estratégia  de marketing nas redes sociais. Isso vai ajudar você a alcançar um público maior e quem sabe até viralizar com alguns conteúdos legais.

Quer aumentar seu potencial de atração nas redes sociais? Não deixe de ler nosso artigo sobre Marketing nas Redes Sociais e entenda todos os detalhes de uma vez por todas.

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!