Você realmente sabe como fazer uma landing page de sucesso?
Home ⠀Marketing digital Veja como fazer uma landing page de sucesso com o Bume!

Veja como fazer uma landing page de sucesso com o Bume!

como fazer uma landing page

Provavelmente, você já quis um material gratuito da internet e precisou preencher um formulário com seu nome, e-mail e algumas informações básicas. Essa página tem um propósito específico: captar leads. Por isso, é um recurso usado no marketing por qualquer empresa que deseje aumentar sua audiência. A questão é: como fazer uma landing page?

O processo passa por alguns elementos básicos, que devem fortalecer a identidade da marca e atrair potenciais clientes. Ao mesmo tempo, nunca deve ser extremamente complexo, já que solicitar muitas informações pode causar o efeito contrário, isto é, o afastamento do interessado.

Então, como equilibrar esses aspectos e chegar a uma fórmula que resulte em sucesso? É o que vamos explicar melhor neste artigo. Confere aí!

O que é uma landing page?

Também chamada de página de aterrissagem, é um espaço com o objetivo de gerar conversões e atrair leads, ou seja, potenciais clientes. A landing page tem poucos elementos e seu foco é uma chamada para ação (CTA) principal, em troca de um material rico e relevante. Sem tantas distrações, a chance do cliente converter é maior.

A partir do momento que a pessoa fornece suas informações, você tem a oportunidade de estabelecer um contato qualificado. Essa é a grande sacada das landing pages: em vez de receber um grande volume de tráfego que traz poucos resultados, elas são criadas com um propósito determinado.

Com isso, há uma possibilidade maior de agregar valor e oferecer um retorno significativo, de acordo com o CTA estabelecido. Geralmente, a landing page oferece acesso a um e-book, infográfico, webinar, planilha ou outro conteúdo útil para a persona.

Leituras recomendadas:

👉 Você quer vender infoprodutos? Esse guia pode te ajudar!

👉 O guia mais completo sobre vendas online que você vai ver

👉 As dicas que você precisava para fazer vendas nas redes sociais finalmente chegou

O que deve conter uma landing page?

Entendeu o que é a landing page? Então, chega o momento de aprender a fazer a sua do zero. Para isso, é necessário acrescentar algumas informações básicas. Como destacamos, o exagero nunca é positivo, porque tende a afastar a persona.

O ideal é criar uma página capaz de fortalecer sua estratégia de marketing, gerar negócios e aumentar a confiança e a empatia com o potencial cliente. Como fazer a sua landing page? Veja os elementos-chave a seguir.

Objetivo claro

É o motivo pelo qual a página de aterrissagem foi criada. Em vez de ser genérica e abrangente, como a home de um site, as LPs são mais objetivas. Buscam criar interesse, despertar a curiosidade e provocar desejo no público-alvo.

Perceba que o propósito geral é gerar conversões. No entanto, existem metas diferentes a serem alcançadas dentro da estratégia de marketing. Para isso, é preciso definir o meio. Por exemplo, o objetivo pode ser gerar leads por meio de um e-book.

Proposta de valor

Consiste naquilo que diferencia o seu material e a sua empresa para o potencial cliente. Por isso, a proposta de valor deve ser clara e transmitida no título e no subtítulo da landing page, a fim de atrair mais visitantes.

Por exemplo, se você oferta um e-book, é importante deixar claro que o material está nesse formato e quais tópicos serão abordados. Não é preciso ser detalhado, mas sim oferecer um resumo para que a pessoa interessada saiba o que vai encontrar.

No exemplo abaixo, nossa proposta de valor é entregue logo no título, nele falamos que as pessoas podem entender a fundo sobre o algoritmo do Instagram em nosso mini curso gratuito.

Print da Landing page do Bume que fala sobre o curso de Instagram

Títulos simples e diretos

Devem auxiliar o visitante da landing a entender a proposta de valor e o que ganhará com ela. O ideal é destacá-los com cor e tamanho para chamar a atenção e torná-los mais atrativos.

Além disso, os títulos atraem os olhos e são importantes para a conversão. Afinal, um estudo da Copy Blogger indica que de cada 10 pessoas que visitam uma página, 8 leem só o cabeçalho e apenas 2 veem o restante do conteúdo.

Por isso, é importante caprichar e transmitir um senso de urgência para o visitante ser instigado a agir mais rápido. Uma dica é usar a técnica dos 4 Us, ou seja:

  • ser útil para o leitor;
  • criar um senso de urgência;
  • repassar a ideia de algo único;
  • fazer tudo de forma ultraespecífica.

Formulários

São importantes para captar os dados dos leads, especialmente, nome, e-mail e telefone. É necessário cuidar do tamanho do formulário e considerar as personas, o estágio do funil e o objetivo da landing page. Por isso, vale a pena focar aquilo que você realmente precisa.

Além disso, facilite a vida de quem preenche o formulário. Coloque opções práticas, como aqueles campos suspensos, em que é possível selecionar uma alternativa.

No exemplo abaixo, a página de captura da newsletter do influenciador digital @eugleidistone tem apenas 3 campos que podem ser compreendidos de forma rápida e respondido com termos completos.

Print da página de captura do Tomtom

Reprodução: @eugleidistone

Call to action

É fundamental, porque é a chamada para a ação, que indica o objetivo da conversão. Consiste em um botão de cadastro, download de um material, acesso a algum conteúdo etc. Por isso, deve deixar o motivo claro e nunca enganar o cliente. Caso contrário, você perderá esse lead.

O CTA deve estar sempre no imperativo, por exemplo: “baixe agora”, “acesse o conteúdo”, “agende seu horário”, “receba o material” etc. Além disso, é recomendável estar em um botão, já que o torna mais visível.

Design responsivo

Facilita a visualização da landing page em qualquer tipo de tela. O design responsivo é necessário, porque 70% da população está conectada e, desse total, 97% acessam pelo celular.

Com o layout responsivo, fica fácil para o lead preencher as informações do formulário em qualquer dispositivo que esteja cessando. Assim, a chance de conversão aumenta.

Caminho para construção de landing pages que convertemPowered by Rock Convert

Como fazer uma landing page para as redes sociais?

Aprender a fazer uma landing page do zero é mais simples do que parece. As etapas que devem ser cumpridas são:

Crie o título e o subtítulo

Mostre logo de cara o que pretende oferecer para o leads. Sinalize quais benefícios ele terá para instigar a curiosidade. O subtítulo deve ser uma extensão e trazer informações a mais, que contribuam para o convencimento.

Escreva o texto

Faça frases curtas e chamativas, que foquem os benefícios mais do que as funcionalidades específicas. Indique o que será visto com o objetivo de sanar todas as dúvidas que podem surgir.

Escolha imagens

Selecione as imagens de acordo com a proposta de valor. É importante que elas façam sentido mesmo sem o título e o subtítulo. 

Defina o modelo de página

Escolha um design limpo e que não deixe o texto e a imagem nem muito pequenos nem tão grandes. O ideal é a adaptação da página aos elementos definidos.

Adicione o conteúdo

Inclua o conteúdo com uma ferramenta de criação. Dessa forma, você economiza tempo e faz o processo com rapidez.

Selecione os campos do formulário

Pense sobre a oferta que oferece, a persona que vai recebê-la e o estágio do funil em que o público deve se encontrar. A partir disso, veja quais campos são indispensáveis. Evite o excesso.

Defina a identidade e as imagens

Personalize as informações visuais e mantenha o perfil da marca. É importante que elas estejam alinhadas à comunicação. Além disso, utilize a mesma paleta de cores e fontes.

Todas essas etapas ajudam a captar leads nas redes sociais. Assim, você transforma os seguidores em oportunidades de negócios — e é isso que você quer, certo?

Para facilitar ainda mais esse trabalho, você pode usar o Bume Leads. A ferramenta oferece uma página personalizável para captar dados em troca de um material relevante. Em outras palavras, é como uma landing page.

Por meio dela, você determina quais dados deseja coletar dos leads e personaliza a página que aparece após o envio das informações. Tudo com a garantia de exclusividade do material.

O Bume Leads ainda oferece relatórios e baixar os dados em CSV para ter insights a qualquer momento. Assim, em vez de saber como fazer uma landing page do zero, você se relaciona com os clientes por meio dessa página personalizada.

Achou interessante e quer entender melhor como funciona? Conheça o Bume Leads acessando nosso site e saiba mais sobre o gerenciamento de redes sociais.

Você também pode gostar

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!