Você realmente sabe como divulgar um produto digital?
Home ⠀Vendas Online As melhores técnicas de como divulgar um produto digital

As melhores técnicas de como divulgar um produto digital

Como divulgar um produto digital

As vendas na internet crescem cada vez mais. Em 2019, a alta foi de 13,5%. Em tempos de coronavírus, algumas categorias de consumo ultrapassaram o aumento de 100% nas transações. A questão é: como divulgar um produto digital para ter retorno satisfatório e se destacar?

Já existem todas aquelas dicas básicas, que incluem o marketing digital e a produção de conteúdo relevante. Elas são importantíssimas, mas convenhamos: é preciso ir além. Sair do “feijão com arroz” é o que vai fazer você ter melhores resultados.

Então, que tal conferir as melhores técnicas para ter uma boa remuneração com as vendas pela internet?

Por que ter uma boa estratégia de divulgação?

A capacidade de mostrar por que seu infoproduto é importante e quais benefícios ele traz é o que vai fazer uma pessoa consumi-lo. Com a grande quantidade de ofertas disponível na internet, você precisa ter uma estratégia acertada. Caso contrário, vai passar batido.

Acha muito exagerado? Na verdade, não é. Basta pensar na grande quantidade de informações que recebemos todos os dias. Dentre todas elas, apenas algumas chamam sua atenção, certo? A ideia é a mesma.

É preciso fazer uma divulgação pontual para que pessoas interessadas em determinado assunto saibam que a sua oferta está disponível. Essa é a melhor maneira de atrair visibilidade, aumentar o tráfego e ter mais chance de gerar vendas.

Além disso, perder tempo não é uma opção. Para quem trabalha com produtos digitais, qualquer minuto representa dinheiro. Portanto, ter o máximo de produtividade e de resultados é fundamental para ter uma boa remuneração.

Leia também:

👉 Você quer descobrir como vender um infoproduto? Nós te contamos 

👉 As dicas que você precisava para realizar vendas através das redes sociais finalmente chegaram

👉 O guia mais completa de vendas online que você vai ver

Qual é o impacto nos resultados da empresa?

Investir na divulgação de produtos digitais é uma maneira consistente de ter resultados, mas costuma levar algum tempo. Essa informação não é para desanimar, ok? É apenas para destacar que é preciso ter paciência.

Para ter um retorno mais rápido, vale a pena investir em mídia paga. No entanto, se você acha que terá retorno somente com essa estratégia, deve mudar de opinião. Os anúncios contribuem para o curto prazo, mas uma estratégia sólida depende do longo prazo.

É aí que entra o tráfego orgânico. O foco é conseguir resultados sólidos e consistentes ao agregar valor para o usuário. Assim, ao consumir um conteúdo, ele prioriza buscar outros vendidos por você nas próximas oportunidades.

Essa afirmação é confirmada por uma pesquisa da Web Estratégia. As empresas brasileiras que trabalham com marketing digital para divulgar seus produtos ou serviços tiveram bons resultados.

Do total, 58% apresentaram aumento entre 10% e 20% nas vendas. Para 12%, a alta dos negócios online chegou a 30% e para 18% atingiu 50% de crescimento. Apesar disso, 61% têm dificuldades em definir a estratégia.

Esse é o seu caso? Então, siga para a pergunta abaixo. 

Como montar uma estratégia eficiente?

O começo de todo bom resultado depende de uma estratégia bem formada. Se você tem dúvidas do que fazer, saiba que precisa primeiro criar o ambiente propício. Aqui, vale a pena seguir algumas dicas:

Tenha uma boa página de vendas

A landing page deve ser bonita e atrativa. Evite colocar muitas imagens e banners. Prefira um design mais clean e que foque os benefícios do material. Lembe-se de que a página de vendas ajuda na credibilidade e no aumento das negociações.

Defina a sua audiência

Os produtos digitais têm um público específico com mais interesse sobre eles. É importante saber quem são essas pessoas. Caso contrário, você vai falar para quem busca aprender sobre outros assuntos.

Por exemplo, se você tem um material sobre maternidade, terá pouco retorno se enviar para alguém que busca investir na carreira. Isso porque os objetivos, geralmente, não estão interligados, certo?

Quando você direciona a sua linguagem, tende a ter mais precisão na estratégia e a ter mais resultados. Tudo isso se reflete em aumento dos resultados.

Crie um blog ou site de nicho

Esses dois canais ajudam muito no alcance dos resultados. O potencial para vendas aumenta, assim como a autoridade na internet. Voltando ao exemplo dos materiais sobre maternidade, vale a pena criar assuntos sobre:

  • relação parental;
  • alimentação para as crianças;
  • importância da educação;
  • brincadeiras que ajudam a formar os aspectos cognitivos.

Use as redes sociais

Os canais de mídia — como Facebook, Twitter, Instagram e YouTube — ajudam a gerar tráfego para a sua página de vendas e podem até substituir o site e o blog. Para ter bons resultados, é preciso investir na divulgação criativa de produtos digitais.

Crie conteúdos chamativos e alinhados à sua persona para ter mais chance de fechar negócios. Aproveite para encontrar comunidades e grupos de temas relacionados. Participe e ofereça conteúdos que enriqueçam a discussão. Esses locais são lugares com grande potencial de consumo do seu infoproduto.

O recurso de Melhores Amigos do Instagram também pode ser uma boa estratégia, entende como ela pode funciona no vídeo a seguir.

Como divulgar um produto digital e ter mais sucesso? Veja 5 dicas

Sua estratégia está definida e você já “preparou o terreno”. Então, chegou a hora de ver algumas dicas mais direcionadas para aprender a divulgar um produto digital da maneira correta. Que tal saber mais?

1. Produza conteúdos

O foco deve ser a criação do máximo número de conteúdos possível para todas as plataformas em que você está presente: blog, redes sociais, plataforma de infoproduto etc. Essa é a base para ter retorno orgânico e sustentável.

2. Use uma plataforma de gestão das redes sociais

Um serviço de gerenciamento das redes sociais permite agendar posts, criar um calendário de publicações, fazer um planejamento e descobrir os melhores horários de postagens. Isso contribui para a monetização e até para o uso de outras ferramentas disponíveis, como os stories e o Close Friends do Instagram.

3. Ingresse em fóruns de discussão

Esses locais reúnem um grande número de pessoas com interesses comuns. Por isso, são o seu público-alvo. Aproveite para interagir e ficar conhecido naquele nicho. Aos poucos, forma uma base de contatos e divulga seu produto digital de forma direcionada, consistente e gratuita.

4. Invista no boca a boca virtual

A indicação de uma pessoa para outra continua na internet. O boca a boca virtual ajuda a formar uma base de contato, com e-mail e nome de interessados, além de fortalecer o relacionamento com os clientes.

Para chegar a esse patamar, invista na satisfação. Depois de vender seu produto digital, pergunte o que o cliente achou, receba sugestões, faça modificações e auxilie com dúvidas. Esse é o modo de mostrar que a opinião dele é muito importante.

5. Aproveite a rede de afiliados

Os produtos digitais podem ser cadastrados em plataformas específicas. Ali, você tem mais um meio de divulgação, desde que deixe uma taxa de comissão para a solução.

Com essas dicas, fica mais fácil ter bons resultados. Afinal, você já sabe como divulgar um produto digital e tem as indicações para ter sucesso.

E você, achou interessante e quer saber ainda mais sobre como fazer negócios na internet? Leia o guia mais completo sobre vendas online e saiba melhor o que fazer!

Você também pode gostar

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!