Home Sites Veja como criar um catálogo de produtos de maneira fácil, rápida e gratuita!

Veja como criar um catálogo de produtos de maneira fácil, rápida e gratuita!

catalogo de produtos
Chamada para fazer o quizz

Temos certeza que em algum momento de sua jornada como empreendedor você teve que criar um catálogo de produtos ou serviços. 

Esse é um recurso muito importante para facilitar o processo de vendas e contribui para que o interessado saiba exatamente o que você faz ou vende e quais os preços praticados. 

Com o digital, criar um catálogo de produtos ou serviços ficou muito mais fácil e rápido. Neste artigo vamos te explicar o passo a passo completo para criar o seu

Siga a leitura e aprenda!

Catálogo de produtos online

Antes da popularização da internet e desenvolvimento das ferramentas tecnológicas que temos hoje, as empresas utilizam um catálogo de produtos ou serviços em PDF. 

Esse formato ainda é muito utilizado, mas possui algumas limitações em relação ao digital. A principal delas é a dificuldade em fazer qualquer alteração depois de salvo

Desse modo, criar um catálogo de produtos online permite que você tenha mais agilidade na construção e alteração de qualquer informação que aplicada originalmente

É importante lembrar que as ferramentas que vamos apresentar a seguir, embora sejam muito eficazes, são apenas plataformas para que você apresente o que vende. 

Portanto, busque apresentar informações verdadeiras, fotos chamativas e abuse de gatilhos mentais para fazer com que seu possível cliente realmente efetue a compra. 

pessoal tentando comprar por meio de um catalogo online

Criar catálogo de produtos

Para criar um catálogo de produtos online você precisa:

  • Selecionar todos os seus produtos e serviços.
  • Escrever a descrição de todos eles de forma que responda às dúvidas do usuário (você pode escrever num doc de word mesmo ou numa folha de papel). 
  • Produzir as fotos dos seus produtos ou apresentar os resultados do seu serviço. 

Essas etapas são importantes pois permitem que você tenha uma visão mais ampla do negócio e consiga apresentar o que tem de melhor para os seus seguidores/visitantes da sua loja.

Depois disso, com tudo muito bem listado e as fotos produzidas, é o momento de escolher uma ferramenta que te ajude a diagramar todas as informações de uma forma que valorize o seu negócio. 

Existem várias no mercado e você deve escolher aquela que seja mais fácil de configurar. 

Aqui vamos o indicar o Bume Bio, uma plataforma que permite que você crie um mini site com todas as informações que precisa e  coloque no link da sua bio.

Bume talks

Como fazer um catálogo de produtos

Para fazer um catálogo de produtos online no Bume é bem simples:

  1. Primeiro você precisa criar uma conta na plataforma e começar seu teste gratuito. O cadastro é rápido e não solicitamos que cadastre seu cartão de crédito. 
  2. Depois você cria o seu grupo de trabalho da plataforma. 
  3. O terceiro passo é clicar em “Bume Bio” no menu lateral esquerdo da tela. 
  4. Na página seguinte, clique em “+ADICIONAR PÁGINA”. 
  5. Selecione a página de Catálogo. 
  6. Adicione as imagens do seu produto ou serviço, suas descrições em detalhes, valor de cada um e o número de telefone no qual a pessoa vai conversar contigo. É obrigatório que esse número tenha uma conta de WhatsApp ativa, pois será gerado um link direto para o seu perfil no mensageiro. 
  7. Para finalizar, salve suas configurações, copie o link que aparece no topo da página e adicione no seu perfil do Instagram ou compartilhe em qualquer via digital.

Pronto, seu catálogo de produtos online está pronto e totalmente funcional. O melhor é que você pode fazer o atendimento direto do seu WhatsApp, assim você tem mais chances de converter um interessado em cliente.  

Chamada para fazer um teste no Bume

App para criar catálogo de produtos

Quer criar um catálogo de produtos pelo celular? Também é possível!

Uma das melhores ferramentas atualmente para dispositivos móveis é o próprio catálogo do WhatsApp. 

Quem tem o perfil Business já tem essa funcionalidade nativa no aplicativo, mas se você ainda usa a versão pessoal, é necessário fazer a migração

Antes de migrar, não se esqueça de fazer um backup de todas as suas conversas para não perder as principais informações hein. 

Como colocar catálogo no WhatsApp

Para colocar o seu catálogo  de produtos no WhatsApp você deve seguir os passos abaixo: 

  1. Faça o download do WhastApp Business na sua loja de aplicativos e crie sua conta normalmente. 
  2. Pressione os três pontinhos que aparecem no canto superior direito da tela e selecione a opção “ferramentas comerciais”. 
  3. Clique em “Catálogo”. 
  4. Na tela que se abrir clique no botão “+” no canto inferior direito. 
  5. Na tela seguinte você poderá adicionar as fotos dos seus produtos ou serviços, nome, preço (que é opcional), descrição, link do produto (caso você tenha uma loja online) e código do item para controle interno. 
  6. Aperte em “SALVAR” no canto superior direito.
  7. Faça isso para cada produto e serviço. 
  8. No fim, clique no símbolo de corrente no canto superior direito da tela, ele vai copiar o link do seu catálogo e você poderá enviar para qualquer pessoa. 

Colocar o seu catálogo no WhatsApp, possui algumas vantagens e desvantagens em relação às outras ferramentas. 

Uma vantagem é que a configuração da ferramenta pode ser feita pelo celular. 

A desvantagem é que o catálogo está atrelado a sua conta no WhatsApp, ou seja, se você tiver muitos vendedores atendendo num mesmo número, pode gerar atrito de informações e acabar prejudicando a venda. 

Catálogo de produtos PDF

Como dissemos lá no topo do artigo, utilizar um catálogo de produtos em PDF pode ser bem ruim, pois além de limitar a possibilidade de edição pode sair bem caro para diagramar. 

No entanto, se você ainda prefere esse formato para apresentar seus produtos ou serviços, nossa dica é fazer a diagramação de todo o material no Canva

Lá você encontra diversos templates totalmente customizáveis e fáceis de editar. A vantagem é que você pode editar o material tanto no celular, quanto no computador. 

Mas, antes de escolher a ferramenta que você vai criar seu catálogo de produtos ou serviços, faça um teste gratuito no Bume e veja como ele pode te ajudar de maneira fácil e rápida. 

O teste dura 5 dias e você pode explorar todas as funcionalidades da plataforma. 

Chatbot

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece agora!