Captura de leads: Descubra os segredos dessa estratégia!
Home ⠀Marketing digital Aprenda como funciona a captura de leads no seu negócio

Aprenda como funciona a captura de leads no seu negócio

Captura de leads

Lead é o nome técnico que a gente dá para um potencial cliente. Ele tem interesse em comprar da sua empresa e pode até ter demonstrado isso em algum momento, mas precisa de um “empurrãozinho” para concluir a compra. Por isso a captura de leads se faz essencial. 

Geralmente, essa vontade pode ser exposta por meio de um contato direto (a fim de obter mais informações sobre produtos ou serviços), pelo preenchimento de um formulário e até mesmo acesso aos conteúdos que você publica nas redes sociais, por exemplo.

Então, se estamos falando de um cliente em potencial, nada mais justo que investir na captura de leads, não acha? É sobre isso que vamos abordar neste artigo. Continue conosco para saber mais sobre o assunto e investir em resultados melhores no seu negócio!

O que é a captura de leads

A captura de leads pode ser definida como a tarefa de atrair a atenção do seu público e fazer com que eles se tornem seus leads — que, posteriormente, serão trabalhados para se tornarem clientes. O objetivo é despertar um interesse pelos produtos ou serviços que a sua empresa oferece e converter isso em vendas.

Os processos que envolvem essa captura

A captação de leads pode ocorrer de diversas formas, desde que o resultado seja a atração do público-alvo para o que você tem a oferecer. A seguir, explicamos os métodos mais comuns.

Isca de atração

Como o nome sugere, a ideia aqui é usar iscas a fim de despertar o interesse do público para algo que você tem a oferecer. Isso vale para e-books, ferramentas e webinar, por exemplo. O objetivo é oferecer algo bem atraente, de forma que a persona ache justo trocar algumas informações por um material de qualidade.

Criação de formulários

Você também pode utilizar formulários online e pedir para que seu público responda às perguntas propostas. Eles podem ser divulgados por meio das redes sociais, e-mails e pelo site, se você tiver um. 

Páginas de captura

As páginas de captura estão diretamente ligadas às iscas e à criação de formulários. Aqui, estamos falando de landing pages e hotsites, bem focados na conversão de visitantes em leads. 

Nesse caso, você pode oferecer um e-book, por exemplo, e pedir para a sua persona preencher o formulário da landing page. É como se fosse um trato que se faz: ela oferece as informações e você, como recompensa, entrega um conteúdo importante.

Bume LeadsPowered by Rock Convert

Comunicação com os prospects

Também existe a possibilidade de entrar em contato diretamente com os prospects. Se você tem uma base de público-alvo, que pode se tornar clientes, vale a pena entrar em contato direto com eles e solicitar as informações necessárias.

Assim, consegue-se obter informações cruciais para trabalhar o seu funil de venda, desenvolver o relacionamento e finalmente converter os leads em clientes. 

As ferramentas que podem ser usadas nesse processo

Existem ferramentas que vão ajudar você a fazer a captura de leads de forma prática e bem eficiente. Conheça algumas delas.

Hello Bar

Hello Bar é um plugin do WordPress desenvolvida pelo Neil Patel, um dos nomes mais relevantes no marketing digital. Ele pode ser adicionado ao seu blog ou site e permite escolher a forma como os e-mails são capturados.

Você pode optar por uma barra fixa na página ou por pop-ups, que se abrem na tela quando um visitante acessa o site. Em ambos os casos, vale a pena oferecer alguma “recompensa”, que pode ser a assinatura da newsletter para receber conteúdos periódicos, o download de algum material ou inscrição em algum webinar, por exemplo.

Bume

O Bume é uma ferramenta focada na gestão de redes sociais e tem funcionalidades como o agendamento de postagens em várias plataformas, a criação de mensagens automáticas, a gestão dos melhores amigos e relatórios personalizados.

Além de tudo isso, a solução também oferece a possibilidade de captar leads. Nela, é possível criar e publicar uma landing page com formulário personalizado, com campos criados para capturar informações sobre possíveis clientes. A partir daí, fica mais fácil estabelecer um relacionamento com essas pessoas.

Quizur

Quizur é uma ferramenta que possibilita a criação quizzes, que ajudam a gerar bastante engajamento com o público. O BuzzFeed, por exemplo, é bem conhecido pelos testes que promove com frequência no Facebook (além de notícias e temas variados, é claro).

Outra grande vantagem dessa solução é a possibilidade de as pessoas compartilharem seus resultados, o que ajuda a ampliar a visibilidade das suas páginas, uma vez que elas podem chegar até usuários que ainda não conheciam o seu trabalho.

Portanto, se você quer chamar a atenção de muitas pessoas e ainda conseguir capturar leads, pode elaborar um teste que tem relação com o seu negócio e solicitar informações básicas (como e-mail de contato) para fornecer o resultado.

4 dicas para construir uma página de captura de leads que converte

Agora que você já sabe um pouco mais sobre a captação de leads, é hora de entender quais pontos são fundamentais para que você tenha sucesso com essa estratégia. A seguir, listamos 4 dicas valiosas que vão ajudar no seu planejamento.

1. Tenha um design otimizado para mobile

Podemos fazer praticamente tudo pelo smartphone, inclusive concluir compras na internet. É por isso que muitas pessoas utilizam o celular para fazer qualquer atividade, sem a necessidade de ter um computador por perto.

Dito isso, precisamos falar sobre a importância de ter uma página de captura de leads que seja otimizada para mobile. Já imaginou as pessoas desistirem de se cadastrar só porque a landing page não funciona bem em dispositivos móveis? Você perderia um número muito grande de informações.

Sendo assim, certifique-se de que a landing page criada funciona bem no celular e proporciona a mesma experiência que alguém usando o navegador no computador teria com a mesma página.

2. Prepare uma oferta atraente

Lembra que, inicialmente, falamos sobre oferecer algo em troca? Se você quer que os usuários forneçam informações pessoais, precisa ter uma contrapartida que as motiva a preencherem o formulário na sua página.

Nesse caso, você pode disponibilizar um e-book, algum curso gratuito ou 10% de desconto na próxima compra, por exemplo. Tudo depende do seu modelo de negócio e as possibilidades que tem de colocar essa estratégia em prática.

Só é necessário tomar o cuidado de disponibilizar um benefício que seja realmente atraente para o seu público. Caso contrário, a oferta se torna desinteressante e você deixa de ter o resultado esperado.

3. Evite fazer muitas perguntas

Pense em você na posição de consumidor. O que acharia de ter que preencher um formulário longo, oferecendo diversas informações pessoais em um site? Provavelmente, o fato de ser um processo demorado faria com que desistisse na metade, não acha?

Só por aí, já é possível saber quais ações podem prejudicar você com o seu público e o excesso de perguntas é uma delas. Na hora de fazer o planejamento, defina quais dados são mesmo relevantes para o seu trabalho e se limite a eles na hora de criar os campos do formulário. Assim, as chances de capturar os leads se tornam maiores.

4. Não se esqueça do CTA

CTA é a sigla em inglês para call-to-action. Trata-se de uma funcionalidade usada para convidar o usuário a executar determinada ação. Em uma página de captura, consiste em um botão com alguma frase que visa incitar as pessoas a concluírem alguma tarefa. Como exemplo, temos:

  • “inscreva-se agora mesmo”;
  • “cadastre-se e aproveite o desconto”;
  • “faça o download do material”.

Na hora de criar a sua página de captura, lembre-se de produzir um texto atraente, que vai estimular as pessoas a se cadastrarem (além da oferta) e de colocar o botão de CTA no final, indicando que o usuário vai finalizar o processo ali.

Estratégias para conseguir mais leads

Sempre planeje ações que serão, de fato, interessantes para o seu público, caso contrário, a sua estratégia não terá o efeito esperado. Então, independentemente do que será ofertado, certifique que:

  • ajuda a solucionar um problema;
  • tem valor percebido;
  • é coerente com os objetivos do público;
  • fornece algum benefício. 

Dessa forma, fica mais fácil chamar a atenção das pessoas e fazer com que elas se sintam estimuladas a preencher o formulário para obter a sua oferta.

Invista na produção de conteúdo

Uma excelente maneira de conseguir aumentar a sua base de leads é por meio da produção de conteúdo. Seja com blog ou por meio das redes sociais, é importante que você se posicione como uma autoridade no assunto, transmitindo confiança para as pessoas que acompanham seu trabalho.

É por meio do conteúdo que se consegue atrair mais leads para o seu negócio, o que ainda traz um bônus: eles já vêm qualificados, pois têm interesse nos produtos ou serviços oferecidos (ainda que não queiram ou possam comprar de imediato).

Entre os conteúdos que podem ser oferecidos, estão:

  • newsletters;
  • e-books;
  • webinars;
  • kit de ferramentas;
  • mini-cursos.

A captura de leads é uma excelente forma de ampliar a sua base de clientes. Se eles forem bem trabalhados, em algum momento vão optar por comprar no seu negócio, o momento que chamamos de conversão. Então, se você pretende ampliar as vendas, considere trabalhar melhor essa estratégia em sua rotina.

E já que falamos tanto em páginas de captura, quer aproveitar para saber como criar uma landing page de sucesso? Neste artigo, você vai aprender um pouco mais sobre o assunto. Não deixe de conferir!

Você também pode gostar

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!