Home ⠀Marketing digital Veja os segredos para criar um calendário para redes sociais eficiente

Veja os segredos para criar um calendário para redes sociais eficiente

Calendário para redes sociais
Chamada para fazer o quizz

Já aconteceu de você passar o dia todo se perguntando sobre o que postar? É provável que responda que sim. Esse é uma das grandes dificuldades de marcas e influenciadores, pelo menos no começo. Aí fica aquela dúvida: como manter a frequência de que tanto falam? A resposta está no calendário editorial para redes sociais.

via GIPHY

Esse é o recurso que vai facilitar as suas publicações e fortalecer as estratégias de divulgação nas redes sociais. Por quê? A resposta é simples: por meio dele, você define o que vai falar, quando e em quais canais muito antes da data chegar. Assim, você tira um tempo para definir todas as ações, em vez de ficar na agonia do que fazer.

Achou interessante e quer descobrir essa “fórmula mágica” para manter a frequência das postagens? Confira no conteúdo o que fazer.

O que é um calendário editorial para redes sociais?

O calendário editorial é uma programação que você faz referente às publicações a serem postadas nas redes sociais. Ele abrange o cronograma de todo o conteúdo e define os principais detalhes das postagens, como:

  • data de publicação;
  • prazo de produção do conteúdo;
  • pautas e temas a serem abordados;
  • proporção de conteúdos de topo, meio e fundo de funil, a fim de contemplar as diferentes etapas da jornada;
  • palavras-chave já usadas em conteúdos anteriores;
  • data de lançamento;
  • divulgação em redes sociais;
  • promoção em e-mail marketing.

Assim, o calendário editorial para redes sociais serve para garantir a frequência de conteúdos e evitar a perda de datas importantes. Por exemplo, se você tem uma loja, vale a pena postar sobre o dia do cliente ou até fazer uma promoção.

Ou seja, é uma oportunidade de você conhecer datas relevantes além daquelas que costumam ser trabalhadas, como Natal, Dia das Mães e Páscoa. Apesar da importância, apenas 43,6% das empresas divulgam nas redes sociais seguindo um calendário editorial. Essas conseguem um alcance 1,5 vezes maior do que perfis que deixam o recurso de lado.

Qual sua importância para a estratégia?

Além do dado que já apresentamos, existem outros motivos que justificam o uso do calendário editorial nas redes sociais. A ideia é adotá-lo mesmo que você tenha um perfil pequeno e com poucos seguidores.

Afinal, a frequência de publicações é um dos fatores que atrai seguidores. Com o crescimento no número de pessoas que curtem o seu perfil, maiores são as possibilidades de vendas. Isso leva ao aumento no número de processos e por aí vai.

Assim, você deixa de perder aquelas datas comemorativas e que representam boas oportunidades de venda. Por exemplo, se você vende itens personalizados, pode criar uma ação para o dia dos avós, em 26 de julho.

Você pode criar canecas, taças, porta-retratos e outros itens que mostrem o amor dos netos pelos avós. Ainda assim, é uma data pouco explorada por muitas empresas. Por quê? Simplesmente porque a falta de um calendário editorial faz com que a data só seja lembrada ou até mesmo conhecida pelos compartilhamentos das redes sociais.

Desse modo, você perde a oportunidade de se planejar e se antecipar, bem como de fazer uma promoção para vender um pouco mais nesse período. Afinal, julho é um mês de queda nas vendas, certo?

Ainda existem outros benefícios ao adotar o calendário editorial para as redes sociais. Os principais são:

  • aumento na frequência de publicações, com crescimento da atração de seguidores e do engajamento;
  • alinhamento da equipe de marketing, com documentação de todos os processos e componentes da estratégia a ser adotada;
  • atuação com diferentes palavras-chave e temas, para evitar a repetição;
  • diversificação de formatos e conteúdos, a fim de tornar o seu perfil mais atrativo;
  • diminuição dos atrasos nas postagens, com publicações feitas nos melhores horários.

Como elaborar o calendário editorial? Veja o passo a passo

A elaboração desse recurso depende de algumas etapas. Perceba que todas elas ajudam a chegar a um bom resultado, desde que sejam feitas com eficiência e eficácia. A ideia é entender quais ações trarão melhores resultados para a sua estratégia.

Ficou na dúvida do que fazer? Veja o passo a passo que listamos.

Faça pesquisas

O começo de tudo é: pesquisar, pesquisar e pesquisar. A proposta é ouvir sua audiência para saber o que mais interessa. Aqui, vale a pena fazer buscas no Google e em concorrentes para saber o que eles postam.

Se possível, faça uma enquete nas redes sociais para saber o que seu público gosta. Se tiver poucos seguidores, use as interações para descobrir o que traz mais resultados. Avalie os comentários, as postagens com mais curtidas e os relatórios das redes sociais para ter o máximo de informações possível.

Liste datas importantes

O processo de pesquisa também deve contemplar as datas mais importantes para o seu negócio. Busque na internet quais são as datas comemorativas do ano, mas vá além das tradicionais. Inclua: 

  • o dia dos avós, já citado;
  • o dia do cliente, em 15 de setembro;
  • os dias das diferentes profissões, como secretária, radialista, jornalista etc.

A escolha depende do seu negócio. Por exemplo, tem um pet shop? O Dia Mundial do Gato é válido. Trabalha com saúde? Considere o Dia Mundial da Doença Rara.

Percebe como é possível fazer mais negócios e ir além das datas comemorativas tradicionais? Com esse calendário editorial, suas redes sociais se tornam mais atrativas e se tornam pontos de vantagem competitiva.

Bume talks

Faça um planejamento mensal

Os conteúdos devem passar por um planejamento mensal bem estruturado. Além de definir os conteúdos, é necessário considerar:

  • data de publicação, considerando a frequência escolhida e o prazo para finalizar o conteúdo;
  • horário de postagem, que deve ser sempre o melhor, conforme os relatórios;
  • data limite de entrega, para fazer a programação do post;
  • status, para saber se a publicação está finalizada, em revisão, publicada etc. É uma questão de organização interna;
  • palavra-chave e título, quando for necessário.

Comece vendo as datas comemorativas para definir os dias de publicação. Para os outros dias, insira outras informações relevantes. Lembre-se de sempre considerar o interesse do público-alvo.

Deixe espaços para imprevistos

As semanas podem ter alguns momentos de imprevistos. Pode ser aquele meme que começou a ser compartilhado e que pode gerar engajamento na sua página, quando adaptado, mas também pode ser alguma situação negativa, que precisa ser postada ou exige um gerenciamento de crise.

Esse segundo caso pode ocorrer, por exemplo, se vários clientes fizerem críticas à sua empresa. Isso exige uma interrupção no calendário para gerenciar a crise. É o caso de um post sobre as críticas, destacando que serão levadas em conta e quais ações serão levadas a cabo. 

Antecipe-se

O planejamento leva à antecedência. O objetivo é acompanhar as diferentes etapas da produção dos conteúdos e garantir sua finalização a tempo. Para ter uma ideia, a agência digital Huge demorou 2 meses para publicar um tweet para a Président Cheese, já pensou?

Parece exagerado? Na verdade, não é. Assim como campanhas publicitárias, os posts nas redes sociais podem ter sacadas, que ajudam a vender mais sem divulgar um produto de forma direta. Ao se antecipar, você tem mais chance de obter essas informações.

Como alimentar o calendário editorial?

As publicações precisam ser adequadas à persona, mas o processo de pesquisa é insuficiente. Ele é apenas o primeiro passo. Depois é preciso alimentar as publicações para continuar em frente e ter frequência. Por isso, é preciso atentar a 3 principais aspectos.

Defina um horário

O horário das postagens é fundamental para ter bons resultados. Por exemplo, você pode publicar um meme na sexta-feira, às 17h, mas um e-book de tema complexo, não. O motivo? Ninguém quer se preocupar com assuntos maçantes nesse dia e horário.

O problema é que cada rede social tem características e públicos diferentes, mesmo que seja a mesma marca. Por isso, é necessário fazer uma avaliação dos melhores horários de postagens.

O ideal é usar uma ferramenta de gerenciamento de redes sociais, que traz esse relatório de maneira mais específica. Assim, você tem uma chance maior de alcançar bons resultados.

Ainda vale a pena fazer testes para saber quais períodos têm mais acesso.

Delimite o objetivo da publicação

A escolha do propósito da postagem é importante para criar um calendário editorial diversificado para redes sociais e também para guiar a produção de textos e imagens. 

Tenha em mente que o objetivo principal da empresa deve se refletir nas postagens. Por exemplo, caso queira construir sua autoridade na internet, vale a pena investir em materiais densos e ricos, como infográficos e e-books. Por outro lado, se o propósito é estimular as vendas, invista em conteúdos do fundo de funil, como webinars e cases.

Escolha a data referida

A última etapa é escolher a data de publicação. Evite postar vários dias seguidos e depois ficar um longo período sem materiais. O foco sempre deve ser a frequência de postagens. Além disso, considere a frequência das postagens que envolvem seu negócio. Assim, não há erros.

Como usar outros recursos para o Instagram?

No Instagram, tanto o Stories quanto o IGTV devem ser usados na sua estratégia. Em um calendário editorial para redes sociais, quanto mais recursos você usar, melhor.

No Stories, por exemplo, é possível inserir gifs, textos, perguntas, enquetes, hashtags, músicas, marcações e cenas.

Por sua vez, o IGTV é excelente para divulgar vídeos e armazená-los, mesmo com mais de 1 minuto. Eles também podem ser postados no feed e o Instagram convida o usuário para visualizar o conteúdo.

Assim, você pode diversificar as suas ações. O resultado é a atração de mais seguidores e a possibilidade de monetizar, de acordo com a sua estratégia.

Para isso, é preciso usar uma ferramenta especializada em gestão de redes sociais, que traz vários recursos. Isso trará eficiência para a elaboração do seu calendário editorial para redes sociais.

Quer escolher uma solução especializada? Saiba como escolher a ferramenta ideal para agendamento de posts e torne seu trabalho mais simples!

Chatbot

Você também pode gostar

Venda a sua assinatura no Instagram pelo Close Friends e Perfil Privado ou pelo Grupo Privado do Telegram Comece agora!