Bio para Twitter: As 6 dicas que você precisava!
Home ⠀Twitter Descubra como a bio para Twitter pode te ajudar a vender mais

Descubra como a bio para Twitter pode te ajudar a vender mais

Bio para Twitter

Você viu a descrição de um perfil sem graça e deixou de seguir aquela conta só por causa disso? Se nunca fez isso, acredite: muita gente é influenciada pela bio para Twitter. E isso está longe de ser um erro, viu? Na verdade, esse aspecto pode ser a diferença para sua marca.

Nesse momento, você pode estar pensando: “o que isso realmente vai fazer pela minha conta?”. Tudo! Afinal, investir em branding, inclusive o pessoal, é o segredo para atrair clientes e seguidores.

E agora, a curiosidade está te matando? Calma, pois vamos contar como fazer uma bio para Twitter sem igual.

A importância de uma biografia matadora

Quando alguém vai comprar um produto ou um serviço, pesquisa primeiro pela marca. Na hora de seguir um perfil, a ideia é a mesma. Isso justifica o motivo pelo qual você deve se preocupar com a bio do Twitter.

Mas ainda tem mais. Essa breve descrição é o que vai aumentar ou não o seu engajamento. Duvida? Basta ver que a bio é o que fará o seu perfil se destacar perante os seguidores. Afinal, esse é um modo de personalizar a conta.

Ali, é explicado o que você e/ou sua empresa faz, e por que vale a pena seguir. Além disso, coloca as palavras-chave importantes para o seu negócio. Assim, tem mais chance de ser encontrado nas ferramentas de busca.

O resultado é o aumento de seguidores, que tende a crescer o engajamento. Entendeu a relação? Por mais que seja indireta, uma coisa é crucial para a outra — e é por isso que você precisa fazer uma biografia matadora para o Twitter.

Entenda mais sobre como você pode elaborar uma estratégia de marketing no Twitter no vídeo a seguir.

5 dicas para criar a sua bio para o Twitter

A melhor forma de colocar a mão na massa é ver dicas práticas que ajudam a criar um texto matador para sua biografia do Twitter. Aqui, é preciso lembrar que você precisa alcançar esse resultado em 160 caracteres — e ter concisão é muito mais difícil do que escrever o que quiser.

Mais do que isso, é importante passar a sua personalidade e mostrar o que as pessoas podem esperar do seu perfil. Como conciliar todos esses aspectos? Confira as dicas que apresentamos a seguir.

1. Tenha objetividade

O primeiro passo é esse: saber que menos é mais. Essa é mais do que uma frase clichê. Além da limitação de caracteres, a ideia é passar o máximo possível no menor espaço. Um exemplo simples é o Google, cuja bio do Twitter é: “#HeyGoogle”. Fácil e clara, certo?

print da página do Google no twitter

Aqui no Brasil, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) é outro bom exemplo. A descrição é: “Notícias sobre Índices, Cursos, Educação, Vestibular, Graduação, MBA, Mestrado, Doutorado. Conheça as demais páginas e perfis da FGV: fgv.br/redes-sociais”. 

2. Coloque palavras-chave

A biografia do Twitter deve ser otimizada com palavras-chave para facilitar a busca dos usuários. Veja quais são as principais e tente criar um texto conciso com elas. Veja o exemplo da Amazon: “Compre livros no formato que preferir, além de dispositivos Kindle e apps. Contate @amazonhelp para Atendimento”.

Perceba que a ideia é aplicar o SEO à sua bio do Twitter. Assim, fica mais fácil ter um bom ranqueamento, atrair seguidores e melhorar o tráfego orgânico.

3. Otimize o seu link

Assim como o Instagram, o Twitter limita a sua bio em apenas um link. Para quem usa as redes sociais de forma profissional, sabe que elas tem um potencial enorme para gerar tráfego e levar possíveis compradores para o seu site, desse modo, ter mais de um link pode te trazer ainda mais possibilidades de sucesso.

Desse modo, ter um gerenciador de link é muito importante. Com esse gerenciador você pode adicionar quantos links quiser e levar seu seguidor para onde achar mais interessante. Sua usabilidade é bem fácil e simples.

Link na bioPowered by Rock Convert

4. Personalize sempre

O ideal é criar uma descrição específica para o seu negócio, mas que considere a sua persona. Por isso, se ela for mais jovem, vale a pena usar um texto mais leve e solto. Foi o que o Doritos fez. 

Veja: “DORITOS® é para quem quer sair do óbvio e busca desafiar a lógica do senso comum. Se você nem sempre quer fazer sentido, você é dos nossos. #ForTheBold”. Se você observar, não foi dito que se trata de um salgadinho, mas ficou claro para quem a marca está falando, certo? 😉

5. Use hashtags que quer destacar

As hashtags são excelentes recursos do Twitter, porque fortalecem o que você quer passar e ainda facilitam a busca do perfil pelos seguidores. Esse é um trabalho bem-feito pelo Starbucks. Além de ser bastante objetivo, reforça a posição da marca: “Twitter Oficial da Starbucks® Brasil. Compartilhe com a gente seu #MomentoStartbucks :)”.

Você pode usar até duas hashtags na biografia do Twitter. Evite colocar muitas, porque fica cansativo e parece spam.

print do perfil na Starbucks Brasil no Twitter

6. Adote o storytelling

A técnica de contar histórias também vale para o Twitter. Em 160 caracteres, dá para fazer muita coisa, desde contar uma novidade, um feito importante para a empresa ou a sua história. A Faber-Castell Brasil adota a última alternativa.

Confira: “Em 2011, completamos 250 anos. Somos uma das mais antigas empresas em atuação no mundo e o maior fabricante de lápis de madeira reflorestada”. Disse tudo e ainda focou a sustentabilidade.

Os exemplos de perfis para você se inspirar

Achou interessante conhecer as dicas para fazer uma bio matadora para o Twitter? Veja mais exemplos de perfis para você se inspirar.

Bio para Twitter masculina

Enquadram-se nas categorias masculina e feminina tanto pessoas quanto empresas que se apresentam com determinado gênero. Um exemplo é Dan Walsh, que faz até gracinhas rápidas em 160 caracteres.

A descrição é: “Creating GarfielMinusGarfield.net gave me 15 mins of web fame. I like writing, music & technology. I’m a web project manager and charming atheist”, ou “Criar GarfielMinusGarfield.net me deu 15 minutos de fama na internet. Eu gosto de escrever, de música e de tecnologia. Sou um gerente de projetos web e um ateu charmoso”.

O Outback aproveitou para fortalecer a sua identidade e lembrar a hashtag #MomentoOutback, mesmo sem citá-la: “Bem-vindos ao Twitter oficial do Outback Brasil. Aqui, sempre é hora de explorar seu momento!”. 

Bio para Twitter feminina

A Netflix — ela já disse que é feminina “porque sim” — costuma mudar a bio com frequência. Na pré-estreia de Riverdale, colocou: “Temporada 2 de Riverdale chega 11/10”. Simples assim. Já em plena época de coronavírus, optou por: “Se cuidem, meus amores. E se não souberem o que assistir me chamem aqui que eu respondo!”.

A diva Gabriela Pugliesi não poupou elogios a si mesma: “Musa fitness, Empresária, Blogueira nas horas vagas e agora youtuber, com muito sucesso venho apresentar a vocês meu canal no YouTube youtube.com/vendimeusofa”.

Por último, não tem como esquecer da Nath Arcuri, a maior influenciadora da área de finanças pessoais. Sua bio no Twitter é simples e reforça o que ela afirma fazer: “Fundadora da @MePoupenaWeb! Missão: DESFUDER O BRASIL”.

print do Twitter

Bio para Twitter engraçada

É um modelo em que você precisa ser criativo. É o que a Ben&Jerry’s faz. Veja a bio: “From cow to cone to Ireland”, ou “da vaca para o cone para a Irlanda”. A gente pode acrescentar “para o mundo”, né?

Outro perfil com uma bio muito legal é o The Anton Savage Show. O apresentador é conhecido por seus termos e fez quase uma piada interna na descrição. Veja: “Putting up with Anton. Drinking a lot of coffee. Refusing to wear suits”, ou “Aguentando Anton. Bebendo muito café. Recusando-se a usar ternos”. Detalhe: ele ama ternos e é conhecido pela sua elegância.

O McDonald’s Brasil também fez a diferença, viu? Escreveu: “Se vc veio aqui pedir CBO de volta e falar que tá com #FomeDeMéqui, vc veio no lugar certo”. Além de ter usado os termos comuns para se aproximar do público, “tretou” com a saída do CBO do cardápio.

Com todos esses exemplos, você já sabe como criar a sua bio para Twitter matadora. Lembre-se de colocar informações relevantes para o seu negócio. Assim, você tem mais sucesso ainda e consegue atrair os seguidores dizendo exatamente o que faz.

Gostou e quer saber mais sobre a rede social? Veja tudo sobre o Twitter para empresas para você alavancar seus resultados!

Você também pode gostar

EBOOK - Manual do TikTok para empresas! Baixe gratuitamente!