Atualizações do Instagram em 2020 (ATUALIZADO) | Blog Bume
Home ⠀Novidades Atualizações do Instagram 2020

Atualizações do Instagram 2020

Atualizações do Instagram

Um novo ano começou e todos já começam a se perguntar: quais vão ser as atualizações do Instagram em 2020? Saiba que as novidades serão variadas — e fundamentais para garantir o sucesso da sua estratégia.

Entender e conhecer os updates é, aliás, a melhor maneira de alcançar bons resultados. Afinal, todas as alterações são feitas com o objetivo de melhorar a experiência dos usuários, sejam pessoas físicas, sejam jurídicas.

Algumas das principais atualizações do Instagram em 2019 foram:

  • redução da visibilidade para imagens sensíveis;
  • exclusão dos visualizadores dos Stories depois de 24 horas;
  • finalização das compras dentro do app;
  • chegada do Instagram Music;
  • ocultação do total de curtidas nas postagens.

Descubra todas as novidades do Instagram em:

👉 Instagram Updates 2019

👉 Instagram Updates 2018

O que 2020 prepara? É o que vamos ver neste post. Confira!

Janeiro

Janeiro foi marcado por atualizações e testes muito esperados pelos usuários do Instagram. Uma dessas funcionalidades foi a possibilidade de enviar mensagem direta através da web. Confira as novidades do Instagram em janeiro!

Novos efeitos nos stories: SlowMo, Echo e Duo

Em mais uma novidade do Instagram, a rede social lançou o trio “SlowMo”, “Echo” e “Duo”, novas features que vão facilitar a vida de quem faz edita vídeos para stories. O anúncio oficial foi feito em seu perfil no Twitter onde indica onde os usuários podem encontrar essas features novas.

Elas funcionam de forma bem parecida há alguns filtros nativos do TikTok. O “SlowMo” como o próprio nome já diz cria um efeito de câmera lenta, o “Echo” apresenta um sombra que acompanha o personagem principal. Já o “Duo”  traz uma aparência de TV com falhas.

Analisar InstagramPowered by Rock Convert

Fevereiro

O mês do carnaval no Brasil, uma novidade do Instagram veio para dar um “sacode” nos produtores de conteúdo da plataforma. Quer saber o motivo? Acompanhe a leitura!

Sugestões de Unfollow

Sabe a lista de pessoas que você segue no Instagram? Uma das atualizações em 2020 será o Following List, um recurso que  agrupa todos esses usuários. O que vai proporcionar? Facilidade na hora de excluir usuários e de criar a lista do Melhores Amigos. Em outras palavras, vai ficar mais fácil fazer o gerenciamento dos perfis. 

A proposição será feita de forma automática. A classificação será feita de acordo com as categorias de tópicos e listas embasadas no seu engajamento. As informações que vão nutrir o processo virão das páginas do Instagram Business.

O destaque fica para a categoria de usuários com quem você menos interagiu. Nesses casos, o unfollow será indicado. Desse modo, o algoritmo da plataforma vai entender melhor quais são suas preferências de perfis.

Following List

Essa novidade foi apontada pela Jane Manchun Wong, especialista em engenharia reversa e oficialmente lançada através de um Twitte do Instagram!

Webinar Domine o algoritmo do InstagramPowered by Rock Convert

Início dos teste de monetização do IGTV

A notícia foi descoberta e divulgada pela especialista em Engenharia Reversa, Jane Manchun Wong. Segundo ela, o trabalho para implementar anúncios já está sendo feita pela plataforma com o objetivo de permitir aos influenciadores obterem ganhos financeiros.

Monetização do IGTV

O CEO do Instagram, Adam Mosseri, confirmou a informação. Após a publicação de Wong, em 7 de janeiro de 2020, o gestor se pronunciou:

“Não é segredo que estamos explorando isso. Primeiro, nos concentramos em garantir que o produto seja relevante — caso contrário, haveria pouco para monetizar em primeiro lugar. O IGTV ainda está no começo, mas está crescendo e, portanto, estamos explorando outras maneiras de torná-lo sustentável para os criadores”.

Saiba mais sobre o assunto aqui. 

Março

Março é o mesmo que a pandemia tomou força pelo mundo e alguns países, como o Brasil, tiveram que tomar medidas restritivas as aglomerações de pessoas e os órgãos de saúde recomendaram o isolamento social.

Veja as novidades que a rede social trouxe para essa realidade.

Banimento de filtros com o Corona

Que os filtros fazem o maior sucesso nos stories todo mundo já sabe, o tempo inteiro diversos novos templates nascem no app e alguns podem até ser interpretados de maneira erronia. Esse foi o caso dos filtros relacionados ao diagnóstico do coronavírus.

Com o objetivo de combater a disseminação de informações falsas na rede e promover o bem estar nesse período de pandemia, a rede social teve marcação pesada com esses filtros e removeu todos que tivessem esse apelo.

Filtros espalham desinformação e podem gerar pânico

Fonte: The Sun

Novo sticker “fique em casa”

A se alastrou de maneira rápida e a recomendação das autoridades é o distanciamento físico social, assim a utilização das ferramentas de conexão na web aumentarão consideravelmente. Diante disso a rede social lançou o sticker para stories “Stay Home” ou “Fique em casa” para conscientizar as pessoas da importância de respeitar essa medida de segurança.

Foto: Instagram

Acesso as informações a respeito do COVID-19

Outra medida super interessante que a rede social construiu foi a construção de uma central de informações em conjunto com a Organização Mundial de Saúde (OMS) para orientar e trazer informações verídicas a respeito do vírus. O link dessa central apareceu como aviso feed de muitas pessoas nesse mês de março. Quando se realiza uma busca na rede social com o termo relacionado o próprio Instagram recomenda os perfis oficiais das organizações de saúde.

pandemia instagram

Reprodução: Instagram

Chamadas de vídeo com compartilhamento de tela

Com o objetivo de manter as pessoas mais conectadas a plataforma lançou o Compartilhamento de mídia. Esse recurso permite os usuários visualizarem algumas publicações do Instagram em conjunto através do bate-papo por vídeo.

Para ter acesso é bem simples, basta você inicia um bate-papo por vídeo com alguns amigos em seguida você vai conseguir ver algumas fotos e vídeos salvos, curtidos ou sugeridos tocando no ícone da foto, no canto inferior esquerdo durante a chamada de vídeo.

Captura de tela do novo recurso Compartilhamento de mídia

Foto: Instagram

Sticker de doação nos stories

Esse sticker já existia e estava disponível apenas para alguns países, mas diante da situação que a pandemia instaurou, a rede social resolveu ampliar o acesso e agora permite que os usuários encontrem comunidades sem fins lucrativos para realizarem suas doações.

Além disso, eles criaram uma seção especial para valorizar as ONGs que estão trabalham de forma ativa ajudando a quem precisa nessa pandemia.

Figurinha de doação do Instagram

Foto: Instagram

 

Abril

No mês da pascoa a troca de ovos de páscoa teve que ser a distância devido as medidas restritivas ao combate do Covid-19. Acompanhe as atualizações da rede social neste mês!

Envio de direct pelo PC

No mês de abril a rede social lançou oficialmente as respostas de direct pelo desktop para todos os usuários. A novidade do Instagram foi disponibilizada em janeiro para alguns usuários em caráter experimental, foi o início dos testes de respostas a mensagens diretas pelo computador.

Essa funcionalidade era muito esperada e pesquisada na internet. Parece que o Instagram ouviu as nossas preces e preparou essa funcionalidade.

DMS no computador

Sticker de agradecimento

O adesivo agradeço foi um recurso lançado pelo Instagram para incentivar a valorização do trabalho dos profissionais que estão trabalhando para diminuir os impactos causados pelo coronavírus no mundo. Sua utilização é bem parecida com o adesivo “fique em casa”.

As fotos marcadas com esse desafio aparecem ocasionalmente em um mural no feed de stories das pessoas as 19:00 horas.

Instagram libera sticker de pedido de refeição no Brasil

Foto: Portal Making Of

Lives no navegador

Outra novidade lançada no Instagram em sua versão para desktop foi a possibilidade de assistir e comentar lives através do computador. O recurso é muito simples e intuitivo, para acessar as lives basta clicar nos icones que mostram uma transmissão ao vivo nos stories e você já consegue assistir.

Nessa versão você não pode curtir, mas pode comentar normalmente.

You can now watch Instagram Live videos on desktops - Neowin

Fonte: Android Police

Sticker de desafios

Mais uma novidade para stories e dessa vez foi o adesivo que te permite desafiar alguns amigos a realizar aquela ação. Esse recurso aproveita a onda dos challenges muito utilizada no Tik Tok e que teve uma crescente enorme devido o isolamento social.

Todos os usuários já podem ter acesso a esse adesivo, porém ele ainda está me fase de testes “Estamos trabalhando para expandir o número de desafios  à medida que avançamos nos testes”, afirmou o Instagram.

Para utilizar é bem simples, você cria um storie normalmente e no processo de edição você verá esse adesivo, basta clicar nele, criar o nome do desafio e marcar os amigos que você quer convocar para a brincadeira.

Instagram lanza el nuevo sticker "Challenge"

Foto: Divulgação Instagram

Pedidos de refeição

Essa novidade veio para apoiar pequenos negócios que vendem refeições prontas e melhorar a comunicação com seus consumidores através da rede social.

Agora, as empresas podem adicionar o botão “pedir refeição” em seus perfis e compartilhar o adesivo “peça uma refeição” nos stories. Quando você vir o adesivo, basta clicar para realizar sua compra no site do nosso parceiro.

Simples, mas muito efetivo. Saiba mais sobre esse recurso aqui.

Peça um refeição no Instagram

Foto: Instagram

Doação através de lives

Essa é uma ação para apoiar e reforçar a importância das ONGs e instituições que estão trabalhando em prol da diminuição dos impactos causados pelo Covid-19. As isntituções sem fins lucrativos agora podem arrecadar fundos através das lives no Instagram.

Para usar esse recurso basta ir até a aba de transmissões ao vivo quando for criar um stories. Segundo instruções do Instagram, você precisa selecionar Campanha de arrecadação de fundos e escolha uma organização sem fins lucrativos para apoiar.

Assim que iniciar sua transmissão ao vivo, você verá quantas pessoas estão apoiando sua campanha de arrecadação de fundos e a quantia arrecadada em tempo real. Toque em Ver para visualizar os detalhes dos doadores e colaboradores individuais. Você pode até mesmo agradecer-lhes em tempo real: basta tocar em Acenar.

Saiba mais sobre esse recurso clicando aqui.

Capturas de tela da transmissão ao vivo no Instagram Live mostrando o processo de adição de uma doação ao vivo no seu feed e visualização em tempo real das informações da campanha de arrecadação de fundos.

Sticker “Eu doei”

Atrelado ao recurso anterior, de doações através das lives no Instagram, a rede social firmou uma parceria com o ilustrador brasileiro Leo Natsume, para criar a figurinha personalizada “Eu doei”, para ajudar a comemorar as doações no Instagram.

Essa figurinha é destravada para pessoas que realizaram algum tipo de doação para uma instituição sem fins lucrativos através das lives ou stories. Esse acesso tem um período pré determinado. Assim como as figurinhas de “Em casa” e “agradeço”, um mural é criado no feed de stories mostrando as pessoas da sua comunidade que realizaram essa doação.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por Leo Natsume (@leonatsume) em

Maio

No mês das mães a quarentena ainda está vigente no Brasil e a luta pelo combate ao conoravírus está em seu auge. Veja as novidades que a rede social preparou para esse mês.

Aba de recursos para empresas durante o COVID-19

Para quem tem um perfil comercial no Instagram já deve ter percebido que onde antes você tinha um atalho para ver o número de pessoas que visualizaram seu perfil agora existe um mini banner que leva a uma página de recurso especiais que a empresa Facebook está disponibilizando para os pequenos negócios.

Instagram

Fonte: TecWord

Ao clicar nesse banner o usuário é levado para uma página que está separada em 3 categorias gerais:

  • Apoiar seus negócios

Aqui você tem pode contar com suas possibilidades, se inscrever par ao programa de subsídios para pequenas empresas do Facebook ou oferecer a opção de fazer pedidos de refeição.

  • Conectar-se com clientes

Nesta divisão você pode acessar outras três funcionalidades rápidas como a criação de respostas automáticas, atualização do perfil e convidar alguns clientes a seguir seu perfil via próprio Instagram, Whatsapp, email, SMS ou por outros meios.

  • Manter-se informado

Está categoria contém links para uma central de dicas de como você pode utilizar o o Instagram se manter conectado com seus clientes, para o perfil do Instagram para Empresas no Instagram onde eles estão publicando dicas pontuais de auxílio a pequenos negócios e também para a central de recursos para empresas do Facebook.

Instagram

Fonte: TecWord

Sticker “apoie as pequenas empresas”

Mais um recurso destinado aos stories e esse tem o objetivo de ajudar pequenos negócios e incentivar a comunidade a comprar de empresas que estão por perto.

Para utilizar esse adesivo é bem simples, no momento de editar sua foto no stories você verá o adesivo, é só clicar nele e marcar o @ da empresa que você deseja compartilhar, o sticker vai montar um linha com 3 fotos da empresa e pronto, é só compartilhar nos stories.

Apoie as pequenas empresas: saiba como usar o novo sticker do ...

Foto: Showmetech

Aba “Guias”

Essa nova funcionalidade será aplicada ao perfil de organizações sociais e da imprensa. O objetivo é oferecer recursos que ajudem os usuários a se adaptarem às novas mudanças no modo de vida e trabalho. Ela será lançado no Brasil e mais sete países afetados pelo COVID-19.

A nova aba permitirá que esses perfis tenham um espaço reservado de conteúdos direcionados ao bem estar das pessoas durante a pandemia. Além disso, em breve será lançado uma seção de bem-estar no menu explorar que vai apresentar os materiais reservados na aba guia.

Por enquanto o único perfil brasileiro que tem essa funcionalidade ativa é o perfil @vitaalere em modo experimental apenas no aplicativo para smartphone. A ideia é que essa novidade seja compartilhada a todos em breve.

 

Previsões de atualizações do Instagram em 2020

Poses no Stories

Entre as atualizações Instagram 2020 estão os Poses do Stories. Como o nome indica, será implementado um novo modo de captura. Ele imitará uma cabine fotográfica retrô. Quando acionado, serão tiradas 4 fotos com intervalos de 3 segundos entre cada uma delas. Ao final, todas as imagens serão combinadas em um story no formato stop motion.

O objetivo é incentivar o engajamento e facilitar a apresentação de produtos, que podem ser mostrados a partir de diferentes ângulos. Ao mesmo tempo, o recurso Stories é fortalecido, que também é um propósito da rede social.

 

Background Effects no Stories

Outra ferramenta voltada para o Stories é o Background Effects. A ideia é usar a realidade aumentada para criar montagens com fotos da galeria do celular. Achou muito estranho? Vamos simplificar: é como se fosse um chroma key — aquela tela geralmente verde usada em filmes de ação.

A partir desse recurso, o fundo da imagem será neutralizado e poderá ser editado ao final. Assim, você terá a chance de criar uma imagem em frente do Museu do Louvre, mesmo que nunca tenha ido até lá.

No começo, apenas imagens estáticas deverão ser utilizadas. Por isso, vídeos ainda devem ficar de fora. No entanto, quem sabe terá mais novidades nas atualizações do Instagram em 2020.

 

Fotos sugeridas

Se as imagens são o que chamam a atenção no Instagram, é claro que teria que existir várias atualizações para elas. Uma das principais de 2020 é a Fotos Sugeridas, que vai recomendar as melhores para postar no seu perfil e nos Stories. A seleção será feita por recursos de inteligência artificial. 

Adesivo de eventos

Mais uma das atualizações do Instagram para 2020, o adesivo de eventos vai facilitar o convite para esses encontros. Nesse sticker, será possível acrescentar detalhes, como data, local e nome. Ainda deve contar com um botão de RSVP, ou seja, de “responda, por favor”, na sigla em francês.

O adesivo será acrescentado aos story. Por suas características, terá um bom uso para as marcas. Será possível, por exemplo, enviar para perfis escolhidos, o que será mais um critério para o acompanhamento dos seguidores. Outra possibilidade é promover lançamentos, debates, webinars e mais.

Idade mínima

O mínimo permitido para um usuário criar um perfil no Instagram é 13 anos. Alguns meses atrás, a rede social já havia aumentado a segurança nesse quesito. Agora os critérios devem ser fortalecidos.

Entre as atualizações do Instagram em 2020 está uma função de classificação indicativa. Com ela, você poderá restringir a idade dos visitantes do perfil. Por exemplo, será possível indicar que apenas pessoas com mais de 18 anos terão acesso.

Se preferir, pode colocar o padrão como 18 anos, mas colocar a idade de 16 anos para acesso ao perfil, que abrange Stories e posts. Desse modo, ficará mais fácil atingir o público-alvo.

Reações no direct com emoji

O Instagram vem testando sobre as reações em mensagens diretas no mensageiro da ferramenta desde o final de outubro de 2019 com seus funcionários, logo depois que o twitter anunciou algo parecido em sua plataforma. Mas só agora essa novidade veio a tona.

Essas reações vão ser parecidas como as que já existem no Facebook em escolher qual tipo de reação você terá a respeito de uma publicação (no caso mensagem) e facilitar a comunicação entre duas pessoas. Entre as reações apresentados, terão os seguintes emojis: Coração vermelho, carinha rindo, carinha de surpresa, carinha de triste, carinha com raiva, dedo mandando beleza e dedo apontando que algo foi ruim.

Será que haverá mais atualizações para o Instagram em 2020? Vamos acompanhar e atualizar este post!

Continuaremos acompanhando e compartilhando com vocês!

Faça o download deste post inserindo seu e-mail abaixo

Não se preocupe, não fazemos spam.
Powered by Rock Convert

Você também pode gostar

22 Comentários

Marcele Vitoria março 6, 2019 - 11:33 pm

Espero que eu consiga atualizar o meu, vejo dos meus amigos e acho muito legal 😍

Ludmila Alves março 11, 2019 - 12:11 pm

Oi, Marcele. Tudo bem?
O Instagram não libera de uma vez para todas as contas as atualizações. Costuma levar alguns dias.
Então, é só esperar que logo a novidade aparece para seu perfil!

Hugo Luiz março 20, 2019 - 8:57 pm

Gostei bastante do conteúdo em questão parabéns !!!!

Letícia alves maio 22, 2019 - 9:34 pm

Adorei

Gleidistone Silva junho 10, 2019 - 2:39 pm

Ficamos felizes em saber que gostou, Letícia!

Um abraço!

Letícia Volpi junho 20, 2019 - 2:46 am

Quando meu Instagram atualiza . Na primeira vez q vou entrar depois da atualização ele pede todas as permissões novamente. Como se eu tivesse acabado de instalar o App.
Permissões como localização. Permissão de fotos etc.. isso é normal?

Gleidistone Silva junho 25, 2019 - 8:09 pm

Ei, Letícia! De fato, não é normal.

Por favor entre em contato com o suporte do Instagram, pois eles saberão te informar o que pode estar acontecendo.

Um abraço!

Gleidistone Silva junho 25, 2019 - 8:19 pm

Ei, Márcia.

No Instagram o usuário pode utilizar faixas apenas dentro de vídeos não comerciais, como aqueles de caráter pessoal.

Um abraço!

HELCIO lima aragao junho 26, 2019 - 7:11 pm

Tenho duas contas logadas e uma não aparece a opção “música” o que faço?

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:03 pm

Ei, Helcio!

As atualizações são liberadas gradativamente.

Recomendo aguardar 😉

Um abraço!

Débora junho 27, 2019 - 12:19 pm

Oii, eu tenho umas 3 contas no meu instagram que uso pra trabalho (uma delas é a minha pessoal) e sempre as outras duas atualizam normal e a minha pessoal não, é horrível

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:04 pm

Ei, Débora!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Adna junho 28, 2019 - 5:45 am

não sei oq acontece mas algumas atualizações simplesmente não aparecem na minha conta, como exemplo o “testes”, mas esse de música apareceu.

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Adna!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Diana junho 28, 2019 - 8:27 pm

A atualização de Junho no caso a última não está aparecendo o número de postagem e de seguidores, está em branco. Por favor me ajudem

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Diana!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Giovanna junho 29, 2019 - 2:56 pm

O meu é iPhone 6s e não apareceu o sticker “music” até agora!!
Já atualizei, já desinstalei e instalei de novo, já criei até uma conta fake que funciona tudo certo, menos na minha! Não sei o que faço 😰

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Giovanna!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Jessica agosto 7, 2019 - 11:09 am

Oi
O meu insta ainda não oferece a função music 😑
Já estou ficando desesperada, rs

Gleidistone Silva setembro 2, 2019 - 7:59 pm

Ei, Jéssica!

Infelizmente a função é liberada gradativamente.

Nossa dica é esperar mesmo 😉

Um abraço!

samuel setembro 24, 2019 - 9:31 pm

Isso é muito bom

Amanda Steffany outubro 30, 2019 - 10:20 am

Eu quero novas atualizações

Comments are closed.

MINI CURSO GRATUITO - Redes Sociais para Micro, Pequenas e Médias empresas: do planejamento a prática Acesse agora mesmo!