Home Updates Atualizações do Instagram em 2019
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Atualizações do Instagram em 2019

atualizacoes-instagram-2019

Uma lista sempre atualizada com todas as novas funcionalidades lançadas em 2019 na nossa rede social preferida: o Instagram. 

O Instagram está sempre evoluindo: todos os meses novas funcionalidades entram na plataforma para torná-la melhor para o usuário. Na maioria das vezes, elas são criadas para deixar a rede social ainda mais completa para quem a usa, tanto para contas pessoais, quanto para comerciais.

Para te deixar a par dessas novidades em primeira mão, criamos a lista das Atualizações do Instagram em 2019 que será atualizada a cada novo lançamento.

Separamos as atualizações por mês para facilitar sua consulta, como fizemos com os top updates de 2018.

Para facilitar seu acompanhamento: se inscreva na newsletter do blog ou ative as notificações.

 

Janeiro: Atualizações do Instagram em 2019

Postagem de um mesmo conteúdo em vários perfis (apenas para iOS)

No início de janeiro, o Instagram liberou a função de “Postar em outras contas”. Ela te permite postar um mesmo conteúdo para o feed em vários perfis simultaneamente.

A função pode ser usada para promover eventos, cursos e demais divulgações.

Sticker de perguntas para respostas ao vivo

Fazer uma live e responder as perguntas dos usuários são itens que separados já contribuem muito para o engajamento no Instagram.  Imagina essas 2 recursos juntos!

Em janeiro, o Instagram também trouxe a opção de responder as questões recebidas pelo sticker de perguntas durante uma Live.

A função contribui para a live ficar mais organizada, sem que você se perca procurando as perguntas no pequeno espaço dos comentários.

Sticker de contagem regressiva

A contagem regressiva está disponível nos Stories e permite a escolha da cor e do tempo final a ser contado. Outro ponto positivo, é que seus seguidores podem escolher ser avisados no final desse tempo.

A contagem regressiva é útil para você promover uma live, o prazo final para inscrições ou o término de uma promoção, para fazer lançamentos e afins.

atualizaçoes instagram 2019 - janeiro - contagem regressiva

Reprodução: @instagram

Mais uma novidade para você incorporar na sua estratégia de Instagram Stories.

 

Fevereiro: Atualizações do Instagram em 2019

Mais segurança: menos visibilidade para imagens sensíveis

Dia 7 de fevereiro, o Instagram anunciou a criação de mecanismos para prevenir que imagens ligadas a suicídio e automutilações sejam vistas na rede. Um desses recursos é tornar estes conteúdos embaçados.

A iniciativa foi uma medida de segurança para proteger pessoas nessa situação sensível e foi incorporada após um estudo com especialistas da área.

Retirada dos visualizadores dos Stories após 24 horas

Se podíamos verificar quem visualizou os Stories mesmo com a publicação fora do ar, arquivada ou nos destaques, essa história mudou. O Instagram decidiu retirar a informação do “Visto por” após as 24 horas de permanência de um Story.

Agora, você pode saber quem te acompanha nos Stories apenas dentro do período de 1 dia.

Postar prévia de vídeo do IGTV no feed

Mais uma tentativa de popularizar o uso do IGTV, tanto por produtores quanto por usuários!

Desde o início de fevereiro, é possível compartilhar um trecho de um IGTV como post no feed.

Para isso, basta marcar a opção “Compartilhar no Instagram” ao subir um vídeo no seu IGTV.

A prévia que vai para o feed tem 1 minuto sempre!

atualizações 2019 - IGTV no feed

Nova opção do IGTV coloca 1 minuto do seu vídeo no feed imediatamente.

Março: Atualizações do Instagram em 2019

Instagram utiliza hashtags como #depressão para ajudar usuários

Redes sociais e informações na internet podem colaborar ou não com a saúde mental de pessoas que já estão em algum momento vulnerável a esse tipo de doença ou transtorno. Como forma de ser um lugar seguro para usuários nestes momentos delicados, o Instagram passou a oferecer um recurso para quem busca por determinadas hashtags na rede.

Quem procura termos como #depressão e #ansiedade vê a seguinte tela no aplicativo:

atualizacoes instagram 2019 - hashtags saude mental

Reprodução: @instagram

Caso a pessoa escolha obter apoio, ela é redirecionada à página de ajuda específica do Instagram desse assunto.  No site há algumas sugestões do que pode ser feito como falar com um amigo ou com um voluntário.

Compras podem ser finalizadas dentro do app do Instagram

Disponibilizado como função para teste nos Estados Unidos em março, o Instagram dá mais um passo na monetização. Agora marcas podem ter vendas finalizadas no aplicativo o que irá estimular os anúncios pagos na rede social.

Para comprar, o usuário deve clicar na tag da imagem correspondente ao produto e escolher o modelo que desejar. O passo seguinte é inserir as informações para entrega do pedido e os dados do cartão de crédito e pronto!

Facilidade para os usuários e muito mais vendas no Instagram para os negócios.

 

Abril: Atualizações do Instagram em 2019

Descontinuidade do aplicativo do Instagam para Windows Phone

Desde o dia 30 de abril os usuários do Instagram não podem mais utilizá-lo no Windows Phone.  Apesar de pegar muita gente de surpresa a notícia já era esperada, afinal, o Instagram não estava disponibilizando a atualização do app para Windos Phone e Window 10.

Além disso, a própria Microsoft já havia anunciado que o suporte aos usuários do Windos Phone não seria mais oferecido em a partir de dezembro de 2019.

Mas se você tem um Windows Phone, não se preocupe. Ainda será possível acessar a aplicação via navegadores do aparelho.

 

Instagram começa remover conteúdos levemente inapropriados

O Instagram anunciou que começará remover e diminuir o alcance de publicações que tenham conteúdos levemente inapropriados. Estes são aqueles que não violam os termos de uso do Instagram, mas que de alguma forma possuem teor de mau gosto.

Segundo o comunicado oficial da plataforma, as publicações tidas como inapropriadas serão impedidas de aparecer nas hashtags e na aba Explorar.  Dessa forma, se uma publicação de teor sexual for publicado, por exemplo, apenas os seguidores do autor do post terão acesso a ele.  A publicação não poderá ser acessada via hashtags, e não será mostrada para a comunidade mais ampla do Instagram pela funcionalidade Explorar.

Esta iniciativa visa diminuir o engajamento deste tipo de publicação e impedir que novos seguidores sejam atraídos por meio delas.

Durante o comunicado oficial foram exemplificados tipos de posts que podem sofrer a penalização do Instagram. Confira abaixo:

conteúdo-levemente-inapropriado-instagram

Exemplos de conteúdos inapropriados no Instagram

 

 

Junho: Atualizações do Instagram em 2019

Instagram Music chega ao Brasil

A partir do dia 25 de junho os usuários brasileiros podem usar todos os produtos musicais do Facebook, como letras, músicas no perfil e nos stories do Instagram e Facebook.

fazer dublagens de canções (função chamada de lipsync em inglês) em transmissões ao vivo na rede social.

Reprodução: @Facebook

Com a nova função “Música” do Instagram, os usuários podem fazer dublagens de canções (a chamada lipsync em inglês) em transmissões ao vivo na rede social. Já no Facebook será é possível colocar uma nova seção só com músicas no perfil.

Para usar o novo recurso do Instagram basta clicar no adesivo ‘música’ dentro da pesquisa dos stories e escolher uma canção. Ainda é possível selecionar o trecho que os seguidores irão ouvir e ativar a função, lipsync, onde as letras disponíveis no Instagram aparecerão na tela.

 

Reprodução: @Instagram

Instagram lança conta exclusiva para criadores de conteúdo

Depois de passar por vários testes o Instagram liberou recentemente as creator accontus, contas exclusivas para criadores de conteúdo.

Este tipo de conta oferece aos influenciadores digitais informações mais avançadas sobre seu público como, por exemplo, número de novos seguidores ou seguidores que foram perdidos ao longo do tempo. Outros recursos também estão disponíveis como controles flexíveis de perfil, mensagens simplificadas e classificação de solicitações pendentes. Neste último recurso, é possível saber até o número de seguidores que um perfil tem antes de respondê-lo via direct.

 

Julho: Atualizações do Instagram em 2019

Fim das curtidas

Não é novidade para ninguém que o Instagram vem se restruturando para ser cada mais humano. Para confirmar ainda mais essa mudança, a rede social começou a experimentar o fim das curtidas nas publicações com usuários brasileiros e canadenses. 

A ideia por trás dessa ação é tirar o foco no elemento quantidade transferindo para elemento qualitativo. Isso tem como objetivo o usuário ter como alvo publicar fotos e vídeos e não em número de curtidas que vão receber. Além do mais, essa ação fará que os usuários se sintam mais à vontade para compartilhar seus conteúdos no Instagram.

 

Sticker para começar conversas em grupo

O instagram lançou uma nova funcionalidade que permite os usuários a conversas em grupo pelo stories. Do mesmo jeito que os adesivos para criar perguntas, enquetes e testes, agora é possível colocar este novo recurso nos stories. 

Para utilizar o sticker é bem simples basta selecionar o ícone no canto superior direito e inserir o “bate-papo” para iniciar.

Os usuários que desejam conversar podem selecionar “participar” e o dono do perfil tem a opção de aceitar ou não as pessoas na conversa e o controle para encerrá-lo. 

 

Instagram cria funções para combater o bullying 

O Instagram se posiciona de forma nítida como parceiro e apoiador de várias bandeiras e causas sociais. 

Recentemente, a rede social lançou funções para combater o bullying. A primeira utilidade nessa nova função serve como um alerta para aqueles usuários que pretendem disseminar um comentário infeliz. Já a segunda possibilita o restringimento de acesso para usuários revoltos.

Para finalizar com as tentativas de ações lastimáveis, o Instagram providenciou um recurso de ocultação de usuários indelicados, essa função restringe o contato entres os seguidores e oculta comentários sem que o usuário seja bloqueado ou sequer saiba da ação. 

 

Agosto: Atualizações do Instagram em 2019

Filtros personalizados com o Spark AR:

A novidade do Instagram é que qualquer usuário poderá criar seu próprio filtro personalizado e compartilhá-los diretamente nos stories por meio da plataforma Spark AR. 

Reprodução: @tokyyto

Essa inovação por parte do instagram ja está disponível para todos os usuários, para visualizar os filtros especiais, basta abrir a câmera dos stories e deslizar o dedo na tela  e procurar os efeitos. 

 

Outubro: Atualizações do Instagram em 2019

Threads do Instagram: chat para melhores amigos

Após o fracasso do aplicativo do Direct, o Instagram lançou o Threads, aplicativo exclusivo para comunicar-se com Melhores Amigos. 

O novo aplicativo do Facebook.Inc tem por objeivo tornar a relação com os Close Friends ainda mais íntima e próxima, permitindo compartilhar informações como, por exemplo a localização em tempo real.

A interface do stories do app é bem parecida com a do stories do Instagram, porém eles são enviados apenas para Melhores Amigos. 

Outro recurso exclusivo do app de chat para melhores amigos do Instagram, é a possibilidade de compartilhar status  como: “comendo”, “estudando”, “livre”, “ocupado” dentre outros. Algo parecido com os chats para computador do falecido MSN da Microsoft.

 

Nova função da câmera

O story do Instagram obteve um novo conhecimento que se chama “Criar”, ele substituiu o modo “Texto”. 

Com essa nova função, é possível inserir texto, enquetes, contagens regressivas, perguntas dentre outras possibilidades sem ter que usar foto ou video como plano de fundo. 

Reprodução: @instagram

Além do mais, os GIFs estão liberados e possui sugestões de posts passados para republicar como #tbt.

 

Modo Escuro está disponível

O dark mode, ou modo escuro, em português está em alta em alguns aplicativos e recentemente o Instagram aderiu essa alternativa visual. 

Imagem: Pexels

Essencialmente, as cores do fundo e dos textos foram trocas para tornar a leitura mais dinâmica e também para economizar a energia do celular. 

 

Gerenciar dados compartilhados com terceiros 

A nova funcionalidade de segurança no Instagram permite gerenciar com clareza os dados compartilhados com terceiros. O objetivo é auxiliar os usuários a terem noção de quais aplicativos possuem seus dados ou não.

Para ter acesso essa funcionalidade, você deve acessar o menu de três barras do Instagram, clicar em Segurança > Apps e websites. 

A página relata todos os serviços que possuem os dados do usuário e permite o fim do acesso às informações por meio do botão “Remover”.

 

Adesivo para combater o bullying 

O Instagram lançou mais uma novidade para combater o bullying na rede social, é o lançamento de uma figurinha nos stories para conscientizar as causas negativas que a prática do bullying produz.

Reprodução: @instagram

Alem de mentalizar, a nova ação do instagram vem com uma proposta de incentivar ações de gentileza entre os seguidores. Para usar esta figurinha, basta postar qualquer storie e clicar no desenho que representa uma boca aberta colorida e com coração ao redor.

 

Novembro: Atualizações do Instagram em 2019

Instagram lança o recurso Cenas no exclusivamente Brasil

Depois de muitos rumores finalmente o TikTok do Instagram foi lançado. A plataforma escolheu o Brasil para testar o novo recurso que permite a criação de vídeos curtos de até 15 segundos para os stories. Trata-se de uma cópia do TikTok, aplicativo pioneiro neste recurso que tem crescido de forma absurda nos últimos meses no Brasil e no mundo.

 

Reprodução: @instagram

 

O grande diferencial do Reels ou Cenas do Instagram é a possibilidade de acessar recursos nativos da rede social como o Melhores Amigos e as mensagens diretas. Além disso, o Instagram ampliou seu catálogo de músicas para permitir que mais usuários criem seus videoclipes por meio da rede social.

Assim como no TikTok o Reels permite que vídeos com boa performance viralizem na aba Explorar do Instagram.

Confira o vídeo que mostra o funcionamento da função Cenas do Instagram:

 

Qual será a próxima atualização do Instagram em 2019? 

Continuaremos acompanhando e compartilhando com vocês!

Você também pode gostar

20 Comentários

Marcele Vitoria março 6, 2019 - 11:33 pm

Espero que eu consiga atualizar o meu, vejo dos meus amigos e acho muito legal 😍

Ludmila Alves março 11, 2019 - 12:11 pm

Oi, Marcele. Tudo bem?
O Instagram não libera de uma vez para todas as contas as atualizações. Costuma levar alguns dias.
Então, é só esperar que logo a novidade aparece para seu perfil!

Hugo Luiz março 20, 2019 - 8:57 pm

Gostei bastante do conteúdo em questão parabéns !!!!

Letícia alves maio 22, 2019 - 9:34 pm

Adorei

Gleidistone Silva junho 10, 2019 - 2:39 pm

Ficamos felizes em saber que gostou, Letícia!

Um abraço!

Letícia Volpi junho 20, 2019 - 2:46 am

Quando meu Instagram atualiza . Na primeira vez q vou entrar depois da atualização ele pede todas as permissões novamente. Como se eu tivesse acabado de instalar o App.
Permissões como localização. Permissão de fotos etc.. isso é normal?

Gleidistone Silva junho 25, 2019 - 8:09 pm

Ei, Letícia! De fato, não é normal.

Por favor entre em contato com o suporte do Instagram, pois eles saberão te informar o que pode estar acontecendo.

Um abraço!

Gleidistone Silva junho 25, 2019 - 8:19 pm

Ei, Márcia.

No Instagram o usuário pode utilizar faixas apenas dentro de vídeos não comerciais, como aqueles de caráter pessoal.

Um abraço!

HELCIO lima aragao junho 26, 2019 - 7:11 pm

Tenho duas contas logadas e uma não aparece a opção “música” o que faço?

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:03 pm

Ei, Helcio!

As atualizações são liberadas gradativamente.

Recomendo aguardar 😉

Um abraço!

Débora junho 27, 2019 - 12:19 pm

Oii, eu tenho umas 3 contas no meu instagram que uso pra trabalho (uma delas é a minha pessoal) e sempre as outras duas atualizam normal e a minha pessoal não, é horrível

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:04 pm

Ei, Débora!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Adna junho 28, 2019 - 5:45 am

não sei oq acontece mas algumas atualizações simplesmente não aparecem na minha conta, como exemplo o “testes”, mas esse de música apareceu.

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Adna!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Diana junho 28, 2019 - 8:27 pm

A atualização de Junho no caso a última não está aparecendo o número de postagem e de seguidores, está em branco. Por favor me ajudem

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Diana!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Giovanna junho 29, 2019 - 2:56 pm

O meu é iPhone 6s e não apareceu o sticker “music” até agora!!
Já atualizei, já desinstalei e instalei de novo, já criei até uma conta fake que funciona tudo certo, menos na minha! Não sei o que faço 😰

Gleidistone Silva julho 3, 2019 - 5:05 pm

Ei, Giovanna!

Recomendo entrar em contato com a equipe do Instagram para que eles possam fazer a atualização de forma manual.

Um abraço!

Jessica agosto 7, 2019 - 11:09 am

Oi
O meu insta ainda não oferece a função music 😑
Já estou ficando desesperada, rs

Gleidistone Silva setembro 2, 2019 - 7:59 pm

Ei, Jéssica!

Infelizmente a função é liberada gradativamente.

Nossa dica é esperar mesmo 😉

Um abraço!

Deixe um Comentário