Home ⠀Vendas e Atendimento Entenda o que é atendimento ao cliente e veja 5 dicas para melhorar o seu!

Entenda o que é atendimento ao cliente e veja 5 dicas para melhorar o seu!

Duas mulheres sentadas fazendo o atendimento ao cliente online

O atendimento ao cliente é uma das melhores maneiras de conquistar e fidelizar o consumidor. 

Segundo uma pesquisa feita pela SurveyMonkey, cerca de 72% dos clientes estão muito ou extremamente propensos a comprarem de empresas com reputação excelente no atendimento ao cliente

Ou seja, 72% da taxa de sucesso na venda do seu produto/serviço está conectada à sua capacidade de manter um ótimo relacionamento com o lead desde o primeiro momento que ele entrar em contato com sua empresa.

Quer entender como melhorar o seu atendimento ao cliente? Então você chegou no artigo correto. Continue a leitura e aprenda!

O que é atendimento ao cliente

Essa é uma pergunta que parece ser simples, mas é muito mais complexa do que imaginamos. 

De forma resumida, o atendimento ao cliente é processo de relacionamento pré e pós venda que uma empresa mantém com seu consumidor

Existem diferentes forma de fazer esse atendimento: 

  • Pessoalmente; 
  • Por telefone; 
  • Por mensagens de texto; 
  • Por vídeo chamada. 

Seja qual for o canal utilizado, a premissa básica do relacionamento é ter uma comunicação clara e efetiva entre as duas partes. 

Cada tipo de canal utilizado no atendimento ao cliente requer um tipo diferente de comportamento. 

Por exemplo, no atendimento via WhatsApp as pessoas querem praticidade e comodidade, por isso sua empresa precisa ser rápida nas respostas.

Além disso, a comunicação via texto precisa ser muito clara de uma forma a evitar que exista uma interpretação equivocada sobre aquele conteúdo. 

Muitas palavras, dependendo de sua aplicação, podem ter diferentes significados. Por isso, antes de enviar uma mensagem, leia e releia o conteúdo para verificar se não existem informações erradas ou que dê margem para outras interpretações.  

A importância do bom atendimento ao cliente

Hoje em dia as pessoas querem viver novas experiências. Essas experiências precisam ser surpreendentes e com o atendimento ao cliente não pode ser diferente. 

Portanto, zelar para que seu cliente execute a compra do seu produto e serviço de uma maneira rápida e agradável vai contribuir para que sua reputação no mercado cresça de forma positiva.

O uso das redes sociais deram um poder de voz a todas as pessoas. Com isso, sua empresa pode ser reconhecida como uma ótima empresa para as pessoas se relacionarem, no mesmo instante que basta uma nova publicação no Instagram para derrubar toda essa reputação

Além disso, investir num bom atendimento ao cliente é importante para que o marketing boca a boca aconteça e você diminua seus gastos com outros canais de atração de clientes. 

Segundo o blog BuzzLead, cerca de 77% dos consumidores se sentem impulsionados a comprar um novo produto quando os descobrem através da recomendação boca a boca.

Nós só recomendamos coisas boas aos nossos familiares e amigos próximos, dessa forma, ter um bom atendimento ao cliente vai contribuir para que você aumente a quantidade de indicações. 

atendimento ao cliente

5 dicas de como melhorar o atendimento ao cliente

Até aqui você entendeu o que é atendimento ao cliente e a importância de se investir numa estratégia eficiente para o seu negócio. 

Agora vamos te mostrar o “caminho das pedras” e ensinar como você pode melhorar seu relacionamento com as dicas a seguir. 

Acompanhe a leitura!

1. Treine sua equipe 

Se você tem um pequeno negócio de bairro ou uma multinacional sabe que o principal ativo da sua empresa são as pessoas. Desse modo, investir em treinamento para elas é essencial. 

Além de empoderá-las, um bom treinamento melhora sua auto confiança ao falar com o consumidor e contribui para que o discurso seja padronizado entre toda a equipe mantendo a identidade da empresa. 

Dessa forma, promova workshop, palestras, momentos de debates, ofereça cursos e construa uma trilha de desenvolvimento pessoal para que seus colaboradores se sintam motivados a prestar um bom atendimento. 

2. Invista em ferramentas eficazes

Hoje existem ferramentas digitais de diferentes tipos nos mercados. Se filtrarmos para aquelas focadas em melhorar a experiência de atendimento ao cliente, as opções são reduzidas

Mas mesmo assim existem ferramentas para diferentes necessidades. Uma dessas ferramentas é o Bume. 

Com o inbox, sua nova funcionalidade, você pode aumentar a produtividade da sua equipe ao permitir que vários atendentes usem um mesmo número de WhatsApp para fazer esse relacionamento com o consumidor. 

O inbox funciona da seguinte forma: você precisa ter uma conta no WhatsApp Business, depois basta conectá-la ao sistema do Bume. Em seguida, dê acesso a plataforma para os seus colaboradores. 

Pronto, todas as pessoas que acessarem o Bume verão as conversas de todos os clientes feitas no mensageiro online. Além de dar mais comodidade aos seus clientes, você também pode desenvolver uma estratégia de WhatsApp marketing

3. Envie respostas rápidas

Devido a pandemia, muitas empresas tiveram que fechar seus pontos físicos e passaram a fazer o atendimento nas redes sociais ou outros canais digitais.

Ao longo do tempo as pessoas ficaram cada vez mais imediatistas. Segundo dados apresentados no Blog da Lett Digital, a cada 1 segundo a mais no tempo de carregamento do site reduz em 7% as conversões

Isso também se reflete no atendimento ao cliente. Portanto, o ideal é que você e sua equipe não demore muito para enviar uma resposta ao seu consumidor assim que ele entrar em contato. 

4. Entregue soluções efetivas

Se o cliente tiver algum problema com seu produto ou serviço, evite enviar mensagens evasivas ou soluções complicadas. 

Os consumidores compram produtos ou contratam serviços para suprir alguma necessidade que eles possuem, dessa forma, se aquilo que ele comprou de você não funcionou da maneira que deveria, entregue uma solução que seja eficaz

5. Colha feedbacks constantes

Essa é uma das melhores práticas para manter uma melhoria contínua em seu atendimento ao cliente. 

Por meio das opiniões dos seus clientes você poderá melhorar tanto o seu relacionamento com o consumidor, quanto melhorar seu produto ou serviço.

O ideal é que exista uma pesquisa de satisfação a cada fim de atendimento para que as pessoas se sintam livres para darem suas opiniões. 

Agora é hora de você colocar todas essas dicas em prática. Aproveite e faça um teste gratuito no Bume e explore todas as funcionalidades disponíveis. 

Perguntas frequentes sobre atendimento ao cliente

Qual o conceito de atendimento ao cliente?

Atendimento ao cliente é a troca de informações entre empresas e consumidores afim de responder alguma dúvida e melhorar a experiência de compra desse usuário.
Saiba mais sobre atendimento ao cliente!

Como deve ser um atendimento ao cliente?

O atendimento ao cliente deve ser feito de maneira rápida, transparente e amigável. Assim seu cliente vai ter mais confiança em comprar da sua empresa.
Saiba mais sobre atendimento ao cliente!

Qual é o objetivo do atendimento ao cliente?

É melhorar a experiência de compra de um consumidor por meio a intervenção de um vendedor ou atendente.
Saiba mais sobre atendimento ao cliente!

O que priorizar em um atendimento ao cliente?

Priorize uma resposta rápida, de qualidade e que responda as dúvidas dos seus usuários.
Saiba mais sobre atendimento ao cliente!

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

[EVENTO GRATUITO] Bume Talks e o WhatsApp: O Futuro do atendimento Participe agora!