Análise de dados para negócios digitais: conheça as métricas
Home ⠀Vendas Online A importância da análise de dados para negócios digitais

A importância da análise de dados para negócios digitais

análise de dados para negócios digitais

Quem tem um negócio sabe a importância de entender a quantidade de pessoas que entram na sua loja, quantas compram e quantas apenas olham. Essa simples observação é capaz de ajudar empreendedores a tomarem decisões mais assertivas e contribuir para a construção de ações para melhorar os resultados em vendas. 

Os produtores de conteúdo e empreendedores digitais, devem ter essa noção e conhecer as principais métricas que envolvem seu negócio, principalmente quando a modalidade de pagamento é a recorrência. 

A grande vantagem é que no ambiente digital tudo pode ser metrificado e coletar essas informações fica muito mais fácil. Nesse artigo você vai entender absolutamente tudo sobre a análise de dados para negócios digitais. 

Acompanhe a leitura!

Qual a importância da análise de dados para negócios digitais? 

Antigamente muitas decisões eram tomadas baseadas em suposições que apareciam de observações de um pequeno contexto no espaço temporal. Desse modo, as taxas de confiabilidade naquela decisão se baseava puramente nas intuições. 

Como o nascimento e ascensão da internet, junto ao avanço tecnológico, novas modalidades de negócios surgiram e mudaram a forma como as pessoas ganham dinheiro constroem seus negócio. 

Além disso, tudo que fazemos na web deixa rastros que podem ser facilmente seguidos com as ferramentas certas e assim conseguimos coletar informações cruciais que vão determinar o sucesso ou o fracasso de um projeto. 

Saber a taxa de churn (número de pessoas que deixou de pagar por seus serviços), saúde do perfil, taxa de engajamento dos clientes com sua solução, fazer e entender pesquisas se tornou algo que todo empreendedor deve ter como mais sagrado em sua rotina. 

Esses dados vão dizer o que está dando certo naquele projeto, o que está dando errado, o que pode ser melhorado de maneira rápida e como isso deve ser feito. 

As métricas que você precisa conhecer 

Depois de entender a importância da análise de dados em um negócio digital, é hora de conhecer as principais métricas que vão ditar a saúde e rentabilidade do seu negócio. 

Acompanhe a leitura e conheça cada um delas. 

Recorrência

Esse é um modelo de cobrança muito utilizada por Software as a Service (SaaS) e produtores de conteúdo que vendem cursos ou algo que tenha um constância de compartilhamento de informações. 

Esse modelo consiste no pagamento de uma assinatura mensal, trimestral, semestral ou anual para ter acesso a um determinado serviço ou conteúdo. 

A Netflix, maior plataforma de streaming de filmes e séries do mundo, utiliza esse formato de cobrança automática, assim como revistas online e versões web de jornais como Folha de São Paulo.

A vantagem para o empreendedor que adota esse tipo de pagamento é a possibilidade de praticar preços mais competitivos e construir uma escala de recebimentos mais sólida e consistente. 

Além disso, a empresa pode ser muito mais ágil quando deixa essas cobranças no automático, sem ter que se preocupar em ficar registrando um pagamento de cada vez. 

Churn 

Essa métrica está diretamente ligada a recorrência. Quando se usa este estilo de pagamento, espera-se que o usuário passe muito tempo consumindo seus serviços, pagando suas mensalidades e assim ter mais dinheiro entrando todos os meses. 

Porém, a vida não é como o mundo ideal e no meio do caminho muitas pessoas acabam desistindo de continuar a assinatura por N motivos. Assim,acabam cancelando os pagamentos, deixando de utilizar aquele serviço. 

Isso é conhecido com a taxa de churn, o número de pessoas que pararam de pagar por aquele conteúdo em um determinado período. 

Para se ter um crescimento sustentável do seu negócio, você precisa criar ações que deixem essa taxa o mais baixo possível. 

Realizar o cálculo desse número é bem simples, você pode utilizar sua base de clientes ativos como referência vs o número de cancelamentos naquele período. 

Por exemplo: Num sistema existe uma base de 500 clientes ativos mensais, em determinado mês 50 clientes cancelaram o serviço. Então, 50 dividido por 500 é igual 10% de churn

Como dissemos, em um mundo perfeito, essa taxa deveria sempre andar em 0, mas como nem tudo são flores o ideal para um negócio saudável é manter essa taxa entre 5% e 7%.

Se o número estiver muito maior que isso é precisa ligar o alerta e construir estratégias para reduzi-lo. 

Saúde do negócio 

Essa métrica é um pouco mais ampla mas consiste nos lucros vs gastos de um negócio. 

Um empreendimento saudável precisa fechar as contas no verde todos os meses, ou seja, precisa ter uma saldo positivo no fim de cada ciclo de cobranças. 

Espera-se que a taxa de lucro seja 3 vezes maior que os gastos para manter o negócio rodando, caso esse número seja consideravelmente menor é o momento de buscar ações para reverter esse quadro. 

Aqui você pode: 

  • Diminuir seus custos não essenciais; 
  • Aumentar seu ticket médio; 
  • Criar uma nova fonte de renda; 
  • Lançar um novo plano; 
  • Melhorar a quantidade de assinantes mensais; 
  • Reduzir o número de cancelamentos. 

Formulários e pesquisas 

Além das métricas que regem o negócio, você precisa conhecer e entender tanto o perfil dos seus cliente, como o comportamento do mercado para identificar novas oportunidades de investimento. 

A melhor maneira de saber essas informações é perguntando, por isso é muito interessante que você entenda os melhores métodos para construir pesquisas e fazer os questionamentos na hora certa. 

O ideal é que os formulários sejam o mais simples possível e não contenham muitas perguntas, quanto maior o número de questões, menor será sua taxa de respostas. 

Você pode fazer essas perguntas em momentos diferentes da jornada do cliente e ir coletando esses dados aos poucos. 

As informações essenciais que podem te ajudar em tomadas de decisão em relação aos investimentos que você deve fazer são: 

  • Cidade e estado; 
  • Idade; 
  • Cargo; 
  • Mídia consumida; 
  • Hobbies. 

Assim como outras informações particulares ao seu negócio. Muitas dessas respostas podem ser identificadas numa pesquisa de persona simples ou se você já tem um negócio rodando é só garimpar nos dados que sua empresa já coletou. 

Construa uma cultura baseada em dados 

A análise de dados para negócios digitais é parte essencial para manter um projeto rentável e por isso precisa ser levada muito a sério de forma rotineira. 

Os dados são considerados o novo petróleo devido sua riqueza de informações e possibilidades de medição de tarefas. 

Cada empresa precisa aproveitar essa mina que tem em suas mãos e as utilizarem a seu favor constantemente, se guiando através dessas informações para construir o caminho ideal. 

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!