Home ⠀Bume AMP stories: entenda por que essa é a nova forma de construir sites.

AMP stories: entenda por que essa é a nova forma de construir sites.

A forma de compartilhar informações mudou. Quanto menos esforço para descobrir um conteúdo, mais chance um site consegue se destacar na internet, afinal, o consumidor busca materiais qualificados e com poucos cliques. 

Após o sucesso dos stories no Snapchat, no Instagram e no Facebook, a ferramenta está chegando ao Google. Mesmo de forma tímida, ela promete ser um diferencial na busca de notícias. Denominada de AMP stories, o recurso permite mesclar conteúdos em texto com áudios, vídeos e animações. 

Como surgiu o stories? 

A forma de consumo da informação mudou bastante nos últimos anos. Foi-se o tempo em que folheamos diversas páginas de jornais e revistas para descobrir as principais notícias do Brasil e do mundo. Com a vida cada vez mais agitada, ganha a mídia que consegue transmitir conteúdo de forma mais rápida e mais atrativa. 

Pensando nisso, o Snapchat lançou a ferramenta de Stories, em 2013. Naquele período, o aplicativo que era uma febre entre os adolescentes ganhava cada vez mais destaque no mundo virtual. 

O Facebook percebeu o impacto dessas mudanças e tentou fazer a aquisição do Snapchat pelo valor de três bilhões de dólares. Os fundadores do aplicativo recusaram a proposta, pois consideravam o valor baixo. 

Então, para vencer a disputa contra o Snapchat, o Facebook lançou a ferramenta Instagram Stories. Em um primeiro momento, ela não foi aprovada pelos usuários. No entanto, de lá prá cá, ela tem um saldo bastante positivo, pois sempre tenta adicionar novos recursos para engajar as pessoas. 

Afinal, o que é AMP Stories? 

AMP é sigla para Accelerated Mobile Pages, que em português é traduzido para ‘páginas aceleradas para dispositivos móveis’. Então, uma AMP Stories é uma página otimizada para aparelhos móveis, naquele formato clássico de ‘stories’, na vertical.

Na prática, os conteúdos são compartilhados com os usuários por meio de vídeo, imagens e textos. A ideia é mesclar os formatos para oferecer o melhor material para os leitores que navegam pelo site. Outro ponto importante desse recurso é que o carregamento é imediato quando uma pessoa acessa pelo aparelho móvel. 

Uma das principais vantagens é que o código é aberto, ou seja, as empresas de tecnologia podem testar algumas configurações para potencializar os resultados. Hoje, essa ferramenta está em constante crescimento.

Mas quais são os benefícios de investir nessa estratégia? 

Novas formas de tráfego 

No marketing digital, uma mudança do Google pode influenciar diretamente nos seus resultados e nas estratégias que são aplicadas na empresa. Por isso, é importante conhecer todos os detalhes com cuidado para construir conteúdos incríveis para os usuários. 

Esse tipo de recurso pode aumentar o número de visitas em sua página, especialmente porque as empresas e produtoras de conteúdo ainda não estão apostando nesse formato. Quanto mais rápido você começar a sua estratégia, mais chances têm para garantir as primeiras posições do Google. 

Algumas empresas já utilizam o APM como ocorre com a BBC, CNN e The Washington Post. No Brasil, a Folha de São Paulo já testou a funcionalidades em vários conteúdos. 

Neste exemplo, o jornal mostra aos usuários como não enlouquecer com o barulho de obras. Ao invés de publicar um conteúdo grande sobre o tema, o jornal escreve legendas curtas com dicas sempre acompanhadas de imagens ou vídeos. O conteúdo visual é perfeito para que o leitor entenda o material da melhor forma.

Outro exemplo interessante é a publicação que ensina como limpar cada cantinho da casa. O conteúdo mostra diversas animações para deixar o material mais divertido e dinâmico para o público. 

Sem dúvidas, é uma tendência que pode se consolidar nos próximos meses ou nos próximos anos, especialmente com o avanço do mobile em nosso país. 

Otimização para dispositivos móveis

Há alguns anos estamos vendo surgir e crescer o termo ‘mobile-first’. Em inglês, essa expressão significa pensar primeiro em dispositivos móveis, criando sites e aplicações que sejam programadas para funcionar bem nesse tipo de aparelho.

Por que isso está crescendo tanto? Segundo dados de pesquisa realizada pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação, 71 milhões de brasileiros acessam somente pelo celular! Isso representa 56% do total de usuários brasileiros com acesso recorrente à rede. 

Se tanta gente utiliza apenas o celular para entrar na internet, então por que não planejar conteúdos especificamente para isso?

A criação de uma AMP é uma excelente forma de otimizar seu conteúdo para aquelas pessoas que estão sempre conectadas por meio de um smartphone ou tablet e garantir que ele seja mostrado da melhor forma possível, além de oferecer uma maior navegabilidade e facilidade de compartilhamento.

Geração de receita 

É impressionante os benefícios que a ferramenta APM stories pode trazer para todos os setores da sua empresa. 

Na área financeira, o seu negócio terá uma nova alternativa de geração de receitas. Isso porque você pode criar uma página de vendas ou de contato e divulgá-la nas redes sociais. Você tem muito mais chance de ser visto pelas pessoas que já estão navegando pelos conteúdos online, por isso, a chance de alcançar um resultado positivo é maior se comparado com outras ferramentas uma vez que o conteúdo visual traz mais engajamento e imersão do usuário. 

Arquitetura robusta 

O time de infraestrutura terá acesso a uma arquitetura robusta com um forte cacheamento e concentração no carregamento ágil da página. 

Exploração de novas formas de conteúdo 

Já o time de marketing terá uma nova oportunidade de encantar e engajar a sua audiência. O APM pode ser útil para melhorar o branding da sua empresa. Outro ponto positivo é que os conteúdos visuais podem viralizar com mais velocidade. 

Todo mundo sai ganhando com o APM stories, principalmente os usuários. Agora, a internet conta com um conteúdo mais visual, bonito, com informações práticas e que oferece uma boa experiência para o usuário mobile. 

Como criar uma AMP de forma fácil? 

O lado positivo do AMP Stories é que você não precisa ser um programador para compartilhar as suas histórias com o restante do mundo, pois as ferramentas deixam o trabalho mais prático.

Aqui no Bume, por exemplo, temos uma ferramenta chamada Meu Site, que é um criador de sites no formato stories, otimizado para dispositivos móveis! 

Com ele, é possível criar seu site de forma simples em poucos minutos, só precisando preencher as informações relevantes para seu negócio.

O seu site fica pronto de forma rápida e você pode compartilhar o seu link onde quiser, até mesmo nas redes sociais. Quer conhecer um pouco mais sobre o Meu Site e como você pode ter o seu próprio site no formato AMP Stories? Faça um teste grátis e crie o seu. 😉

Você também pode gostar

Deixe um Comentário

EBOOK - Guia da produção de conteúdo para redes sociais Baixe gratuitamente!