Home Gerenciamento de Redes Sociais Agendamento de posts: Como escolher a ferramenta ideal?
FacebookTwitterLinkedinWhatsappMessenger

Agendamento de posts: Como escolher a ferramenta ideal?

Agendamento de posts

Você já deve ter ouvido falar sobre a importância de conhecer bem o comportamento do seu público para atuar em redes sociais, não é mesmo? Isso porque compreender o comportamento do seu cliente é fundamental para saber os melhores horários de publicação além da melhor frequência, abordagem, entre outros.

Bem, para cumprir os melhores horários e manter a consistência nas publicações, você vai precisar usar uma ferramenta de agendamento de posts. Ela vai facilitar muito sua rotina de trabalho e aumentar a sua produtividade nas redes.

Quer saber como escolher a ferramenta ideal de agendamento de posts? Então leia este conteúdo e descubra!

Quando usar o agendamento de posts?

A construção de uma marca começa na definição de logo, posicionamento de mercado e passa pela presença digital, que é onde mais conseguimos impactar usuários a baixo custo.

Para construir sua marca, é fundamental montar uma estratégia de marketing que contemple a presença digital. Isso envolve estar acessível pela internet e também acertar na abordagem, estando ao alcance do máximo de pessoas possíveis (que façam parte do seu público).

A presença digital também significa estar nas redes sociais em que seu público está de maneira consistente. Isso quer dizer, sempre publicando, interagindo, promovendo engajamento e presente para quem precisar ou quiser comunicar-se.

Para que a sua estratégia de marketing e posicionamento de marca alcance os objetivos que você espera, é necessário montar um planejamento de ações pautadas no que você sabe sobre seu público e fazer a gestão das redes.

Dessa forma, você não se perde e evita publicações aleatórias sem um objetivo previamente definido.

Depois de estratégia e planejamento prontos, você poderá avaliar e contratar uma ferramenta de agendamento de posts. Antes disso, qualquer ação nas redes poderá ser aleatória e, consequentemente, sem resultados. 

Para um bom planejamento, saiba que terá que percorrer os passos abaixo:

  1. conhecer o público;
  2. entender seu comportamento nas redes sociais;
  3. definir um objetivo;
  4. definir as métricas de acompanhamento e
  5. executar e fazer a gestão das ações.

Quando estiver na fase de executar e gerir as ações, uma ferramenta de agendamento de posts será útil, para que você consiga colocar em prática tudo que aprendeu sobre seu usuário e agir para atraí-lo.

Como escolher a ferramenta de agendamento de posts?

Bem, agora que você já sabe como usar uma ferramenta de agendamento de posts, vamos ensiná-lo a escolher a que melhor vai atendê-lo. Veja o que você precisa avaliar:

Entenda sua necessidade

Em alguns casos, é possível que você precise compreender quais são suas necessidades, antes de escolher pela plataforma ideal. Pode ser que não seja somente o agendamento. Você pode querer ou precisar de algo te ajude mais na gestão da sua página.

Escolha mais funcionalidades

Para plataforma que faz o agendamento de posts, é conveniente que também agende stories (quando se aplicar) e que exiba um calendário do que está por vir. Alguns diferenciais podem ajudar bastante na hora do trabalho, como, visualização de stories e resposta automática a menções. É algo que vai complementar sua atuação nas rede sociais, de maneira otimizada.

Conheça a reputação

Você vai colocar uma das coisas mais preciosas para a sua marca, que é sua presença digital, na mão de uma ferramenta nova. Esperar que ela entregue o que promete é fundamental para isso. Portanto, avalie a reputação dessa ferramenta, pesquise sites de reclamação e as próprias redes dessa. 

Veja qual é mais completa

Uma ferramenta que agenda posts precisa atender a essa necessidade. Compreender o cada formato, permitir usar recursos como legendas, hashtags e menções, seleção de data e hora da publicação, cumprir com o agendamento fiel ao programado, entre outros.

Por que agendar os posts?

Apesar de já termos falado sobre a facilitação em não ter que fazer cada post manual, precisamos entrar na seguinte questão: você precisa analisar. Isso requer dedicação para ver os resultados de cada post e atuar para os próximos.

Se você está sempre fazendo uma publicação por vez, perde o tempo que teria para analisar e agir. Se você deixar as peças, links e legendas prontos e separar poucas horas em um dia, já terá uma programação de semanas. 

Além da economia de tempo e melhor alocação da mão de obra, é possível utilizar mais funcionalidades na ferramenta, que vão te ajudar a ter uma visão mais estratégica dos resultados da sua página, com dashboard com relatório de desempenho, por exemplo.

Como sei se estou agendando certo?

Depois de selecionar o horário e data do seu post, deve haver um cronograma que mostre o que está programado. Principalmente nas primeiras publicações é recomendado que você acesse a sua página para verificar se o agendamento foi respeitado pela plataforma.

Além disso, há plataformas como o Bume, por exemplo, que te indicam os melhores horários para postar. Então, caso o comportamento do usuário não esteja exatamente como acusaram suas pesquisas, o Bume dá essa mãozinha e te ajuda a identificar isso em tempo hábil para correção.

Outro diferencial desta plataforma é permitir o agendamento no LinkedIn, Twitter, Google Meu Negócio e Instagram, com vídeos, fotos e stories (para o caso do Instagram).

Para concluir, podemos reforçar que em sua estratégia de marketing digital, estar presente nas redes sociais é algo que vai fazer toda a diferença no alcance de novos usuários para seu site. Tão importante quanto estar nas redes, é ter um planejamento e executá-lo à risca, com muito acompanhamento e contando com o agendamento de posts para ter mais produtividade. 

Ter resultados nas redes sociais não é tão difícil se você experimentar agir com estratégia, definir objetivos e acompanhar seus resultados. 

Quer experimentar agora a plataforma mais completa de gerenciamento para redes sociais? Faça um cadastro em nossa plataforma e aproveite os 5 dias gratuitos.

Você também pode gostar